Pneus de estrada em BTT

C

Castanho

Guest
Coloquei uns pneus de estrada super-finos na minha bicicleta para melhorar o rendimento nesse tipo de piso mas creio que foi pior a emenda que o soneto pelo simples facto de que a altura do pneu é menor cerca de 1,5 cm, ou seja, o raio da roda é menor, o que implica um maior esforço de rolamento para atingir maior velocidade.
Corrijam-me se estou errado!

CUMPS.
 
Viva companheiro do pedal,

Um raio menor significa mais rápida aceleração, mas ao custo de uma menor velocidade de topo, ou seja, para a mesma velocidade terás de usar uma desmultiplicação maior.
Certamente se adquiris-te os ditos pneus não foi para atingir velocidade de 70+, mas sim para rolar melhor na estrada pelo que irás sentir uma diferença agradável. Quanto ao esforço, é notóriamente menor devido ao reduzido atrito dos pneus de estrada.

Cumprimentos
 

BEJIX68

New Member
Em relação a esses pneus, o andrexcaçores já disse tudo.
Se quiseres maior velocidade e se a tua bike tiver travões de disco, podes sempre mandar fazer umas rodas de 28" e aí sim poderás ter maior velocidade de ponta, mas tambem acelerações menores, visto a roda ser de 28".
Fica bem, e força nos pedais, em 26" ou em 28".
 

pratoni

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Não é possível adaptar rodas 28" a um quadro de btt com v-brakes ou cantilevers?

Não há nenhum adaptador que "desloque" os travões mais para cima, de forma a apanhar o aro mais acima?...

isto não serve?:

http://bike-components.de/catalog/M...dcity?osCsid=cfe1906075cc0c88c99050004f7097a8

8665.jpg


Edit: Link para o site da mavic: http://www.mavic.com/mtb/products/Brake-Caliper-Adjuster.323944.aspx#moreinfo
 

100do

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Isso são booster's e julgo que a única função deles é aumentarem a resistência do quadro e a eficiência de travagem.
Acho que não será possível meter roda 28 porque para além de bater nos travões, a roda não cabe no quadro.
 

kamikazzz

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100do said:
Isso são booster's e julgo que a única função deles é aumentarem a resistência do quadro e a eficiência de travagem.
Acho que não será possível meter roda 28 porque para além de bater nos travões, a roda não cabe no quadro.
Errado!
Essas peças ai apresentadas, servem exactamente para se adaptarem rodas 700 em btt's.

E sim a roda 700 cabe num quadro, pois a diferença do tamanho da roda é compensada pela menor altura do pneu, logo uma roda 700 com pneu fino ficará comum diametro final muito próximo de uma roda 26" com pneu de "taco".
 

ze_zaskar

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Boas
Eu alem das bikes de btt tenho uma Battaglin Team Replica (a bike mais bonita do mundo) de estrada. Ela esta guardada lado a lado com as de btt e verifica-se facilmente que as rodas de estrada e de btt tem diametros semelhantes. O tamanho do pneu compensa.
:wink:
 

chupa cabras

New Member
kamikazzz said:
100do said:
Isso são booster's e julgo que a única função deles é aumentarem a resistência do quadro e a eficiência de travagem.
Acho que não será possível meter roda 28 porque para além de bater nos travões, a roda não cabe no quadro.
Errado!
Essas peças ai apresentadas, servem exactamente para se adaptarem rodas 700 em btt's.

E sim a roda 700 cabe num quadro, pois a diferença do tamanho da roda é compensada pela menor altura do pneu, logo uma roda 700 com pneu fino ficará comum diametro final muito próximo de uma roda 26" com pneu de "taco".

Um aro de roda 700c cabe realmente num quadro de montanha moderno, com as seguintes ressalvas:
-o cubo tem de ter espaçamento 135mm
-é quase impossível encontrar uns v-brakes cujos calços encostem ao aro, pois o aro fica muito mais acima. Uma roda 26" ("montanha") tem 559mm de diâmetro, e uma roda 700c ("estrada") tem 622mm. A diferença de 63mm :shock: é brutal. Talvez se consigam encontrar uns travões direct pull (cantilever tradicionais) que sirvam, mas v-brakes não.

Os brake boosters são concebidos para aumentar a rigidez do quadro no sítio de ancoragem dos travões, e não para adaptar v-brakes a rodas de medida diferente.

A solução é ir a uma boa loja que tenha material para triatlo, e pedir para montarem umas rodas com aro 650c (571mm) e cubo com eixo de 135mm. A diferença de 559mm para 571mm pode ser ajustada facilmente em qualquer v-brake.
É claro que depois fica-se "agarrado" a pneus e câmaras de ar de medida 650c.

