Penso que não há perigo em usar pressões inferiores a menos que se entre em exageros.
Temos que pensar que nas pressões recomendadas pelas marcas entra uma dose de protecção para a própria marca. Isto é, eles recomendam valores que ajudam os utilizadores sem experiência mas com cautela nos extremos não vá haver um acidente e depois levam com um processo em tribunal. Nos EUA isso iam ser 50 processos por dia.
Tomando o valor mínimo por base, podes reduzir de pressão de acordo com as características do pneu (se os flancos forem mais rijos, como nos pneus mais baratos, podes baixar mais), o teu peso (se fores pesado não podes baixar tanto), o tipo de terreno por onde andas (zonas com raízes e pedras não podes baixar tanto), e o tipo de andamento que tens (bater numa raiz a 20km/h não é o mesmo que a 50km/h e pressão baixa pode furar num impacto com mais velocidade).
Eu cheguei a baixar a bastante pressão de pneus sem qualquer problema de segurança, e apenas a voltei a aumentar porque o pneu começou a deslizar no aro porque a falta de pressão não o fixava o suficiente. O pipo da câmara de ar até já estava inclinado.
Temos que pensar que nas pressões recomendadas pelas marcas entra uma dose de protecção para a própria marca. Isto é, eles recomendam valores que ajudam os utilizadores sem experiência mas com cautela nos extremos não vá haver um acidente e depois levam com um processo em tribunal. Nos EUA isso iam ser 50 processos por dia.
Tomando o valor mínimo por base, podes reduzir de pressão de acordo com as características do pneu (se os flancos forem mais rijos, como nos pneus mais baratos, podes baixar mais), o teu peso (se fores pesado não podes baixar tanto), o tipo de terreno por onde andas (zonas com raízes e pedras não podes baixar tanto), e o tipo de andamento que tens (bater numa raiz a 20km/h não é o mesmo que a 50km/h e pressão baixa pode furar num impacto com mais velocidade).
Eu cheguei a baixar a bastante pressão de pneus sem qualquer problema de segurança, e apenas a voltei a aumentar porque o pneu começou a deslizar no aro porque a falta de pressão não o fixava o suficiente. O pipo da câmara de ar até já estava inclinado.