Paredão de Cascais - É proibido andar de bicicleta...

jnio

New Member
Amigos eu que sou do Porto ao ver a noticia dessa triste e vergonhosa situação senti uma revolta enorme.
Mas que se passa, as imagens mostravam um JIPE com os srs policias municipais no proprio paredao e as bicicletas nao podem andar???
MAs então muda-se Algarve para Allgarve e multa-se quem civilizadamente anda de bicicleta a tratar da sua saude e a desstressar calmamente e descontraidamente pelo paredao a beira mar?
Mas que Merda é esta?
Tenho dito e vou enviar email.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Tomei a iniciativa de juntar o tópico aberto pelo pjmarques, ao tópico que o Bruno Barcelos havia aberto há já alguns meses, pois apesar de ser novidade na comunicação social, já não era aqui no fórum, aqui a malta anda muuuuuuuuuuito à frente :mrgreen:

Aproveito para recordar a importância da pesquisa :wink:

Também vislumbrei a noticia na SIC, até me chamaram ao pé da TV, mas não como escrevi acima já não era novidade para mim.

Gostava no entanto saber se passados estes meses, e agora que a coisa foi noticiada na TV, se o Bruno Barcelos obteve alguma resposta, ou algum esclarecimento.

Boas pedaladas, preferencialmente sem multas :wink:
 

pjmarques

New Member
De facto o assunto não é novo. Mas nunca havia ouvido de problemas fora da época balnear! Mais importante que isso, sendo novo ou não, é um problema que nos assiste a todos. Pois hoje outros apanham multa, amanhã somos nós.

Eu felizmente ainda não tive essa "sorte", mas indigna-me saber que sou marginalizado/discriminado pelo uso de uma btt no paredão ou em qualquer outro local.

Faz-me lembrar os tempos em que as motas tinham que em quase todas as bombas de gasolina fazer pré pagamento. Isto durou até que um grupo enorme de pessoas indignadas juntarem uma enorme soma em moedas de 1 cêntimo e foram atestar os seus depósitos a pagar grande quantias com os mesmos.

Se calhar nem é má ideia juntar o pessoal num destes fins-de-semana em frente a câmara de cascais e irmos passear para a marginal, talvez assim alguém repare no verdadeiro perigo que isso representa e ponha a mão na consciência.

Para já... Basta que cada um escreva um mail a mostrar a sua indignação.

Isto é só a minha opinião e aceito quem pense o contrário, mas quem partilha da mesma opinião, em vez de facilmente escrever somente aqui comentários, escreva para quem nos deve dar ouvidos, pois fomos nós que os elegemos e é para nós (nós munícipes) que devem trabalhar.

Paulo Marques
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Boas
Eu fui agente da 50esq. Cascais e conheço ligeiramente o Paredão, isto porque fazia aquilo a pé e de carro
Muitas vezes quando fazia turno da noite ou mesmo de dia e foi durante o Verão 2004, as melhores férias que passei na PSP até agora, com 3anos de PSP lol
Adiante, é uma tristeza ser proibido passear de BTT lá uma vez que o paredão tem bastante espaço que quase dá para passar um Camião TIR com semi-reboque etc e tal...
Agora, as placas estão lá e têm de ser cumpridas certo?? lol
Eu, das vezes que andava paredão muita gente ia praia de bike, de moto, etc e nem eu nem nenhum colega meu disse nada sobre a proibição do sinal mas como agora falaram nisso na TV, para não parecer mal que é o que muita gente pensa, digo eu, têm de ser repreendidos pela Policia e pronto, é assim a vida
Para se andar na Marginal, esqueçam lá isso

Boas pedaladas rapaziada BTTista

SCOTT REFLEX 25
 
Eu já envie o meu e-mail:

De: abrasar [mailto:abrasar@sapo.pt]
Enviada: segunda-feira, 26 de Março de 2007 22:36
Para: 'provedor.municipal@cm-cascais.pt'
Cc: 'artur.ferreira@cm-cascais.pt'
Assunto: Proibição de andar de bicicleta em Cascais.


