29er Orbea Alma 29er - sub 10

Aproveito a oportunidade para vos mostrar a minha Orbea Alma 29er.

Quadro: Orbea Alma 29er;
Suspensão: Rock Shox Sid WC 15mm;
Rodas: Mavic Crossmax SLR;
Avanço: Ritchey WCS 25º;
Guiador: Ritchey Superlogic replica;
Espigão: Ritchey Superlogic replica;
Pedaleiro: Sram X0 gxp;
Shifters: Shimano XT;
Desviador da frt: Shimano XT;
Desviador trs: Shimano XT;
Travões: Sram X0;
Discos: Sram X0;
Pneus: Scwalbe Racing Ralph 2.1 Evolution;
Punhos: Ritchey WCS;
Grade; Elite carbon:
Pedais: Look Quartz;

Peso Total: 9,55kg

Esta bicicleta de origem vinha com full XT e com umas rodas fulcrum red metal XL.
Troquei logo os travões e pedaleira pelo X0 da Sram. Quanto as rodas, desde o inicio que desejava as Mavic Crossmax SLR, mas por questão de preço inicialmente coloquei uns aros ZTR Crest, com raios sapin CX Ray e cubos Funworks. Agora finalmente numa boa oportunidade, consegui comprar as Mavic e “finalizar” este projecto.

Coloquei o finalizar entre aspas, uma vez que o bichinho anda sempre a morder, e tento sempre melhorar ainda mais a máquina. As vezes aparecem-nos aquelas ideias malucas, como por ex trocar o desviador XT por um XTR e poupar umas preciosas 60g…lol..A racionalidade diz-me que não vale a pena e que é difícil melhorar relevantemente a bike, mas…………………..

Por isso mesmo e a titulo de exemplo, gostaria que me dessem a vossa opinião acerca daquilo que trocariam nesta bike com um orçamento de 500€, tendo como objectivo a redução de peso, sem prejudicar a fiabilidade. Pode ser que me surja alguma ideia interessante. Agradeço desde já a vossa ajuda

Seguem fotos.

Espero que gostem, que eu gosto mt ;)

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Quando tiver oportunidade, faço uma descrião completa da bike e comportamento de todos os componentes.

Cumps
 

paulopereira

New Member
tens ai dois componentes que me chamou a atenção, avanço e guiador réplica? como assim? dessas que andam ai a venda nos sites de vendas por 30 euros? e baixar peso nessa bike não é facil ela já está um avião...
 
Sim, o guiador e o espigão não são originais. São replicas... Aliás... se repararem bem o espigão é uma réplica sim, mas do bontrager race xxx lite, mas neste caso tem lá escrito ritchey superlogic....lol.... são bonitos e leves, e combinam perfeitamente com o avanço.

Estas replicas não foram 30€, mas sim 60€ cada. Tal como algumas pessoas também eu estava reticente em relação a elas. Existe inclusive um video acerca das replicas da FSA em que se ve um individuo a partir o guiador com uma facilidade extrema. A facilidade foi tanta que achei logo que o video servia para publidade negativa (deixo video abaixo). Mesmo assim, face a relação preço peso, arrisquei e parecem-me duas peças extremamente fiaveis. Ja forcei o guiador, saltei em cima dele, já fez o DBR2012 (prova com descidas bem violentas) e não tenho qualquer medo em relação ao mesmo. comprava de novo.

o guiador acusou 120g e o espigao (31.6 * 400mm) acusou 165g.

Video fake FSA:
[video=youtube;xP0PGlgsnrI]http://www.youtube.com/watch?v=xP0PGlgsnrI[/video]
 

Huggoo

Member
esta muito bem conseguida esta montagem, boa selecção, bom peso final, muito bom!

fiquei apenas intrigado com a posição do ciclo-computador... é que... consegues ver o ecrã do mesmo??!!?
 

vifelgueiras

New Member
Excelente maquina.

Porquê a troca de rodas? As ztr crest + cx-ray + fun works nao eram fiaveis ou tinham algum problrma?
Qual o peso que tinham as rodas ztr e qual o peso das slr?
 
Bem bonita a bici.....Cuidado com essas réplicas, acontecer o que se vê no video em andamento não é muito agradável....e olha que acontece mais vezes que ao que se pensa....

*O sr do video é só o Claudio Loureiro, atleta de DH e bem conhecido no panorama nacional.....
 
