PNSAC-Percursos no Reino da Pedra

SeteGu

Active Member
Obrigado pela atenção.

A minha passagem pelo PNSAC não se ficará por aqui por quero também conhecer pessoalmente a Costa dos Alvados, a Fornea, bem como a famosa e mítica Diagonal.
 

Rui Marçal

New Member
Epá, isso é o topo dos topos, leva máquina fotográfica, pois vais passar grande parte do tempo a dizer ahahahah....Ê também kit de unhas...e já agora sofres de vertigens? Se sim esquece a Costa de Alvados, lol...
 

abike

New Member
No passado fim de semana, apesar do tempo incerto, fomos fazer uma volta de 70 km pelo PNSAC.
Como não somos conhecedores do reino da pedra, juntamos partes dos percursos partilhados pelo Paulo Ribeiro de forma a reunir aquilo que nos pareceu ser o melhor: Fornea (vista de cima e vista debaixo), Costa dos Alvados, Costa de Minde e percursos de ligação.
Ficou uma volta do melhor que já fiz, com paisagens espetaculares, esforço físico quanto baste, pedras para apelar à condução e nem demos pelo tempo passar. Como dito atrás, a costa dos Alvados requer o kit de unhas e no meu caso foi extensamente feita a pé, mas mesmo assim vale a pena.
Obrigado ao Paulo pela partilha dos percursos e dos relatos
 
abike.
70 km no PNSAC não é coisa para meninos. :D
(não é o mesmo pedalar 70 km, sobre terreno agressivo do que os mesmos quilómetros em estradões)

Fico satisfeito pelos relatos, fotos e tracks aqui disponibilizados, terem, primeiro, aguçado o apetite e depois ajudado à realização do percurso.

Como disse, o Rui Marçal, a Costa de Alvados pode patrocinar vertigens ou ... agorafobia (digo eu).;)
 
Last edited:

jplopes

New Member
Boas

há menos de 2 horas convidaram-me para um qq evento na serra de aire para daqui a 15 dias ou coisa do genero ... disse que não. As pedras são de todos ... não é preciso pagar para andar em cima delas com a nossa bike :p

ùltima grande aventura com passagem pelo arco da memória após passar a meia encosta da serra de aire ... que sova que foi naquele dia ...
https://connect.garmin.com/modern/activity/725613945

3º desafio aberto da bidbike ... à borliu e em autonomia total ... para repetir o ano que vem.
 

abike

New Member
Caros,
Quando o pedal direito começou a bater no “chão/ervas”, piso escorregadio, agoraphobia e outros que tais; não vale a pena e mais vale apreciar a paisagem ;)!
Deixo aqui a aventura planeada e a Aventura realizada, que incluiu uma paragem para reabastecimento numa pizaria ao pé das grutas.
Relembro, 99% do percurso é corte e cola dos percursos partilhados pelo Paulo Ribeiro. Por ficar mais próximo da autoestrada, o percurso começa em Alcanena.

http://adventures.garmin.com/en-US/by/bampinto/reino-da-pedra-preferido/#.VUfzwhEtGUk

70 km é durinho, mas com as paisagens e a variedade de terreno que se vai encontrando, faz-se muito bem, nem se dá pelos km.
Até a subida do downhill, que na preparação deixava algumas duvidas, se consegue fazer bem.
No entanto é uma volta que pode desencadear petraphobia a quem estiver num dia pior!
 

AJC

Member
Mas não estava a falar de provas, mas sim um grupo que se junte e vá fazendo aquilo em grupo e nas calmas apreciar a cena...sem correrias lol
 
17 de maio de 2015-“da Chiqueda aos Candeeiros ” e voltar- REPETIÇÃO

Retornei ao PNSAC, acompanhado de dois companheiros do pedal, para repetir este percurso, feito há, praticamente, 3 anos.
PNSAC-“da Chiqueda aos Candeeiros ” e voltar :pesquisa:

Em 3 anos, no PNSAC aumentou a quantidade de brita e de moinhos eólicos e na Chiqueda aumentou a profusão de desperdício das pedreiras e muita brita largados pelos trilhos- em forma de tapa-buracos.
Qualquer dia, não há pedra, tal é o “atapetamento“ que lhe fazem com a brita, sendo que esta, embora não rasgue pneus, é muito mais traiçoeira e parece querer constantemente conhecer-nos mais…de perto.

