Os combustivéis das bombas do Jumbo não prestam.

JoãoLopes

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Não hão de as avarias acontecer, as marcas recomendam a troca de 30k km a 50k km para o filtro de combustível . . . A não ser que esse carro ande menos que a bicicleta :p
 
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PenduluM

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Ao colega que me chamou basarouco da treta (seja lá o que isso for), agradeço que me explique pois alargo o meu campo lexical.

Os argumentos utilizados são sempre os mesmos, ha sempre um amigo ou conhecido que foi à bomba de marca branca e cujo carro explodiu.

Eu meto gasolina branca à 14 anos e o meu carro nunca teve de levar mais ou menos peças por isso, por sinal nunca tive nenhum problema com ele. Passo diáriamente por uma dezena de bombas e escolho em qual vou abastecer, não me desloco quilometros para ir atestar o deposito por menos 10 centimos.

Se mesmo depois de a empresa que faz os tstes de qualidade á gasolina em Portugal dizer que ela é toda igual seja da galp ou do intermarche, esta discussão não faz sentido.

Estamos a entrar no campo teologico, da crença e não da racionalidade.
 
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Boas

Continuando a achar que és um Bazaroco da treta eu falo com os meus argumentos não preciso das historias do primo que conhece um amigo do tio para argumentar seja o que for.
Simplesmente o Gasóleo do Jumbo não funciona no meu motor, e quanto a mais não vale apena perder o meu tempo com gajos como tu...
 
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TheTraveler

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PenduluM said:
Se mesmo depois de a empresa que faz os tstes de qualidade á gasolina em Portugal dizer que ela é toda igual seja da galp ou do intermarche, esta discussão não faz sentido.

Eles dizem que é igual, mas conheço várias pessoas que dizem que a do Intermarché gasta mais. Também conheço muitos que dizem que gasta o mesmo, parece depender do carro.


Como só posso comprovar o meu porque sou eu que lhe faço o enchimento e as contas, aqui vai:
No meu caso, Opel Corsa 1.4 de 1993, com gasolina da dita "normal", anda sempre entre os 7.5 e os 8 aos 100km. Da vez que enchi o depósito no intermarché deu-me 8.8lt-100km quando fiz a média no enchimento seguinte.

Quando voltar a passar perto dessa bomba com o deposito vazio vou voltar a encher para confirmar a média.
 

nunomelo

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Boas malta,

Pelo que fui informado, a diferença entre o combustível de marca e o de marca branca está nos aditivos, i.e, produtos lubrificantes adicionados ao combustível, gasóleo ou gasolina. Combustível de marca tem aditivos, combustível de marca branca não tem aditivos!

Este fato poderá explicar a razão para alguns de vocês apontarem o menor rendimento do motor do vosso carro, maior barulho de funcionamento, maior acumulação de impurezas, etc.

Recordo-vos que todos os revendedores, sem exceção, vão abastecer-se às mesmas refinarias. Não creio que haja 2 tipos de refinação, mas como o meu conhecimento nesse campo é parco, não irei explanar mais esse tema; deixo o assunto para os muitos 'inginheiros wanna be' que por aqui andam! :hmmm:

Até breve! E continuem a espalhar a brasa...
 
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nuno faia

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pasmem-se,o meu ibiza 1.4(100cv) anda a mamar gasolina 98 do jumbo à uns bons 5 meses,e consigo constantemente fazer medias abaixo dos 7 litros!com gasolina da galp ou bp(que sao mais 20c/litro)nao consigo baixar dos 7,5 litros!
 

JoãoLopes

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Experiência própria, tenho um peugeot 306 1.9d e seja Galp, BP, Jumbo ou intermarche gasta-me sempre a mesma coisa, faz entre 5L e 5.5L. Experimentei uma vez atestar com Gforce e não senti qualquer beneficio. Para começar aquilo faz espuma à mesma e a marca anuncia a vantagem de não fazer (para quem gosta de encher até ao bocal) , depois o rendimento é igual tal como a autonomia.

