Pessoas nas ciclovias

A.M.F

New Member
Se as ciclovias é para os ciclistas,se uma pessoa for atropelada de quem será a culpa dos peões ou dos ciclistas.
 

Mach 4

New Member
Atenção que existem ciclovias partilhadas.
Terão sempre de reparar bem nos sinais ou poderão ter problemas. Aqui no parque da cidade do Porto/Matosinhos tem logo á entrada do parque um sinal que diz que tanto peões como ciclistas podem utilizar os caminhos, mas tendo os peões prioridade sobre o pessoal das bicicletas.
 

proque

Member
Caro amigo,isso é o mesmo que alguns ciclistas fazem quando andam na estrada ao lado uns dos outros,falta de civismo.Apesar de saberem que é uma infracção ao código da estrada não evitam. (excepto provas organizadas com as devidas precauções de segurança)

Não é falta de civismo, é apenas bom-senso.

O Código da Estrada Português é o único que impede dois ciclistas de circularem a par ao que se acrescenta a obrigatoriedade de circular "o mais encostado à direita".

Nas outras legislações isso é entendido como uma forma de defesa dos ciclistas tendo como intuito acalmar o tráfego. Esse é um dos pontos que terá de ser alterado.
 

proque

Member
Atenção que existem ciclovias partilhadas.
Terão sempre de reparar bem nos sinais ou poderão ter problemas. Aqui no parque da cidade do Porto/Matosinhos tem logo á entrada do parque um sinal que diz que tanto peões como ciclistas podem utilizar os caminhos, mas tendo os peões prioridade sobre o pessoal das bicicletas.

É óbvio que, aí teremos de partilhar a via com os peões e a velocidade terá de ser consentânea com isso...
 

fernanrei

Member
Não é falta de civismo, é apenas bom-senso.

O Código da Estrada Português é o único que impede dois ciclistas de circularem a par ao que se acrescenta a obrigatoriedade de circular "o mais encostado à direita".

Nas outras legislações isso é entendido como uma forma de defesa dos ciclistas tendo como intuito acalmar o tráfego. Esse é um dos pontos que terá de ser alterado.

Civismo- (O termo civismo refere-se a atitudes e comportamentos que no dia-a-dia manifestam os cidadãos na defesa de certos valores e práticas assumidas como fundamentais para a vida coletiva, visando a preservar a sua harmonia e melhorar o bem-estar de todos. Mais especificamente, o civismo consiste no respeito aos valores, às instituições e às práticas especificamente políticas de um país. Dessa forma, o civismo é uma questão de cultura política e de filosofia política.)
Caro proque, com o devido respeito pela sua opinião, estamos em Portugal e nem todos podem legislar,mas convém respeitar as leis existentes.Quanto a reclamar,também se pode mas de forma construtiva e correcta.
Quanto a outras legislações,não sei a que países te referes mas convém dizer quais são para podermos confirmar.
 

proque

Member
Civismo- (O termo civismo refere-se a atitudes e comportamentos que no dia-a-dia manifestam os cidadãos na defesa de certos valores e práticas assumidas como fundamentais para a vida coletiva, visando a preservar a sua harmonia e melhorar o bem-estar de todos. Mais especificamente, o civismo consiste no respeito aos valores, às instituições e às práticas especificamente políticas de um país. Dessa forma, o civismo é uma questão de cultura política e de filosofia política.)
Caro proque, com o devido respeito pela sua opinião, estamos em Portugal e nem todos podem legislar,mas convém respeitar as leis existentes.Quanto a reclamar,também se pode mas de forma construtiva e correcta.
Quanto a outras legislações,não sei a que países te referes mas convém dizer quais são para podermos confirmar.

Então confirma lá:

. Bélgica - http:// www .code-de-la-route.be/wet.php?wet=1&node=art43 - Article 43: Conducteurs de bicyclettes et de cyclomoteurs - 43.2. Les cyclistes circulant sur la chaussée peuvent rouler à deux de front sauf lorsque le croisement n'est pas possible. En outre, en dehors de l'agglomération, ils doivent se mettre en file à l'approche d'un véhicule venant de l'arrière.

. Espanha - http:// www .boe.es/boe/dias/1999/11/26/pdfs/A40947-40949.pdf - LEY 43/1999, de 25 de noviembre, sobre adaptación de las normas de circulación a la práctica del ciclismo. - Artículo primero. El apartado 2 del artículo 15 del Real Decreto legislativo 339/1990, de 2 de marzo, por el que se aprueba el texto articulado de la Ley sobre Tráfico, circulación de vehículos a motor y seguridad vial, queda redactado en los siguientes términos:
«Se prohíbe que los vehículos enumerados en el apartado anterior circulen en posición paralela, salvo las bicicletas y ciclomotores de dos ruedas, en los casos y forma que se permitan reglamentariamente, atendiendo a las circunstancias de la vía o a la peligrosidad del tráfico.»

Outros exemplos de outras legislações poderiam ser dados.

