Preços em Portugal

Mach 4

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A verdade é só uma...estamos no séc.XXI, no século da rapidez e da comodidade.
Já poucos somos os que temos que aguentar a falta de profissionalismo de alguns lojistas nacionais. O tempo de espera já não é o mesmo aceitável de á 10 anos atrás. Muita coisa mudou com a net, muita mesmo. Basta verem os estatisticas para perceberem a "explosão" de compras on-line feitas nesta última década...e continuam a crescer.

Perante este quadro, os donos das lojas fisicas tiveram de se adaptar, uns conseguiram-no fazer +/-, outros nem por isso.
Isto já para não falar do tempo e da gasolina que se pode poupar fazendo compras on-line, mas não tenho qualquer duvida que é mesmo o factor preço que pesa mais na hora de se fazer uma compra, e sendo assim pouco se pode fazer a não ser fazer contas e olhar para a carteira.

Se não fosse o trabalho de oficina, manutenções e lavagens muitas lojas fisicas já nem sequer existiam.
 

nlconcept

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Um dia destes em conversa com um amigo, veio à baila a diferença de preços entre lojas fisicas portuguesas e lojas online. Uma coisa que ele me disse é que quem estraga os preços são os importadores e não os distribuidores. Todos sabemos que algumas lojas não compram directamente à fabrica e que por trás têm um importador que, muitas vezes, quer realizar o máximo de dinheiro com uma venda. Se juntarmos a isto o lucro que a loja tem que ter para manter empregados e pagar as contas, percebemos o porquê da diferença de preços... Sei que é muito fácil comprar online e até sai mais barato, mas é um jogo injusto para os lojistas. Não podemos exigir que a loja venda uma peça ao mesmo valor que se vende na net, mas eles podem cativar o cliente a comprar um pouco mais caro optando, como já foi dito, por oferecer a montagem se comprarmos lá a peça. Outra coisa que gosto bastante é o contacto pessoal com alguem que conhece o material e não tenta impingir o que tem lá a mais... E isso faz toda a diferença.
 

BikeBrother

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nlconcept, de facto o que dizes é verdade, claro que o produto quando está na loja para o comprarmos já percorreu todo um ciclo, em que houve muita gente pelo meio a ganhar dinheiro. Aliás o principal segredo da Decathlon relativamente aos preços é esse, é não terem ninguém, desde a concepção do produto até a sua venda ao público, no meio a ganhar dinheiro.

Contudo, isso não desculpa tudo. Porque é que por vezes num mesmo acessório tens uma diferença quase do dobro do preço de uma loja fisica para uma loja online? Porque é que quando muitas vezes confrontas o dono da loja com essa diferença, este reage muitas das vezes de forma desajustada com o cliente? Porque é que por vezes um distribuidor tem stock para despachar e vende a preços muito baixos para a loja e estes mesmo assim mantêm os preços?

Acho que são todo um conjunto de questões que se colocam e que de facto mostram que as lojas online podem ser de facto um problema para as lojas físicas, mas acho que as lojas físicas têm muito por onde se defenderem. Estão no teu meio, podem contactar contigo directamente, podem despertar emoções em ti, enfim um conjunto de coisas que as lojas online não têm.

Vejamos um exemplo, com a evasão dos chineses houverem muitas empresas que fecharam, mas também houveram algumas que se souberam adaptar a essa adversidade e estão aí com sucesso. Eu continuo a dizer que às vezes prefiro pagar mais 50euros e fazer andar a economia local, agora não gosto é de chegar a uma loja ver que custa mais quase o dobro e ainda me respondem torto...
 

jmv

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Esta discução dos preços já foi mais que debatida em vários tópicos.
Hove tempos em que lojas alemãs on-line, vendiam travões Magura, a preço inferior àquele que a Magura fornecia ás lojas físicas na Alemanha. Este é apenas um exemplo.
 

bakano

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Lá está... nesse caso o dono da loja tem que conversar e apelar às emoções do cliente justificando o porquê de ser mais caro e não responder torto a quem lhe paga o ordenado.
 

nneves

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Uma grande diferença é a dimensão do mercado, nunca se pode comprar o mercado português com o alemão ou inglês. Enquanto nos compramos um contentor de bicicletas (por exemplo) eles compram cinco. Se toda a gente comprasse em Portugal talvez em vez de um contentor viesse dois, baixando assim os preços. Ao comprarem noutros países só estão a aumentar o mercado deles e a "aniquilar" o nosso.