De referir que não vale a pena colocar pneus de baixo atrito numa bicicleta de montanha, sem se assumir uma posição mais aerodinâmica. Os pneus de baixo atrito permitem aumentar a velocidade, mas ao aumentar a velocidade o atrito do vento (resistência) é maior e o ciclista cansa-se mais. Perde-se na maior resistência do ar o que se ganhou num menor atrito dos pneus com o pavimento.
Ou seja, o pneu fininho tem um casamento muito feliz e duradouro com as drop bars, e não é por acaso.
 

xptxc

New Member
Eu tenho um jogo de rodas 28 para a minha btt. comprei cubos de disco e mais um par de discos, e ficou óptimo.

Em termos práticos ganhas cerca de 2 km/s por hora, não toquei na geometria da bicicleta e não tive qualquer problema. onde sentes grandes diferenças é nas mudanças de direcção, rotundas, etc. Os pneus de estrada permitem-te entrar e sair mais depressa por agarrarem mais. No meu caso é só trocar as rodas e já está. na roda traseira se usares cubos de marcas diferentes podes não conseguir que o desviador trabalhe perfeito, mas fica satisfatório. No meu caso afinei-o para estar a 100% no Btt, na estrada tenho que dar por vezes mais um toqe para a mudança entrar. agora comprei cubos iguais mas ainda não os experimentei
 

pratoni

Active Member
chupa cabras said:
kamikazzz said:
100do said:
Isso são booster's e julgo que a única função deles é aumentarem a resistência do quadro e a eficiência de travagem.
Acho que não será possível meter roda 28 porque para além de bater nos travões, a roda não cabe no quadro.
Errado!
Essas peças ai apresentadas, servem exactamente para se adaptarem rodas 700 em btt's.

E sim a roda 700 cabe num quadro, pois a diferença do tamanho da roda é compensada pela menor altura do pneu, logo uma roda 700 com pneu fino ficará comum diametro final muito próximo de uma roda 26" com pneu de "taco".

Um aro de roda 700c cabe realmente num quadro de montanha moderno, com as seguintes ressalvas:
-o cubo tem de ter espaçamento 135mm
-é quase impossível encontrar uns v-brakes cujos calços encostem ao aro, pois o aro fica muito mais acima. Uma roda 26" ("montanha") tem 559mm de diâmetro, e uma roda 700c ("estrada") tem 622mm. A diferença de 63mm :shock: é brutal. Talvez se consigam encontrar uns travões direct pull (cantilever tradicionais) que sirvam, mas v-brakes não.

Os brake boosters são concebidos para aumentar a rigidez do quadro no sítio de ancoragem dos travões, e não para adaptar v-brakes a rodas de medida diferente.

A solução é ir a uma boa loja que tenha material para triatlo, e pedir para montarem umas rodas com aro 650c (571mm) e cubo com eixo de 135mm. A diferença de 559mm para 571mm pode ser ajustada facilmente em qualquer v-brake.
É claro que depois fica-se "agarrado" a pneus e câmaras de ar de medida 650c.

De referir que não vale a pena colocar pneus de baixo atrito numa bicicleta de montanha, sem se assumir uma posição mais aerodinâmica. Os pneus de baixo atrito permitem aumentar a velocidade, mas ao aumentar a velocidade o atrito do vento (resistência) é maior e o ciclista cansa-se mais. Perde-se na maior resistência do ar o que se ganhou num menor atrito dos pneus com o pavimento.
Ou seja, o pneu fininho tem um casamento muito feliz e duradouro com as drop bars, e não é por acaso.

Queria só referir que aquilo que postei acima é exactamente um adaptador da mavic para os v-brakes poderem funcionar com rodas de estrada (700) e não uns boosters para travões, portanto, usando aqueles adaptadores, é possivel usar rodas 700c (atenção ao comprimento do cubo traseiro) em quadros de btt com v-brakes ou cantileveres, porque coloca-os à altura do aro!!!
 

kamikazzz

New Member
pratoni said:
chupa cabras said:
kamikazzz said:
100do said:
Isso são booster's e julgo que a única função deles é aumentarem a resistência do quadro e a eficiência de travagem.
Acho que não será possível meter roda 28 porque para além de bater nos travões, a roda não cabe no quadro.
Errado!
Essas peças ai apresentadas, servem exactamente para se adaptarem rodas 700 em btt's.

E sim a roda 700 cabe num quadro, pois a diferença do tamanho da roda é compensada pela menor altura do pneu, logo uma roda 700 com pneu fino ficará comum diametro final muito próximo de uma roda 26" com pneu de "taco".

