Panóplia de escolhas para Low budget

gsilvapt

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Boas a todos!

Como alguns já devem saber, roubaram-me a minha bicicleta recentemente e ando há procura de uma nova mula. Já desisti de tentar comprar novo porque não tenho dinheiro. Sou estudante e nem consigo amealhar nada mensalmente. Além disso, investi muito na bicla anterior e em acessórios (roupa, luzes, conta-kms, pedais + sapatos, etc).

O meu uso é maioritariamente estrada mas, eventualmente, passo sempre por cima de passeios, terras, lamas, areias e coisas semelhantes. No entanto, em 60kms, 59 são em asfalto, sem desvios nem coisas.
Estive a perder umas horas valentes no OLX e encontrei um conjunto alargado de bicicletas que me agradam mas gostava de saber a vossa opinião.

Como já sabem o meu uso, poderão pensar já em bicicletas de estrada. Bom, parece-me que a coisa não vá correr bem se precisar de passar por algo fora do comum. Pensei em ciclocross, mas são muito caras. Estou, então, inclinado para uma 29er ou 27,5, sendo que depois lhe enfio uns pneus mistos de estrada e trilhos. Sendo compras em 2ª mão, é óbvio que depende do estado da coisa. Mas vamos presumir que as coisas estão em bom estado. Além disso, já tirei as bikes pelas dimensões dos quadros, sendo que ainda havia mais opções para quadros M.
Depois de reduzir o leque de opções quero ver todas, portanto não se preocupem com a qualidade das ditas. A minha intenção é que vocês me ajudem a eliminar grande parte delas agora, evintado perder tempo ou investir em algo que não me vai permitir grande ajuste futuro para o meu uso. Vocês têm mais experiência e sabem como funcionam os componentes das bikes. Obviamente, dispenso gastar 300€ numa bicicleta para daqui a 3 meses precisar de adquirir uma forqueta nova porque a antiga foi-se...
Bom, sem mais demoras, aqui vai a lista:

  • B'Twin Triban 3 - 270€ - Bicla de estrada
  • Merida Sub 60 - 300€ - Parece ser 27,5 - O anunciante não especificou nem dá para ver no quadro pelas fotografias.
  • Coluer Radar 20 - 350€ - Bicla de estrada
  • GT Karakoram 2013 4.0 - 350€ - BTT de 29'' com Tektro Novela Cable Disc (presumo que seja mecânico)
  • Cube Cyclocross 2013 - 350€ - Bike de Ciclocross
  • Specialized Hardrock Pro - 375€ - BTT de 26' ou 27,5', não é perceptível.
  • Scott Aspect 27.5' - 390€ - BTT de 27,5', com travões de disco hidráulico.

Pessoalmente, estou interessado na GT por ser 9er e na Coluer Radar 20. Adquirindo a Coluer, tenho que ter cuidado por onde ando e evitar andar por cima de passeios e cortar caminhos. A GT parece-me a que tem melhores condições. A Specialized não me parece nada de extraordinário, excepto o facto de ser Specialized (e o mesmo se aplica à Scott). O vendedor da Cube não parece muito atento aos anúncios, pois já lhe pedi para ver a bicicleta no início da semana e ainda nada. As outras em si, só tenho interesse pela B'Twin por ser barata e, mais uma vez, limita-me o uso. A Merida tenho que investigar melhor o que é.

A última hipótese que tenho é recomeçar e comprar a minha antiga novamente (Berg Trailrock LTD 7er) e ir adquirindo peças. No entanto, sei que o material dessa é fraca e, pelo valor, consigo comprar umas coisas bastante mais apetecíveis usadas. Se quiserem sugerir mais alguma, força!

Grato pela vossa atenção.
 
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SeteGu

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gsilvapt também sou estudante, também me custaria muito comprar uma bicicleta nesta altura e também já me roubaram uma (que, apesar de tudo, felizmente não era de BTT).

As que têm melhor relação qualidade/preço (novas) normalmente são as Radon, Canyon, Berg, B´Twin, Coluer, etc. Por isso, no mercado de usados, talvez sejam também as que menos custo têm para o mesmo equipamento (tal como acontece nos carros, por exemplo). É questão de veres se assim é...

