29er Olympia Nitro 1.5

NunoPascoal

New Member
Viva!

Obrigado pelos elogios à bicicleta!! :) Continua a portar-se 5 estrelas!
Amanha vais voltar a sair à rua para mais um treino de BTT!

Vu ver se depois coloco mais algumas fotos!

Abraço

Nuno Pascoal
 

NunoPascoal

New Member
Viva!!

Desde já um bom ano para todos!!

SeteGu, nao vi a tua mensagem em tempo útil..!
Fui treinar para a Azambuja e apanhei uma grande molha!!! :)

Mas graças à chuvada e lama que apanhei, surgiu a nessidade de melhorar algo na bicicleta...
Tenho reparado que entra lixo para o tubo vertical, do espigao de selim... A areia que se acumula tem feito com que o verniz do espigao se danifique ainda mais e este ja nao é muito famoso...
Então lembrei-me de fazer algo idêntico ao que algumas Rocky Mountain trazem...

Aqui fica a minha "invenção":
imagexnb.jpg


Cortei um bocado de câmara de ar e coloquei-a no espigão, cobrindo depois o aperto e as ranhuras do quadro, por onde supostamente entra a areia e agua!
Ainda não foi estado na tua, mas parece-me ter tudo para funcionar!!

Nao deu para tirar fotos à Olympia com a prima em tamanho M por causa da chuva que apanhamos... Só queria chegar ao carro e aquecer um bocado, mas estão prometidas..!

Um abraço,
Nuno Pascoal
 

NunoPascoal

New Member
Viva,

A bicicleta continua a papar quilómetros!! :D

Desta vez foi a Maratona de Pontével! Portou-se bastante bem nesta que foi a estreia em maratonas!
Os 58km foram feitos com média de 23km/h, muito graças às rodas grandes! Era uma maravilha rolar a 30km/h!!! :D

Aqui fica a foto das duas Olympias no final:
imageqbj.jpg


E a minha inversão a cumprir a sua função de forma impecável... E tanta lama que tentou entrar para dentro do quadro...! :D
imageoss.jpg


Vou continuando a dar feedback da bicicleta! :D

Abraço!
 

Rui Marçal

New Member
Gaita, fazer uma média dessas em Pontével e com tanta lama...ficaste em 14º lugar, excelente...Já agora, o Gamito correu com roda 26' ou 29'?
 
Last edited:

NunoPascoal

New Member
Viva Rui!

Sim, fiz 14º! Foi muito bom! O que me lixou foi a partida em que estava muito para trás, senão acho que conseguia ficar no Top10...! fica para a próxima! :D
O Gamito foi de 29er também! Acho que já nem tem a Scalpel 26 na garagem...! Quando se experimenta a roda grande é difícil voltar a trás, pelo menos para este tipo de provas!

Fica mais uma foto, a partir pedra!
BTT_Pontevel_2013_P1+%2875%29.jpg


Abraço!
 

Espigão

New Member
Parabéns Nuno por esta grande análise e parabéns pelos bons resultados que tens feito aos comandos da Olympia.

Vou andar atento por aqui (agora já está mais fácil de encontrar hehe ).

Grande abraço

Hugo

PS: Boa ideia essa da camara de ar. ;) Acho que vou usá-la já na nova Olympia. ;)
 

NunoPascoal

New Member
Obrigado Hugo!
No fundo esta análise vem pelo gosto de partilhar informação!! :D

O truque da câmara de ar surgiu um bocado inspirado nisto: (que vem de origem em algumas Rocky Mountain)
JOD_5266.jpg


E pela necessidade de evitar que entre lixo para dentro do quadro!
Parece-me que tem tudo para resultar e acho que o peso que se acrescenta é compensado pelo lixo que não entra e pela maior protecção ao espigão e ao interior de quadro! :)

Abraço!
Nuno Pascoal
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Como é possivel ?? Usei a bike do amigo Pascoal no Domingo e tendo a mesma altura, para mim o L parecia enorme, visto ainda ter bastante mais perna que o amigo Nuno, mas gostei de a ver pessoalmente
 

clms

New Member
Boas Nuno!

antes de mais parabens pela máquina e obrigada pela partilha de conhecimentos.

Contudo o que mais me agrada é a equiparação bike atleta, pois assim o proveito de parte a parte é bem mais agradável lol.

Obrigada pela companhia em Pontével e parabéns pelo resultado, mas não me falem de espigão eheh, acho que vou ser mais uma a utilizar essa tua versão de proteção eheheh

cump
 

NunoPascoal

New Member
Freakzoide,
Tens que experimentar uma e vais ver que deixas esses preconceitos de lado! :D
E para o teu tamanho deve ser um S ou M!!


