Parar nos semáforos?

dragoneye

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eu ja passei por uma situaçao caricata em relaçao a um ciclista que nao parou num vermelho no meu lado tinha o verde nem parei a chegar
a meio do cruzamento aparece me o ciclista foi por milagre que nao o atropelei ainda dei uma guinada mas ainda me deu na carrinha parei de imediato
ele colocou se em pe so teve uma raspadela no joelho ofereci me para o levar ao hopital nao quis depois falamos de como iria ficar a situaçao da carrinha
pois tinha me dado um ranhao na lateral mas ele tinha feito um seguro num brincadeira com os amigos accionou o seguro meti a bicileta na minha carrinha
e levei o casa a situaçao acabou por terminar bem mas podia ser sido pior nao quero imaginar se vinha mais 5 metros atras
por isso e que respeito sempre os sinais e as regras de transito
 

JoÄo2

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ha! Voces nao sabem nada! Se estiver verde è sempre a abir
Se estiver amarelo dar maximo gas para passar a tempo
Se estiver vermelho pedalem o maximo que conseguirem e 1 mentro antes do semaforo trava a fundo com o travāo de frente, e fazes uma egua
 

duasrodasapedal

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Em cidade o segredo é não passar directamente o vermelho, além de parecer mal, se um polícia vê a situação pode ser chato.

Assim, da minha experiência em cidade...

Antes de se chegar a um vermelho há que começar a olhar à volta...

Muitas vezes existem passadeiras nas outras direcções dos cruzamentos, se essas estiverem verdes para os peões, arrepiar caminho por lá, na pior das hipóteses desmontar a passar a pé.

Outra possibilidade é sair para o passeio e procurar um sítio em que o sinal vermelho não se aplique. Neste caso é preciso cuidado extremo, por normalmente existem carros a assapar pelo local que queremos passar.

Se não houver nenhuma possibilidade que dar a volta há situação com segurança o melhor é mesmo parar e aguardar pelo verde...
 

N00bie

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Na cidade paro sempre nos vermelhos e não me meto a fazer de chica esperta. Acho que é assim que os ciclistas ganham respeito.
 

nuno_85

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Boas. Eu apesar de saber que não é permitido ás vezes passo vermelhos. Tento ter o maior cuidado, abrandar/parar, olhar em volta, ver passadeira, ver se dá para ir pelo passeio, etc mas muitas vezes não fico á espera que fique verde (depende sempre de que semaforo/cruzamento estamos a falar).
Sei que estou a errar e ha sempre muitos cidadaos exemplares que vao criticar, mas na minha maneira de ver não podemos ser extrimistas em cumprir à virgula o código da estrada porque ele não esta nada adaptado para ciclistas e porque se fizesse tudo 100% correto a vantagem de usar a bicicleta simplesmente desaparecia....
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canuco

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Sei que estou a errar e ha sempre muitos cidadaos exemplares que vao criticar, mas na minha maneira de ver não podemos ser extrimistas em cumprir à virgula o código da estrada porque ele não esta nada adaptado para ciclistas e porque se fizesse tudo 100% correto a vantagem de usar a bicicleta simplesmente desaparecia....

Se for assim, não podemos criticar os automóveis por fazerem razias aos ciclistas...eles sabem que estão a errar, mas também não podem levar o código da estrada á virgula...
 

abelha2

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Ainda ontem estava eu numa passagem de nivel na linha do vouga (é uma via estreita e com os comboios a circularem muito devagar), eu a chegar e a cancela a começar a fechar. Paro eu e um camiao atrás, e apesar de saber que o comboio para na estação antes da passagem de nivel (mas o automatismo que faz fechar a cancela está muito antes) fiquei à espera. Mesmo assim 2 chicos espertos de mota passam o camião e contornam as cancelas como se nada fosse (sem olhar).

Tanto com comboios como metros etc, faz-me enorme confusão ver as pessoas a atravessarem assim a frente como se nada fosse. As pessoas pensam "tenho tempo de passar" e atiram-se, mas esquecem que por algum motivo (falha mecanica, se for a pé porque escorregam ou algo assim) não há tempo para o comboio parar.
 

commendatore

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Esses não fazem cá falta. Andam à chuva e depois molham-se. Depois " ah e tal, foi um acidente"... Os acidentes previnem-se. É uma questão de bom senso e cidadania.
 

PedroLuis

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Concordo com a maioria, e agrada-me saber que somos quase todos defensores de pararmos nos vermelhos.
Nós ou somos equiparados a veículos, ou somos equiparados a peões, não podemos ser um misto e cumprir o que nos dá mais jeito!