Boas

Sim, o ciclo-computador consegue-se ver na posição em que está montado. Como é obvio se o avanço tivesse menos inclinação negativa, ficava melhor, mas consegue-se ver perfeitamente. Para isso também conta o facto da bike não ser mt comprida, porque se fosse era mais complicado. Gosto mais de o ver no avanço do que no guiador, dai estar assim.

Continuo a dizer, que como é obvio, perferia ter o guiador ritchey original. No entanto, não me parece que a replica que tenho seja assim tao fraca e com grandes possibilidades de se partir ás primeiras.... Espero ter razão... Não seria nada agradavel que partisse.... não espero que aconteça no imediato. A médio prazo e se o nosso amigo Vitor Gaspar não continuar a apertar com a malta, pode ser que consiga massas para um superlogic original ;)
Continuo a dizer que acho o video do "Fake FSA" um pouco duvidoso.... mas posso ser eu a ser tendencioso...lol.

As rodas Crest+sapin cx-ray+Funworks nunca deram qualquer problema (a excepção de partir raios...lol). Elas pesavam 1470g sem fitas e valvulas, e completamente montadas acusavam 1535g. As Crossmax acusaram 1619 ja com as valvulas, logo são cerca de 100g mais pesadas.
Os motivos para a troca foram simples: - Tenho uma giant 26 com umas crossmax a cerca de 5 anos e a unica coisa que me aconteceu foi partir um raio (pela cabeça). Os cubos nunca levaram qq manutenção relevante e continuam 5 estrelas e esteticamente acho que estas rodas têm tudo a ver com a bike. Como consegui vender as ZTR quase pelo preço que as comprei, e tendo arranjado estas crossmax por 650€, resolvi trocar. Apesar de mais pesadas, acho que são outras rodas......
A opinião é discutivel, mas sem sombra de duvida acho as crossmax a melhor relação peso fiabilidade do mercado...pelo menos para o meu nivel de conhecimento...

Espero ter esclarecido as vossas duvidas.

Esta semana tentarei fazer uma análise completa á bike e seus componentes.

Cumps
 
Bicicleta muito interessante. Sempre gostei bastante do quadro Alma.

Agora vou ser mais um a chatear com as réplicas... obviamente trata-se apenas da minha opinião.

Quanto à qualidade do material em si, poderá ser uma lotaria. Não pelo facto de provavelmente ter sido feito no oriente, mas sim em que fábrica foi feito. Trata-se de um assunto que tenho investigado recentemente. Existe de tudo, fábricas que controlam a qualidade do produto de forma rigorosa e outras que nem tanto... um dos problemas é que produzem material cujo aspecto final é muito semelhante. Daí considerar um pouco uma lotaria... pois certamente não farás ideia do local onde foi produzido.

Pessoalmente, nunca utilizaria esse tipo de réplicas mesmo que tivesse garantia da qualidade do material, prefiro utilizar algo mais modesto a alimentar esse tipo de mercado.
 
Boas
Está bonita a bike! Pessoalmente faria uma mudanças, só pelo gosto pessoal, nomeadamente os componentes e transmissão.
Full XTR, avanço syntace, guiador easton ec70, espigao e selin fizik, não sei se baixarias muito o peso, mas como disse são mudanças pessoais.
Boa sorte com a máquinha!
Marco Anileiro
 
Lux Interior
Pessoalmente, nunca utilizaria esse tipo de réplicas mesmo que tivesse garantia da qualidade do material, prefiro utilizar algo mais modesto a alimentar esse tipo de mercado.
Gostei do teu comentário, e só posso dizer que concordo com ele.... não tinha pensado dessa forma..... mas tens toda a razão ;)

Marco Anilero, obrigado pelas sugestões. A médio prazo talvez troque o desviador de tras por um XTR (só mesmo pelo peso, porque este xt funciona mt bem). Em relação aos shifters e desviador da frt, parece-me muito caro, tendo em conta a melhoria relativa que traria á bike. Em relação ao grupo inicialmente era meu proposito colocar todo o grupo X0 para fazer conjunto com a pedaleira e travoes(sempre usei grip shift desde o sachs quarts no ano de 1998)... No entanto fiquei tão superpreendido com este shimano XT que agora questiono se valerá mesmo a pena....