Quanto a ser de estrada ou não é uma escolha que só tu podes fazer.
Se é verdade que ser de estrada limita um pouco o uso também deve ser verdade (digo eu que nunca andei em nenhuma) que uma de estrada dá 10-0 a uma de BTT... em estrada... mas que é 99% da utilização que lhe irás dar.

Andar em passeio/paralelo e apanhar um pouco de terra acho que não terá assim grande stress (para além do conforto) numa bicicleta de estrada desde que o piso não seja muito irregular. Mas há pessoal aqui no forum que saberá muito mais acerca disso do que eu.

Seria mais fácil se colocasses os componentes de cada uma para o pessoal poder comparar.
 

IceWolF

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A ultima vez que andei numa de estrada, apanhei um pouco de paralelos e só me apetecia desmontar e ir a pé... LOL

A vantagem da de estrada é a comer km's, é muito mais leve, consegue-se acelarar mais rápido, segurar velocidades altas com mais facilidade, isto com piso bom e macio de preferencia....

Apanhando paralelos, ou algum piso mais irregular, não troco a de BTT nem por nada.... :p
 

gsilvapt

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Desde já obrigado pelo feedback.

Depois de ler o vosso feedback, só estou mesmo se compro a GT ou não, dado que me parece ser a que mais oferece. A de ciclocross continua opção, mas o orçamento é demasiado reduzido para isso... Secalhar compensa mais comprar 29', não me limito e sempre posso comprar pneus mais adequados a asfalto. No entanto, não consigo perceber se a marca GT vale a pena.

A GT é composta por:
Frame:NEW 29" Hydroformed 6061 T6™ Aluminum Frame, w/ Triple Triangle™, Replaceable Derailleur Hanger, Disc Brake Mounts, and Zerostack 1 1/8" Head Tube
Fork:SR Suntour XCT-MLO w/ 100mm Travel, 29", Steel Stanchions, Aluminum Leg, Post Mount Disc Brake, Mechanical Lockout, QR
Chain:KMC Z72
Crank:SR Suntour Nex-T102-Pb, 42/34/24T
Bottom Bracket:Tange Sealed
Pedals:GT Slim Line Flat Pedal
Front Derailleur:Shimano Altus, FD-M190
Rear Derailleur:Shimano, Alivio, RD-M430
Shifters:Shimano Sl-M310, Rapid Fire
Cog Set:Shimano CS-HG31-8, 11-32T, 8-Speed Cassette
Rims:Alex TD19, Double Wall, 32H
Tires:Maxxis Aspen 29X2.10"
Hubs:All Terra Alloy Disc, W/ Quick Release
Rear Hub:All Terra Alloy Cassette Disc, W/ Quick Release
Spokes:14G Stainless
Nipples:BRASS
Brake:Tektro Novela Cable Disc, W/ 160mm Rotor
Brake Levers:Tektro
Handlebar:All Terra 6061 Aluminum Riser, 685mm Width, 30mm Rise, 31.8mm Clamp
Stem:All Terra 1 1/8" Threadless, 3D Forged, 4-Bolt W/ CNC Face Plate, 5° Rise, 31.8mm Clamp
Grips:GT Slim Line Racing Wing W/ Waffle
Headset:Tange Seiki 1 1/8" Threadless, Zerostack
Saddle:All Terra Tacoma
Seat Post:All Terra Alloy Micro-Adjust, 30.9mm
Seat Clamp:All Terra Alloy QR


Para o uso que já vos disse, parece bem? Os travões não me inspiram muita confiança e não sei como avaliar a suspensão em si.
 

SeteGu

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Eu torço bastante o nariz a travões de disco mecânicos... mas mais tarde podes por uns hidráulicos.

A suspensão não é grande coisa mas pelo que dizes fazer (essencialmente estrada) acho que chega e sobra.

A marca em si é bastante boa.
 

gsilvapt

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Da Berg Trailrock LTD 9er, o que desaconselhas?

