problema com eixo pedalerio FSA V-drive

Skinner

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Ola pessoal,

a pergunta e simples: quantas rotacoes deve dar o pedaleiro quando nao tem a corrente? Ou seja, so mesmo apenas a pedaleira a rodar, sem qualquer corrente?

Tenho esta questao porque comprei recentemente uma FSA V-drive com eixo oversized, tipo nos pedaleiros XT, a um preco muito bom na net. Montei aquilo tudo, com as ferramentas adequadas, mas quando rodo a pedaleira nao da mais dos que volta e meia... Sera normal?? Sinto-a um bocado presa. Ja li na net que os rolamentos das FSA nao sao grande coisa, mas alguem tem a mesma experiencia?

Obrigado!
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

é normal, os rolamentos dessa zona querem-se mais robustos do que "soltos" se disso girasse livremente então é que terias um problema. Normalmente os rolamentos de grandes cargas são mais presos porque suportam precisamente maiores esforços. Essa situação é igual nas FSA, Shimano, etc.

Jepas
 

Skinner

New Member
Entao mas rolamentos maiores, que suportem maiores cargas, significam maiores atritos? Nem mesmo uns ceramicos ajudam? Nem uma boa lubrificacao? Alias, como lubrificar aquilo?

Ja vi uns video no youtube e ha eixos que rodam quase livremente - ok, o video que vi era numa bicicleta de estrada.

Nao entendo muito bem entao qual a vantagem deste tipo de eixos, mas se e normal ja nao fico tao assustado.

Alguem ja fez o teste com uma pedaleira XT? Agr estou curioso!!
 

Jepas

Super Moderador
comprei recentemente uma FSA V-drive com eixo oversized, tipo nos pedaleiros XT, a um preco muito bom na net

Os rolamentos cerâmicos além de mais leves, também terão certamente um rodar mais solto, mas se calhar cada um custa-te mais que a pedaleira completa. Outra coisa que inlfuencia o atrito é o número de vedantes que usam e as tolerâncias que usam para se manterem estanques. Por exemplo, podes tirar todas as protecções/borrachas, vai rodar melhor, mas terás de limpar/lubrificar tudo ao fim de 20km sempre.

A vantagem dos eixos já foi por demais explicada, nada tem a ver com o número de voltas que a pedaleira dá em seco, mas com a maior rigidez (de um eixo muito mais largo e rolamentos mais afastados) e menor peso (com um eixo em alumínio integrado).
 

Skinner

New Member
Obrigado Jepas pela ajuda. Vou tentar lubrificar o eixo melhor, acho que esta mesmo muito preso, em ultimo caso tenho de investir num eixo melhor.

Mas obrigado pelas dicas!!
 
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