Meus senhores venho por este meio demonstrar como utilizador da bicicleta a minha tristeza pela notícia que tomei conhecimento sobre a proibição dos ciclistas circularem no dito Paredão de Cascais.
Podem ter as vossas melhores razões, contudo apesar de morar no Norte do País, conheço esse local por motivo de passar alguns dias de férias.
Tendo em conta que a estrada nacional 6 (EN 6), neste momento não oferece nenhuma segurança para quem circula de bicicleta e que ciclistas vão existir sempre e até estão a aumentar, com esta atitude, do meu ponto de vista prepotente e sem bom senso só vai ter mas um desfecho lamentável.
Mais confusão de transito nessa mesma estrada, mais mortes e acidentes graves com ciclistas e provavelmente mais uma atitude prepotente de proibir a circulação de ciclistas na EN6...

Atentamente:
Vítor Santos
Tlm: 966552038
Abrasa pelo Blog:
www.abrasar.blogs.sapo.pt
 
S

so_uma_roda

Guest
Viva
Estou convosco para além dos emails para a CMC

Que tal organizar uma concentração de bikers à porta da CMCascais e depois partir pela estrada em direcção ao Estoril.
Fora do paredão para que eles não tenham por onde pegar num sábado ou domingo fazia-se isto numa ou duas horas e depois cada um ia à sua vida
treinar por exemplo para a serra ou continuar pela marginal até lisboa
 

Ricky Rock

New Member
Parece-me uma excelente ideia, já que não se pode andar no passeio maritimo, niguem nos pode impedir de andar na estrada. "Cumpra-se o Código da estrada", como falaram na noticia que passou na TV. So se esqueceram que o Passeio maritimo, além de ser maritimo como o nome diz (logo jurisidição da Policia Maritima), não é uma estrada.
Nem sei para que a Câmara de Cascais tem aquelas bikes de borla as Bicas!!! È que eu so vejo os turistas a andar com elas sempre ou em cima dos passeios normais, ou no passeio maritimo. Será que eles também vão multar as proprias bicicletas deles???
 
M

Majori

Guest
E porque não uma marcha lenta de bikers pela marginal ao longo do troço da marginal :?:
 

pjmarques

New Member
btt26 said:
Boas
Eu fui agente da 50esq. Cascais e conheço ligeiramente o Paredão, isto porque fazia aquilo a pé e de carro
Muitas vezes quando fazia turno da noite ou mesmo de dia e foi durante o Verão 2004, as melhores férias que passei na PSP até agora, com 3anos de PSP lol
Adiante, é uma tristeza ser proibido passear de BTT lá uma vez que o paredão tem bastante espaço que quase dá para passar um Camião TIR com semi-reboque etc e tal...
Agora, as placas estão lá e têm de ser cumpridas certo?? lol
Eu, das vezes que andava paredão muita gente ia praia de bike, de moto, etc e nem eu nem nenhum colega meu disse nada sobre a proibição do sinal mas como agora falaram nisso na TV, para não parecer mal que é o que muita gente pensa, digo eu, têm de ser repreendidos pela Policia e pronto, é assim a vida
Para se andar na Marginal, esqueçam lá isso

Boas pedaladas rapaziada BTTista

SCOTT REFLEX 25

Caro colega, não está em causa o serviço efectuado pela PSP, pois apenas estão a fazer o trabalho que vos compete. Existe uma violação ao codigo da estrada, pois estão os sinais afixados. O que está em discusão é a existencia dos mesmos, que é absurda. Até porque quem anda a mostrar serviço é a Policia Municipal e não a PSP, que pelo que tenho tido conhecimento, tem tido uma actuação preventiva e não repressiva.