Por isso no fim de contas é sempre no mais barato (jumbo ou intermarche). O que costumo fazer de x em x depósitos é adicionar 1L de óleo sintético para motores 2T (o meu aditivo) ou adquirir aditivo de alguma marca "conceituada".
 

brejero

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O que tenho a dizer é que o gasóleo da galp dura menos que o da repsol, e que o da repsol ao fim de semana tem 5 cent de desconto, ao qual se pode adicionar + 6 cent de desconto se for associado montepio (por acaso não sou).

Ja agora postos sejam de que marca forem se nao esvaziarem os depósitos deles constantemente , vai se dar a separação da agua do gasóleo e estamos sujeitos a levar com um abastecimento de quase so agua. Por isso cuidado ao ir a bombas que normalmente nao vendem nada.

Ah a minha Zundapp XF 17 fica mais raivosa com gasolina de 100 octanas do que a de 95 ;)
 
Boas

Por teres falado na situação da agua no gasóleo, eu já dei-me mal a conta disso numa bomba aqui perto de casa,
fiquei com os injectores completamente entupidos e com o deposito cheio de impurezas.
E ao comentar com alguns amigos o sucedido descobri que não era caso único,
houve um amigo que na altura tinha um Skoda que ao atestar nessa bomba o carro simplesmente berrou, nem chegou a sair das instalações da mesma.
Essa avaria deveu-se as impurezas que vieram juntamente com o gasóleo e a bomba foi obrigada a pagar a reparação da viatura,
mas ainda hoje os depósitos dessa mesma bomba ainda não foram limpos apesar destes factos terem mais de 5 anos .
 

TheTraveler

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Adilson_Fernandes said:
houve um amigo que na altura tinha um Skoda que ao atestar nessa bomba o carro simplesmente berrou, nem chegou a sair das instalações da mesma.

Se não chegou a sair da bomba é porque o problema já lá estava antes de abastecer. O que está na tubagem desde o depósito até aos injectores deve dar pra fazer 1 ou 2km à vontade.
 

PenduluM

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Se os vossos carros gastam mais com a gasolina de marca branca, sendo assim não compensa ir lá.

O meu gasta o mesmo, Lancia Y 1.2 85cv, 6L aos 100.

O deposito tem 60 litros a 1,44 € dá 86 € para encher o deposito. Se for à bomba da Galp, a 1,54 fica 92 € para encher.

Dado que encho o deposito duas vezes por mês, por ano gasto:

2064 € se encher apenas com gasolina de marca branca;

2208 € se encher apenas na Galp.

Resultado, poupo cerca de 150 euros por ano, 750 euros nos ultimo 5 anos e por aí em diante.

Se os vossos carros não andam com a gasolina branca isso é outro problema, o meu anda e bem.

Quanto ao outro colega ao qual serviu a carapuça de Lorpa, peço encarecidamente que me explique o que quer dizer o simpatico nome que amávelmente me chama.
 
Boas

Abelha 2, quando os depósitos de combustíveis das bombas não devidamente cuidados é normal que os vapores da condensação e outros lixos se juntem no fundo do deposito,
tanto que já li numa revista da especialidade que o pior momento para abastecer os nossos depósitos é no momento que os Caminhões Cisterna enchem os tanques das bombas e acredito que este facto seja verdade.
TheTraveler, na altura dos factos era comum todo o povo ir meter combustível nessa bomba, pois a mesma era quase exclusiva na região.
Kikasmarea eu já vi esse video e concordo plenamente quando eles dizem que o combustível da Galp Low Cost é igual ao chamada combustivel normal, mas quanto a outras marcas que andam por ai tenho as minhas duvidas.
 
