PNSAC-Percursos no Reino da Pedra

Minde- "A pedra d´Aire"-2012 FOTOS

Polje de Minde
dsc07573h.jpg

dsc07596q.jpg


Poio da Polje de Minde
dsc07609j.jpg

Deixando o Poio
dsc07638b.jpg


à procura do Covão do Milho
dsc07647h.jpg

dsc07665.jpg

dsc07667q.jpg


Covão do Milho, já depois da maldita "cascalheira"
dsc07682w.jpg


no cume da Serra de Aire- a parte mais elevada de todo o PNSAC
dsc07691p.jpg

dsc07710e.jpg


descida do Single track do Vale Alto
dsc07712r.jpg


no divertido single track de "Chães" no Covão do Coelho
dsc07719cv.jpg

By paulo_gr at 2012-06-13
 
Last edited:

Nozes

Active Member
Engraçado como com estas poucas fotos bem escolhidas conseguiste mostrar todos os melhores sítios deste percurso...ficam de fora as dezenas de kms feitos em estradões ladeados de eucaliptos,descidas em alcatrão e os tais 3 ou 4 kms de pedra solta que nem de jipe devem ser divertidos fazer. Basicamente o pior que poderíamos encontrar por ali.
 
(...) com estas poucas fotos bem escolhidas conseguiste mostrar todos os melhores sítios deste percurso

Por isso, Nozes, é que, pela primeira vez em muitas idas ao PNSAC, tive dificuldade em fotografar pontos e locais interessantes.
P´ra esquecer.:fpalm:
Ou antes, para lembrar !!!
 

Rui Marçal

New Member
Olá Paulo,

Sei bem onde te meteste, pelo menos em alguns locais que já por lá passei.

A subida de que falas, já a fiz por 2 vezes.

A 1ª não sabia, fiz a maior parte mas lá em cima foi à mão, subi até haver tração.

Na 2ª vez fui enganado, eu e o Nozes. Fomos guiados pelo Marco Louro, durante o caminho fui-lhe dizendo que havia uma subida para as antenas que era uma treta e ele dizia-me que não era por aquela que íamos mas por outra.

Quando dou por ela já a estava a subir. Maldita. Mas da 1ª vez que a fiz foi numa Lapierre de 11,5kg semi-rigida. Desta vez com a Scalpel de 10,400kg, na altura subi mais um bocado, tipo 40m, lol. Só para que conste, o Srº Nozes vez quase tudo, parou à nossa espera, depois voltou a arrancar depois da 1ª curva à esquerda lá em cima. Depois cometeu um erro, que foi de tentar subir um pedaço de laje, e como tinha um pouco de humidade perdeu a tração e já não lhe apeteceu mais. Mas foi quase até à 2ª curva à esquerda.

É realmente muito mau e o single que nos tira de lá também é muito técnico e perigoso, bom para dar cabo de alguns desviadores como já vi acontecer (2) ou tirar um pedaço de tinta em alguma escora, ou mesmo, uma visita aos tojos...lol...
 
Pois é Rui Marçal isso também eu queria; uma alternativa àquela subida de treta. Mas no GPS, nada e depois, em casa, confirmei no Google e niente idem !!!
Fi-la mais a pé que montado e mesmo assim os sapatos a escorregar.:fpalm::fpalm:
Já lá fui acima uma vez, registei e chega. :mad:
 
Bem, são gostos! eu por acaso nao a acho assim tão má, só ha uns 150 metros mais dificeis por causa da tracção, mas de resto faz-se tudo, tal como a descer por aquele trilho todo montado sem por o pé no chão, coisa que no vale garcia é mais dificil!!! Penso que a paisagem compensa tudo! Não se pode agradar a gregos e troianos!

Cumps! ;)
 

luis.andrade

New Member
Concordo e discordo.

Concordo que a subida é tramada, mas se a virmos como um obstáculo a querer ultrapassar e tentar subir um pouco mais de cada vez, quem sabe não chega o dia em que se consegue fazer a subida toda. Tirando esse aspecto, sim, a subida é uma treta.
Como diz o Paulo, tem depois o aspecto positivo de se chegar ao ponto mais alto da Serra d'Aire.

A descida pelo single do Vale Alto é perigosa sim. Mas não é má de se fazer na minha opinião. Não é divertida como o Vale Garcia, mas é técnicamente exigente e para mim isso dá-lhe alguns pontos. Não a troco obviamente pelo Vale Garcia (que é "só" o melhor e mais extenso single que conheço), mas não é assim tão má.