Caro colega acredito que concordas comigo, que todos nós que felizmente/infelizmente temos que usar o poder que a lei nos confere, somos feitos de carne e osso e podemos avaliar quem é que faz um bom uso ou um mau uso do paredão. Não querendo porem com isto discriminar, mas sim responsabilizar aqueles que não respeitam os outros que frequentam o mesmo.S ejam eles a pé, skate, triciclo, patins, bicicleta, etc...
E assim aplicar quando existir uma circulação perigosa por parte de um prevaricador a respectiva coima.

Paulo Marques
 

jnio

New Member
Meus senhores

Venho por este meio demonstrar, como utilizador da bicicleta, a minha tristeza pela notícia que tomei conhecimento sobre a proibição dos ciclistas circularem no dito Paredão de Cascais.
Podem ter as vossas melhores razões, que desde já agradecia saber quais, contudo apesar de morar no Norte do País, conheço esse local por motivo de passar alguns dias de férias.
Tendo em conta que a estrada nacional 6 (EN 6), neste momento não oferece nenhuma segurança para quem circula de bicicleta e que ciclistas vão existir sempre e até estão a aumentar, com esta atitude, do meu ponto de vista prepotente e sem bom senso só vai ter mais um desfecho lamentável.
Mais confusão de trânsito nessa mesma estrada, mais mortes e acidentes graves com ciclistas e provavelmente mais uma atitude prepotente de proibir a circulação de ciclistas na EN6...

Atentamente:
João Remelgado
Tlm: 962726158


Este foi o meu email para o sr. Provedor.
Amigo santosvitor, usei algumas das tuas palavras, perdoa-me se abusei mas a luta é a mesma!
Estou convosco
 
A

a.carlos

Guest
é realmente uma situação triste, para não dizer pior

vou aqui deixar um comentario muito ironico que apesar de não ser meu, expressa bem a minha posição sobre o assunto.

(...) até que abro o jornal Metro de hoje, 3ª feira, 27 de Março de 2007. A notícia diz tudo: "Ciclistas multados em Cascais". Desfiz-me a rir no comboio.

Até que enfim que esses grandes terroristas de duas rodas , que andam nas suas macabras procuras de vidas saudáveis e humilhantes passeios relaxantes de calções a apertar as campaínhas, finalmente são postos em ordem pelos fenomenais e incorruptos presidentes da Câmara de Oeiras e de Cascais! Ah pois, então gasta-se uma fortuna num monocarril de Oeiras, que até polui mais do que o ministro Manuel Pinho, e esses bandidos ousam andam a pedalar?! Haja vergonha, senhores ciclistas!!

O Jornal refere um desses verdadeiros terroristas ao volan... ao guiador, José Reis, que teve a vergonha de passear de bicicleta num Domingo à tarde, imagine-se! Foi abordado por polícias zelosos na zona dos bares em Tamariz, que lhe pediram os documentos da bicicleta e o comprovativo de compra!

Não, não estou a brincar, senhor leitor! Pelos vistos, existem documentos da bicicleta! O que são? Acho que os próprios polícias não sabiam, pois a intenção era mesmo multar! Pelo sim pelo não, eu já reuni as facturas das minhas sapatilhas, do meu telemóvel, do frasco de gel que usei e até pedi uma factura das chiclete que estou a mastigar, só pelo caso de ser abordado por um Polícia Municipal, coitado, que não consegue multar nada porque a EMEL chega sempre primeiro...

Os polícias iam apreender essa verdadeira máquina de matar e de não-poluir, que era a bicicleta do moço, que teve de desembolsar 25 euros ali! A multa era de 24,95 euros, e não teve direito a troco! Ao que parece, o terrorista João Reis ficou (e todos nós não precebemos porquê) indignado e retirou satisfações aos bófias. Estes sugeriram que andasse pela Marginal. João Reis disse que "Marginal? Há 5 anos fui atropelado lá e sobrevivi por sorte".

