O pior pneu de sempre...

tinric

Super Moderador
E o prémio do pior pneu de sempre vai para: ...

Ok... no meu caso vai para este menino:






Claro que não é novidade para ninguém que um pneu de menos de 600 gr e de 20€ seja o supra sumo dos pneus, mas... como muitos sabem, desde que experimentei os SCHWALBE, nunca mais quis outra coisa, isto já lá vão uns 4 ou 5 anos... mas...

O último NIC 2.25 cortei no primeiro dia que usei, meti uma camara, em casa remendei e siga tubeless até gastar... agora este novo modelo... pode ser da sorte ou azar, mas...

1ª saída, tudo ok, mas ao pegar na bike para a 2ª saída, tinha pouco ar, dei mais... tau.. reparei numa chinada lateral... camara para dentro e siga.

Remendei... tubeless, siga...

3ª saída um corte desde cima de entre os tacos até à lateral dando origem a um snakebite...

Com isto mandei vir um substituto, mas no Sábado, na indecisão em levar o NIC ou montar o novo, resolvi dar mais uma oportunidade ao NIC. Resultado:

Um drop aterrado numa pedra, furei, e entortei um pouco o aro... tudo normal aqui... ok, camara e siga... 100 metros adiante... furado outra vez... ok, vá.. tinha despejado uma bomba de CO2, acabado de encher à mão, mas pronto... ok, podia ter dado pouco ar com a pressa, pensei...

Ok, nova camara, uma subida, inicio da descida, tau... espera lá... um gajo que tirando as últimas saídas não furava há uma carrada de tempo... mau!!!

Mas vá, esta 2ª camara era pele de p.. sem liquido... ok... uma 3ª camara... 100 metros ou 200 e com cuidado... tau... nã... pensei... só pode ser do aro dobrado, a morder a camara ou a fazer mossa, ou algo assim.... pensei, tem que ser.... tem que estar as camaras todas furadas no mesmo sitio, isto é culpa do aro dobrado... mas:



















As imagens falam por si... 3 camaras todas furadas em sítios diferentes, um pneu com 100 kms se tanto, no estado que se vê...

Ou sempre existem bruxas... ou não sei... mas a "amostra" de volta que fiz... já tinha feito 5 ou 6 vezes em muito piores condições e muito mais bruto... com isto fim de história (e que "novela")

Até aqui tinha a filosofia: Mais vale cortar um pneu de 20€ que um de 40... se o de 20 se aguentar metade do de 40... mas pronto... foi o fim da picada...


Para mim, pior pneu de sempre: Schwalbe Nobby Nic 26x2.25 versão 2015

E para ti?! Qual o pior pneu de sempre?
 

abelha2

Active Member
Eu por acaso vinham com a bike e gostei da aderência que oferece. No entanto tive um problema semelhante, fiz um corte, e apesar de achar que aquilo aguentava na boa, resolvi comprar um novo.

Optei pela versão snakeskin, e é ligeiramente melhor, apesar de ainda ser frágil não me parece que se corte com 2 tretas. Se cortar, ainda experimento a versão de arame :lol:

Como não tenho grande experiencia em pneus, optei por manter um que sei que agarra ao meu gosto, apesar da fragilidade.

Para mim o pior de todos é o continental raceking, embora sei que há muita gente que gosta deles
 

SeteGu

Active Member
Eu já tive 3 Nobby Nic da versão antiga:
-2x Performance 2.25
-1x Evolution 2.1

Já há uns bons meses que uso atrás e na frente... e cortes nada assim como furos. Aliás... chego a ter pedras a pintar as paredes laterais do pneu, limpo e não noto qualquer rasgo.
Um dos performances vendi a um amigo que também, até a data, não teve nenhum problema.

Já andei em terreno com muita pedra, muito calhau... na Serra de Aire, Montachique... ando regularmente nos single track´s de Almoster também tem alguma...

Eu tenho é precisamente esse problema com a Maxxis. Já tive vários Larsen´s TT (uns 4 ou 5) e acabaram todos rasgados menos o ultimo que foi vendido junto com uma bicicleta.
Decidi dar mais uma oportunidade com um modelo diferente: o Ranchero. Passado pouco tempo, talvez um mês, fiquei novamente sem pneu. E lembro-me de reparar como o pneu é fino nas laterais.

Já agora... qual é a versão desse pneu? Liteskin?
O próximo que comprar (provavelmente não daqui a muito tempo dado o desgaste dos dois) será na versão Snakeskin.
 
Last edited:

abelha2

Active Member
Setegu, também depende da pressão que usamos.

Eu se andar com pressão ligeiramente mais baixa, apesar de ter suspensão total) noto uma diferença brutal de aderência, no entanto por vezes sinto ele quase a trilhar. Faz bastante diferença
 

SeteGu

Active Member
Sim, é bem verdade. Mas a pressão que uso é sensivelmente sempre a mesma. A pressão tem muita influencia nesta questão.

