Só para esclarecer umas duvidas acerca da Deco:
A Deco não presta apoio efectivo jurídico a ninguém, inclusive sócios. Presta informação jurídica e intervém junto da empresa de que nos queixamos. Não vai para tribunal prestar serviço aos sócios, porque não tem autoridade para tal. No entanto é uma instituição que após contactar a empresa faltosa consegue ter algum poder de persuasão para que o problema se resolva. Isso acontece quase sempre. Posso garantir que já me ajudaram efectivamente, embora depois do problema resolvido a empresa continue a informar a Deco que está tudo em processo e sem conclusão. Não dão o braço a torcer para a Deco, mas é só conversa. Banco Santander 3 vezes, Liberty e Nos, foram os que receberam o contacto a meu pedido. O que eles pedem é que nós façamos a carta legal registada a dar um tempo limite á empresa para que resolvam o problema. Só após essa carta a Deco contactará a empresa. Normalmente é um contacto saudável e como é mais personalizado e acerca de um problema específico de um associado é mais rapidamente resolvido.
Para complementar, posso acrescentar que tive um problema com a Decathlon que foi resolvido imediatamente em 10 minutos com a Deco a dar informação via telemóvel ao senhor responsável da venda do produto na loja. Só tive de esperar 3 dias para substituição do produto.