Ó José Reis, pára lá de ser rebelde e compra um carro para passear no Domingo à tarde! É preciso mais portugueses a pagar IA, a pagar ISP, a pagar seguro, a pagar selo do carro, a pagar inspecções e a pagar multas! Estás a armar-te em radical para quê?

Para quem não percebeu o tom desta posta, estava a ser irónico desde o princípio.

Lá Piêce de resistance: será que preciso de documentos, para andar de patins?



para lerem este e outros textos intressantes é so dar um pulinho a http://portuguesesaovolante.blogspot.com/
 

tkul

Utilizador Banido
Sou utilizador da Marginal no que respeita a treinar (ou respirar os lindos fumos visiveis e invisíveis dos nosso automóveis), e desde que me lembro, SEMPRE EXISTIRAM PLACAS a proibir a utilização da bike na zona do Paredão entre S. João e Cascais.

As placas, se não estou em erro, e se ainda não as deitaram fora (como aconteceu no passado!) estão:

- Entrada do paredão em S. João
- Entrada do paredão em Estoril (quem venha do Forte Velho para o Tamariz, mesmo antes de entrar no paredão)
- Entrada do túnel em Monte-Estoril
- Entrada em Cascais logo depois do alcatrão e quando começa a calçada.

Desde sempre, houve uma certa benesse de quem vigia e nos “guarda” a nossa segurança.
Muitas das vezes antes de dizerem qq coisa, descia-se das bicicletas, fazendo um trajecto longo a pé, com ela (a bike!) ao lado – somos considerados peões!

Nunca, desde que me lembro, houve da parte da autoridade alguma flexibilidade relativamente andar de bike nessa zona.
Nunca os vi a multar!

Uma coisa que observo também, e cada vez mais, é o facto de muitas pessoas pensarem que Peões e Bicicletas são iguais!
NÃO O SÃO!
Ao atravessar uma passadeira, é bom que o faça a pé e sem estarem sentados!

Acho que se deveria lutar por uma via de ciclismo era na Marginal, semelhante ao que Cascais tem entre a Guia e o Guincho (a Via GG)



PS- O que é triste nisto tudo, é o facto de ser multado por andar de bicicleta… muito triste! Mas acredito que sejam ordens superiores!
 

Xure

New Member
Boas!

Acho que esta questão deve ser uma questão de bom senso. É perfeitamente possivel a convivência entre peões e ciclistas, desde que isso seja baseado numa relação de respeito.
De certeza que estas medidas são reflexo de alguns comportamentos menos próprios de algumas pessoas, e ai concordo com a presença da autoridade no sentido de reprimir esses mesmos comportamentos e não no sentido de meter umas massas ao bolso.
Tenho de concordar que os peões não são o mesmo que os ciclistas, mas ai pergunto eu, quantos peões vemos a circular em ciclovias? E alguem se chateia com isso? Acho que não.
Há espaço para todos e se o respeito imperar, não há motivos para tais proibições que obrigam as pessoas a circular de bike numa das vias mais perigosas do nosso País.


A bike não consome gasolina, ainda não paga impostos e faz bem a saude, ou seja o estado não vê um tostão desta nossa actividade. Pode parecer conspiração absurda, mas destes senhores ( os mamas, do poder) já espero tudo.

Bom senso é o que é preciso e lutar de forma convicta, para mudar esta mentalidadezinha de quem detem o poder.

Abraço
 

JCSC

Member
Xure said:
A bike não consome gasolina, ainda não paga impostos e faz bem a saude, ou seja o estado não vê um tostão desta nossa actividade.

Pagar paga, quando a compramos. Quanto a outros impostos, é só até os politicos perceberem que podem "arrecadar" mais uns milhoes com licenças, matriculas, registos, cartas, impostos anuais, etc... "Me aguarda"
 

pjmarques

New Member
Meus amigos,
parece-me que as nossas palavras já chegaram as CMC. Já há movimentações com o objectivo de calar os que aqui escreveram a sua indignação em relação ao assunto do paredão.


Mas, quem não se sente...


Paulo marques
 
Top