No máximo costumo usar 2 BAR.
 

Daemon

Active Member
Uso dois Onza Canis (640gr cada), e na primeira volta que dei o de trás também rasgou no centro do pneu, no meio dos tacos, mas foi "remendado" e agora após muitas voltas têm-se aguentado bem.

No entanto, quando forem de vez (por desgaste ou rasgadela) vou colocar 2 Schwalbe SnakeSkin (RockRazor e Hans Dampf).
 

AntónioSouza

New Member
No meu caso a taça vai para os michelin country trail... Furos e falta de aderência (que me valeu umas quedas) eram o prato do dia.
Desde que mudei para versões tubeless (maxxis, wtb e continental) nunca mais tive problemas. É verdade que custam (e pesam) mais, mas a confiança que oferecem para mim compensa.
 

PedroTenreiro

Active Member
Nunca tive grandes problemas com pneus. Tive uns karma há uns anos que me deixaram apeado duas vezes na mesma volta mas andava de câmara simples, sem líquido e um crossmark em kevlar que usava convertidos deformei numa queda estúpida no ano passado e acho que é tudo. Nunca mais voltei a usar kenda porque nunca calhou, mas tenho plena confiança na maxxis. Mesmo em kevlar simples são muito resistentes a furos. Já usei wtb (weirwolf e wolverine, todos UST), rubena charybdis (tubless supra), e neste momento uso continental mountain king protection e até a data, estes nunca me deixaram apeados. Fiquei surpreendido com a resistência dos rubena e adorei os WTB (pena o peso) e os continental vão pelo mesmo caminho dos WTB.

Agora que me lembro, tive também uns michelin wild grip´r e cheguei mesmo a rasgar um, mas com uma câmara deu para chegar a casa.
Curiosamente nunca experimentei schwalbe mas não me parece que sejam conhecidos pela sua resistência. Ricardo, não usas tubeless?
 

Jocas22

Active Member
isso tem várias variáveis, pode ter sido por onde passaste, pode ter sido um pneu que saiu da forma mal feito. Acontece.
 
Também já tive uns Nobby nic, e sinceramente não gostei muito. Furava com mais facilidade, inclusive rasgos. Com maxxis tenho tido muito menos problemas.
 

froids

Active Member
Uso o NN 2.25 na frente à uns anos... Sempre a bombar e sempre sem problemas. Versao Endurance e Evo...
Nao conheço a nova versao do pneu, mas estou com o Joca... Podes ter tido azar...

Eu gosto bastante do pneu e continuarei a usar. Na frente é bruto na aderencia e confy a curvar (com a pressao certa que varia com tipo e condições do piso). Atrás só tenho pena que se vá tão depressa...
Nao os uso em tubeless. Uso com camara de liquido...

Mas como isto dos pneus é tao subjectivo como os selins. Eu posso achar o pneu xpto o melhor da freguesia e o meu vizinho do lado não se entender com ele...
A bastante tempo que so uso Hutchinson ou Schawlbe... Os primeiros sao melhores na minha opiniao.

Abraços
:xau:
 
Last edited:

Lanwolve

New Member
Nem preciso pensar muito para eleger o meu pior pneu de sempre:

Hutchinson Bulldog Air Light 2.10

Prós: boa tracção atrás e peso
Contras: fraca aderência ao travar, fura com facilidade e falta de aderência ao curvar

Depois começaram a aparecer umas rachas longitudinais em todo o pneu. Enfim, com este pneu só tive duas alegrias, quando o comprei e quando o deitei ao lixo! :xau:
 
Os schwalbe não detém o record de fiabilidade sem dúvida! Penso que no que toca a integridade, o prémio vai certamente para qualquer maxxis, se bem que já tive colegas com problemas xD.

O meu pior pneu de sempre, estava indeciso entre os rubena charybdis e os kenda small block 8.
Os primeiros foram quase um caso de love hate. Primeira volta com eles em tubeless, a sacar uma égua, o pneu a tocar no chão cede um bocado e fura do nada numa parede no meio de uma estrada LOL, mas após isso andei com o da frente sempre em tubeless quase meio ano e adorei a aderência daquilo! Nas pedras minhotas metiam respeito!
Mas vou ter que dar o prémio aos SM8, no qual na altura ja ia no segundo par de kendas karma e aqui alguém me aconselhou, mete o sm8 que rola melhor. Rolar rolava sem dúvida, subir é que não era muito com ele. Tanto drift fiz naquilo com os meus míseros 100kg a subir loool, para não falar dos furos. Fartei-me daquilo e arrumei-o numa caixa. the end xD
 

SeteGu

Active Member
Lá está... as nossas experiências marcam definitivamente a nossa visão. Eu não tenho nada contra a Maxxis nem elejo os Larsen TT como "o pior pneu de sempre" mas de íntegros, a meu ver, não têm nada... tal como o Ranchero (paredes finíssimas).

