Porto - Fátima 17 a 19 de Fevereiro 2007

nasp

Member
Boas
Sou de Águeda e ando louco pra fazer isto ate Fatima, só me faltando mesmo o gps e mais malta pra alinhar. Em outubro fiz o caminho a pé e reparei nas setas azuis e amarelas, onde nalguns pontos seguiam lado a lado, serao estas setas????

Ginho82 quando quiseres avisa, já tenho alguns companheiros com vontade.
 

ginho82

New Member
Boas nasp

Nos ja temos o track no gps so falta mesmo é arranjar um dia para fazer esta aventura temos de combinar 1 dia para ir la tu és memso de Águeda ou arredores?
 

silvioferraz

New Member
Myrage, já que ninguem te diz nada... EU VOU À PROCURA DO TEU IMPERMEÁVEL, CARAGO!!!!!!!

Lá mais para o verão, preparo esta viagem e raios me partam se não dou com essa pôrra...fonix!

Abraço
 

ginho82

New Member
Boas alguem me sabe dizer se este caminho passa por penela? Fica um pouco antes de ansiao.

É k eu estou a pensar em faze-lo mas ainda nao sei onde dormir e se passa-se em penela dormia la porque tem parque de campismo.
 

quickfreddie

New Member
olá a todos,

eu o o resto dos MulaRaiders decidimos fazer este percurso (ou parte) mas o objectivo consistia em cobrir o terreno todo em um dia.

Saímos de Santa Maria da Feira às 6:20 da manhã e demoramos sensivelmente 13:00 das quais 1:30 foram perdidas com problemas mecânicos (desviador defeituoso e um raio partido). Sem eles a média horária teria sido um pouco mais alta.

Não é para todos, mas também é verdade que há muitos que fariam isto em menos tempo. :wink:

Nós gostamos da maioria dos +-220km e seria um percurso a repetir. Antes disso acho que iremos a Santiago em 24horas (ou menos)...

leiam mais aqui
 

JorgeSantos

New Member
Pois.........hoje em dia.............também fazia isto tudo em 12 horas 8)

Não é estar a duvidar (ok, se calhar até é!) mas fazer S.J. Madeira a Fátima pelos Caminhos que nós fizemos em 13 horas é completamente Impossivel.

Analisem bem o nosso track com o vosso.

Josant
 

Myrage

New Member
Apenas por curiosidade... a velocidade foi :

Subsônica:
Transônica:
Sônica:
Supersônica:
Hipersônica:

Brincadeira .... :lol:

Já verifiquei, o trajecto não é o mesmo.

MY
 

samuka

New Member
Bom dia pessoal do pedal,

Josant said:
Pois.........hoje em dia.............também fazia isto tudo em 12 horas 8)

Não é estar a duvidar (ok, se calhar até é!) mas fazer S.J. Madeira a Fátima pelos Caminhos que nós fizemos em 13 horas é completamente Impossivel.

Analisem bem o nosso track com o vosso.

Josant

Eu sou sincero, também nunca pensei que eles conseguissem fazer isto num dia, até porque para mim seriam precisos os 3 dias a correr bem, mas conhecendo-os como conheço e depois de ver o Quickfreddie fazer a Supertravessia Garmin (1000km em 8 dias) e tendo em conta que 3 deles fizeram os 160km de Serpa em menos de 9h acabei por não ficar surpreendido.

Myrage said:
Apenas por curiosidade... a velocidade foi :

Subsônica:
Transônica:
Sônica:
Supersônica:
Hipersônica:

Brincadeira .... :lol:

Já verifiquei, o trajecto não é o mesmo.

MY

O track utilizado foi o "fatima01.gpx" disponibilizado pelo PMC no tracks4you com o titulo "Porto Fátima 17 a 19 Fevereiro 2007" e com o "Track ID: 164 Autor do Track: Pmc", que penso que foi o que vocês usaram, portanto é o mesmo :wink:

Não entendam isto como uma provocação, muito menos como exibicionismo, até porque como já disse, eu nunca o conseguiria fazer num só dia, mas também não digam que não é possível e que estes gajos estão a "regar"...
 

