kamikazzz said:
100do said:
Isso são booster's e julgo que a única função deles é aumentarem a resistência do quadro e a eficiência de travagem.
Acho que não será possível meter roda 28 porque para além de bater nos travões, a roda não cabe no quadro.
Errado!
Essas peças ai apresentadas, servem exactamente para se adaptarem rodas 700 em btt's.
E sim a roda 700 cabe num quadro, pois a diferença do tamanho da roda é compensada pela menor altura do pneu, logo uma roda 700 com pneu fino ficará comum diametro final muito próximo de uma roda 26" com pneu de "taco".
Um aro de roda 700c cabe realmente num quadro de montanha moderno, com as seguintes ressalvas:
-o cubo tem de ter espaçamento 135mm
-é quase impossível encontrar uns v-brakes cujos calços encostem ao aro, pois o aro fica muito mais acima. Uma roda 26" ("montanha") tem 559mm de diâmetro, e uma roda 700c ("estrada") tem 622mm. A diferença de 63mm :shock: é brutal. Talvez se consigam encontrar uns travões direct pull (cantilever tradicionais) que sirvam, mas v-brakes não.
Os brake boosters são concebidos para aumentar a rigidez do quadro no sítio de ancoragem dos travões, e não para adaptar v-brakes a rodas de medida diferente.
A solução é ir a uma boa loja que tenha material para triatlo, e pedir para montarem umas rodas com aro 650c (571mm) e cubo com eixo de 135mm. A diferença de 559mm para 571mm pode ser ajustada facilmente em qualquer v-brake.
É claro que depois fica-se "agarrado" a pneus e câmaras de ar de medida 650c.
De referir que não vale a pena colocar pneus de baixo atrito numa bicicleta de montanha, sem se assumir uma posição mais aerodinâmica. Os pneus de baixo atrito permitem aumentar a velocidade, mas ao aumentar a velocidade o atrito do vento (resistência) é maior e o ciclista cansa-se mais. Perde-se na maior resistência do ar o que se ganhou num menor atrito dos pneus com o pavimento.
Ou seja, o pneu fininho tem um casamento muito feliz e duradouro com as drop bars, e não é por acaso.