O que mais apreciam numa suspensão? Conforto ou eficiência?

Aksium

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Boas

Tenho andado a pesquisar acerca dos gostos pessoais acerca do comportamento das suspensões.

Numa Bike Magazine antiga(05-2007) encontrei o seguinte excerto:

"Muitos atletas de XC apontam os 80 mi­límetros de curso como o ideal para a maioria dos circuitos. Alguns até pre­ferem levá-Ias praticamente bloquea­das, funcionando quase numa lógica de placebo. Apenas lhes interessa curso suficiente para evitar que a bike se tome descontrolada e para que o pneu dianteiro tenha aderência a curvar, defendem que mais do que isso significa desperdiçar energia em bombeias e toma também • a dianteira demasiado elevada e, por ­"arrasto", mais longe da posição ideal para as subidas."


No entanto encontrei esta foto do Julien Absalon com o curso da suspensão completamente esgotado. O que me leva a supor que a pressão do ar não seria muita ou até mesmo insuficiente para o seu peso.

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Gostava de saber que tipo de comportamento vocês mais valorizam numa suspensão.

Pessoalmente gosto de ver uma suspensão a trabalhar constantemente, no entanto acho que a mesma não é tão eficaz. Estarei enganado???

Eu por exemplo tenho uma Sr Suntour XC Pro SE ar/óleo e a mesma só trabalha quando leva pancada a sério, comportando-se a maioria do tempo como uma forqueta rígida. Inclusivamnet nem a consigo calibrar usando o famoso SAG.

Fico à espera das vossa opiniões.

Boas pedaladas
 

ze_zaskar

New Member
Boas
Eu venho provavelmente lançar uma acha para a fogueira, mas gostava de dizer isto: eu quando mudei para singlespeed tambem mudei para forqueta rigida. Mesmo que volte a por mudanças ( e ando a pensar em experimentar uma 1x9) nao vou por suspensao. Isto porque é muito mais divertido ter a frente firme. Temos um contaco mais directo e interventivo e depois de aprender-mos a ser suaves, dominamos mesmo as partes mais empredradas. Ou seja, na minha opiniao, mesmo tendo suspensao, esta deve ser firme. Ja agora, se nao fosse por causa dos patrocinios, nao duvidem que muitos prós andavam sem suspensao...
:wink:
 

jol8485

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Eu acho para ter uma suspensão firme mais vale não a ter. Uma suspensão deve trabalhar. Para mim eficiência é também conforto.
Tenho uma suspensão bastante polivalente que desce tão bem como sobe. Aliás quando troquei a anterior notei logo uma melhoria a descer e ainda mais a subir (permite baixar a frente). Ela permite bloquear quando quero eficiência máxima no pedalar, e mesmo sem bloqueio se for em alcatrão liso não bombeia mesmo a pedalar em pé (se for em piso irregular já bombeia bastante).
Portanto não tenho que fazer uma escolha entre um extremo ou outro, ou melhor, escolhi uma suspensão polivalente que me permite fazer tudo bem 8)
 

fg

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A resposta à pergunta colocada, é difícil.

Em primeiro lugar porque, como escreveu o jol8485, eficiência também é conforto. Uma suspensão existe precisamente para aumentar o conforto e o controlo da bicicleta. E, portanto, pode dizer-se que ela é eficiente na medida em que torna a condução mais confortável e segura. E, nesse sentido, há um acréscimo de rendimento.
Por outro lado, porque aquilo que cada um espera obter de uma suspensão depende do tipo de uso que tenciona dar à bicicleta; e isso é muito diferente para o utilizador domingueiro, o competidor de XC, o free rider.......etc, etc.
Claro que, para um competidor de XC, se não se verificar a tal melhoria de rendimento, mais vale uma forqueta rígida...o objectivo é a performance desportiva, e tudo deve tender para esse objectivo.
 

ze_zaskar

New Member
Boas
Isto, como é obvio, é uma opçao muito pessoal. Logo nunca se vai encontrar uma soluçao melhor do que a outra. Do meu ponto de vista, nao se justifica uma suspensao para XC. Durante muito tempo andei com a minha constantemente bloqueada, ora por ser piso plano, ora por ser uma subida, ora por ser um sprint. E sim, concordo pelanamente que o conforto é essencial. Mas para mim é mais desconfortavel o cansaço das pernas devido a uma suspensao pouco eficiente, do que os impactos nos braços. E tenham sempre em atençao que uma suspensao nem sempre melhora o controlo da bike, ate porque um dos grandes argumentos de quem usa rigidas é de facto uma maior precisao da direcçao.
:wink:
 

Aksium

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Boas,

Por um lado gosto da minha suspensão porque torna a bicicleta mais eficaz(só trabalha quando leva porrada a sério), mas por outro lado vejo suspensões a funcionar com a mínima irregularidade do terreno e acho que gostava de ter uma daquelas.

Não sei se algum de vocês participou no Raide de Retorta, mas só para terem uma ideia a minha suspensão só trabalhou a sério na descida de pedra(prai ao Km 25) tendo marcado como curso máximo 40mm. Durante o resto do percurso parecia uma autentica rígida.

:eek:fftopic:

Zé Zaskar parece que somos quase vizinhos! Um dia destes temos de marcar umas voltinhas!

:back2topic:

Boas pedaladas
 

Pedro Marques

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Pois, eu prefiro uma boa suspensão que trabalhe de forma suave, sem recuparações bruscas, ou seja, uma suspensão toda regulada por mim, já possui várias suspensões e a que eu tenho neste momento foi a melhor que já tive (Fox Talas 32 RL 100-120-140 mm) e já possui outras como Marzochii XC 600 130mm a famosa "black" de 120mm.

esta fox tem um trabalhar espectacular tanto a descer como a passar por cima de pedra e rochas, prá lêm de poderes regular o curso e bloquia-lá totalmente prás subidas também tens a opção da dureza e recupareção da suspensão.

boas pedaladas
 

José Batista

Administrator
Para mim uma suspensão tem que trabalhar a minima irregularidade que o terreno apresente,se assim não for não vale de nada ter suspensão.
Até porque como já foi aqui dito e muito bem conforto significa eficiência.



SAUDAÇÕES BETETISTAS


2º RAID BTT MOURA TERRAS DE AZEITE 01 JUNHO
 
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