o que levam consigo para o mato para "reparar" furos nos pneus tubeless?

camponubla

Well-Known Member
Boas,

Tenho a minha segunda btt com rodas tubeless e não me lembro de ter furado desde que uso pneus sem câmara. Vou repondo o líquido tipo "notubes" de x em x tempo, mas mais tarde ou mais cedo imagino que acabarei por furar no meio do mato :)

A minha preocupação é que só levo comigo uma garrafa daqueles sprays com espuma que nem sei se é adequado para pneus tubeless.

Aqueles que levam tubeless, podem dizer-me o que levam consigo para o mato para "reparar" furos nos pneus?

Obrigado
 

Mr.sa

Active Member
Se usas tubeless a mim recomendaram-me não usar isso da espuma, pois disseram, que é melhor não misturar. Eu levo sempre, co2+bomba, bomba normal, e levo sempre uma câmara de ar, não vá o rasgo ser grande e o líquido não conseguir tapar.
 

tilui

Member
Tambem levo sempre uma camara na bolsa debaixo do selim e uma bomba presa no quadro da bicicleta ou de vez em quando vai no jersey..
 

moch75

New Member
Levo câmara e bomba com co2, tens na dec****on um kit para tubeless bastante interessante para desenrascar furos maiores, ainda nao tive oportunidade de comprar. Há uns dias atrás furei por causa de um prego, nada a fazer com a camara de ar pois furei em dois locais e estava muito exposto. Com o tal kit tinha desenrascado...
 
No meu caso, tenho umas crossmax SL em tubless e para colocar uma câmara de ar ( em caso de azar) tenho de tirar a válvula original das rodas.
As minhas perguntas são as seguintes:

- Para tirar a válvula original, basta um simples alicate?
-E depois a válvula é fácil de voltar a colocar quando se volta a montar tubless

Até agora tenho tido a sorte e ainda não me fez falta fazer tal operação
 

Jepas

Super Moderador
RDMVENTURA

As vávulas UST devem ser sempre apertadas à mão para poderem ser desmontadas à mão. Se uma válvula precisar de mais do que isso para vedar é porque pode ter algum problema com as borrachas da vedação. Se fosse para usar chave a porca que segura a válvula ao aro teria faces para o uso de ferramenta.
 
Sempre a aprender!
Eu ainda não experimentei a desapertar à mão (pois como referi, ainda não tive furos) mas sendo assim, vou fazer o teste em casa para ver se tudo funciona correctamente e não ficar a pé no campo.

Sendo assim, vou passar a andar com câmara de ar de reserva outra vez! :D
 

abelha2

Active Member
Jepas nem de propósito...

Ontem tive uma que foi apertada à mão, mas por qualquer motivo não a consegui tirar (era camara de ar). Tentei de todas as formas e feitios e nada. ANdei uns km a pé, até encontrar um local onde me emprestaram um alicate e consegui substituir.

Acho que vou passar a juntar um alicate e um canivete as ferramentas. Eu que pensava que as abraçadeiras de fivela resolviam todos os problemas :fpalm:
 

camponubla

Well-Known Member
Obrigado,

Desde que levo tubeless (duas btt em 15 anos) não me lembro de ter furado nunca.....mas sempre há uma primeira vez :)

Em relação a desmontar o pneu tubeless da roda, com os "desmontáveis" normais é fácil? Sempre que reparei furos foi em pneus com câmara. O pneu tubeless não faz mais "aperto" contra a roda para melhor vedação? Isto não faz com que seja mais difícil tirar o pneu?

Já me aconteceu na nova btt, que no início de comprar-la esteve parada uns dias e como era nova e o líquido se calhar não tinha vedado bem, encontrei os dois pneus totalmente sem ar, depois para encher vi-me aflito (mesmo com bomba de pê) já que o ar fugia entre o pneu e a roda.........Para encher o pneu tubeless no meio do mato (com CO2 ou bomba de mão) há alguma dica?
 

Jepas

Super Moderador
Em relação a desmontar o pneu tubeless da roda, com os "desmontáveis" normais é fácil?

É mais difícil, mas não é impossível.

O pneu tubeless não faz mais "aperto" contra a roda para melhor vedação? Isto não faz com que seja mais difícil tirar o pneu?

É precisamente por esta razão que é um pouco mais difícil. Contudo nos aros UST existe um canal central que facilita a montagem/desmontagem.

Para encher o pneu tubeless no meio do mato (com CO2 ou bomba de mão) há alguma dica?

A bomba de mão não produz caudal suficiente, a solução passa por botijas de CO2 se se quiser manter tubeless. O que eu normalmente faço é instalar uma câmara de ar e só reparar o pneu em casa.
 

camponubla

Well-Known Member
Obrigado,

Em relação ao CO2, tenho garrafas de 16 gramas, será que é suficiente para rodas de 27,5? ou melhor seria de 25 gramas? Alguém sabe na zona do Porto onde posso arranjar de 25 g?
 

OPEN

Member
Kit de reparação.

Sem dúvida a melhor opção, porque não é preciso tirar todo ou parcialmente o pneu. Aliás, ontem vi que já vendem esse kit (ferramentas e tacos) na decathlon por 10€!

Por acaso já ando com o meu à muito tempo e só usei uma vez, numa bike dum amigo!!!
 

camponubla

Well-Known Member
Boas,

Tenho visto na net que existem uns "kits" de vulcanizado a frio, que constam dum líquido para por encima do furo/fenda e um pó de borracha, passados só 3-5 minutos está pronto para por ar na roda. Parece-me uma solução rápida e limpa e não são precisas ferramentas, já que é aplicado por fora do pneu.

Alguém conhece? E sabe onde comprar na zona do Porto?
 

Hardskin

Well-Known Member
Não diria que seja rápida e limpa...
À venda em loja fisica nunca vi porque não gasto disso e como tal nunca procurei... Se encontrar o vìdeo meto aqui.
 

Mr.sa

Active Member
alguém por aqui usa isso? Refiro-me a este último.

É algo interessante de se ter, e até gostava de comprar um caso realmente fosse eficaz, pois, é algo que dá interesse ter, pois nunca se sabe o que pode acontecer, e eu sou daqueles que prefere a prevenção, a chegar a hora e ficar a xuxar no dedo :p
 
Last edited:

camponubla

Well-Known Member
Boas,

Vou experimentar.... Comprei no site que aparece no video que pus o Hardskin (começa por mam...e termina por moth) o kit de reparação de tubeless por vulcanização. Quando chegar e se um dia furar e tiver de experimentar dou feedback.
 
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