Pessoas nas ciclovias

Pois eu tenho feito com alguma regularidade a ciclovia belém-Cais de Sodré e é de perder a paciência!

Desde corredores com fones que se lembram de inverter a marcha quando já estamos a chegar a eles até ao cúmulo de um corredor CUSPIR (acidentalmente) e eu levar com tudo em cima até pessoas a caminhar que nos vêem perfeitamente a chegar e que não se desviam até carros estacionados!

Muita calma tenho eu tido. E aos automóveis faço sempre o mesmo, levanto os limpa para-brisas todos. Ainda ontem o dono se virou para mim "deves estar a brincar" Deves estar a brincar TU respondi-lhe... Com tanto lugar e tens de parar aqui? Para ele não me custava nada desviar-me! Claro! Para o comodismo dele, EU tenho de me desviar da MINHA ciclovia para o passeio dos PEÕES!

Mais à frente apanho um grupo grande de adolescentes a caminharem na minha direcção e a ocuparem a ciclovia... TODA! Ninguém se desviou. Nem eles, nem eu. Resultado? Gritei BOWLING a 2 metros de distância e podem crer que saltaram todos voluntariamente. Fui chamada de atrasada ao que respondi que atrasados são eles por não saberem o que é uma ciclovia.

Se me orgulho do que fiz? não. Não foi cívico. Mas começo a estar farta destes abusos. Quando é uma ou 2 pessoas já não digo nada mas ocupação total? Chega! Agora NÃO ME FAÇAM SAIR DA CICLOVIA! E depois tenho de levar raspanetes da polícia quando atravesso as Docas montada em horas mortas? Porque à hora de serviços, passo desmontada!
 
Boas...

Sempre foi esse o problema do português. A falta de civismo e o egoísmo puro de quem só quer o bem para eles, os direitos deles e etc...
Esquecem que direitos trazem sempre consigo os deveres e que para ser respeitado devemos respeitar os outros.

Esse é um dos motivos porque adoro o BTT. Na serra é raro aparecer palhaços egoístas. Nas estradas e ciclovias, abundam esses palhaços...
Ainda me lembro da última discussão que tive numa estrada. O palhaço, só porque andava de carro, podia atropelar os outros e esquece que há regras que são para todos e o Código da Estrada também é para ciclistas e estes aparecem como os demais veículos.
Em lado nenhum diz que os veículos a motor são privilegiados e que podem atropelar os outros...

Boas pedaladas...

http://lcarlosgoncalves.blogspot.com
 
O problema das ciclovias é o seu pavimento ser mais confortável que o passeio! Para além de factores ergonómicos e de "condução de massas". O caminho delineado atrai quem passeia.

Atenção, não estou a desculpar quem as utiliza indevidamente, a mim também me irrita solenemente. Mas percebo a "atracção".

A minha reacção, principalmente quando me aproximo por trás, é um vigoroso "Arreda!", gritado bem em cima. Mas com consciência que um dia pode correr mal, de várias maneiras.
 
É realmente irritante as pessoas a pé nao respeitarem as ciclovias, mas digo-vos uma coisa, existe mt pessoal de bicicleta q nao tem a minima responsabilidade também naquilo q faz, ainda nao há uma hora atras, aqui em Lisboa deparei-me com uma situaçao no minimo caricata, vou eu numa via q normalmente utilizada por carros e camioes, q o pessoal costuma utilizar para fazer btt ao fds, mas esquecem-se q os carros tb lá andam ao fds, iam 4 manos lado a lado, utilizando 1 das faixas e um pouco da outra, de frente vinha apenas um na sua mão, eu de carro passo por onde???????? Temos q dar o desconto claro, em todo o lado existem pessoas q nao tem respeito pelas outras!! Ou seja, poem em perigo as proprias vidas e a dos outros!!
 
vmiguel said:
O problema das ciclovias é o seu pavimento ser mais confortável que o passeio! Para além de factores ergonómicos e de "condução de massas". O caminho delineado atrai quem passeia.