São opiniões, e se todos gostássemos do mesmo então isto não tinha piada nenhuma.

Paulo, mais uma vez uma excelente foto-reportagem. Mesmo para quem não gostou de parte do percurso, conseguiste salientar as partes boas e mostrar algumas fotografias muito porreiras.
Mais uma vez muito obrigado por partilhares com este nosso grupo.
 
Luís Andrade
para mim, o objetivo se não merece a "viagem" até ele, deixa de ter interesse.
Gosto de coisas técnicas mas não de desafios sem nexo, tentar completar ali a subida será o mesmo que pedalar no gelo tentando não cair :shock:

Topus_man

Gostos são gostos, tens razão mas espera p´ra ver se no rescaldo do raid Minde 2012 que passa por ali, haverá mais gregos ou troianos.:cool:
Eu adivinho que, aqueles que se vão ver gregos para subir e depois descer aquilo montados - ou a pé- estarão bem desagradados.
:flame:
 
Last edited:

Nozes

Active Member
Temos falado basicamente só nestas duas partes do percurso,mas não posso deixar de dar a minha opinião quanto ao resto.
O trilho inicial pelo polje é muito bonito,e a subida inicial é difícil mas interessante de se fazer,com os pequenos degraus e as quebras de ritmo. Daí até aos 30km o percurso não passa de estradão ladeado de eucaliptos,pedreiras e tudo do pior que a serra tem,nada de técnica,nada de paisagem,nada de interesse.

O meu objectivo para domingo deixou de ser ficar nos 30 primeiros para conseguir subir aquela desgraçada subida sem desmontar,e fazer a descida sem furar 2 vezes.
 

Rui Marçal

New Member
Nozes,

Paulo,

Mais uma vez tenho de concordar convosco. Vale a pena ir até ao cimo da serra, pois a vista é bonita. Mas ir lá só uma vez chega. Pelo menos eu não levava para lá os meus colegas, só se não gostasse deles. lol.
 
R

RVeiga

Guest
Apesar de não estar inscrito (e ainda bem) lá fui eu fazer companhia (ou atrasar:p) o Nozes, e ver o tão esperado Raid de Minde. Para mim que sou um amante dos singles e descidas técnicas foi a maior desilusão e o pior percurso que já fiz. Não me vou alongar sobre partes do percurso pois subscrevo o que o Nozes e o Paulo Ribeiro dizem.
Eu não me importo de, para fazer uma descida espetacular subir em estradao, ou ate por alcatrão. Mas aquela subida para as antenas é ridicula. E no fim estava com esperança de uma bela descida, ao estilo do Vale Garcia, mas em vez disso apanho uma desilusão. Conclusão dos mais de 40 km para mim só valeu pela ultima descida em single. Infelizmente muito pouco.
PS:Oh Nozes coloca ai a foto do calhau que quis sair da serra para ir para casa contigo :p.
 

Nozes

Active Member
Ah pois,ainda faltava falar nesse,que foi a "cereja" em cima do bolo...

Já na parte mais aberta da descida das antenas,e aproveitando que levávamos as bikes de All mountain (Trek Remedy no meu caso,Commençal 55 o amigo RVeiga),aumentámos a velocidade,mas em poucos metros este grande calhau foi levantado pela minha roda da frente e bateu em cheio na minha canela direita...Felizmente a canela é um sítio que dói pouco :eek:mg: e o berro que mandei com as dores deve ter ecoado pela serra abaixo,mas no segundo seguinte sinto a roda de trás a derrapar...



A pedra depois de bater na canela deu umas poucas de voltas até se entalar entre o pneu,o desviador da frente.o quadro e o crank,e só com muita ginástica para não dobrar o desviador é que a consegui tirar,nada mexia do sítio!!!

Ah,falta referir que a canela ficou a sangrar abundantemente,e depois de já ter a ferida seca,quando cheguei ao carro e arrumava a bike,fiz o favor de tocar com a bike na ferida de novo,fazendo-a sangrar mais ainda...epá,foi mesmo tudo a condizer!

Eu tenho um ditado inventado por mim há alguns anos,que é "Quando uma coisa corre mal,vem logo outra pior ou igual" Ontem aplicou-se! :s
 
Leis de Murphy ao Nozes

Leis de Murphy aplicadas ao Nozes;

1. Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.
5. Se há possibilidade de várias coisas darem errado, todas darão - ou a que causar mais prejuízo.
9. Acontecimentos infelizes sempre ocorrem em série.
18. Quase tudo é mais fácil de enfiar do que de tirar.
19. Mesmo o objeto mais inanimado tem movimento suficiente para ficar na sua frente e provocar uma canelada.

e,para terminar ...

