Ca venho eu dar vida a este topico :mrgreen:
Depois da maratona de alvaiazere a qual me deixou a bike numa lastima e como a ultima revisao mesmo mesmo a serio tinha sido no verão decidi fazer uma revisao (quase) completa a bicicleta.
Gastei 7.50€ em cabos bichas terminais e essas coisas todas
Aqui a bike logo depois da maratona
Aqui está a bike no suporte que eu fiz na cave (o suporte era uma cadeira daquelas antigas de ferro.. cortei e tal, dexei so 2 pes que é onde esta a bike apoiada e aparafusei a parede)
A bicla ja tinha levado uma mangueirada
Num instante ficou neste estado.
Para além da pedaleira faltava desmontar a caixa de direcçao (para tirar é uma gaita e para montar é outra), rolamentos do pedaleiro (nao tenho chave apropriada.. o alicate de pressao também serve mas podia riscar) o desviador da frente (para o voltar a colocar na altura certa do quadro para as mudanças entrarem certinhas era outra gaita), entao foi so tirar o pedaleiro.. Deveria ser com um maço, mas como nao tenho vai assim:
Entretanto, algum material como corrente parafusos etc no petroleo a amolecer a sujidade :mrgreen:
Material para ser lavado com uma escovinha
O quadro ja (quase) todos desmontado
Lavagem
Quadro e Supensao ja lavados
Componentes também ja lavados
Cassete com um pincel e petroleo
Depois de tudo lavado, de ter bichas e cabos novos para os travoes e mudanças é hora de começar a montar tudo.
Massa consistente na suspensao e na caixa de direcçao
Ha que ter cuidado para nao perder peças da caixa de direcçao... Depois de encaixar a suspensao coloca-se a anilha para o rolamento da caixa de direcçao ficar justinho ao tubo da suspensao
Logo de seguida monta-se o avanço, pois a suspensao so fica segura com o avanço.. O 1º parafuso a apertar é sempre o de cima e nunca os do avanço. O parafuso de cima é o que vai apertar a suspensao para que nao haja folgas, so depois é que se aperta o avanço. É preciso ter atençao que nas caixas de direcçao de esferas, se apertarmos muito o parafuso de cima a direcçao pode ficar rija. É so apertar até retirar a folga e nao se mexe mais.
Depois montei o pedaleiro. Massa nos rolamentos e siga :mrgreen:
Depois deve-se montar o outro crank ao contrario e nunca assim:
ERRADO
CORRECTO
Deve-se colocar sempre um pouco de massa nas roscas para que os parafusos fiquem mais protegidos contra a oxidação (por acaso os parafusos das bikes nao oxidam, pelo menos nunca me aconteceu :mrgreen: ) e também para nao ficarem la dentro "perros" e mais tarde quando os quisermos tirar nao saem, como por exemplo nos apoios dos v-brake
A bike ja praticamente toda montada.. É so montar cabos, bichas e mais umas coisinhas como o desviador de traz e corrente
Nos cabos mete-se sempre um pouco de massa por todo o cabo para nao oxidar dentro das bichas
Agora é ir para a Serra :mrgreen:
Praticamente nao gasto dinheiro na manutençao da minha bicicleta :mrgreen:
Abraços