Atenção, não estou a desculpar quem as utiliza indevidamente, a mim também me irrita solenemente. Mas percebo a "atracção".
Aqui em Albufeira fizeram uma ciclovia ao longo de quase todo o eixo viário. Ciclovia bonitinha, piso liso, e mais afastada dos carros. O passeio é calçada, que tem sempre aquela irregularidade habitual, obriga a que os peões tenham que se andar a desviar de todos os sinais de trânsito colocados no meio do passeio, e desviar também dos canteiros das árvores. Há sítios em que deixa de haver passeio porque está ocupado por uma paragem de autocarros. As pessoas, claro, preferem andar na ciclovia. A falha de concepção do passeio para peões é evidente para qualquer pessoa que lá passe a pé e tenha que andar aos zique-zagues aos obstáculos junto à estrada.
Ciclovias deviam ser junto à estrada e o passeio para peões mais afastado. Facilitava-nos quando temos que mudar de direcção e podemos passar logo para o alcatrão da estrada, e não íamos ter o problema dos peões porque estes sentem-se sempre mais seguros quando vão mais afastados da estrada.
 
os condutores dos carros nao respeitam os ciclistas! , as pessoas nao respeitam os ciclistas! ENTAO para que vamos nos respeitar os outros!? HÁ pessoas e pessoas, umas sabem que estao erradas , outras ainda ficam como se tivessem razao, por isso o melhor mesmo é andar em frente! nao ligar aos comentarios dos peoes. nem as buzinadelas dos carros! e quando for preciso tirar alguem das ciclovias , nada como uma boa mao apertada no travao traseiro resolva! ;-)
 
Eu pela questão das ciclovias já nem me chateio, querem andar na via ... andem ... mas se levarem uma porrada sem intenção da minha bicicleta , azar, eu tambem não ando no meio das estradas a pé sujeito a levar com um carro em cima.

Nada como fugir das ciclovias e andar metido no pó e estradoes cheios de pedragulhos!
 
A falta de civismo vem muitas vezes mascarada mas a falta de conhecimento do C.E também é um grave problema, tenho um exemplo gritante pelo menos no que diz respeito aos automóveis. Muitos julgam que os ciclistas não têm o direito de andar na estrada e que não temos de cumprir as mesmas regras que eles, um exemplo é em relação às prioridades em certos locais, seja em rotundas seja em cruzamentos, mas aqueles que julgam que não temos prioridade tal como eles estão muito enganados, pois se estamos numa rotunda ou cruzamento em que existe prioridade desse lado qualquer outro carro tem de nos deixar passar.
Há por aí muita gentinha a precisar de rever o C.E.
 
sim é verdade andar em ciclovias aos fds é mesmo p esqueçer ou é o tuga domingueiro com o cão no meio do caminho a olhar de lado sem se desviar ou é o atleta do domingo de manha com o seu MP3 a correr sem ligar a quem vai ou a quem vem e estando pronto a qquer momento a mudar de direção sem q nada o justifique, enfm é mesmo p esqueçer...
 

dfilp

Active Member
Eu sou uma pessoa com muita paciencia, segundo o que os meus amigos dizem, mas nas ciclovias perco facilmente essa paciencia, e ja tive varios incidentes..
Um vez iam dois homens e uma criança a passear na ciclovia(da costa da caparica), pelos quais eu passei a uma velocidade de cerca de 20km/h. Claro que antes disso certifiquei-me que a criança estava do lado oposto e ao aproximar-me coloquei toda a minha atençao na criança, nao fosse atravessar-se 'a minha frente. Os dedos tambem estavam nas manetes de uns potentes Avid Elixir CR prontos a parar a qualquer momento, pois como e' obvio a criança nao tinha culpa de ir a andar na ciclovia e longe de mim querer aleijar alguem, muito menos a criança.
A verdade e´ que mal passei por eles os homens começaram logo aos berros a chamar nomes e nao sei que..
Parei e comecei a dizer que nao tinham nada de andar na ciclovia, especialmente com uma criança.
Mas eles estavam convencidos que tinham razao e ja estava toda a gente a olhar.. Determinada altura passou uma senhora que se quis fazer ouvir dando razao aos ciclistas. Mas os homens nao se calavam, apenas se acalmaram quando viram que eu nao estava sozinho, mas sim com um grupo de cerca de 10 elementos que vinham mais atras. La tivemos de seguir e deixa-los a falar sozinhos..
E' triste mas e' assim..
Tambem ja vi um bttista no mesmo local atirar-se para o chao pois assustou-se com uma pessoa a andar a pe que seguia 'a sua frente. O reflexo foi travar a fundo e foi "de boca".. Felizmento sem consequencias.. Mas a pessoa que seguia a pe nem disse nada e continuou..