Quanto aos perifericos, se trocar so mesmo pela Ritchey superlogic, orignais claro ;)... Como tenho 169cm, tenho que ter um avanço com inclinação negativa e não é facil arranjar um -25º em todas as marcas..... Como não gosto de ver perifericos de varias marcas misturados acho que é a melhor solução... Caso contrario tinha optado pelo 3T team (preto e vermelho) que acho o conjunto mais bonito.

De qq forma obrigado pela sugestão ;)
 

FiCaçador

Elos Rápidos
O avanço Ritchey WCS C260 tem uma versão com 25º :wink:

Quanto aos periféricos falsos, antes preferia algo sem marca do que algo a fazer-se passar pelo que não é.
 
Ficaçador,

O meu avanço é precisamente esse que referiste. Wcs 260 25º em aluminio. Qd me referi em trocar eventualmente perifericos referia-me ao guiador e espigão
 
Boas.
Em relação ao avanço deixava estar o que está devido ao angulo, mas guiador ja tive um 3T e troquei por um easton por causa do recuo, o 3T tem pouco recuo, e o espigão com a tua altura não deve ser necessário um com recuo. E tambem preferia uma marca de cada nação como tenho na minha bike e estar super bem e ter confiança no material do que andar com invenções, regra geral nunca dão resultado.
Na trasmissão o XTR acho que vale o dinheiro, tirando claro a k7 e a corrente, material de desgaste rapido. Mas cada um é que sabe com o qu€ contar ;)
Boas e muitas pedaladas.
Marco Anileiro
 
Aproveito para vos mostrar a bike no seu estado actual, e fazer uma análise pormenorizada de todos os componentes (mesmo aqueles que entretanto sairam)

Quadro: Orbea Alma 29er
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Se há algo que afirmo á boca cheia é que esteticamente este quadro é lindo. Tem pormenores interessantes, um design fora do comum e uma pintura bastante apelativa e alegre.
O quadro é um S (16,5) e pesa cerca de 1320g, não sendo nem de perto um quadro extra leve. No terreno, comporta-se lindamente. Confortável, rápido (mesmo sendo 29er), extramente estável, mas acima de tudo muito rigido. A pedalar não se nota uma única torção no centro pedaleiro, sendo a direcção também mt rigida e consequentemente estável.

Suspensão: Rock Shox Sid WC XX
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Actualmente tem bloqueio XX, mas originalmente o bloqueio não era hidráulico (ver fotos anteriores). Já na minha 26 tinha uma Rock Shox e esta Orbea mantem uma suspensão equivalente. Recentemente troquei o "cartuxo" do bloqueio da 26 (era uma Sid xx) e coloquei na Orbea. Transformou-se uma SID WC, numa Sid WC XX ;)...
suspensão rigida (15mm), suave mas ao mesmo tempo rápida. Uma autentica suspensão para usar e abusar. Originalmente vinha com curso de 100mm, tendo o mesmo sido reduzido para 80mm. Pesa mesmo com o bloqueio abaixo das 1500g.

Rodas: Mavic Crossmax SLR 29
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Já tive instaladas umas ZTR Crest com menos de 1500g e resolvi sacrificar umas 150g para instalar estas SLR. Já na 26 tinha umas e em 4 anos zero problemas e somente dois ligeiros empenos. Nas Crest, com raios Sapin CX Ray, parti 4 raios em 4 meses e comecei a pensar que com o passar do tempo só poderia piorar...
Comprei estas SLR por 650€, o que aleado a uma boa venda das Crest permitiu-me fazer a alteração sem gasto "significativo" (significativo entre aspas :))...
Esteticamente lindas, acho que seria dificil encontrar umas rodas que assentassem melhor nesta bike.... perfeitas ;).
Têm instalados uns pneus scwalbe racing ralph 2.1, que pesam abaixo das 500g e estão convertidos (com mt mt mt liquido :))... São uns pneus frageis, mas até ver não tive problemas de maior. Os meus pneus favoritos são os continental race king e quando estes forem á vida talvez venham uns ;)

Periféricos: Ritchey WCS e Superlogic com selim Selle Itália SLR XC gel flow
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Em relação ás ultimas fotos, saiu o espigão Ritchey réplica que tanta polémica criou e entrou um Ritchey WCS original (consegui um bom negócio e teve que ser). O espigão pensa cerca de 210g (31.6 * 400mm) ou seja, cerca de 50g a mais que a réplica;

Guiador Ritchey superlogic 620mm que pesa cerca de 125g;

Avanço Ritchey WCS aluminio com inclinação de -25º e com peso a rondar as 125g;

Selim Selle Italia SLR XC Gel flow que pesa cerca de 180g. Esteticamente bonito assenta que nem uma luva nesta bike. A meu ver mais bonito seria complicado. Como senão o facto do branco se estar a transformar em castanho... O selim é confortável, mas a meu ver pior que o selle san marco aspide que tenho na giant 26.