Gun_Hugo_Dale,
Foi pena ser tudo um bocado à pressa, porque tinhas um M ao lado para experimentar...! :D
Fica para a próxima!

Abraço!
 

NunoPascoal

New Member
Viva Carlos,

Desde já obrigado!
Foram porreiros os km que fizemos em conjunto no domingo! Pena que te tenha perdido numa descida qualquer e não te consegui voltar a apanhar!! :D
Esta solução é boa para evitar que entre lixo, mas no teu caso acho que a massa de fricção ajudará a segurar o espigão e evitar que ele desça!

Abraço!
 

NunoPascoal

New Member
Viva!

Nem tudo são rosas e quando se usa a bicicleta há coisas menos boas que vão acontecendo...!

Neste momento tenho 2 problemas que espero resolver com a maior brevidade...

O Selim Essax Adrenaline partiu! Já é o 4º que parto :fpalm:, sempre com a resposta que este é que era, que os outros tinham defeito...
Desta fez decidi reformá-lo! Vamos ver como correm as coisas com a loja...!

imagewqf.jpg


imageaus.jpg



O outro problema é o bloqueio da suspensão. Deixou de bloquear!
Já o desmontei todo mas parece que o interior de plástico não resistiu à chuva e lama..

Vamos ver como correm as garantias!

Vou dando noticias!


Quanto ao resto, a bicicleta continua a rolar de forma irrepreensível! No domingo passado fez mais uma maratona, com média de 24km/h!! E com tanta lama que apanhou... Nem quero imaginar com tempo seco!
Hajam pernas...!! :D

Abraço!
Nuno Pascoal
 
Last edited:

NunoPascoal

New Member
Viva

Venho aqui dar seguimento à análise da bicicleta, finalmente! :D

O selim Essax que parti (o 4º) foi entregue na garantia e foi-me devolvido o dinheiro. Não estou disposto a continuar a andar com um selim que não me dá confiança...

O bloqueio da suspensão já deu algumas chatices. Foi enviado para a garantia e foi devolvido com a indicação de que tinha sido limpo e lubrificado. Resultado: Ficou na mesma...
Depois disso fui a outra loja e, apesar de não ter pensado sequer tratar da situação do bloqueio pois ia novamente para a garantia, foi-me trocado por um novo! O meu agradecimento ao Nuno da Ofimoto em Santarém!
Vamos ver quanto tempo este aguenta sem dar problemas!!

Neste momento a bicicleta leva certa de 750km, entre eles 5 maratonas em 2013, e acabou de levar uma corrente nova, pastilhas de travão e roldanas de desviador novas, para além de uma revisão geral a tudo o que é rolamento!
Este inverno só é bom para dar despesa...!!

Este era o estado da roldana de baixo (a de cima ainda lá continua para mais uns quantos quilómetros!):
img1an.jpg


A pedaleira calçou umas pantufas para se proteger de alguma pedra mais distraída
img2kd.jpg



No geral estou deveras contente com o comportamento da bicicleta e estou totalmente convencido que as 29ers tiram vantagem face às 26, pelo menos nas maratonas que faço!
Em muito tem também ajudado todo o grupo X.0 e o seu comportamento exemplar!

O que aponto como o componente que mais me surpreendeu são sem duvida os Gripshifts! Venho de 7 anos de experiência em shifters Shimano e sempre tinha ouvido falar bem dos GripShifts. Agora que pude experimentar a serio é que compreendo o que diziam!
As mudanças "de mudança" são feitas de forma bastante suave e rápida! Só dá mesmo vontade de meter mais e mais mudanças!
Mesmo em subidas, em situações em que somos forçados a meter uma mudança mais leve em esforço, as passagens não falham e entram com uma rapidez incrível!

O que mais me desiludiu foram sem duvida os pneus. Apesar de terem um bom comportamento, são bastante frágeis.
No passado fim-de-semana tive um corte lateral e nem com uma lata de espuma aquilo vedou... Para já vão continua a andar, mas já tenho em vista os substitutos...!


Finalmente deixo algumas fotos das diferenças entre o tamanho M e L. O local das fotos não era muito nivelado e por isso não se pode fazer uma comparação muito técnica, mas dá para ter uma ideia!

img3qx.jpg


A diferença nas escoras:
img4sk.jpg


Por agora estou a andar com o velhinho selim BBB enquanto não me decido comprar um definitivo! A escolha deve recair pelo SLR Kit Carbonio.
Estou também a pensar trocar o guiador por um em preto. Talvez venha um Ritchey Superlogic para fazer padan com o avanço!!

A bicicleta irá continuar a rolar quase todos os fins-de-semana, a maior parte das vezes em competição! Espero que continue a portar-se como até aqui!!

Estejam à vontade para comentar e dar sugestões!

Abraço,
Nuno Pascoal
 
Top