parafuso scandium porca de titanio

Sonic Reducer

New Member
desde já boas tardes, ah uns tempos aqui no forum li que o titanio colava ao aluminio e depois para desapertar era complicado, a minha questão é a seguinte ah cerca de 3 semanas adquiri um aperto KCNC em que o parafuso é de scandium e a porca de titanio, hj depois da volta ia para ajustar o espigão e não consegui desapertar o dito cujo, tive de recorrer a uma amigo com chaves sextavadas em condições que a minha não deu , a minha questão é :

existe alguma coisa para por no parafuso para evitar que possa colar ?? o quê ?? e onde posso adquirir ???

ou será que se deveu a muito aperto e chave que não prestava, visto que é uma daquelas pequenas da specialized.
 

jmcdpereira

Utilizador Banido
Acho que tu memso respondeste à questão... "tive de recorrer a uma amigo com chaves sextavadas em condições".

Se a tua chave é das curtas é mais dificil de fazer força... mas de qualquer modo... que raio de aperto lhe deste tu ? Acho que o mal tb esteve no aperto excessivo...
Para evitar que o material "cole" podes usar massa consistente antes de desenrroscar... ou oleo... ou uma massa própria como diz o Marreiros...

um abraço
jmcdpereira
 

Sonic Reducer

New Member
pois possivelmente tera sido o aperto excessivo, mas como é uma zona critica... o espigão não quis correr riscos, a chave apertou mas agora para desapertar é que foi o pior ... e a primeira vez que uso componentes em materiaris  " nobres" ate agora tem sido sempre aluminios e dei-lhe o aperto , que dou ao aperto que veio de serie com a bike... :S
 

Bravellir

New Member
Em todas as situações, nunca aperto os parafusos a "seco".

Parafusos em materiais vulgares, um pouco de massa consistente antes de os apertar.

Parafusos em materiais vulgares, mas em locais mais sujeitos a vibrações e/ou torção, onde a falha pode ser catastrófica, uso cola anaeróbica. http://www.forumbtt.net/index.php/topic,45210.0.html
Ex: rotores de disco, pinças e adaptadores de disco e links de FS...

Todos os pontos de contacto de TI, incluindo parafusos, TI prep, massa própria para titanio. http://www.forumbtt.net/index.php/topic,39802.0.html

Dar o aperto certo é fundamental.

Finalmente, ferramentas de boa qualidade fazem toda a diferença do mundo.
 

Sonic Reducer

New Member
ja agora bravellir , onde posso encontrar essa massa ca em portugal , é muito cara ?? é que gostava de fazer as coisas como deve ser ....
 

Bravellir

New Member
Não é cara no sentido em que se usa muito pouco em cada parafuso. Deves encontrar em qualquer loja grande e com boa oferta. A Finish Line tem, por isso, se encontrares quem venda a marca.... A syntace também tem.
 
Sonic Reducer said:
pois possivelmente tera sido o aperto excessivo, mas como é uma zona critica... o espigão não quis correr riscos, a chave apertou mas agora para desapertar é que foi o pior ... e a primeira vez que uso componentes em materiaris " nobres" ate agora tem sido sempre aluminios e dei-lhe o aperto , que dou ao aperto que veio de serie com a bike... :S

E Scandium é o quê? lol Aluminio!
Chamam-lhe Scandium mas é apenas uma pequena parte da composição, faz com que a peça fique mais dura e substitui uma percentagem do aluminio.

Como curiosidade, só existe uma mina no mundo inteiro, é na russia e ajudou a construir coisasinhas fabulosas como os MIG Sovieticos, sempre mais leves do que os Fs americanos.

VT
 

tkul

Utilizador Banido

Worldwide, scandium resources are found in China, Kazakhstan, Madagascar, Norway and Russia. Scandium is in tin and tungsten deposits in China. In Russia, it is in the mineral apatite and associated with uranium deposits. In Norway, scandium is in large thortveitite deposits.

in: http://www.mii.org/Minerals/photoscandium.html

Rússia, tem sim um dos maior depósitos de titânio do mundo (+20% do mundo) e também de Magnésio (+7%). Estes dois metais, e em substituição de vários materiais mais usuais como:

Trens de aterragem - aço (normal) e substituído por titânio
Certas dobradiças (Hinges) - aço passam a ser titânio
Determinados apêndices, etc...
Apoios de Motor

Levam a que seja possível termos aparelhos mais leves. Mas isso irá depender também para o que são concebidos.

Ainda sobre caças... os Russos tiverem excelentes Designers...excelentes matemáticos (necessários para Aerodinâmica), e Engenheiros.
Mikoyan-i-Gurevich Design Bureau; Sukhoi; Ilyushin; Irkut; Sukhoi; Tupolev; Yakovlev e hoje, tudo junto sob o nome de: United Aircraft Corporation (UAC) desde 2006.


Voltanto ao tópico:
Agora não tenho de cabeça o potencial do Al e do Ti... mas se o problema não for das chaves, usa anti-size.
 

350plus

New Member
Rock Shox Portugal said:
...faz com que a peça fique mais dura e substitui uma percentagem do aluminio....

Já escrevi isto por aqui várias vezes, mas o mito persiste. O scandium só por si não faz nada de significativo às propriedades do alumínio. Não altera de maneira considerável a dureza, a resistência mecânica, ou rigidez.

O que faz é simplesmente impedir o crescimento de grão cristalino durante a soldadura. O truque é adicionar scandium a ligas de alta resistência que normalmente não podem ser soldadas, tornando-as assim úteis para ser usadas em estruturas como quadros.

Aliás, este tema dos parafusos de scandium faz-me um confusão grande. Honestamente não vejo razão alguma em adicionar um redutor de tamanho de grão a um peça que é simplesmente maquinada. Ainda se fossem em ergal... agora scandium... jogada de marketing...
 
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