PRECISO AJUDA seguro nao quer pagar valor da bike

subeskema

New Member
Tal como o stumpjumper disse, aquando a existência de um culpado a situação anterior ao acidente deve ser reposta através da responsabilidade civil segurada pelo culpado. Ao perito da seguradora apenas está incubida a obrigação de verificar os danos e pedir um orçamento da reparação a uma loja da especialidade.

Mas depois vêm os interesses das seguradoras. E aí é uma constante de abusos e situações que não são conhecidas dos segurados ou lesados. Os peritos trabalham por objectivos, e o objectivo é cortar ao máximo o custo em indeminizações, reparações, etc.

Insiste com eles! Continua a telefonar repetidamente para a seguradora, pede para falar com superiores, utiliza todos os meios a teu favor. As chamadas em principio são todas gravadas e podem ser requeridas em tribunal caso possa ser necessário e utilizadas para condenar a seguradora!

E aproveito a deixa para largar aqui um aviso!

Sabiam que a maioria das reparações de veículos acidentados são autênticas burlas para a poupança de dinheiro?

Pois é, o lesado quer é ter o seu veículo reparado e nunca questiona as condições em que vai ser reparado! OS PERITOS OBRIGAM AS OFICINAS A UTILIZAR PEÇAS NÃO DE ORIGEM MAS DE MARCAS SECUNDÁRIAS PARA A REPARAÇÃO DOS VEÍCULOS!!! Sendo assim, deixem bem claro aquando de uma situação destas que querem que o vosso veículo quando danificado por outro seja reparado apenas com material original! Peçam sempre um orçamento descriminado com a origem das peças!

Sei disto porque já tive uma larga discussão aquando de um acidente e que o perito queria reparar o meu veículo com peças claramente de qualidade inferior por que conseguia retirar 600€ para o orçamento de peças originais! Como é lógico tiveram que vir a reparar com peças originais porque insisti em levar a situação em frente.
 

vmiguel

New Member
OU seja, não é um seguro contratado pelo dono da bike, mas sim o seguro do condutor que se "encontrou" com ele.
De resto, concordo com o que foi dito, apenas há pressupostos que não estão, de todo, correctos.

E sim, a ideia do Kaiser tb é interessante.

Tens razão! Não reparei nesse "pormenor". As minhas desculpas pela confusão. :fpalm:

Claramente, nesse caso, a seguradora do responsável pelo acidente tem de repor a situação tal como estava antes do acidente.
 

cconst

Member
Boas

Antes de mais boa sorte com a resolução deste imbróglio.

Antes de mais, a seguradora não é obrigada a restituir o bem danificado, nem tão pouco o valor dele em novo ou usado. É obrigada sim a indemizar o valor venal do bem.

O valor venal não é mais do que o valor pelo qual se consegue repor o bem no estado em que o mesmo se encontrava. No caso das bicicletes a uma loja, no caso dos carros a stands. O preço praticado entre particulares não interessa.

Isto é o que sei do ramo automóvel, e não sei se se transpõe assim exactamente. Mas na lei está claramente que o valor a indemizar é o valor venal.

Qual o valor da indemnização em caso de acidente com perda total?

Para calcular o valor da indemnização é preciso determinar o valor do salvado, que é o que resta do veículo
sinistrado, e o valor venal, que é o valor pelo qual o veículo poderia ser substituído antes do acidente.A
indemnização a pagar por perda total corresponde:

ao valor venal do veículo deduzido o valor do salvado, se o salvado ficar na posse do proprietário;

ao valor venal do veículo, se o veículo passar a pertencer ao segurador.
in http://www.isp.pt/NR/exeres/88A9858C-9C7C-4673-9086-4698FBA3EFD0.htm?u={32DA21AD-352E-49B3-A50F-F1731BCBC0D7}&t=1

Este documento, para o qual deixo o link tem (aplicado ao ramo automóvel) as coisas explicadas de uma forma que quase todos compreendem.

Espero que ajude, mas podem sempre contactar o ISP a exporem a situação e aconcelharem-se com eles.


Cumps, e que tudo se resolva a bem,
Carlos
 

kuto

Member
Está na altura de pedir a advogado para escrever uma carta e pedir 1500, dos quais os 900 que ela vale e mais danos físicos, segundo a lei xpto. Caso contrário vão a tribunal ... Se for a Lusitania, a Açoreana ou a Generali, vais ter de ir mesmo para tribunal.. Andaram estes anos a fazer seguros baratos e a pagar sinistros caros e agora não tem dinheiro...
 
Top