Este percurso, começa logo a subir e aos 20 km, já chegávamos à cota máxima.
Para aqueles em menor forma e que apenas querem curtir os trilhos- sem preocupação com recordes- devem poupar-se neste início para que o cansaço, no final, e já nos trilhos da Chiqueda, não lhes estrague a diversão por extremo cansaço.
4j192q.jpg

20sh8k0.jpg

2djdir.jpg
 
Last edited:

AJC

Member
Boas,

Foi uma grande volta, na parte final o que dizes é bem verdade, mas o excesso de calor também não ajudou nada (ainda por cima quando o corpo ainda não se habituou a voltar a treinar debaixo do regresso do verão).

De qualquer das formas, curti bastante da volta, a ver se durante a semana consigo lançar um pequeno vídeo demonstrando os locais e vistas por onde passamos e partilho aqui.
 

AJC

Member
Segue um pequeno video demonstrativo da volta de Domingo 17-05-2015 “da Chiqueda aos Candeeiros”

[video=youtube;Whoity1mZH4]https://www.youtube.com/watch?v=Whoity1mZH4[/video]
 
"A Caminho do céu"- Ligação Vale de Santarém - Porto de Mós (via Costa de Minde)

Pelas 5 horas da manhã começou esta ligação.
A previsível canícula assim impunha e como sabíamos que, pela hora do pino do calor, estaríamos no pino do percurso – no seu ponto máximo de cota e de acumulado-, havia que tentar minimizar o estrago.
No entanto, a sensação, apesar do calor que se adivinhava , não era de ir a caminho do inferno mas o seu inverso; a caminho do céu, pois é assim que as “alturas” do PNSAC nos fazem sentir.

Não pedalaríamos nos terrenos do PNSAC enquanto não perfizéssemos cerca de 40 km, pelo que, até lá, fomos pedalando por alguns trilhos estreitos- ainda feitos de noite- e por alguns estradões largos e depois pelo caminho alternativo de Fátima desde Azóia de Baixo até Monsanto.
Depois da moedora subida em alcatrão- com movimento automóvel (quase) zero- enveredámos pelos caminhos pelo meio dos muros e muretes da Serra de Santo António, subindo até à Costa de Minde, descendo para a Encosta do Vale da Canada e voltando a entrar em curta ascenção até ao Patelo e ao seu caminho entre pedra rolante, que requeria equilíbrio e força que o acumulado de quilómetros e de subidas, já tornava difícil conseguir.

O que nos animava era que aos cerca de 60 km teríamos aquilo que eu chamo de meu “orgasmo betetístico” onde a adrenalina se conjuga com a beleza e a concentração para me dar o prazer máximo; A Costa de Alvados.
Depois de dela sairmos fomos em direção ao Cabeço da Fórnea , descemos a saltitante “descida do Downhill” e a traiçoeira descensão das “Penas do Castelo” até ao alcatrão que nos levaria a Porto de Mós.

Prato servido. Venha o próximo; está programado fazer (quase) o mesmo percurso, saindo à mesma hora mas de Porto de Mòs para fazer a Costa de Alvados em modo noturno… :fpalm:

O Track de GPS desta aventura pode ser "downloadizado" aqui:
III- Vale de Santarém- Porto de Mós- "A Caminho do céu"

Encosta do Vale da Canada
2irqmmo.jpg

2j11qh5.jpg

35nd4eh.jpg

1zfpo5x.jpg


Costa de Alvados
16k8dwn.jpg

2s6k47k.jpg

axodw4.jpg


Cabeço da Fórnea
10erejq.jpg
 
Last edited:

3dmania

Member
Bem depois de ver tanta foto aqui postada, ainda fiquei com mais vontade de conhecer a zona!

Ja tracei um track com partida de S.Vicente do Paúl, percorrendo o Alviela e entrando na serra de S. António e seguindo alguns trilhos ja testados por companheiros ate chegar a Porto de Mós! De regresso, percorrendo o que ha de ecopista, passando ao lado de Serro ventoso, Berreza, Arrimal, Vale Verde, Morteira, Abrã, Santos, Fonte da Pedra e S.Vicente do Paúl.

Total de 117kms com 2200D+

A data prevista sera entre 28 de Setembro e 4 de Outubro de 2015. Se haver alguem que esteja a planear tambem uma volta nesta zona, assim já não ia sozinho!

Fico a aguardar noticias! Boas aventuras.
 
Top