Pedalar nos "Picos de Europa"

#1
Apesar dos Picos da Europa terem montes de caminhos para percorrer a pedalar este que mostras-te, a Ruta del Cares, não é um deles. Somente se pode fazer a pé!


EDITADO: Continuação de: http://www.forumbtt.net/index.php?topic=745.0
 
#2
Boas.


Ao ver estas fotos do picos deu-me cá umas saudades. Eu também tive a minha fase de montanhismo e cheguei a ir pra lá 3 anos quase seguidos.
Uma das coisas que na altura me marcou, foi a cabana Verónica, Feita de chapa e que alberga se não me engano, 4 pessoas e fica situada num alto perto de teleférico de fuente de. Realmente fantástico.
Só a titulo de curiosodade, uma das vezes que fiz fuente de - pico Uriello (que aparece nas fotos, ehehheh) passaram por mim uns tipos com uma bikes que eu na altura disse "estes são loucos, andar aqui de bike" e agora sou eu que tenho o vicio, ahahahahahaha.
Boas sorte para o transalgarve


Cumprimentos



PMC
 
#3
tlages said:
Apesar dos Picos da Europa terem montes de caminhos para percorrer a pedalar este que mostras-te, a Ruta del Cares, não é um deles. Somente se pode fazer a pé!
Esse caminho acho que simporque passam por la muitas pessoas a pé, mas não tenho a certeza, mas as fotos em que se vêm só montes têm muitos caminhos e são mais a Leste desse caminho.

E sim PMC, tambem passei por uma cabana, mas acho que não é a mesma pois esta ficava no meio de um cume no meio do nada e não havia teleferico, realmente é impressionante onde ela fica, imagino aquilo no Inverno com neve.

Quando lá fui não passei por ninguem de bike (tambem já la vão cerca de 8 anos e ainda se falava pouco de btt). Mas de manha quando acordamos, porque pernoitamos a primeira noite já na parte de cima do Teleferico que se apanha do fundo do Vale perto da localidade de Fuente De, acho que o desnivel ao qual ascendia o teleferico era de mais de 800m (viagem aconselhavel com umas vistas espectaculares, mas não a quem tiver vertigens .))) apareceu um Helicoptero a largar um montanhista que se tinha perdido, devido á alteração do tempo. Ali quem não levar mapas e bussola( ou GPS) pode perder-se facilmente (falo por experiencia propria, pois tambem nos enganamos e tinhamos mapas que nos foram emprestados pelo Clube de Montanhismo do Porto, um obrigado a eles mais uma vez, e mesmo assim ao passar para a encosta a Norte o tempo mudou radicalmente de excelente tempo para nevoeiro e chuva. Acabamos por descer por um caminho em que so encontramos 2 espanhois que iam a subir, e estes quando nos viram perguntaram se eramos Portugueses, ao que dissemos que sim, eles riram-se chamaram-nos malucos e disseram que iamos pelo caminho errado, que o caminho por onde se costumava descer ficava um pouco mais Leste e que era o que eles aconselhavam. Nos continuamos a descer, e depois acabamos por ver porque eles tinham dito aquilo. Felizmente correu tudo bem, mas admito que passamos por sitios que senti as pernas bem a tremer. É sempre mais facil descer do que subir, é nestas situações que eu digo que ou se tem confiança nos comparsas e eles em nos ou entao esta o caldo entornado.

Boas pedaladas
 
#4
#6
Picos da europa é uma região soberba.
Tlages, já agora pk dizes q não se pode pedalar na Ruta del Cares? Por ser proibido? Por ser dificil? Pergunto-te isto porque já vi um blog qualquer com fotos de malta a pedalar por lá e até fiquei com a impressão de ser uma optima ideia. Bem mas se for o caso de ser proibido, paciencia. :s

Abraço
 
#7
Pedalar nos Picos da Europa?
Onde?
Que trilhos?
Pernoitas, parques de campismo, etc .... explica lá isso melhor!

Quem já pedalou por lá ou que tem em mente andar por lá a pedalar, faça o favor de "postar" aqui dicas e dúvidas para a malta ...
 
#9
Existe uma placa nas duas entradas do trilho que proíbe bicicletas.

