Planeamento para Ultramaratona SRP-160

afonso

New Member
Boas
companheiros e entedidos da materia,gostaria que me dessem umas dicas para planear uns treinos para enfrentar esta Ultramaratona e terminar sem grandes empenos:lol:
a minha disponiblidade é fds, e ás tardes bike só rolos.
ajudem ou tentem ajudar :roll:
obs.40 years old
Boas Festas :D :) :p

afonso
 

afonso

New Member
boas
JM desculpa só agora verifiquei que tinhas respondido ao meu topico ,já dei uma vista de olhos mas o meu ingles não é lá grande coisa mas vou traduzido no google e tirando algumas dicas obrigado.
aceito mais dicas dos entendidos :shock:
um abraço
afonso
 

paff

New Member
Boas pessoal,

Comecei a minha preparação para a ultramaratona srp160 no inicio deste ano.

O meu maior handicap é mesmo o excesso de peso, o qual estou a tratar e espero chegar a abril com um peso muito aceitável.

Tenho feito treinos diários à volta de 30km e tenho voltas programadas para os domingos que vão desde os 80 até aos 150 progressivamente até abril.

O que eu gostaria de saber é que tipo de preparação costumam fazer e que tipo de suplementos nutricionais costumam tomar antes destas ultra aventuras!
 

Pmiguel

New Member
falo por mim o grande truque pra fazer o serpa sem grande empeno sao treinos longos, no dia da prova nao ir ao red line nas pulsasoes e claro o mais importante de tudo é conseguir desligar o cerebro das horas que passas a pedalar, 8h pra mim no ano passado :)
quanto ao peso embora nao precise de perder kgs li algures que deve-se perder peso primeiro e só depois dar inicio aos treinos para um determinado evento, aqui ja nao posso opinar
 

Eduardojsg

New Member
Na semana antes da prova, principalmente nos 3 ou 4 dias antes da prova aumenta a ingestao de hidratos de carbono, massas, arroz, batatas, cereais, podendo, ate diminuir um bocado nas proteinas.
No dia da prova, hidratos de carbono, esparguete, e durante a prova, geis e mais geis, barras e mais barras, bebida isotonica, agua, banana...
 

paff

New Member
Parecem-me todas ideias válidas.

Em termos de treino, como não tenho GPS nem conta km's com altímetro, pensei em dar umas voltas grandes ao domingo na zona de sesimbra/arrábida.

Para quem conhece bem esta zona e o srp160, uma volta de cotovia/lagoa/cabo/sesimbra/risco/antenas da arrábida/palmela/cotovia tem uma altimetria superior a 3000 D+?
 

fox77

New Member
ja la fui o ano passado e adorei,tb vais gostares de certeza...:cool: treinos obviamente tens de treinar para cima de 120km sem acabares empenado claro,e habituares o rabo a 8 horas sentado...faz a prova a um ritmo confortavel nada de maluqueiras nos primeiros 80 pois ja vi muitos a irem de reboque aos 130...e quanto á altimetria não são 3000 eles metem essas altimetrias baseadas em dados do site da garmim o que não é nada real o ano passado diziam 3500..e deu 1950 se quiseres confirmar vai á pagina do vitor gamito e confirma,boa prova só espero que não chova o ano passado foi uma lastima.....boa sorte
 

paff

New Member
Obrigado pelos conselhos fox77.

Vou treinar bastante e só vou ao de 160 se me sentir em condições.

Quanto à altimetria acho que a Arrábida acaba por ser um bom treino.

Tenho 67 dias! Toca a pedalar!

Abraços
 

Nelito122

Member
Boas,

Fiz a minha a SRP pela primeira vez o ano passado (quase nas 12 horas) tendo levado a marretada aos 100 kms. Com base na experiência e utilizando o que posso, este ano estou a preparar-me da seguinte forma:
- 2 x 45min/1 hora Corrida durante a semana (antes ou depois do trabalho);
- 1 x natação semana;
- BTT ao fim-de-semana. 25 kms ao sábado / 70 kms ao domingo (até lá haverão 2 fins-de-semana com voltas superiores aos 100 kms);
- Estou também a testar formas de comer, porque no ano anterior só me alimentei nas zonas de apoio e não correu bem. Estou a obrigar-me a ir comendo ao longo do caminho com pacotes de bolachas maria no bolso. Vou começar a testar barras energéticas para ver qual gosto mais (géis dão-me uma volta à tripa terrível);
- Até lá vou aumentando a carga na corrida e no btt. Como isto implica sacrifício de tempo, também vou treinando a força mental através da mulher que vai bufando cada vez mais (a desculpa do "assim, tens um marido jeitoso" já não pega)!

Nota: O objectivo não é ganhar. É acabar sem o sofrimento.
 

paff

New Member
É essa mesmo a minha meta: "O objectivo não é ganhar. É acabar sem o sofrimento"

Tenho treinado todos os dias, comecei com 35km e ontem por exemplo, fiz 57 km.

Só tenho receio de estar a treinar demais sem descanso, para a semana devo treinar dia sim, dia não.

No próximo domingo vou fazer 80km mas vou obrigar-me a parar de 20 em 20 km descansar 3 min e comer qualquer coisa.

O grande teste, no meu caso, vai ser dia 24 de Março onde estou a pensar fazer 150km na zona de sesimbra/palmela/arrábida/cabo e mesmo assim ainda tenho de inventar km's para os 150.
 

Pmiguel

New Member
paff, no ano passado fui ao serpa e terminei em 8h, podes ter uma preparaçao do catano mas se a mente aos 40km te disser "épá isto ja chega" todo o corpo obedece.
olha podiamos combinar uma volta pela arrabida para meter kms nas pernas para o serpa ??
 

paff

New Member
Pmiguel, 8h para fazer 160km parece-me bom demais para mim.

Quanto a voltas pela arrábida, temos de combinar isso. É sempre bom ter companhia, já que geralmente ando sozinho.

Se houver mais pessoal da zona de sesimbra que queira combinar umas voltas (ao domingo) para preparação, estão à vontade para combinar voltas mais longas.

Pmiguel, segue PM.
 

pebat

New Member
Boas..

Nunca foi ao Serpa 160, mas já fiz provas de dois dias.
A minha preparação foi primeiro mês andei sempre a treinar no nível I de pulsação que varia entre as 140/160 no meu caso, nos restantes meses fazia treinos com nivel II e III e tambem I todos alternados com um dia de descanço. O nivel II treinava em serra e treinos de 3/4 horas e nivel III era para realizado series.
 

jopedru

New Member
Afonso, não vás em cantigas, isto de procurar planos de treinos na net, ou pior, pegar em planos de treinos de outros e usa-los em ti é um erro colossal. Cada individuo tem caracteristicas unicas e como tal o treinos deve ser especifico, quer para o individuo, quer para o objetivo a que te propoes. O caminho errado leva-te a resultados errados e desmotivadores.

Contacta um treinador, faz uma avaliação fisica, pede um plano de treinos para esse objetivo de acordo com as tuas capacidades.
Tens de te "conhecer" para saberes o que precisas trabalhar.

Se fosses do Porto, dáva-te uma ajudinha, mas não faço consultas pela net.

Um grande abraço e bons treinos.
 

paff

New Member
Então para quem não tem preparador físico, o melhor mesmo é fazer km's (voltas de 80, 100, 150km) em cima da bike e ver como o corpo reage, certo?

Ou para o SRP160 já se pede algo mais?
 
Top