Peregrinação a Santiago de Compostela pelo Inter Caima 2010

Command

New Member
Peregrinação a Santiago de Compostela pelo Inter Caima 2010

É Ano Xacobeo todo aquele em que o dia 25 de Julho, dia de São Tiago, coincide com o domingo. 2010 é, o segundo deste Século XXI.
Pelo “Caminõ” encontramos pessoal a pé e de bicicleta, de diversos países, todos rumo a Santiago, onde este ano são esperados milhares de Peregrinos.

Jornada 1
Sé do Porto – Rubiães, cerca de 120Km
Pelas 8.30h do passado dia 3/6/2010, um grupo formado por 14 Bttistas Inter Caima, (Nuno Almeida, Rui Justino, Jorge Antunes, Eduardo Almeida, Sérgio Pinto, Nuno Ricardo, Paulo Pinho, Luís Pinho, André Tavares, Jorge Martins, António Carlos, Luís Guerra, Osvaldo e Joaquim Bento (Migos da Bina), partiu da Sé Catedral do Porto, para efectuar o “Caminho Português de Santiago”.
Passagem por Vila do Conde, Povoa de Varzim, S. Pedro de Rates, Barcelos (abastecimento sólido), Ponte de Lima e seguindo-se a Serra da Labruja, são estes dois quilómetros da vertente da Labruja os mais extenuantes de todo o Caminho, deparamo-nos com subidas abismais de tirar o fôlego a qualquer um, onde em algumas partes as bicicletas são levadas as costas. A meia encosta recuperamos o fôlego junto à Cruz dos Franceses, aproveitando para tirar umas fotos.
Acabada a subida, e já com o pôr-do-sol no horizonte, descemos na direcção do albergue de Rubiães, terra pertencente ao Vale do Coura. Aí, deparamos com um grupo amigo de Guimarães, já instalados no Albergue e com lugar para os nossos esforçados bttistas.
O Osvaldo que nos acompanhou até lá, foi embora com a boleia dele, pois no dia seguinte tinha que trabalhar.
Depois de um banho, pernoitamos no Albergue e preparamo-nos para mais uma Jornada.


Jornada 2
Rubiães – Padron, cerca de 120Km
Pelas 7.00h da manhã, já com o sol a mostrar a sua graça, voltamos aos trilhos do Caminho, e com Valença e a fronteira na ideia, seguimos viagem até Tui, atravessamos agora o Minho na ponte metálica, e finalmente o primeiro contacto com Espanha. Continuando sempre debaixo de um sol bem forte, encontramos o Vale do Louro, Porrinõ, Mos, Chan das Pipas, aqui vimos a panorâmica sobre a Ria de Vigo, Redondela e o seu albergue no centro da cidade, um dos possíveis destinos para passar a noite, mas como o dia ainda estava longe de terminar, decidimos avançar mais no Caminho. Passamos por Pontesampayo, Pontevedra, Caldas de Reis e Padron, onde ficamos alojados numa pensão, pois o Albergue de peregrinos, já se encontrava lotado.
Em Padron, provamos os afamados pimentos de Padron e muitas outras iguarias.


Jornada 3
Padron – Santiago, cerca de 20Km
Mais uma saída com o raiar do sol e a etapa com menos quilómetros a percorrer. No caminho passamos por Teo, e finalmente lá conseguimos ver ao longe, as torres da Catedral de Santiago.
Chegamos a Santiago de Compostela por volta das 10.40h (Hora Espanhola), onde no recinto já se encontravam muitos peregrinos.
Dirigimo-nos de imediato para a Oficina do Peregrino para levantar a Compostela (Comprova a Peregrinação).
Após breve visita à Catedral de Santiago, e as fotografias da praxe, dirigimo-nos para a estação dos comboios, onde nos deparamos com uma pequena dificuldade, o transporte das bicicletas. Os comboios até Vigo apenas levaram 7 dos nossos e tivemos que esperar mais uma hora pelo seguinte.
Já reagrupados em Vigo, tivemos que esperar pelo comboio para o Porto (19.40h), aproveitando esse tempo para ir conhecer Vigo, em duas rodas.
Voltando para a Estação dos comboios, novo dilema, colocar as nossas bicicletas num pequeno espaço, onde após muito esforço, conseguimos colocar 27.
Pelas 22.00h chegamos finalmente ao Porto, e foi só montar os alforges para pedalar pela noite fora, mais 7 kms até perto do Hospital de São João, onde se encontravam os carros.
Foi uma viagem inesquecível, e que recomendamos a todos os aventureiros, religiosos ou não.
Reportagem fotográfica em www.intercaima.co.nr
 

farmaceutico13

New Member
Boas Caro colega Command!
So tenho um reparo a fazer nesta boa descriçao do trajecto ate Santiago, que eu tambem fiz precisamente nos mesmos dias com os meus colegas... O grupo que encontaram em Rubiaes, é de Paço de Sousa - Penafiel. Digo isto porque faço parte do grupo e tambem la estive!
De resto é uma boa cronica daquilo que se passa nos 3 dias, e que possamos pedalar para la muito mais vezes

Bem haja e boas pedaladas
Luís Ferreira
 
Curioso... Nesse mesmo dia, saí de casa á 1h, sim... Uma da manhã, lanterna "em ounho" e Gps, e siga... Solo. Cheguei a Santiago por volta das 15h30 do mesmo dia. ;)

Perigoso???? Viver é perigoso ;)

Mas irei fazer mais uma vez, desta vez em dois dias talvez.

Parabéns pela vossa aventura.

Digam lá... É lindo o Caminho, não???? Eu adorei aquilo.... MESMO!!!
 

Command

New Member
Boas Caro colega Command!
So tenho um reparo a fazer nesta boa descriçao do trajecto ate Santiago, que eu tambem fiz precisamente nos mesmos dias com os meus colegas... O grupo que encontaram em Rubiaes, é de Paço de Sousa - Penafiel. Digo isto porque faço parte do grupo e tambem la estive!
De resto é uma boa cronica daquilo que se passa nos 3 dias, e que possamos pedalar para la muito mais vezes

Bem haja e boas pedaladas
Luís Ferreira

Desculpa o engano e mais uma vez obrigado pela simpatia do pessoal ! :p
É um prazer pedalar ao lado de pessoal divertido e porreiro. ;)

Foi deveras uma aventura, pela 3ª vez :D:D:D
 
Top