Poluição com marcações de percursos, temos de agir já!!!

diogorocha

New Member
so tou a perguntar porque ha sitios que ja nao vejo fitas deles, mas é so quando passo pela estrada!


tanho que ir ver se ainda se encontram as fitas pelo meio dos carreiros!
 

cesarazul

New Member
diogorocha said:
so tou a perguntar porque ha sitios que ja nao vejo fitas deles, mas é so quando passo pela estrada!


tanho que ir ver se ainda se encontram as fitas pelo meio dos carreiros!

Tb já reparei nisso, mas é só nesse local especifico, ao logo da autoestrada ainda estão lá todas, e em Santana a mesma coisa...
 

A.M.F

New Member
Para mim já arranjei a situação por onde passo,tiro-as todas,há pouco cheguei com a mochila cheia,mas ainda há muitas na serra da Boa Viagem,o plástico dura cerca de 600 anos a desaparecer ,o plástico é muito mau para o ambiente,muita gente não sabe.Deviam marcar com fitas de papel,que muito degradante.
 

cesarazul

New Member
A.M.F said:
Para mim já arranjei a situação por onde passo,tiro-as todas,há pouco cheguei com a mochila cheia,mas ainda há muitas na serra da Boa Viagem,o plástico dura cerca de 600 anos a desaparecer ,o plástico é muito mau para o ambiente,muita gente não sabe.Deviam marcar com fitas de papel,que muito degradante.

Esse é um gesto nobre mas eu meu ver errado, assim só estamos a ajudar os infratores, nós temos é de denunciar e procurar por todos os meios que eles paguem e bem pelo que fazem... à minha custa e de um colega meu, o Estado já arrecadou 1000€ em duasl multas, resultado de duas denuncias nossas e para além das multas os infratores ainda tiveram de limpar o lixo.

Assim é que é trabalhar...

Ensinem a pescar e não pesquem por eles... (Neste caso, obriguem-nos a pescar...)

As mentalidades é que têm de mudar e é uma coisa facil de fazer, desde que mexa nas suas carteiras, já começam a pensar de outra forma

Cumps
César Azul
 

carlosval

New Member
Boas, relativamente ao problema da tinta nos muros, estradas, pedras, arvores, etc, etc volto aqui a denunciar uma situação que ja escrevi no topico do movimento dos trilhos limpos

A aprocred que acaba de organizar a maratona de cacia - http://www.forumbtt.net/index.php/topic,58958.0.html - fez exactamente isso no ano passado, pintou tudo e mais alguma coisa, mesmo tudo o que era possivel e que se lembraram para marcar o percurso da maratona que organizam. Alertei para essa questão na promoção do evento e foi ignorado e ainda levei umas respostas tortas tando deles (mais precisamente do utilizador CMP deste forum) como de outros organizadores de eventos........ Ainda não sei se este ano fizeram o mesmo mas aposto que sim.

Alguem sabe concretamente a quem pode ser denunciada essa situação? Assim que for dar uma volta ja vejo se este ano repetiram a dose de pinturas e se o tiverem feito estou disposto a denunciar a quem de direito. claro que se tal for o caso as fotos vêm aqui parar

O que acham da situação?
para mim também é pior que fitas, pois as fitas saem.... tambem gostava de ver se estes vandalos pintam as paredes da casa deles...

cumprimentos
 

oliana

Active Member
Queria aproveitar o tópico para dizer que ontem reparei numa situação destas. São muitas as fitas que ficam. Alguns organizadores retiram-nas.

Parece que os organizadores da maratona do Barreiro, realizada á poucos dias, não as retiraram todas, se é que retiraram algumas.
Ontem numa passagem pelos Barris vi algumas, brancas e vermelhas, com Barreiro escrito.

Na minha opinião as fitas deviam trazer obrigatóriamente o nome dos organizadores, para assim serem identificados. As autoridades tinham assim acesso á identificaçao dos infractores.

Os organizadores desta maratona devem ter alguma desculpa para deixarem as fitas penduraradas nas arvores e nos arbustos. Mas nenhuma é aceitável, bem como as dos outros. A obrigação era serem retiradas nos seguintes, á prova. Mas já lá vão mais de 15 dias.
 

Astronauta

New Member
Não é poluição com marcações de percurso, mas consegue ser bem pior... Esta vou denunciar.