MARCABerg Cycles
PEDAISFPD NW-284, NYLON
SÉRIE DIRECÇÃOahead set 1'1/8
JOGO PEDALEIRODELTA3 R ECO,170MM,22X32X42T
AROSAluminio 29'
ESPIGÃO SELIMAlUMÍNIO 27.2X350MM
FORQUETASUNTOUR XCT-V4 Curso:100MM
MANÍPULOS MUDANÇASSRAM X4 3x8v
MUDANÇA FR/ TRShimano TY10 / Sram 8V
PESO14,25 Kg
PNEUSOZONE XC RAPTOR 29X2.10
QUADROAlumínio
SELIMTRAILROCK COMP
TRAVÕESTEKTRO HDC 300, Disco Hidráulico, ROTOR 160MM



Não é o ideal, mas é ainda uma opção em consideração dado que curti bastante com a 7er. Então com os pedais de encaixe era ainda mais fixe. Dei uma volta até o animal me roubar a bicla -.-'
 

SeteGu

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Essa já cumpre os "requisitos mínimos" todos. Conheço-a relativamente bem porque um amigo meu tem uma e já andei nela.
 

SeteGu

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Que a GT sim... se bem que, travões à parte, acabam por ser bastante equivalentes.

Que as outras não sei... só comparando o equipamento de cada uma (que não se de cor).
 

gsilvapt

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Okay, percebi. Obrigado pela ajuda SeteGu. Parece-me melhor optar pela Berg e ir comprando upgrades consoante o tempo permitir. Por agora só dá para Bike + Pedais e acessórios de segurança (luzes).
 

demolisher

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Mas como é que vos roubam a bicicleta? Não é em andamento pois não? Guardam com corrente e partem o cadeado? Estou a pensar em comprar uma, até já estou com receio, investir tanto dinheiro para ser roubado...
 

gsilvapt

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Hoje fui a uma loja pedir recomendações e acabaram por me recomendar uma outra bicicleta da Berg, a Trail 10 7ER.

Características:

JOGO PEDALEIROSuntour CW13-XCM-T414, 44/32/22
UTILIZAÇÃOBicicleta de montanha com roda 650B para passeios regulares em trilhos mais sinuosos.
AROSAraya, Aço Dupla Parede, 650B
CUBOSShimano RM35 32F, QR
FORQUETASuntour XCM-HLO 120 mm
MANÍPULOS MUDANÇASShimano SL-M370 9 Vel
MUDANÇA FR/ TRShimano Altus M370 (27 Velocidades)
PESO14,26 kg
PNEUSSchwalbe Rapid ROB 650BX2,1
QUADROAço hidroformado.
SELIMBerg Comp
TRAVÕESShimano M 395 Travão Disco Hidráulico

Embora o quadro seja em aço, a diferença de peso não é muito grande e fiquei interessado porque todos os componentes são shimano. Sempre é mais fiável que outras marcas, ainda que de gama baixa. Mas, precisamente por ser de gama baixa, fiquei com receio que os componentes fossem uma cagada. A suspensão tem mais travel que a outra e as rodas parecem ser mais adequadas ao meu uso. Mas... vocês são os entendidos :p Que dizem? É melhor esta que a LTD?

@demolisher,
No meu caso foi parado, sim. Claro que estava guardada com cadeado. No entanto, não é garagem privativa. Não me o estroncaram na garagem, nem perto de minha casa. O problema de bicicletas leves é que qualquer caramelo enfia a bicla ao ombro e lá vai o champion, o que foi o que me fizeram mais provavelmente. Eu aconselho a guardares com cadeado mas prende a algo que a bicla não sai dali. No entanto, se te quiserem roubar mesmo a bicicleta roubam... Os aluquetes de aço e não sei quê também se derretem. A GCN tem uns tutoriais engraçados para bloquear uma bicicleta. Está em inglês, mas...

https://www.youtube.com/watch?v=IXNASUSivqg
 

demolisher

New Member
A mim nem me passava pela cabeça deixar a bicicleta sem estar presa a algum lado, quanto à garagem não tenho problema que é privada. Tens razão, eles querendo roubar conseguem sempre, não vou correr o risco de a deixar presa.
 

SeteGu

Active Member
A minha foi roubada presa e bem presa e comigo sentado a uns 50m dela. O problema é que, para além de estar a anoitecer, estava com a namorada e dei-lhe mais atenção a ela do que à bicicleta.

