Pneu tubeless furo - Duvidas

MiKaZ

New Member
Boas,


Infelizmente ontem a 3km do final do treino consegui fazer um rasgo de cerca 2cm no pneu onde nem o liquido me salvou, felizmente retardou a saída do ar o que me permitiu que so fizesse o ultimo km a pé.

Agora tenho duas duvidas, é possível recuperar o pneu ou tem que ser um novo? Existe algum cuidado especial na montagem do pneu? Tenho que usar alguma cola ou assim? É que é a minha primeira bronca com tubeless.. S:

Boas pedaladas e melhor sorte que eu... :D
 

Jepas

Super Moderador
Antes de mais 2 cm medem praticamente isto:

|<-2 cm->|

O líquido nem 1cm de buraco tapa, por isso é natural que o pneu fure sem que o líquido tape. Já mandei um pneu para o lixo com um rasgo de 2 ou 3cm depois de ter passado por cima de vidros, bem me custou, pois o pneu além de UST era praticamente novo, mas com um buraco tão grande na zona do rasto, era inevitável. Se o rasgo for na lateral acho que é possível recuperar, se for no rasto já é mais complicado.

Por norma os pneus UST podem ser remendados como se uma câmara de ar se tratasse. Mas depende muito do tamanho dos furos e da sua localização. 2cm parece-me grande demais para isso.
 

MiKaZ

New Member
Sim, infelizmente foi +/- esse o tamanho, não sei o que pisei, pois não vi nada de cortante no chão. Não me posso queixar do liquido, pois fez muito bem o seu trabalho. :D

Que cuidados devo ter ao montar um pneu novo tubeless?
 

Jepas

Super Moderador
Esse pneu furou por causa de algum objecto contundente externo, não foi por estar bem ou mal montado.

Pneu UST novo:

- deixar o pneu algum tempo fora da caixa (desdobrado para que fique com os talões direitos)
- usar água e sabão para lubrificar o aro e os talões do pneu
- montar primeiro uma lateral do pneu no centro do aro
- montar a segunda lateral do pneu no centro do aro pressionando bem a toda a volta de modo a que não haja fugas
- verificar que a zona da válvula está bem selada
- encher o pneu com bomba de pé (ou compressor) até à pressão máxima admitida pelo aro/pneu
- deixar o pneu assentar no aro umas horas e baixar até à pressão desejada

Este é o procedimento normal e costuma acompanhar os pneus novos. Não incluí aqui o líquido, pois no caso dos UST o líquido não é imprescindível, apenas recomendável.
Para quem quiser líquido, é só adicionar ao pneu ainda aberto (antes de colocar a segunda lateral no aro).
 

Peixinhus

Active Member
Uma recauchutagem de pneus pode fazer esse trabalho, tenho 2 recauchutados em kevlar standard a funcionar como home tubless onde os cortes laterais eram grandes para pensar em colar. Alguns pequenos cortes laterais em pneus kevlar depois de colados internamente e utilizando selantes ricos em amoniaco (joes, notubes) podem descolar motivados pelos compostos agressivos do selante.
Podes tb colar internamente e usar com camera de ar para acabar por romper o resto do pneu.

Abraços
 

nunokas

Member
Boas.

Excelente artigo malagueta :D
Tenho usado kit de reparação tubeless nos pequenos cortes (felizmente poucos até agora) e resulta. A limpeza na zona onde aplicar o remendo é essencial, com desengordurante e lixa mas com atenção para não coçar demasiado os fios de kevlar ;)


cumps
 
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