António13_PT
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Não te preocupes com os que te chamam nomes, não vale a pena. Todos temos algo a aprender, uns mais do que outros, mas não nos devemos chatear num fórum.
O atrito de rolamento é marginal e faz muito pouca diferença, ou pelo menos não faz diferença suficiente para que a maioria consiga notar.
Se pesquisarem um pouco no Google encontram muita informação. Artigos a referirem que ao aumentar a largura e o diâmetro do pneu diminui a resistência ao rolamento.
A Schwalbe tem alguma informação interessante e fácil de ler.
http://www.schwalbe.com/en/rollwiderstand.html
“At 2 bar a 60 mm wide tire rolls as well as a 37 mm tire at 4 bar.”
Traduzindo : Um pneu com 60 mm de largura e com 2 bar de pressão, rola tão bem como um de 37 mm a 4 bar.
Isto é um facto. Não a percepção errada de um qualquer curioso.
Faz mais diferença o atrito aerodinâmico provocado pelo aumento da largura do pneu, do que o atrito de rolamento do pneu.
Como o autor do tópico vai de BTT, a parte aerodinâmica fica logo comprometida pela posição na mesma. O atrito aerodinâmico do pneu mais o atrito no asfalto vão ter bem menos importância do que o provocado pela resistência do ar.
Eu já tive umas rodas com os tais pneus finos, e lisos ( “slick” ) e o que notei foi que se esgotava muito rapidamente as mudanças e faltavam dentes.
Mas como muito bem referiram, chega uma altura que vais cansado e deixas de notar
Por último estes pneus são mais desconfortáveis, devido à maior pressão.
Independentemente dos pneus, o mais importante é ires ao teu ritmo logo desde o início.
O atrito de rolamento é marginal e faz muito pouca diferença, ou pelo menos não faz diferença suficiente para que a maioria consiga notar.
Se pesquisarem um pouco no Google encontram muita informação. Artigos a referirem que ao aumentar a largura e o diâmetro do pneu diminui a resistência ao rolamento.
A Schwalbe tem alguma informação interessante e fácil de ler.
http://www.schwalbe.com/en/rollwiderstand.html
“At 2 bar a 60 mm wide tire rolls as well as a 37 mm tire at 4 bar.”
Traduzindo : Um pneu com 60 mm de largura e com 2 bar de pressão, rola tão bem como um de 37 mm a 4 bar.
Isto é um facto. Não a percepção errada de um qualquer curioso.
Faz mais diferença o atrito aerodinâmico provocado pelo aumento da largura do pneu, do que o atrito de rolamento do pneu.
Como o autor do tópico vai de BTT, a parte aerodinâmica fica logo comprometida pela posição na mesma. O atrito aerodinâmico do pneu mais o atrito no asfalto vão ter bem menos importância do que o provocado pela resistência do ar.
Eu já tive umas rodas com os tais pneus finos, e lisos ( “slick” ) e o que notei foi que se esgotava muito rapidamente as mudanças e faltavam dentes.
Mas como muito bem referiram, chega uma altura que vais cansado e deixas de notar
Por último estes pneus são mais desconfortáveis, devido à maior pressão.
Independentemente dos pneus, o mais importante é ires ao teu ritmo logo desde o início.