Foi no Oriente/Vasco da Gama. Nunca lá coloquem nenhuma bicicleta nos suportes que lá estão para o efeito. Cortam o cadeado, metem numa carrinha e vão-se embora e a policia não faz nada e é sempre o mesmo todos os dias "over and over again"... vim eu a saber depois.
 

demolisher

New Member
Pah as gajas só nos lixam :p Eu vou tentar não a deixar presa mas é lixado, posso querer ir a um café comprar qualquer coisa e ela tem sempre q ficar nem que seja 1 minuto presa...
 

xmeiro

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Saudações.

Queria chamar a atenção que essas informações de que o quadro e aros das rodas são em aço são incorrectas (eu sei que foram retiradas do site da Sportzone, mas não deixam de ser erradas por isso).

De resto essa bicicleta parece-me uma boa opção para quem quer comprar novo e com budget algo limitado.
 

gsilvapt

New Member
xmeiro, se não são em Aço, são em quê? De facto no site diz que são em aço e eu achei a bicicleta pouco mais pesada que a minha outra e, segundo o site, tinha razão. Apenas o facto de todos os componentes serem Shimano parece-me mais atraentes que a outra, em que nenhum componente é Shimano. A ideia é investir agora e tentar aguentar ao máximo sem ter que comprar peças...

Quanto ao desenho e bicicleta em si, gostei bastante. Creio que o selim será a primeira modificação, dado que o de origem me parece horrível. Mas... Logo se vê. Só não me agrada que a mula tenha os cabos dos travões e mudanças a passar por baixo do quadro. Com lama, eventualmente aquilo irá danificar os cabos, digo eu...
 

xmeiro

Member
O quadro é nitidamente de aluminio - basta olhar para as soldaduras.
Além de que nunca vi nem ouvi falar de quadros de bicicleta hidroformados em aço - não se justifica a utilização dessa tecnologia num material que não necessita nem permite uma optimização tão grande de formas e quantidade de material.

O peso da bicicleta vem de muitas coisas. Vou dar o exemplo da minha Berg roda 26, modelo de 2012 - tinha peso anunciado de 14,3 sem pedais e pesava seguramente perto de 15 kg com pedais.

As rodas de origem, que de quando em vez ainda uso, sem pneus, discos e cassete pesam 2600 grama, o que se fores ver pelo peso normal de um par de rodas baratas é pesadissimo. A suspensão de origem (que está encostada) pesava também cerca de 2600 grama.
O avanço de origem pesa 300 grama. O guiador de origem pesa o mesmo.
Tudo o resto sofre da mesma "sindrome de pesadice imensa", desde os desviadores a pneus, pedais e sei lá mais o quê.

Tudo somado as bicicletas baratas e robustas quanto baste são sempre mais pesadas do que as caras. Milagres é em Fátima.

Quanto aos cabos a passar por baixo a troca de cabos e afinação é das coisas mais simples e fáceis e baratas de fazer - na minha troco cabos 2 vezes por ano e as bainhas pelo menos uma dessas vezes também vão.

Se comprares essa Berg ficas bem servido por uns bons kms. Como exemplo ainda uso as rodas de origem quando umas melhores que comprei usadas precisam de alguma manutenção ou ajuste, a suspensão fez 5000 kms até eu achar que tinha mesmo de a substituir, os travões só os tive de sangrar uma vez e vão aos 7000 kms no 3º jogo de pastilhas (frente e trás).
 

gsilvapt

New Member
A manuntenção é uma coisa, investir forte e feio em coisas é outra :p

O peso não é algo que me chateia, desde que não seja um canhão de 20 kms. Aí admito que nos meus passeios faça diferença. Como não pretendo competir, pesar 13 ou 14 ou 15 kilos não é algo que me incomode muito.

Bom, o meu foco é que os cubos não tenham que ser substituídos com facilidade se exagerar nela, que a distribuição, desde que bem afinada e tratada, dure - e uns bons kms, preferencialmente - e que a suspensão não seja uma cagada que, com um impacto mais forte, vá com a nossa senhora. Também só pretendo substituir suspensão se esta deixar de funcionar. Enquanto funcionar, estará lá...
Em relação aos travões, isso vem com experiência, creio. Não sei avaliar quando é suposto sangrar os travões ou mudar pastilhas. Infelizmente, a minha experiência iria ser até ao ponto em que a mula não trava - ou fosse fazer manutenção anual da bicicleta...
 
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