69. O dia de hoje foi realmente necessário ?


As 100 leis de Murphy
 

Rui Marçal

New Member
Epá, Vocês matam-me a rir.

1º o Nozes que ainda não aprendeu. A 1ª vez que fiz o Vale Garcia com ele, naquela zona, ela mandou um espalho numa reta com o chão tão liso que escorregou a roda da frente numa espécie de musgo ordinário. Além de ter caído, o Marco Louro vinha ao lado caiu com ele. Eu fiquei a rir-me depois de ver que estava tudo bem.

Agora volta lá ainda pior, lol...

Depois o Paulo arruma-o completamente com as Leis de Murphy, fantástico.

Nozes, e ainda lá vais à maratona? Em vez do Camelbak leva o estojo de primeiros socorros que te pode fazer falta.

Ontem em conversa com o Luis Vicente que também vai à maratona, já me dizia que estava arrependido de se ter inscrito e com medo de fazer a descida das antenas.

Entretanto vou ficar a aguardar mas é o rescaldo da prova. Deve ser jeitoso deve...
 

MMTS

Member
boas malta... tambem vou participar neste fantastico raid de minde, e ontem lá fui eu fazer um reconhecimento a tal subida das antenas... e concordo plenamente convosco, é realmente muito má, aquela coisa não dá para subir mesmo e a descida é termenda... conclusão a passagem por este local vai ser um fracasso e "Deus queira" que não traga nenhuma surpresa desagradavel para nenhum participante... até domingo e boa sorte a todos...
 

Nozes

Active Member
Paulo,o Murphy tem lá as leis dele,mas eu já tinha a minha mesmo antes de conhecer essas 100...e sim,há sempre aí qualquer coisa que se aplica a esta "procissão à Sra. da Asneira".
Esta volta é válida principalmente por 2 motivos: Darmos o devido valor às que realmente merecem a pena,e "ganhar bagagem",para quando chegarmos a um sítio parecido podermos dizer "oh,isto é canja,eu já fiz aquele sítio lá em Minde!" ...canja azeda e de difícil digestão,mas canja :p

Rui,a pedrada na canela só fez um arranhão,não é nada demais...Domingo vou,sim,uma prova é uma prova,e é igual para todos. E só tenho medo de não me divertir!
Vou tentar fazer o máximo da subida montado e divertir-me na descida,sem furar e sem atrapalhar a prova de quem eventualmente eu ultrapasse. O Vicente que esteja descansado,aquilo não é o fim do mundo.
Quando subimos lá em Dezembro a subida estava muito diferente,e era possível subir sem grande ginástica.Agora,é virtualmente impossível,depois de tantos meses sem chuva as pedras assemelham-se ao leito seco de um rio.

MMTS,se as 29" teem melhor tracção,é um bom sítio para o demonstrarem ;) Boa sorte para domingo,lá nos encontramos!
 
dia 24 de junho de 2012 (domingo)- " da Chiqueda aos Candeeiros"

Data: 24 de junho de 2012-(Domingo)
Local: Chiqueda de Baixo- parque dos Monges
Hora saída: 09:00

Percurso : “da Chiqueda aos Candeeiros ”
Previsibilidade de 51 km com acumulado de subidas de 960 metros

Trajeto

Chiqueda de Baixo- Carrascal- Molianos-Termo de Évora-Portela do Pereiro-Serra dos Candeeiros (covão Castanho/Serra da Figueira/Algar do Vale/Serra da Pevide)-Pé da Serra-vale Travelho-Feteira-Casal de Cima-Vale Vazão-Pedreiras-Boieira-Vale Vazão-Single Tracks da Ataíja-Chiqueda de Cima

 
Last edited:

tinric

Super Moderador
Boas Paulo

Domingo já tenho o passeio da Vermelha (temos aqui para os nossos lados)

Depois arranjas-me aí esse track para ir fazer assim que o "calendário" acalmar?

Ou combinar lá mais para a frente uma outra data e ir com o pessoal ... :)

Abraço
 
tinric
claro que te envio o track.;)
Mas depois de dia 24 e de o percurso ser testado no terreno.
Normalmente é assim que faço com os tracks, só os emito depois de saber que correspondem, no terreno, ao que foi traçado. :cool:
 
Top