Plano de treino Duatlo - BMP alta

colemauro

New Member
Boas pessoal,

Tenho 34 anos e infelizmente sofro de asma há já 24 anos. Tenho alergia aos acaros. Uma das coisa que apoquenta é a facilidade com que minhas BMP sobem, embora depois descem rapido. Já fiz exames ao coração e tudo mais e a esse nível está tudo ok, pelo que tenho que assumir que minhas BMP altas e a facilidade com que sobem é sobretudo devido à asma.

Faço ginásio 4 a 5 vezes por semana, corrida 2 a 3 vezes por semana e final Maio comprei minha fininha para fazer estrada também. MEus dias do BTT agora são raros pelo que quero apostar no Duatlo, apenas e só como meio de melhorar minha condição fisica e melhorar a qualidade da mesma.

A correr meu melhor é pouco mais de 41min aos 10 Km, na bicicleta estou muito pior, fruto sobretudo de muito tempo sem andar.

Pois bem, quero começar a treinar a sério com um plano de treinos em condições, a ver se me leva a algum lado. Minha ideia é treinar 6 vezes por semana.
O ponto de partida penso eu é a FCM, que no meu caso deveria ser 220-34. Este é um valor teórico que como sabemos não é igual para todos. Pois bem, no meu caso nao é de todo o real, pois em séries de 400m por exemplo consigo estar acima das 190. Amanhã vou fazer um teste para determinar minha FCM na corrida mas falta-me saber como a determinar na bike.

ALguém sabe como?

Mas a razão para este tópico é na definição do plano de treino é se devo fiar me apenas e só no teste da FCM e se não há problema em andar todo o tempo acima das 170 bmp ou mais. Porque como sabem existem 5 Zonas e nas primeiras semanas devemos treinar sobretudo nas Z1, Z2 e Z3. Se eu andar em Z1 pela formula 220-Idade para andar em Z1 terei que ir quase a passo por exemplo. Na bicicleta presumo que seja igual, que me seja dificil a.ndar no Z1, a menos que seja a descer.

Espero que aja por ai alguém que possa tirar esse nó.

Abc
 

Jokofar

Member
Boas colemauro,

chegou a participar em alguma prova duatlo?

Inscrevi-me no 1º Duatlo Rosa do Adro (Sanguedo - Sta Maria da Feira), tenho andado a correr estas semanas mas apenas corrida ou BTT nunca "mistura" no mesmo treino... são muito complicadas a nível físico as transições?
Vale a pena esta semana antes da prova fazer brincadeiras tipo correr uns 2 ou 3 kms logo de seguida pegar na bike e voltar a correr outra vez e ver como em dou eu já é tarde para isso?

Tem noção de tempos para 5+20+2.5?

Obrigado
 

colemauro

New Member
Boas,

Para treinar convenientemente precisas de pelo menos 12 semanas. Treinar corrida e bike alternado e começar a trabalhar as transições.

Tipicamente na semana anterior não se deve fazer nada de muito duro, mas penso que não tem mal nenhum em fazeres isso, desde que não puxes na velocidade. A pior transição é sair da bike e voltar À corrida. Os primeiros metros parece que as pernas não respondem.

Acho que tempos deve ser a ultima coisa que deves pensar. Vais sofrer quiça, mas o importante é ires com calma, veres como te sentes, ganhar experiência. Ganhando gosto as coisas melhoram com o tempo.
 

Jokofar

Member
Obrigado :)

12 Semanas já não dá.
Fiz o percurso corrida, não foi fácil mas concluí 5km de altos e baixos com 35 minutos.
Todo o percurso é acidentado, geralmente as subidas são curtas mas intensas.
Quando perguntei por tempos não era com intenção de bater recordes ou ter avaliações. A ideia era perceber se estava minimamente capaz de me meter nesta alhada e chegar antes do por do sol...

Vou a esta prova por uma questão pessoal... foi um objectivo definido há um ano atrás. Meti-me com uma bike de aço e quase sem travões por uns trilhos da prova e decidi que ia começar a andar de bike para emagrecer e este ano participar.
Pelo caminho acabei por me juntar ao clube, comprar 2 bikes (convenci a família a dar umas voltas tb), fazer outras provas de btt, fazer um passeio a Fátima de 2 dias em autonomia (+/- 230km) e emagreci perto de 10Kg. Agora falta mesmo esta prova para completar a tarefa!
Trocaram-me as voltas com a questão do duatlo mas não vou desistir assim fácil ;)

Com isto comecei a correr porque também gosto mas andava meio afastado. Já defini outros objectivos para estar motivado a treinar ambas as modalidades... ir a Santiago de btt (+/- 250 kms de casa), fazer pelo menos uma meia-maratona. Venha 2015!
 

colemauro

New Member
Só te posso dar os parabéns por teres deixado a vida sedentária e tornado um desportista activo. Isto é a nossa droga, nosso vício. Limitamo-nos alutar pelo próximo objectivo. Acho que é uma excelente maneira de viver a vida.

Força nisso.
 

Jokofar

Member
Obrigado :)

Os "objetivos" são uma motivação para continuar. Não fosse assim provavelmente começamos a ir pelo "hoje tá de chuva, amanhã tou cansado..."
Assim com provas ou outra qualquer atividade agendada existe sempre a motivação de treino para aquele dia.

Vamos ver no que dá este. Só quero chegar ao fim enquadrado num lote qualquer de participantes e não ficar irremediavelmente junto do carro vassoura :D
 

Jokofar

Member
(desculpem o duplo post)
Atualização:

Fiz a prova mas passei um mau bocado na corrida:

- 15 dias de treino mais uma semana de semi-treino (a ultima) foram manifestamente pouco.
- Mesmo capaz de cobrir em treino o dobro da distância proposta para a prova foi muito (mas muito) diferente a mudança radical de treino em piso maioritariamente plano e ritmo pessoal baixo para prova com constantes subidas e descidas além de mais umas dezenas de participantes a correr ao lado com um ritmo superior. Ficou difícil a contenção inicial enquanto havia forças e ainda mais difícil as subidas finais quando já não havia forças nem para o "meu" ritmo habitual.
- A transição para BTT foi o esperado, algumas dores musculares no inicio mas que em alguns kms foram completamente esquecidas.
- Transição de BTT para corrida foi bem mais complicada. O termo mais correto aqui seria transição de BTT para caminhada...

Resultado:
- Cumpri o objectivo principal de chegar ao fim
- Cumpri o secundário de não ficar em último, embora me safasse por pouco.
- Diverti-me e gostei.

A reter:
- Continuar a treinar corrida e btt
- Pensar em ambos os treinos com coerência, principalmente se tiver provas agendadas.
* Treinar resistência com tempo
* Treinar alterações de altitude e ritmos de corrida
* Treinar transições.

Cumprimentos a todos
 
Top