Pensem nisso.
 
Boas,nao sei o que se passa em Portugal nao devem gostar de vender, a uns tempos queria comprar uma btt andei a procura na maior parte das lojas nacionais e a maior parte nem enviava por correio ou entao pediam entre 60 euros e 90 euros (envio para as ilhas), excuso será dizer que a CRC enviou-me a btt completa da Inglaterra por 30 euros de transporte.
Cumprimentos pessoal
 

Daniel

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Eu concordo quando se fala na arrogância de alguns lojistas. É verdade e desagradável. Pessoalmente gosto de entrar na loja, observar o que há em stock, as marcas com quem trabalham. Já me aconteceu de comprar algo que nem esperava comprar logo, apenas pela postura do vendedor. Há lojistas que sabem muito bem cativar o cliente e isso é a melhor publicidade. Infelizmente a maioria só faz o contrário. Até podem ser boas lojas com bons artigos, mas se o primeiro contacto não for positivo, traço-lhes um risco vermelho e não volto lá... Nem recomendo a nínguem...


Quanto aos preços: experimentem abrir uma loja e formem a vossa opinião, para poder falar com conhecimento de causa ;)
 

FMCurto

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Quanto aos preços: experimentem abrir uma loja e formem a vossa opinião, para poder falar com conhecimento de causa

Been there,done that...

A verdade é que a maioria dos lojistas tem o seu negociozinho e são muito ciosos do mesmo.É verdade que o o mercado portugues é pequeno e o volume de vendas não permite o poder negocial de uma loja alemã, mas há alternativas: a concorrencia das lojas físicas é local: não acredito que uma loja fisica em Lisboa sinta os efeitos da concorrencia de uma loja de Leiria, pelo menos de forma significativa.Se estas lojas tirassem os olhos do umbigo arranjavam uma maneira de fazer uma central de compras comum a nivel nacional (entre 10 ou 20 lojas) talvez concordando entre elas a apostar especificamente em uns poucos produtos relevantes e já conseguiam um poder negocial para arranjar preços bastante interresantes nesses artigos.É preciso vontade e algum engenho para contrariar o poder negocial alemão e impostos mais baixos.
 

Daniel

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FMCurto, não levas a mal a minha pergunta porque não tem mal intensão:

Se tens uma visão tão inovadora porque é que o teu negócio não correu bem (suponho)?
 

caf_btt

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Mesmo com uma central de compras o nosso mercado é pequeno e com poder de compra baixo. Basta andar na serra e ver as bikes que por lá andam.

Lojas como a Bike zone, Sport zone e moto vedras já devem comprar em quantidades maiores, mas mesmo assim os preços são altos em comparação com as lojas online. Dois motivos: têm um mercado pequeno e de baixo poder de compra e são lojas de rua com custos inerentes.

Não acho que estamos a comparar coisas semelhantes.

Uma nota adicional. Alguns dos produtos comprados online nem sequer vêem das lojas online. São enviadas directamente das fabricas. Os lojas online tem os sistemas informáticos ligados a algumas das fabricas que os enviam como se da loja online se tratasse .... isto significa ainda menos custos para as lojas online com poder de negociação.

Caf
 
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FMCurto

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Supoens bem (parcialmente) mas foi em parte devido a não ter conseguido fazer a transição para outro modelo de negócio (que já sabia ser necessário) aliado ao facto de ser um bom técnico mas não gestor.Um problema comum em muitas firmas/lojas pequenas que pensam provavelmente que se limitarem a um bom trabalho e tratarem bem os clientes vai correr tudo bem...