Um aro de roda 700c cabe realmente num quadro de montanha moderno, com as seguintes ressalvas:
-o cubo tem de ter espaçamento 135mm
-é quase impossível encontrar uns v-brakes cujos calços encostem ao aro, pois o aro fica muito mais acima. Uma roda 26" ("montanha") tem 559mm de diâmetro, e uma roda 700c ("estrada") tem 622mm. A diferença de 63mm :shock: é brutal. Talvez se consigam encontrar uns travões direct pull (cantilever tradicionais) que sirvam, mas v-brakes não.

Os brake boosters são concebidos para aumentar a rigidez do quadro no sítio de ancoragem dos travões, e não para adaptar v-brakes a rodas de medida diferente.

A solução é ir a uma boa loja que tenha material para triatlo, e pedir para montarem umas rodas com aro 650c (571mm) e cubo com eixo de 135mm. A diferença de 559mm para 571mm pode ser ajustada facilmente em qualquer v-brake.
É claro que depois fica-se "agarrado" a pneus e câmaras de ar de medida 650c.

De referir que não vale a pena colocar pneus de baixo atrito numa bicicleta de montanha, sem se assumir uma posição mais aerodinâmica. Os pneus de baixo atrito permitem aumentar a velocidade, mas ao aumentar a velocidade o atrito do vento (resistência) é maior e o ciclista cansa-se mais. Perde-se na maior resistência do ar o que se ganhou num menor atrito dos pneus com o pavimento.
Ou seja, o pneu fininho tem um casamento muito feliz e duradouro com as drop bars, e não é por acaso.

Queria só referir que aquilo que postei acima é exactamente um adaptador da mavic para os v-brakes poderem funcionar com rodas de estrada (700) e não uns boosters para travões, portanto, usando aqueles adaptadores, é possivel usar rodas 700c (atenção ao comprimento do cubo traseiro) em quadros de btt com v-brakes ou cantileveres, porque coloca-os à altura do aro!!!

Era exactamente isto que eu queria dizer!

E bastava visitar o link aqui deixado, para se perceber que as "peças" apresentadas tratavam-se de adaptadores paratravões em rodas 700 e não de uns boosters... às vezes é melhor ver bem as coisas antes de se mandarem umas "postas de pescada".

Abraços
 

Bike-Adventure

New Member
Amigos do BTT que gostam de umas voltas de estrada.

A solução perfeita para este caso é usar uma roda de estrada (700), com cubo para disco. :wink:

Se verificarem o diâmtero de uma roda de estrada com pneu fino é muito idêntico ao de uma roda de BTT com pneu grosso.

É a unica forma de não alterarem muito os racios e a altura da bike ao solo. Têm é de ter travões de disco, claro.
 

carmona

New Member
boas

gostava que me escalreçam numa questão pode-se utilizar rodas de btt com pneus de estrada (roda 26)? e com v-brakes? :wink:
ou o melhor sera comprar um par de rodas e pneus?

abraço
 

pratoni

Active Member
os v-brakes não têem nada a ver com os pneus portanto não vejo problema nenhum.

Aliás estou a montar uma bike assim, mas são cantilevers...
 

Zepic

New Member
xptxc said:
Eu tenho um jogo de rodas 28 para a minha btt. comprei cubos de disco e mais um par de discos, e ficou óptimo.

Em termos práticos ganhas cerca de 2 km/s por hora, não toquei na geometria da bicicleta e não tive qualquer problema. onde sentes grandes diferenças é nas mudanças de direcção, rotundas, etc. Os pneus de estrada permitem-te entrar e sair mais depressa por agarrarem mais. No meu caso é só trocar as rodas e já está. na roda traseira se usares cubos de marcas diferentes podes não conseguir que o desviador trabalhe perfeito, mas fica satisfatório. No meu caso afinei-o para estar a 100% no Btt, na estrada tenho que dar por vezes mais um toqe para a mudança entrar. agora comprei cubos iguais mas ainda não os experimentei

Quanto é que se pode gastar em tal transformação (aros+cubos+camaras+pneus+discos+cassete)?
 

Bike-Adventure

New Member
Carmona, sim podes aplicar pneus de estrada numa roda 26". E bem "fininhos" se quiseres. A Continental tem disponiveis uns 1.0 que são um mimo para rolar na estrada.
 

carmona

New Member
Obrigado.
Pois com o inverno a porta, fazer estrada em algumas alturas é uma opção.. : Mas 1.0 não são demasiado finos.
boas pedalas :mrgreen:
 
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