CpiadePICT0395.jpg
 

agirão

New Member
Inqualificável..!!

Onde fica isso..!!??

Não deverá ser difícil identificar o autor da " proeza ".

Força, Companheiro!
 

Gualdinof

New Member
Boas

Nos dias de hoje situações desse genero não podem ser permitidas a pessoa oiu pessoas que agiram assim devem de ser punidas, mas no meu ver a punição não deveria ser só uma coima mas deveria de passar por limpar essa zona toda e colocar o lixo em local devido, isso sim seria um punição.

Triste imagem.

GAF
 

lpedrosa

New Member
Boas,

Relativamente a este assunto queria referia que a zona da Curvachia - Leiria, santuário dos bttistas da zona de Leiria, pelos seus singles track's maravilhosos (quem não se lembra do último single da maratona do centro destre ano) está completamente minada de fitas, umas cor de laranja, aparentemente de um passeio TT e outras brancas e vermelhas, de um passeio de btt da Touria - Leiria, ocorrido no passado dia 7 de Junho.

Se alguém destas organizações me estiver a ouvir, por favor retirem o que lá puseram, porque isto de realizar passeios não é só marcar e por as bicicletas a andar!

Se acharem que dá muito trabalho, têm uma solução, não organizem nada!!

Cumprimentos,

Luis Pedrosa
 

oliana

Active Member
Em relação aos pneus, é muito simples.
Desde que pagamos um imposto para reciclagem dos pneus, que esta situação piorou. Algumas oficinas recebem o dinheiro do imposto e depois largam os residuos em qualquer lado. Em Setubal é frequente.

Não sei bem quanto é o imposto (qualquer coisa á volta de 1 euro), mas se o prevericador largar num buraco qualquer, 500 pneus, são pelo menos 500 euros. Nada mau. Receberam, mas não entregam para reciclar. Um mau exemplo de como impingir um imposto.

Se ao menos pudesse-mos colocar este tipo de pagamentos no irs. Com papelinho, a coisa seria diferente.

Fiscalização?. Uma parte dos que fiscalizam essas situações, tambem "comem" qualquer coisa.

Desculpem se eu falei verdade.

Quanto aos srs da organização da maratona do Barreiro; as fitas nos Barris continuam lá. Uma imagem que não abona nada em vosso favor. Na proxima maratona já têm um ponto negativo á partida.
 

Arpeggio

New Member
No último passeio de cicloturismo no qual eu participei (estrada), havia lá uns porcos, que não têm outro nome, que deitavam as garrafas de água vazias para o chão, quando andava lá um elemento da organização recolhendo o lixo em movimento (ía de mota). Numa das vezes, a garrafa que esse porco deitou fora provocou um acidente - e vocês sabem como as quedas em estrada são perigosas - e ainda se armou em parvo, enfim, um porco parvo. Devia ser profissional, não sei... mas tinha um andamento terrivelmente lento e andava com os bofes de fora desde o vigésimo quilómetro. À chegada, os elementos da organização chatearam-no muito, mas não serviu de nada. Isto foi na estrada, nos trilhos é a mesma nojeira, garrafas de água, câmaras de ar, cascas de banana, e a típica embalagenzinha das barras de cereais.
 

trekfuel70

New Member
Boas.
Tenho participado em alguns eventos e já vi de tudo...porem,conheco algumas organizaçôes(poucas) que se dão ao trabalho de retirar todos os vestigios(fitas,placas,garrafas,cascas de frutas diversas,plasticos...)do percurso.
É de lamentar que nem todos os organizadores de um qualquer evento desportivo e neste caso o BTT,não procedam á limpeza do mesmo,dando-se apenas ao trabalho de marcar percursos,receber o "guito"...e depois a limpeza...NADA! :evil:

ASSIM NÃO VAMOS PARA A FRENTE...é só andar para trás...

Que a bike vos acompanhe...
 
Eu ainda não participei em muitos passeios, mas nos que participei e nos que tive contacto mais próximo à organização verifiquei que houve o cuidado de tentar retirar todas as fitas e todas as placas.