E como podes ver nestas duas fotos, também acabaria por ser perigoso. Tens pontos de passagem em que duas pessoas a pé não se cruzam à vontade. Também existe a agravante que este percurso em qualquer altura do ano está cheio de gente.



 
#10
Eu não sei como está essa questão de pedalar pela zona do parque, mas há alguns anos numa revista "Bike Rutas" vinha uma circular do Maciço Central, que passava pela Ruta del Cares.

Não sei o sentido só sei que passava por Posada de Valdeon, Cain (seguindo a Ruta del Cares), Sotres, ligava à estrada que liga a Fuente Dé ao teleférico e depois ao Puerto de Pandetrave e de novo para Posada de Valdeon.

Acho que eram uns 65km, mas tem uns desniveis de respeito. Eu já a fiz toda a pé (Ruta del Cares) e jipe (há alguns anos) e sempre tive curiosidade de a fazer a pedalar pois a Ruta del Cares é um assombro e a ligação Sotres - teleférico um bonito planalto, mas a oportunidade nunca surgiu.

Um conselho que eles davam e que eu reforço é o de fazer a Ruta del Cares o mais cedo possivel, pois costuma ter muita gente, e há muitas zonas em que é estreitito...

Encontrei um mapa tosco em http://www.picoseuropa.net/plano/plano1.php
 
#12
Epá eu não sei de nada a não ser que é aconselhado ir de comboio ate lá e organizar um circuito com regresso de comboio.
Mas uma coisa é certa, sou gajo para me mandar.
Para quando é isso????
 
#14
Foi num passado recente (talvez 3 ou 4 anos) que mudaram algumas coisa no parque natural e implementaram algumas regras "mais rígidas".
Penso que em tempos já foi possível pedalar na Ruta del Cares, agora já não! Outro exemplo, também já foi possivel fazer parapente em Fuente De, apesar de não se estragar nada, e agora é proibido fazer parapente dentro de todo o parque natural.
A pé vai-se a todo lado, de bicicleta nem por isso! Podes ter guias mais antigos com roteiros para bicicleta mas que agora já não é possível devido a este novo regulamento.
 
#15
Ok, Tlages, estou esclarecido. :wink: Desculpa ter insistido na questão, mas tinha ficado com bastante curiosidade em fazer essa trajecto. Assim sendo só mesmo a pé.

Obrigado

Abraço
 
#16
Que saudades, da ruta del cares.
Um local de excelencia.
Em relação a pedalar, realmente como alguem aqui disse, tambem já vi algures alguem a pedalar lá. Todo o percurso é plano, tirando a parte perto de Poncebo (acho que era esse o nome) do outro lado convem levar luz pois passamos numas grutas.
Aquilo torna-se um tanto perigoso, razão para não se pedalar lá, quer pelo percurso quer pelas pessoas
 
#17
Estive nos Picos da Europa, em 2006 e tenho editadas algumas crónicas (Btt, estrada, caminhada) no meu Blog http://opintainho.blogspot.com/.
Na Garganta do Rio Cares é proibido e extremamente perigoso circular de bicicleta, mas quando lá fui houve um louco que passou por mim de bicicleta http://opintainho.blogspot.com/2006/06/rio-cares-11-de-junho-de-2006.html
Vale a pena fazer o trilho Sotres – Fuente Dé que é espectacular http://opintainho.blogspot.com/2006/06/sotres-pico-san-carlos-telefrico-de.html
Lagos de Covadonga http://opintainho.blogspot.com/2006/07/lagos-de-covadonga-vega-ariu-refgio.html
Em Arenas les Cabrales há um parque de campismo onde fui muito bem acolhido.
 
#18
O ano passado estive nos Pirinés e nos PN (espanha e França), nos trilhos, só é permitido circular a pé. Claro que fora das zonas de protecção há muitos e muitos Km´s para descobrir.
 
#19
Boas pessoal! já sei que há muito tempo que ninguém responde a este tópico, mas achei que seria boa ideia deixar por cá o link para o video das minhas férias com a namorada (que ainda não sei como a consegui enganar para embarcar nesta aventura:)), para os apaixonados pelas alturas e paisagens sempre diferentes e que tanto nos atraem e fazem sonhar. Eu e ela adoramos, e recomendamos!
Boas viagens para todos vós...a pedalar, claro!
http://videos.sapo.pt/5jO3BlJH6S0Y1MQv7Rts