Confesso que raramente desmonto da bicicleta para atravessar a passadeira, mas também não reclamo se não me derem passagem! Aguardo que os carros parem para passar ou que não venham carros. Já nos semáforos vermelhos faço questão de parar e sempre do lado direito da faixa de rodagem, e não como as motas que param entre os carros (e falo por mim, atrapalham-me quase sempre quando cai o verde).

Se queremos que os automobilistas nos respeitem como "veiculo" e os possamos condenar nas avarezas que fazem, temos de ter uma atitude e comportamento , não necessariamente exemplar, mas respeitável e condigno!

Deixo é também o meu apelo aos peões para nunca se esquecerem que há pessoas que ficaram tetraplégicas por serem atropeladas por bicicletas! Todos os dias passo por passadeiras, e por ir de bicicleta, as pessoas não respeitam e metem-se à passadeira (com o sinal vermelho para peões) só porque não vem carros! Não foi uma nem duas as vezes que tive de meter travões a fundo...e os peões continuaram como se nada fosse ou tivessem razão...
 
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nuno_85

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Pedroluis, apesar de compreender e respeitar a tua opinião não concordo com ela. Ora para mim eu acho que a grande vantagem da bicicleta é sermos um misto que ora somos equiparados a veículos ora equiparados a peões. é esse flexibilidade e liberdade a grande mais valia da bicicleta. Quando digo que o código não esta adaptado aos ciclistas, quero dizer que deveriamos ser considerados muito mais próximos de peões do que veiculos, isto porque pela ordem de "fragilidade" estamos logo a seguir aos peoes e muito muito longe de um carro p.e

canuco, também acho que tens razão. entao se não cumpro não tenho moral para reclamar. Mas a verdade é que reclamo, e esse exemplo das razias é daquelas coisas que mais me chateia nos enlatados. E explico-te porque: eu ao passar 1 vermelho estou a não cumprir e a arriscar a minha vida, 1 carro se bater em mim ainda recebe 1 indeminização pelo estrago e bem. Agora se 1 carro na estrada me faz 1 razia, às vezes com 2faixas so para nao pisar a faixa do lado, alem de estar a não cumprir a lei esta a colocar a minha vida em risco. sim porque se bater, o mais certo é seguir e não parar para assumir as consequencias do seu acto.
 

canuco

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eu ao passar 1 vermelho estou a não cumprir e a arriscar a minha vida

E se o carro que até está a cumprir com o código (passou com a luz verde) leva com um velocípede que não parou num vermelho, atrapalha-se e para se desviar do velocípede vai bater num carro estacionado...de quem é a culpa?
Essa ideia de, se passo o vermelho é problema meu e de mais ninguém...é o mais puro sinal de falta de civismo, e de não saber viver em sociedade.
As regras existem para serem cumpridas, por todos, não é só por alguns. Se quer ser equiparado a um peão pode sempre circular nas ciclovias, deixe a estrada para quem sabe as regras que tem que cumprir.
É esta mentalidade que cada vez mais afunda a imagem do ciclistas, a imagem de marginais que seguem a par e nem param nos semáforos e que ainda reclamam quando lhes fazem razias.
Como o outro dizia, se procuras a mudança, procura-a dentro de ti.
 
Venho aqui apresentar uma situação que "obriga" os condutores de velocípedes a circular durante o sinal vermelho. Existe uma rua em Leirós, pertencente a Pedroso - Gaia, que devido a ser algo estreita, o trânsito é feito de forma alternada, conforme a indicação da sinalização luminosa. A rua tem alguma inclinação que embora não seja muita, faz com que quem sobe de bicicleta acabe por circular no vermelho pois não tem tempo de chegar de ponta a ponta com o sinal verde. Os passeios nesta rua mal dão para um peão quanto mais para levar uma bicicleta à mão. Pergunto-me, se em caso de acidente, as autoridades/seguradoras vão ponderar esta situação e analisar bem o local ou vão apenas olhar para o estado do semáforo e para o facto da bike ir a circular durante o sinal vermelho.

Não é para culpar ou desculpar, é mais um desabafo acerca deste género de situações e que não deve ser única por aí.
 

canuco

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Se o velocípede iniciou a travessia da passagem estreita com o sinal verde...os outros veículos só podem avançar quando o velocípede terminar a travessia da passagem estreita!!!! Mesmo que esteja o sinal verde para eles.
 
mas a rua faz curva não se vê de um semáforo ao outro, acho que neste caso é muito complicado arranjar regras em caso de algo pior vai-se reger sempre pela boa vontade e seriedade das pessoas!
 
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