Na passada sexta-feira de noite (num nocturno) deparei-me com isto:









Enfim.. O que dizer??
 
Se realmente gostam de BTT vão para os trilhos é la que podemos disfrutar em pleno desta vertente de ciclismo, se tem de passar na cidade, respeitar para serem respeitados é fundamental, mas tambem é fundamental adaptar o andamento ao tipo de local e sendo geralmente estas zonas de lazer essa velocidade deve ser baixa... não se esqueçam que no código o peão acaba por ter sempre prioridade. dekoratif ayna
 
Mas perde a prioridade a partir do momento que tem espaço para andar na madeira e não anda.
Na passada terça feira ia com o meu primo na ciclovia e uma senhora ia na calmas semre na ciclovia e nem se afastou e tinha montes de espaço na madeira, vi me obrigado a ir para o meio da ciclovia se viesse alguem em sentido contrario tinha de para por uma senhora armada em chique.

Dekoratif ayana no meu caso eu gosto de andar nos trilhos mas sabe bem andar um pouco pela praia e sentir o cheirrinho da mare =D
 
Boas: Lamento dizer isto, mas detesto as ciclovias. Fico doente com tanta coisa que se vê!! É malta a correr porque é mais liso...é a mama a empurrar o carrinho de bebé para não acordar, carros estacionados!!?? Enfim..Abençoado mato!! Pelos menos respirasse ar puro, e não se encontra os condutores stressados!!
 
E porque nunca fizeram a ciclovia de Cascais, essa é de brandar. Aquilo já se só se pode andar em certas zonas e mesmo nessas zonas as marcas delimitadoras são usadas pelas pessoas para andarem lá dentro só me lembro de quando ia treinar o meu cão e ele tinha que seguir o trilho pintado é tal e qual.

No outro dia tive uma ideia e qq dia que saia com mais stress é dia santo é colar uma buzina de ar comprimido e em cima delas apitar com aquilo, a seguir ao cagaço que apanham nunca mais andam lá dentro.

As campainhas já não resultam terá mesmo que ser com uma buzina de ar comprimido.
 
Last edited:

Jo@o

New Member
Eu não tenho muita paxorra para andar em ciclovias, mas quando ando e vejo pessoal a andar descansado na mesma faço sempre questao de pregar umas valentes travagens de maneira que se ouça bem alto.

É ver o pessoal a saltar de cagaiço e jogar as maos á cabeça!Posso desviar-me, mas pelo menos preguei um susto valente!ehehe
 
Eu evito ciclovias...fico sempre muito stressada quando sou obrigada a passar nelas (porque os carros apitam-me a lembrar-me que tenho de andar na ciclovia e não na estrada, e empurram-me quase a deixar-me cair) e tenho de fazer uma gincana para me desviar dos velhotes, crianças, animais, etc.. E tenho de pedalar com o maior cuidado possível porque também posso cair se não me desviar a tempo de alguém que vai distraído. O pior de tudo, é encontrar carros estacionados em cima da ciclovia, isto sem falar daquelas em mau estado e tão sujas que corro o risco de furar os pneus (quando ando com pneus de estrada)