Não estou muito por dentro desta área de negócio mas a fazer fé no que se le por ai (e aqui) o problema são as margens de lucro em produtos populares que toda a gente sabe serem os mais vendidos.
O caso da on-one por exemplo é uma boa resposta a isso: tem um abarracão qualquer e focaram-se num nicho de mercado (hardtails para garfos de longo curso): desenham os próprios quadros e mandam-nos fazer ao preço mais baixo possível e apostam em meia dúzia de artigos que sabem ser bons a um preço competitivo.Tinham um quadro em Titanio feito pela Lynskey a preços mais baixos do que esta própria fazia...ganharam fama com isso e agora passaram para a Van Nicholas (para conseguir tirar 200£ a um preço já de si muito competitivo).Agora têm marca própria em muitos outros artigos que mandam fazer fora.

O que impede 4 ou 5 lojas físicas (em locais diferentes dos pais) de tentarem a mesma coisa?Talvez canibalizassem um pouco da sua loja física mas o objetivo seria até exportar e apesar de as lojas serem sempre necessárias pareçe-me que o modelo futuro nesta area de negócio vai passar sobretudo pela venda online mas uma loja com vertente online é um pouco como aquelas pessoas que tentam fazer duas coisas ao mesmo tempo: nenhuma delas sai particularmente muito bem.Seria até uma boa maneira de dividir custos e ganhar mais visibilidade.

Até há bem pouco tempo nem sabia que tínhamos cá uma marca que produz pedaleiras e não só (Miranda) para marcas estrangeiras, a Decathlon afirma que muitas das bicicletas que tem são fabricadas cá.Tecnologia deve existir e know-how tb.

: seria interessante ver um estudo do volume de vendas europeias online vs retalho.
 

Amagortis

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Boas a todos.
No meu caso, sinceramente compro 70% dos produtos on-line em lojas no estrangeiro, pois os preços praticados em Portugal em certos produtos, são um completo exagero, pelo menos para os bolsos de algumas pessoas.
Eu por exemplo, a uns meses atras, quis trocar os meus travões e iria passar de V-Brake para Disco, andei a sondar preços, reviews...tive indeciso durante algum tempo entre uns Avid X0 e os Shimano XT...depois de uma ida a loja onde costumo adquirir algum material (pequenas coisas) e apos a conversa com o mecânico da mesma lá me decidi pelos Shimano XT...apos a verificação dos preços on-line e o valor pedido na loja acabei por adquirir na loja, pois a diferença de valor era de sensivelmente 50€ mais caros, mas tinha que depois pagar a instalação, e tinha que pagar os portes, nos final de contas iria poupar pouco mais de 20€.
Já o mês passado adquiri uma suspensão nova, mas desta vez veio da Holanda, pois o valor da mesma em Portugal deve de rondar os 900€ e eu adquiri a mesma por pouco mais de 350€, tive que pagar mais 10€ pelo corte do tubo, mas ainda me afinaram os travões, e as mudanças sem pagar mais por isso.

Eu tento sempre verificar os preços tanto a nível on-line com em lojas físicas e verificar onde realmente compensa comprar, pois existem componentes onde não se poupa assim tantos euros.

Mas neste tipo de coisas cada um sabe de si, e onde quer gastar o seu dinheiro


Cumps a todos e boas compras :p
 
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JDP

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Só mais uma achega: o material que se vende nessas lojas on-line é proveniente, ou de bicicletas desmontadas, ou de stock de linha de produção. Daí também, a razão de ser vendido a preços inferiores. Neste campo do material para biclas, este negócio está a ficar cada vez mais parecido com o da informática (chinês).
 

caf_btt

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Amagortis

Qual o loja n Holanda?
os melhores preços que encontrei forma na Alemanha

FM
As rockrider 6.3 são feitas cá. Bom quadro. Os componentes são bera e os pneus de má escolha.
O desenho do quadro é ... Francês !

Insisto: Mercado pequeno, poder de compra baixo
 
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