O exemplo típico da utilidade da circulação a par é o de circularmos, um grupo de ciclistas, numa estrada estreita bem encostados à direita (como manda o CE) e de um automobilista aproveitar para nos ultrapassar ao mesmo tempo que se cruza uma outra viatura de frente. Como o espaço pode ser curto para tanto adivinhem, se a coisa correr mal, quem se trama?

Quando eu falo que o CE não defende os ciclistas é baseado na comparação com outros países. A Espanha é, aliás, um bom exemplo de como se pode evoluir com uma mentalidade semelhante à portuguesa.

Temos de pensar como ciclistas que também usam o automóvel e não como automobilistas que também usam bicicleta.

É um dever cívico pugnar pela alteração do CE, por isso reitero o convite para assinarem a petição em http:// www .peticao.com.pt/codigo-da-estrada-ciclistas-peoes.

NOTA: Em todos os enderços web retirar os espaços do link...
 

LGMR

New Member
Pessoal amanha vai comechar a minha aventurra no btt , Objectivo Ganhar resistencia e perder 20 kg, vou fazer 40km , mas queria dicas em cerca ao percurso que cuidados redobrados deva ter, vou apanhar estradas nao largas , muitas curvas.
Agradeço a vossa coloboração
Melhores Cumprimentos
 

proque

Member
Pessoal amanha vai comechar a minha aventurra no btt , Objectivo Ganhar resistencia e perder 20 kg, vou fazer 40km , mas queria dicas em cerca ao percurso que cuidados redobrados deva ter, vou apanhar estradas nao largas , muitas curvas.
Agradeço a vossa coloboração
Melhores Cumprimentos

Estás fora do contexto. Sugiro que abras um post sobre o assunto que referes...
 

flavienserider

New Member
em chaves passa-se o mesmo.
é grupos de 3 ou 4 a ocupar a parte destinada ás bikes, e a zona delas que é mesmo ao lado está vazia.
eu paro sempre e aviso as pessoas que a facha delas é a amarela e não a vermelha, mas há sempre aqueles que pensam que é tudo deles e nem com avisos chegam lá...a esses não perdoo e passo a rasar ao pé deles e eles até saltam.
 
Sim, sem maldade e por desatenção. Mas ao verem um passeio enorme e uma ciclovia pintada a vermelho, o pessoal segue logo para a ciclovia, e isto é verdade.
Sem contar com as vezes que já me chamaram à atenção para o facto de ir na estrada e ter uma ciclovia. A resposta é muitas vezes um "Acha que dá para andar em segurança com aquela gente toda?"
 

Pedro CP

New Member
As pessoas não fazem por mal. acho que já não tenho essa opinião,
isso podia acontecer nos inicios, mas agora passados já alguns anos, pelo
menos nas que conheço, P.varzim/V.conde; Porto/Gaia, há os "profissionais"
da ciclo-via pedestres, é q se passarem várias vezes começam a conhece-los,
e todos os dias temos q dizer -Com licença, não se importa, por favor.... e quando
digo- atenção está na ciclo-via! é com cada resposta!!! portanto, as pessoas não fazem por mal, quando não sabem ou não conhecem. Mas já tiveram muito tempo para isso!!!
 
Deixo mais duas histórias caricatas com ciclovias e peões, que entretanto me lembrei:

- Há uns 6/7 anos atrás, vi a uns 50-70 metros à minha frente, uma senhora jovem a passear o seu cão de grande porte! Gritei o "Éiihh" e imediatamente ambos se afastaram e abriram caminho, um para cada lado da pista! Continuo e quando estava quase a passar, de repente olho melhor e ALERTA DE PERIGO: A senhora e o cão estavam cada um num lado diferente da ciclovia, mas o fio da trela do cão estava esticado e atravessado entre os dois! Lá tive que fazer uma brutal TRAVAGEM A FUNDO, que correu bem!
- No ano passado, numa curva de uma ciclovia, cruzei-me na outra faixa com uma outra jovem senhora pedestre, na casa dos 20 anos, a urinar na berma da pista, com as pernas escancaradas abertas viradas para a outra faixa de rodagem, a mostrar as partes genitais! Ao passar ao lado, ela estava visivelmente atrapalhada e pediu desculpa educadamente, tendo eu esboçado um sorriso! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Deixo mais duas histórias caricatas com ciclovias e peões, que entretanto me lembrei:

- No ano passado, numa curva de uma ciclovia, cruzei-me na outra faixa com uma outra jovem senhora pedestre, na casa dos 20 anos, a urinar na berma da pista, com as pernas escancaradas abertas viradas para a outra faixa de rodagem, a mostrar as partes genitais! Ao passar ao lado, ela estava visivelmente atrapalhada e pediu desculpa educadamente, tendo eu esboçado um sorriso! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

:twisted:
OWNED!
 

Arpeggio

New Member
Manter a calma é complicado, pois existem muitas pessoas mal-educadas. Contudo, não podemos baixar ao nível dessas gentes, temos que ser sempre muito bem educados e correctos para não perdermos a razão. Lembremo-nos que não fazemos os animais gostar de nós à pedrada; acontece o mesmo com as pessoas.
 
Top