Travões: Sram X0 com discos sram
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Esteticamente simples, mas a meu ver bonitos. Pecam esteticamente por não ser a versão com autocolantes vermelhos e brancos (ficava melhor na Bike).
São leves QB e cumprem a sua função. Doseáveis, potentes e com manete bem robusta que aumenta a segurança de travagem.... Isto com piso seco... No piso molhado, acho que são parecidos com os outros discos todos que experimentei....Só travam quando lhes apetece...lol.... Sou certamente um velho do restelo, mas continuo a dizer que para um crossista de provas relativamente curtas, nada há melhor que os V-Brake Avid ultimate a travar em aros cerâmicos.... Umas pastilhas por ano, e travam sempre bem...mas mesmo sempre.... (o unico problema é custarem tanto ou mais que a generalidade dos travoes de disco)...
Mas.....como estamos no seculo XXI.... tenho que me contentar com estes AVID ;)

Transmissão e pedais:

Esta bicicleta vinha inicialmente com um grupo completo XT. Logo na aquisição troquei a pedaleira pela Sram X0 (para mim é a pedaleira que mais gosto no mercado...(á excepção da holowgram sl, mas essa não era para a minha bolsa)....
Inicialmente o propósito era gradualmente ir trocando o Shimano XT, por SRAM XX ou XO (com gripshift). Desde 1997 que ando de bike e nunca tinha usado triggers (sempre gripshift).... A utilização do shimano XT foi uma surpresa incrivel...só posso dizer BRUTAL...mas BRUTAL mesmo.... Transmissão suave e precisa, com uns shifters ergonomicamente perfeitos....

No entanto, como sou "parvo" adquiri recentemente no OLX, uns triggers XX (188g), um desviador Sram red com abracadeira de carbono (78g) e um desviador X9, cujo objectivo era ser transitório até arranjar massas para um XX de caixa média.... O intuito era melhorar aquilo que seria dificil, retirando peso "relevante" (150g)....

Nem imaginam....provavelmente vão chamar-me PARVO, mas detestei os triggers XX.... Apesar de serem mt precisos (tal como os XT), acho que ergonomicamente são muito, mas mesmo muito piores que os Shimano. Enquanto no shimano as patilhas não estão escondidas uma atras da outra, na sram estão, o que em minha opinião limita mt a facilidade na troca de velocidades..... pode parecer um pormenor sem importancia, mas só posso ser sincero...DETESTEI ao ponto de estar a equacionar fazer o downgrade para Shimano XT novamente....

Quanto ao desviador Red, ainda não está instalado, e acho que foi outro barrete que não vou conseguir instalar. O tudo do espigão tem um ângulo bastante inclinado, o que em conjunto com o facto das escoras não serem paralelas ao eixo pedaleiro (como acontece na 26), fal com que o desviador tenha que ficar mt alto (para não bater nas escoras) e não troque bem as mudanças... veremos se ainda resolvo o problema.....

Vou colocar fotos da transmissão XT, das XX/X9 e do desviador Red, uma vez que ainda não decidi qual será o futuro dela (mas o mais certo será isntalar os shifters XT e comprar um desviador traseiro XTR....)

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Os pedais são uns LOOK Quartz (não tenho fotos), mas já existem bastantes reviews dos mesmos. Na minha opinião são leves, baratos e fiaveis, com um encaixar e desencaixar brutal....tenho nas minhas 3 bikes ;)


Feita a análise acho que não me esqueci de nada relevante a não ser o peso, que nesta secção é importante.

Vai pesar cerca de 9700g se tiver a transmissão XT, e 9550g se tiver o XX em conjunto com o RED. Quando decidir a transmissão definitiva coloco fotos na balança.

Caso alguem veja algum upgrade relativamente barato que eu não tenha dado conta, informem... ;)

Abraço
 
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