Myrage

New Member
Myrage said:
Já verifiquei, o trajecto não é o mesmo.

O relato no Blog não me parece referente ao trajecto que fizemos.
No entanto se tu o confirmas, só me resta dar os Parabens aos Participantes.

MY :yeah:
 

quickfreddie

New Member
Bom,

Ao postarmos que tínhamos feito este track num dia não foi em jeito de provocação nem para ferir susceptibilidades dos autores do track. A nossa intenção era simplesmente dizer que é um percurso interessante e que pode, eventualmente, por quem assim desejar, ser feito num dia.

O track utilizado foi o mesmo porque o descarregamos do Tracks4You. O percurso feito, concordo que não tenha sido exactamente nas mesmas condições até porque o fizemos em alturas do ano diferentes. Só a título de exemplo, aquele single-track ao lado do rio que vocês fotografaram... nós andamos pelo leito do rio uma vez que este estava completamente seco e o single track inicialmente coberto pela erva alta! Só uns metros depois é que nos apercebemos que o single-track estava lá e já era transitável. No entanto reconhecemos a maior parte das fotos que vocês se deram ao trabalho de tirar para (muito bem) documentar o percurso.

O track só não é o exactamente o mesmo porque, começamos em Santa Maria da Feira (não em Gaia), fizemos alguns desvios por causa de sentidos proibidos e ruas fechadas com obras e houve uma situação de um caminho que pura e simplesmente não encontramos. Deduzimos que, como ficava no meio de campos de cultivo, deveria ter sido eliminado pelos agricultores e então seguimos umas centenas de metros pela estrada até apanhar-mos o track mais adiante. De todos estes pequenos desvios, o maior foi, sem dúvida, o de Águeda quando procuravamos uma loja que pudesse montar um raio novo na minha roda (e dar uma afinadela ao alinhamento).

Nenhum destes desvios implica alteração drástica de kilometragem. Falamos de diferenças na casa de metros. Concordo que o desvio maior ajudou a fazer subir a média horária uma vez que fizemos mais estrada nacional do que pelo track original, no entanto falamos de apenas 8 ou 9 km em 220km... terá, certamente, um peso muito pequeno na média geral.

Para quem tiver o TrackMaker instalado, pode sacar o ficheiro com os dois tracks em formato zip aqui (1.56Mb) para fazer a comparação directa.

Agora...

Os MulaRaiders não costumam falar das suas aventuras como forma de exibicionismo. Não é o nosso estilo. Partilhamos comentários para entusiasmar outros a fazerem percursos semelhantes ou a participarem em eventos que julgamos serem de qualidade e valerem a pena a deslocação e o investimento.

Ofendem-me os comentários que foram feitos de uma forma pública, precipitada e sem conhecimento do que estavam a falar. Eram dispensáveis e geraram mau ambiente. É pena.

Cumps a todos
 

JorgeSantos

New Member
Não tens nada que ficar "ofendido" julgo que ninguém ofendeu ninguém. Pura e simplesmente se questionou o "feito". E tal procedimento é mais que normal face ao trajecto conhecido.
E mais ainda quando a frase "não é para todos é mencionada" mesmo que seja inofensivamente :wink:.
Da minha parte............se o fizeram, tenho que vos "enaltecer" pelo feito. Pois com a distancia anunciada, fazer o tempo que fizeram, ainda por cima com um acumulado ascendente "interessante", só mesmo felicitar.
Esquece lá o mau ambiente, pois simplesmente ele não existe.

A mesma coisa seria eu chegar daqui a um mês a este mesmo tópico e comentar a dizer que tinha feito o mesmo percurso em 8 horas.
Pergunto: Não irias questionar, conhecendo o percurso :?:

É normal nestas situações e são dúvidas completamente normais.

Além disso estas dúvidas devem mesmo ser trazidas a publico. Por isso mesmo é que este local é um Fórum.

Votos de boas pedaladas com muitas Aventuras.