No entanto, eu que sou pouco experimentado nestas coisas das maratonas e afins, descobri que os bolsos dos jersei's servem apenas para levar coisas, mas que não servem para trazer... alguém me sabe explicar porquê???
 

trekfuel70

New Member
É mais facil deitar fora...fui a um passeio(longueira,perto de milfontes),onde a dada altura parei para comer uma barra de cereais(não deitei o plastico fora),logo de seguida pararam mais 2 companheiros para fazerem o mesmo e 1 deles deitou acasca de 1 banana e o plastico da barra de cereais fora,e tentando ser engraçado(palhaço)disse ao companheiro,isto desaparece daqui a 1 ano ou 2!
E se passarem ali gajos como aquele todos os dias?
Qualquer dia andamos a "nadar" em merda!
É preciso consciencializar a malta de que se não formos todos a ajudar,isto não vai lá!

Que a bike vos acompanhe...
 

gabrieljla

New Member
Boas!

Ora aqui está um assunto que me tem feito pensar muito.
Para mim, um dos factores mais importantes que justifica a minha paixão pelo BTT é o facto de ser praticado no mato, contactando directamente com a natureza.
Penso que é um factor que quase todos temos em comum.
Infelizmente, são muitos os locais por onde passo que são autênticas lixeiras, e muitas vezes com a contribuição de muitos que praticam esta saudável modalidade(btt).

Em relação aos organizadores dos passeios, deviam ter mais atenção com a limpeza dos percursos após os eventos!
Participei no dia 5 de Julho num passeio em Aljustrel, organizado pela secção de BTT do CRIRA, e há cerca de uma semana fiz novamente quase todo o percurso, verificando que não foram retiradas as fitas de sinalização, assim como nos kms a seguir onde foram as zonas de abastecimento (pelo menos uma) encontrei diversas garrafas de água(acredito que até tenho apanhado a maior parte delas).

Há PROS que conseguem levar as garrafas enquanto têm água mas depois de vazias se calhar ja pesam bue, assim como embalagens de barritas, etc.

Sinceramente acho estas situações incompreensiveis!!

Boa pedaladas
 

AMadeira

New Member
Boas,

Apesar de não ter lido os comentários de todos, deixo aqui a minha opinião baseada um pouco em alguma desenas de eventos que organizei em várias áreas como Passeio BTT, Passeio de TT, Convívio de Pesca, Rafting, etc.

A organização para além de ter a obrigação de efectuar a marcação de percusos, por questões de logística, segurança etc, têm também a obrigação de no final passar por todo o percuso, a retirar a marcação do mesmo, potencial lixo que possa ter ficado etc.

Deverá também a organização tentar coordernar com os poderes locais a melhor maneira para garantir que os locais por onde se passa não ficam sujos, até para que se possa manter uma saudável relação entre participantes e moradores / localidade.

Dou um exemplo do qual podem tirar alguma conclusões e quem sabe ideias a adptar a algumas modalidades, em alguns convivios piscatórios os pescadores são incentivados a trazer consigo o nº do seu pesqueiro, e premiados adicionalmente em função disso.

Por fim deixo mais uma opinião, que espero ser construtiva, numa época em que todas as semanas / meses aparecem novos eventos e organizações, em que os preços das inscrições tendem a aumentar, sugiro que alguma dessa receita seja direccionada / investida quer para a total limpeza de percusos quer para material de sinalização / marcação criando material que permita a re-utilização, fácil colocação e claro remoção, o investimento inicial poderá realmente ser maior mas a médio prazo todos ficam a ganhar.

Boas pedaladas,
 

agirão

New Member
Eu lamento que, por todo o nosso país, se continue a encontrar fitas, ao virar de cada esquina!

É simplesmente aterrador verificar que há muitas organizações de eventos nitidamente a " borrifar-se " para O ACTO CÍVICO QUE É RETIRAR O LIXO QUE PROVOCARAM PARA GANHAR DINHEIRO!

Farto de constactar este facto, VOU ALERTAR A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PARA INTERCEDER A QUEM DE DIREITO.

Mais, vou fazer passar a ideia de existir um roteiro de maratonas limpas e maratonas poluidoras. Esta ideia foi-me avançada por um amigo, através do Forum.

TaLvez, asssim, as organizações pensem duas vezes. É tudo um questão de civismo que só se pode combater com mudanças estruturais, as chamadas
" mudanças de mentalidade ".
 
Top