Posição correta BTT...como a encontrar?

Comendador

New Member
Posição ideal.

Boa tarde a todos. Recentemente tenho andado a fazer treinos mais longos, na ordem das 4 a 5 horas, e tenho notado algum desconforto depois do treino.
Nas primeiras vezes pensei que seria alguma coisa muscular, mas com o passar do tempo, sinto-me bem fisicamente, mas tenho algumas dores, nomeadamente nas costas, bacia e rabo. Já troquei de selim, para um com abertura, melhorou um pouco.
Gostaria de saber a melhor forma de calcular a posição de condução, que penso que devo rever a minha para solucionar este problema.
 

kuto

Member
Pela minha experiência, nem sempre a medida da bicicleta, é a compatível com a altura da pessoa.
Tive uma Scott Reflex 25 de 2005 e a cada passeio, sentia-me cheio de dores nas costas e pulsos. Mudei para uma Trek Remedy 9 com um guiador maior, largo e mais alto e desde então, as dores são apenas nas pernas de tanto pedalar.
Posso-te dizer que aprendi a colocar a minha posição em cima da bike, através das aulas de RPM/cycling.
Neste momento, preocupe-me em não sentir as costas tão deitadas quando estou com as mãos no guiador, de modo a que o cotovelo nunca fique esticado.
A nível de altura do selim, nunca deixo que os joelhos fiquem totalmente esticados a pedalar sentado.
Ao pedalar de pé, tenho atenção à colocação do tronco, para que não fique a bater com os joelhos no guiador e não tocar com o rabo no selim e em descidas mais técnicas, conseguir colocar o selim à frente da anca...
Mas isto sou eu...
De certeza que vai haver muita gente com muitas opiniões. Eu sinto-me bem desta maneira, mas estou sempre a aprender com a prática :)
Boas pedaladas ;)
 

wenning1982

New Member
sei que em espanha as lojas specialized medem as tuas pernas e fazem todos os testes e têm ferramentas para por tudo á medida do teu corpo, suponho que as lojas em portuga também tenham esse serviço, o unico mal que vejo é ser só para specialized, pois não deve ser bem recebido se fores lá ocm uma scott ou outra bike de outra marca... isto infelizmente, pois parece-me fundamentar todo aquele acompanhamento dado pels lojas specialized.

Se alguem souber onde fazer isso, diga !
 

A.M.F

New Member
O meu problema de encaixar na bike é um problema.Comprei uma Mondraker de tamanho M era o mais pequeno que havia,já mudei o avanço para um mais curto,avancei o selim mas não é a mesma coisa se comprarmos uma ao nosso tamanho
 

Comendador

New Member
Eu tenho andado às voltas para encontrar na net algumas indicações para regular convenientemente a minha posição de pedalar.
Também tive aulas de Spinning, e lá as orientações são para colocar o selim à altura da cintura (de pé, fora da bike), colocar a distancia do braço (entre o cotovelo e a mão fechada) entre o avanço e o selim, mas de qualquer maneira é mais fácil numa bicicleta estática do que em uma normal, e no ginásio as posições em cima da mesma são um pouco mais limitadas.
De qualquer maneira, ando à procura "do tal site" que deve existir.
Se encontrar alguma coisa aviso, a bem das colunas de todos nós. ;)
 

Comendador

New Member
Obrigado tunak, acho que até ao momento foi a melhor página que vi sobre o assunto.

Cumprimentos e boas pedaladas.
 

Pencla

New Member
Muito obrigado tunak pelo site fiz uns calculos que dizia la no site para a altura do selim e estou 100% satisfeito com o resultado.:D :bompost:
 

marcoalmeida18

New Member
eu utilizei o mesmo calculo e fikei com a sensação k o selim ficou um pouco baixo...subi cerca de mais 5 cm....alguem ficou com a mesma ideia?
 

Kamoes

Active Member
Se os cálculos existem é para alguma coisa.

Eu também achei muito baixo quando troquei... e até agora não tive problemas com a troca. Nunca mais me doeram os joelhos como antes, por (feito burro ) andar com o selim nas alturas!

Subir 1cm é uma coisa, subir 3 ou 4 é outra! Eu na bike de estrada tive de subir 1cm, por causa dos cranks serem diferentes... mas a altura permanece a mesma!

Abraço ;)
 

fernanrei

Member
sei que em espanha as lojas specialized medem as tuas pernas e fazem todos os testes e têm ferramentas para por tudo á medida do teu corpo, suponho que as lojas em portuga também tenham esse serviço, o unico mal que vejo é ser só para specialized, pois não deve ser bem recebido se fores lá ocm uma scott ou outra bike de outra marca... isto infelizmente, pois parece-me fundamentar todo aquele acompanhamento dado pels lojas specialized.

Se alguem souber onde fazer isso, diga !

O atendimento nas lojas specialized é fantástico independentemente da bike que se tenha (experiência pessoal)
 

romaguero

New Member
na net pesquisem - ajustar a bike ao ciclista, sigam os passos e medidas, depois ajustam um pouco porque somos todos diferentes e voilá, tá feito, uma bike ajustadinha.
 

Latitude

New Member
Caros,

Regressei às andanças de BTT e tenho sentido dores nas costas bem como nas pontas dos dedos depois de muito pedalar.
tenho 1,76 e comprei uma Berg tamanho "L" sugerido pelo vendedor.

Efetivamente tenho alguns problemas da zona da coluna devido a algum excesso de peso mas tinha esse problema controlado com ginásio e dieta que me fez perder 11kg já mas cansei-me do ginásio e decidi comprar uma bicicleta para ter maior liberdade fazendo exercício ao ar livre.

à muito que as dores nas costas não me afetavam por ter fortalecido as costas com exercícios pelo que acredito que é a minha posição na bike que está a originar este regresso das dores, e o que mais me incomoda é os dedos das mãos dormentes após alguns km, penso que está relacionado.

Uso luvas sem pontas dos dedos e aperto-as ao mínimo, o selim ajusto pela medida da cintura colocando-me ao lado da bike em pé e a pedalar sinto-me bem, não sei se estou muito esticado ao relação ao guiador pois não sei como obter a melhor posição para pedalar.

A ver se me ajudam até com alguns esquemas com medidas para eu recuperar deste incómodo.

Abraço.
 

commendatore

New Member
Qual é o comprimento do teu avanço?
Quanto medes?
Podes colocar uma foto da tua bicicleta?
Como está a posição das manetes de travões e shifters?


Se deres esses dados (nada como uma foto) é complicado encontrar uma razão.
Podem ser várias até para esse desconforto
 
Top