Viva
Venho aqui dar seguimento à análise da bicicleta, finalmente!
O selim Essax que parti (o 4º) foi entregue na garantia e foi-me devolvido o dinheiro. Não estou disposto a continuar a andar com um selim que não me dá confiança...
O bloqueio da suspensão já deu algumas chatices. Foi enviado para a garantia e foi devolvido com a indicação de que tinha sido limpo e lubrificado. Resultado: Ficou na mesma...
Depois disso fui a outra loja e, apesar de não ter pensado sequer tratar da situação do bloqueio pois ia novamente para a garantia, foi-me trocado por um novo! O meu agradecimento ao Nuno da Ofimoto em Santarém!
Vamos ver quanto tempo este aguenta sem dar problemas!!
Neste momento a bicicleta leva certa de 750km, entre eles 5 maratonas em 2013, e acabou de levar uma corrente nova, pastilhas de travão e roldanas de desviador novas, para além de uma revisão geral a tudo o que é rolamento!
Este inverno só é bom para dar despesa...!!
Este era o estado da roldana de baixo (a de cima ainda lá continua para mais uns quantos quilómetros!):
A pedaleira calçou umas pantufas para se proteger de alguma pedra mais distraída
No geral estou deveras contente com o comportamento da bicicleta e estou totalmente convencido que as 29ers tiram vantagem face às 26, pelo menos nas maratonas que faço!
Em muito tem também ajudado todo o grupo X.0 e o seu comportamento exemplar!
O que aponto como o componente que mais me surpreendeu são sem duvida os Gripshifts! Venho de 7 anos de experiência em shifters Shimano e sempre tinha ouvido falar bem dos GripShifts. Agora que pude experimentar a serio é que compreendo o que diziam!
As mudanças "de mudança" são feitas de forma bastante suave e rápida! Só dá mesmo vontade de meter mais e mais mudanças!
Mesmo em subidas, em situações em que somos forçados a meter uma mudança mais leve em esforço, as passagens não falham e entram com uma rapidez incrível!
O que mais me desiludiu foram sem duvida os pneus. Apesar de terem um bom comportamento, são bastante frágeis.
No passado fim-de-semana tive um corte lateral e nem com uma lata de espuma aquilo vedou... Para já vão continua a andar, mas já tenho em vista os substitutos...!
Finalmente deixo algumas fotos das diferenças entre o tamanho M e L. O local das fotos não era muito nivelado e por isso não se pode fazer uma comparação muito técnica, mas dá para ter uma ideia!
A diferença nas escoras:
Por agora estou a andar com o velhinho selim BBB enquanto não me decido comprar um definitivo! A escolha deve recair pelo SLR Kit Carbonio.
Estou também a pensar trocar o guiador por um em preto. Talvez venha um Ritchey Superlogic para fazer padan com o avanço!!
A bicicleta irá continuar a rolar quase todos os fins-de-semana, a maior parte das vezes em competição! Espero que continue a portar-se como até aqui!!
Estejam à vontade para comentar e dar sugestões!
Abraço,
Nuno Pascoal