Pressão da Marzocchi XC Retro SL 700

exumer

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Boas!

Há por ai aguem que tenha uma suspensão destas e que já tenha encontrado as pressões ideais?

De preferência alguém com pouco mais de 70 Kg :mrgreen:


O manual da Marzocchi é um pouco vago e já li em varios sitios que as pressões indicadas não estão correctas..
 

lml

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Olá!
Adquiri recentemente uma coisa dessas e estou a gostar :D :D! Embora ainda tenha pouco uso (cerca de duas semanas) verifiquei que as pressões indicadas no manual são cerca de 30 psi superiores ao que está marcado na perna da suspensão e do aconselhado no site da Marzocchi. :evil:
Caso ainda não tenhas visto vai ao site da Marzocchi, e na parte relativa a suspensões MTB abre "Tecnical Area - FAQ - Maintenance" aparece um tópico que é a afinação do sistema SFA/ATA com as mesmas pressões que estão na perna da suspensão. se fores a outros lados (manual ou dados genéricos as pressões indicadas são superiores)
Eu peso cerca de 73 Kg e fui dar uma volta ontem com 90 psi em baixo e 75 em cima, dei uma volta que pode ser considerada Xc normal (sem saltos e algumas partes mais técnicas) no sopé de Montejunto e gostei do comportamento. pelo que vi fiquei com cerca de 30 a 40 mm de reserva para um impacto mais forte.
Penso que para começares a pressão indicada na perna é um bom começo (115 Psi em baixo e 85 em cima), depois é uma questão de gosto e do tipo de uso que fazes dela (mais pressão para usos puxados e menos para uso calmo!!!!).
Aconselho-te a ter sempre presente que deves pressurizar primeiro o fundo da perna e que para isso a pressão na superior deve estar a ZERO.
Espero que este relambório todo tenha contribuido para alguma coisa, nem que seja para aumentar a confusão :mrgreen: :mrgreen:
Boas pedaladas
 

exumer

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Viva!

Antes de mais obrigado pela dica :wink:
Tenho andado a testar diferentes pressões desde que a comprei e cheguei a conclusão que para mim as mais indicadas são mesmo as que estão na perna. Já experimentei +/- essas que referiste e por estar demasiado mole valeu-me um OTB num trilho muito técnico e com muito calhau. :hmmm:

Depois, uso o TST que é óptimo para depois ajustar ao tipo de piso. Com os 115/85 quanto desço mesmo à bruta (40/50 km/h a passar por valas e regos) utilizo a posição 2 do TST que me parece bastante fixe.
lml said:
Aconselho-te a ter sempre presente que deves pressurizar primeiro o fundo da perna e que para isso a pressão na superior deve estar a ZERO.

Aqui está algo que não sabia, normalmente ajustava sem retirar o ar de cima.. porque é que se deve fazer isso?

Não sei se na tua também acontece, mas a minha susp tem um ligeiro "ponto morto" de amortecimento, tem tipo um espaçozito de curso antes de começar a amortecer realmente.. também notas isso?

Um abraço e boas pedaladas :yeah:
 

lml

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Olá

Esta instrução consta do manual que retirei do site da Marzocchi, como gosto de ser eu a fazer a manutenção do meu material ando sempre a procura de informação :?:.
Este manual é mais completo que o manual do utilizador, apresenta os procedimentos de afinação para cada um dos sistemas de suspensão que têm. Só é pena não disponibilizarem informação técnica para a manutenção como disponibiliza a Manitou (a minha anterior suspensão - fez 9 000 Km e só mudei porque tem uma mola muito dura para mim, quanto ao resto está Ok, e a XC 700 SL com controlo remoto estava a um preço muito bom, tb já estava na altura de mudar algo na bicla !!!) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Para complementar a informação anterior antes de esvaziar a parte superior da perna deves ajustar o sistema ATA para o curso máximo e só depois iniciar a regulação da pressão.
Como tinha algumas dúvidas acerca da limpeza das bainhas e produtos a usar :ideia: escrevi um mail a Marzocchi a solicitar esclarecimentos e se podia usar oléos a base de teflon ou outros. A resposta deles foi clara, limpar com pano macio, seco ou húmido consoante a sujidade (pó ou lama), não usar oleos finos de qualquer tipo e de vez em quando, após a limpeza retirar as molas dos retentores, com muito cuidado afastar ligeiramente o retentor do pó e aplicar um puco de massa à base de teflon no interior de modo a assegurar a lubrificação do mesmo.
Quanto ao ligeiro ponto morto, sinto o mesmo, mas só quando a suspensão esteve parada (algum tempo) fiz a operação descrita acima e tenho uma ligeira impressão que melhorou, mas pode ser só impressão minha! No inicio andei com pressões mais elevadas e penso que quanto maior é a pressão e sua a diferença entre as duas câmaras (superior e inferior) mais se nota.

Boas pedaladas
 

exumer

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lml: tenho que dedicar mais algum tempo à coisa e experimentar ajustar a pressão dessa forma. Confesso que até fiquei algo aliviado por também notares o "ponto morto", embora o mecânico me tenha dito que é perfeitamente normal, cheguei a pensar que fosse algum defeito de construção. Agora tens é que abusar bem dela, vais ver que vais gostar do comportamento. Valas, regos, saltinhos.. não se passa nada :mrgreen:

Aksium: obrigado pelo tutorial, tinha visto a dica num outro topico e já tinha dado uma vista de olhos. Eu pessoalmente fui experimentando várias pressões e preocupei-me sobretudo em ter um comportamento adaptado não só ao meu peso como à minha condução (e obviamente ao tipo de terreno aqui da zona). Não sei se também tens uma XC700, mas como tem o TST5 não sei como poderia ajustar o sag, uma vez que cada posição tem uma rigidez diferente e especifica para o tipo de terreno :!:

Fiquem bem e boas pedaladas
 

lml

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Viva Exumer

O SAG não tem nada a ver com o TST5 :shock:
O TST5 tem a ver com a parte hidraulica e altera a velocidade com que a suspensão absorve uma irregularidade, com mais rapidez (posição DS) ou mais lentamente até bloquear (posição CL), pelo meio ficam 3 durezas intermédias.
O SAG é regulado pela pressão na parte superior da perna esquerda. Diminuis ou aumentas a pressão até atingires o valor recomendado. A diferença de pressão entre a parte superior e a inferior vai aumentar ou diminuir a progressividade com que a suspensão reage (aumento de dureza à medida que o curso esgota) jogando com estas pressões podes obter uma suspensão macia no início e endurece progressivamente para não bater no fundo, mesmo em situações extremas.
Quando ao comportamento já deu para ver que transmite muito mais confiança! Já não sou o último a descer :D :D :D
Tenho que reconhecer que mudei de uma gama baixa para um topo de gama, só se fosse :suabesta: é que não notava diferença :mrgreen: :mrgreen:
Na volta deste fim de semana deixei o pessoal a babar, mesmo o pessoal que usa REBAS gostou de experimentar :twisted:
 

exumer

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Bom, um gajo ta sempre a aprender!
Como disse já tinha visto umas cenas sobre isso, mas a verdade é que nem prestei grande atenção nem às explicações nem às técnicas de afinação.. :tungas:

Ou seja, para alem de não perceber muito, também não me preocupei muito em saber :suabesta:


Obrigado mais uma vez pela explicação e pelas dicas, tenho que arranjar um tempinho para investigar a situação :mrgreen:

Um abraço!
 
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