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JNR

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A questão é que em portugal há duas refinarias que "fazem" combustivel: leixoes e sines, e são da ...Galp. Há pouco combustivel importado, cerca de 2 a 5% (este valor não garanto, li na revista do expresso e...). OU seja, vai tudo beber à mesma fonte!!!! depois, pode-se e faz-se o acerto da receita com aditivos e aí poderá haver diferenças, até acredito que haja. Se formos pelo consumo puro e duro a minha Huyndai i30 1.6 CDTI, faz a mesma media, 5.3l/100km em misto e cerca de 6.4l/100km (gasóleo )quando é apenas urbano, isto com galp/repsol/jumbo/BP/E.Leclerc.
Quanto ao afazer sei lá quantos km só para meter mais barato e ficar 1 h à espera da fila do jumbo (por exemplo) tb não o faço, basta fazer as contas, daí que só lá meto quando há mais coisas a fazer na zona.
Quanto às impurezas até pode ser, porque realmente aditivos e detergentes adicionados é realmente para evitar essa acumulação e em alguns caso ir limpando/não deixar tantos detritos no material, ou seja, a combustão é mais eficiente, com menos residuos, naõ quer dizer obrigatoriamente que se consuma menos.
Abastecer aquando do belo camião de abastecimento lá está não é boa ideia pela evaporação e diferenças de temperatura, ou seja, é uma questão de volume, marca 50l mas...a mesma questão de abastecer a meio de uma tarde de verão a 40ºC.
Quanto à galp low cost, realmente, dizer que é mau e afinal ser bom...por outro lado, eles dizem que fazem esse preçço, conseguem fazer esse preço porque não tem aditivos, mas é igual à que eles vendem 10centimos mais cara (não sei se é esse o valor). OU seja, poderiam vender sempre mais barata.
Mas prontos, cada um faz o que pode, e porque é que há-de (eu escrevo pela antiga ortografia) vender mais barato se pode vender mais caro?
 

0-killed

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os combustíveis ditos especiais fazem diferenças, mas não é num deposito que se sente as diferenças...

No meu sentiu-se ao fim de 3 depositos com 200€ de reparação na bomba injectora...
"ah e tal do jumbo estraga"
Então e eu???
Combustível de marca, do especial... bomba injectora que nem um pass-vite... Sabem qual era o problema? Vedantes a acusar a idade que ao levar do gasoleo xpto, não aguentaram com os agentes de "limpeza" dos aditivos... Eu antes do gasoleo especial já sentia algumas falhas...

No entanto, se andarem muito tempo com combustivel desse especial e depois meterem do normal, vão notar uma ligeira diferença no comportamento do carro. Nota-se mais em carros turbinados.

Agora anda com o normal e vou à bomba mais próxima com descontos, por acaso é Repsol, porque fica-me mais barato do que ir mais longe à procura de marca branca.
 

ricbarata

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eu no meu caso vou á bomba do jumbo ,por várias razões ...

o carro já leva mais de 76.000 km´s com marca jumbo e 0 problemas
fica perto de casa e á hora que vou atestar não há filas ,pois como pego cedo ao serviço dá jeito ir encher nessa hora masi "calma"
além de ser mais barato o preço por litro ainda me dão 2% de desconto em talão ,por pagar com o cartão Jumbo a fim do mês e depois só tenho que ir levantar o deconto em dinheiro vivo .
já repararam nas centenas de pessoas que fazem fila para abastecer nas marcas brancas ??? se fosse assim tão mau e houvesse tantas avarias nos carros os postos continuavam a ter tantos clientes ???
 

JNR

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Quanto a isso...bom, há uns anos estudos feito (DECO e...) indicavam que o renault megane (II) era o automóvel em portugal a visitar mais rapidamente a oficina, dentro da categoria, claro, mas nem assim descolou do 1º lugar de vendas, absoluto.
Mas sim, penso que se fosse asassasasasasasasim tão mau, pode é haver melhores.
Há coisas piores, como a mistura de agua...ou falta de limpeza dos depositos das bombas, brancas, laranjas ou verdes...
 
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Alexdj

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Na empresa onde o meu irmão trabalha, nos empilhadores ,"camiões" (Canter - Dyna) e carrinhas da empresa...etc... só metem gasoil do Jumbo e do Intermache...
e quando se vai ver os injectores ou remove o filtro do gasoil....jasus...é o terror completo...

Os patrões mandam abastecer os carros da firma nas ditas bombas brancas,
mas os carros diarios deles não mandam atestar lá (pois até isso mandam fazer)...exigem que seja BP, ou GALP, enfim...

Pelo report, nunca na vida metia gota de marca branca num carro novo...!
 
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