Josant
 

daraopedal

New Member
Bem, polémicas à parte :mrgreen:, se vocês fizeram isso num dia dou-vos os parabéns :#1:! Não vi (ainda) o vosso blog, mas hei-de espreitar.
:back2topic:
Eu fiz em dois dias e custou-me muito :doente: :mrsock: !
Mas foi altamente!
Podem encontrar o meu relato no meu Blog - Daraopedal - nestes links!
1º dia - http://daraopedal.blogs.sapo.pt/23726.html
2º dia - http://daraopedal.blogs.sapo.pt/23964.html

Deixem-se de polémicas, o que conta é a aventura e o gozo!
Boas pedaladas
Daraopedal
 

oguh

Member
Eu fui um dos que participei ao que julgo ter sido o primeiro passeio Porto- Fatima.

As duvidas apareceram sobre o pessoal ter feito num dia, porque aquilo é duro para c*****
e para nós fazer em 3 não foi facil na altura.
mas realmente acho que o fizeram num dia e só tenho que vos dar os parabens por isso.
Gostava tambem de o fazer num dia mas não tenho andamento para isso.
Acho que hoje em dia o consigo fazer em 2 :D :D

Já agora uma pergunta, como foi a subida das Caxarias para Fatima. Tem fotos dessa zona, nessa parte nós tivemos que atalhar e subimos por estrada devido a um elemento do grupo estar com dificuldades fisicas.
 

El Pinto

New Member
Como vocês devem saber das Caxarias (Estação) para Fátima existem várias subidas (umas por estrada e outras fora de estrada) e como tal não sei a qual se referem concretamente... mas é uma questão de verem o ficheiro zip (la encontram 2 ficheiros o da comparação directa entre os tracks e o track que usamos que é o que está disponivel no Forum). Quanto a fotografias nós temos poucas e muitas delas tiradas em andamento com um telemóvel.

Melhores Cumprimentos
 

quickfreddie

New Member
como o ElPinto disse, fotos há poucas e estão no picasa acessível do nosso site ou aqui.

se são umas subidas tipo "parede" lembro-me vagamente de arfar por elas acima, mas a que me lembro mesmo é do bocadão de asfalto até Fátima... esse sim valeu a pena! :D

Cumps
 
Olá
Ando a organizar toda a logística para fazer este passeio para o inicio do ano 2010
São bem vindas sugestões
Boas festas para todos
:wink: :wink: :wink:
 

quickfreddie

New Member
Olá fiesta2peace,

Bom, para começar conta com 11 a 13horas em cima da bike (dependendo do teu ritmo) e com tudo o que isso implica (água, comida e pernas).

Se quiseres fazer em Janeiro/Fevereiro, vais apanhar algum frio, por isso conta com equipamento adequado para umas gotas de chuva.

Leva dinheiro. Mais importante do que levares um CamelBack que te permita fazer Porto-Fátima non-stop é fazeres paragens curtas para reabastecimentos. Aproveitas, desmontas da bike e fazes uns alongamentos. Há montes de sítios onde podes parar (restaurantes, estaçoes de serviço, etc) para comprar água e/ou qualquer coisa para comer.

Faças o que fizeres, não vás com uma bike de estrada! Não dá mesmo! Depois de Águeda o caminho começa a ficar mais TT. Mesmo o asfalto fica mais esburacado e numa bike de estrada não só arriscas muitos furos como o caminho te parte em dois.

Dependendo do teu nível de confiança pode ser boa ideia organisares pontos de assistência durante o caminho. Do tipo, marcar pontos de encontro a cada 50km para que se precisares de algo (mecânica ou física) não ficares "pendurado". Isto é tanto mais fácil quanto mais pessoas fizerem parte do grupo.

Não substimes o percurso. O desnível não é complicado mas já vi algumas pessoas com treino a desistirem a 30km ou 40km do final por má gestão de esforço. É fácil querer andar sempre muito depressa para fazer uma média horária alta mas, mais tarde pagas a factura.

Abraço e boa viagem!
 
Top