Pratos de pedaleira ovais?

Jocas22

Active Member
eu confesso que nem considerava tal coisa, senão fosse uma besta colocar-me isso na cabeça, sempre com ideias pa desencaminhar um gajo :cl:
 

STAFF

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Boas pessoal, já fizeram o upgrade para o prato oval?
Que tal a experiência?
Queira fazer o mesmo na minha KTM, vale a pena?
Abraços
 

maddog

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Tenho o 32 oval. Da Absolute Black em pedaleira xt com cassete xt 11v e adoro!

Ali o invejoso do Jocas22 também tem parecido...só Muda a pedaleira (X0)
 

edununo

Well-Known Member
20160220_122003.jpg


Fiz recentemente os primeiros 1000 kms com o Absoluteblack oval. Até ver 5 estrelas. A retenção da corrente é tão boa como nos SRAM.
 

camponubla

Well-Known Member
Uma das hipóteses que estou a matutar quando seja hora de trocar a transmissão por desgaste e por o k7 11-36 mas o XT e trocar os pratos 24-38 do SLX pelos rotor q-rings 38-25 QX2 104-64.
 

grouk

Member
pegando no tema gostaria de levantar a questão da afinação da embraiagem dos desviadores. como afinam? muito presa ou pouco presa, eu na lefty tenho 1X11 com um prato NW na frente a retenção é tão boa que tenho o desviador afinado mesmo no mínimo, até hoje só tive uma vez que a corrente caiu, valerá a pena afiná-lo muito e desgastar muito mais a transmissão e prejudicar o shifting? tendo em conta que com pratos NW a retenção é tão boa.

eu tenho uma bike de ciclocross com um prato NW e atrás tenho um desviador de estrada e 0 problemas de corrente.
 

wawando

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Em relação a este assunto e outros semelhantes, tenho seguido a seguinte teoria:

No ciclismo é tudo optimizado ao segundo, por isso sempre que me pergunto se vale a pena uma coisa "fora do normal" tento responder da melhor forma à seguinte pergunta que é básica:

"A maioria dos prós utiliza isso?"

Se a resposta não for um claro sim, esquece, mais um push comercial ou é tecnologia que ainda não está amadurecida e confirmada, por isso é melhor esquecer ou esperar

Nota: e mesmo assim há muita coisa que "comemos" por razões comerciais!
 

balkaum

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Mas eu até entendo o conceito e as vantagens do prato oval, e acredito que tiro rendimento do mesmo. Agora se sinto alguma diferença quando estou em cima da bicicleta? Nao.
 

grouk

Member
Mas eu até entendo o conceito e as vantagens do prato oval, e acredito que tiro rendimento do mesmo. Agora se sinto alguma diferença quando estou em cima da bicicleta? Nao.


Já eu é precisamente ao contrário, nas 4 bikes só uso ovais, nas de estrada até uso QXL 16º e gosto bastante das sensações principalmente no prato grande quer seja a rolar a fundo ou a subir fora do selim.
Já não uso redondos à muito tempo por isso em termos comparativos de potencia não posso falar porque já não me lembro, mas em termos de feeling adoro.
No btt como sou muito noobie não tenho ainda grande opinião.
O Cav este ano passou para Q ring 10º tantos anos pro depois decidiu experimentar ovais. É muito dificil um pró poder experimentar/usar algo fora dos patrocinadores oficiais, uma equipa full shimano ou sram dificilmente deixa por um componente de outra marca que no caso da rotor até é concorrente directo.
são raros esses casos, acontece nos selins mas mesmo ai quando o selim é diferente do que patrocina a equipa retiram qualquer marca, o froome usa osymetric o sagan usa um avanço zipp mas com a marca tapada etc..
não te lembras a macacada que era a movistar com os travoes direct mount na aeroroad a campagnolo não tinha então usavam shimano com um autoculante por cima
 

Jocas22

Active Member
eu gosto.

Pra rolar aquilo é igual ao litro, nao se nota diferenca nenhuma ate porque nao estamos em carga e nao se nota o ponto morto. Talvez se forem mesmo, mesmo nos limites, numa rotacao doida se note a diferenca.

No btt, epa faz toda a diferenca, principalmente em zonas acidentadas, a subir e com uma vala pelo meio por exemplo, em vez de o ponto morto fazer perder rotação e possivelmente desmontar ou ate ter de por muita carga nos musculos, ali é mais facil ter um pedalar constante e ultrapassar as dificuldades. Pra mim é ai que o oval brilha. Mas tambem a subir uma parede, o pedalar é constante e pra quem aguentar torna-se mais constante o ritmo, mais facil.
 
Pegando no assunto dos pratos ovais...
Tenho XT 2*10 e estava a pensar por um prato (32 ou 34T) da absolutblack e manter as 10 velocidades atrás com cassete SunRace 11-42T. Mas agora disseram-me que também tenho de substituir o desviador traseiro por um daqueles que tem bloqueio. Será???
 

camponubla

Well-Known Member
Pegando no assunto dos pratos ovais...
Tenho XT 2*10 e estava a pensar por um prato (32 ou 34T) da absolutblack e manter as 10 velocidades atrás com cassete SunRace 11-42T. Mas agora disseram-me que também tenho de substituir o desviador traseiro por um daqueles que tem bloqueio. Será???

Acho que o melhor seria pores esta questão no post de "soluções e considerações....1x10, 1x11,etc".

Antes de nada já viste as relações que tens agora e as que terias com 32T 11/42 e 34T 11/42? Acho que 34T com carreto de 42T atrás será pesado a mais, mas também depende do que pretendes fazer e o tipo de terreno onde queres "mover-te".....e das tuas pernas! :)

Isto pode-te ajudar:
http://gears.mtbcrosscountry.com/#27.5I1371I1X27.5I1567I476X27.5I1567I4369

Em relação ao desviador com embraiagem, é certo que por regra geral aconselham terem este tal embraiagem que a partida evita as "saídas" da corrente. Mas eu levo prato único (1x11 com prato de 33T oval da garbaruk) e já experimentei alguns treinos com o embraiagem desengatado e a corrente não saltou nunca......mas é certo que se calhar bate mais na escora........não da para olhar para a escora quando vou a descer :-D

Os pratos para sistemas de prato único hoje em dia são "narrow-wide" o que a partida evita também as saídas da corrente.

Também tens de ver o comprimento da caixa do desviador traseiro.....

PS: aproveito para dizer-te que tenho um desviador shimano xtr com embraiagem como novo (mesmo!, sem nenhuma marca) que tirei do meu sistema 2x10v a venda.
 
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Pegando no assunto dos pratos ovais...
Tenho XT 2*10 e estava a pensar por um prato (32 ou 34T) da absolutblack e manter as 10 velocidades atrás com cassete SunRace 11-42T. Mas agora disseram-me que também tenho de substituir o desviador traseiro por um daqueles que tem bloqueio. Será???

Não é 100% verdade mas...ajuda muito

como disseram no post anterior, a tensão da corrente, a idade do desviador (tensão da mola)e a mudança em causa qdo desces, provocam uma conjuntura que pode facilmente levar ao saltar da corrente.

O prato será sempre narrow widw, pois as marcas hoje em dia utilizam todas este género de dentes, mas podes optar por isto:

http://int.oneupcomponents.com/collections/all-products/products/chainguide-s3

mas aconselho vivamente um desviador com bloqueio, "embraiagem".
 
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