Eu oiço muito pessoal com medo e/ou a falar mal dos schwalbe mas felizmente nunca tive razão de queixa... antes pelo contrário.

Haverá sempre alguém que ame tal como alguém que odeie o mesmo pneu devido a boas/más experiências e ao seu gosto pessoal.

Compreendo perfeitamente a posição do user que criou este tópico. Eu na sua posição também não estaria nada agradado. Volto a perguntar: qual a versão do pneu? É que há uma liteskin (com vista ao baixo peso) e outra snakskin (com vista a uma maior robustez). E isso poderá fazer diferença.
Para além de tudo o que já foi dito (eventual defeito no pneu, etc...).

Se tivesse acontecido o mesmo comigo expunha a situação na loja e se não resultasse tentaria chegar à própria marca. Seja qual for a causa é claramente uma situação a lamentar.
 
Last edited:

Baba

Member
Por acaso gosto bastante do larsen TT atrás. Para mim o pior pneu que tive nem sei o que era, vinha de origem na bicicleta, pesava quase um kilo, não tinha aderência nenhuma, montes de furos e chegou a sair do aro, e isto a usar com camera de ar.
 

moch75

New Member
A maneira como andamos tem também muito a haver, a nova montada já vai com 350km de monte, pedras, calhaus, raizes, picos, serapicos sei lá, aquilo até dói de ouvir e zero furos uso e abuso de pressões baixas. Continental x-king atrás e mountain king frente. Pode ser sorte também mas já vi povo furar por andar constantemente a desafiar as leis da borracha :D
 
SeteGu, Não me leves a mal, mas isso não é de todo verdade. Os maxxis normais, ou seja kevlar e arame, são os pneus com paredes mais grossas do mercado. Se falares de uns Exception Series, ou uns TR sem EXO, até digo que sim, mas as mesmas versões de outra marca ainda são mais finas! Eu sei isso porque tenho alguns ali na garagem para comparar.

Aliás que a maxxis das marcas mais fiáveis do mercado, essa não é uma questão, principalmente comparando com Schwalbe e Continental que para terem pesos competitivos reduzem nas paredes. Tanto é que num pneu tipo Onza, Continental e afins eu tenho que andar a 35-40psi de pressão e num maxxis ando a 27-32psi!
Agora obviamente que isso não invalida eu comprar um maxxis e ir andar todo pimpão e em 100m rasgar uma parede ou ter continental e andar com ele 1 ou 2 anos sem problemas! No que toca a pneus depende do terreno e forma de andar, o resto é sorte!

Ex: Tenho ali um maxxis monorail (btw pneu fenomenal) que usei durante um verão sem problemas, tirei-o durante o inverno, em maio do ano passado voltei a metê-lo andei uma vez e pumba um rasgo com 3cm na parede (era a versão Exception).
 

SeteGu

Active Member
Não levo a mal jOrGe.mRNh. Cada um é livre de dar a sua opinião e partilhar as suas experiências. É para isso que serve o fórum. Desde que não haja faltas de respeito não levo nada mal.

Os Larsen eram todos com arame. Na altura disseram-me aqui no fórum que para reduzir o peso (devido ao arame) a Maxxis reduzia as paredes laterais acabando estas por ser mais finas. Rasguei vários... até que os deixei de usar... não foi só um.
Vou para um Ranchero (em kevlar), rasgo-o e constatei que as paredes eram finas. E não fui o único a constatar. Até na loja onde o comprei viram e me disseram o mesmo. Mas sim... posso ter tido azar mas sinceramente não vou arriscar novamente. Foram alguns euros (não me lembro quantos) diretamente para lixo.
Ao contrário do Ranchero, os Larsen, ainda me duravam algum tempo.

Já deitei o Ranchero para o lixo mas se o tivesse comigo tirava foto.

A Maxxis (pelo menos nos pneus de amigos que os têm) recomenda 35 psi (min) enquanto que a Schwalbe recomenda 30 psi (min). E sim... às vezes descuido-me e ando com menos de 30 nos mesmos sítios (e alguns novos/piores) onde andei com os Maxxis.
Aliás falando da experiência de amigos tenho um deles que já rasgou 2 Larsen versão UST em voltas que demos. Outro tem dois Ignitor e nunca teve problemas.
Outro amigo meu fez 10.000 kms com dois Schwalbe Smart Sam (o de trás não durou tanto) também sem problemas.

Sinceramente não queria entrar muito na guerra Maxxis vs Schwalbe porque tal como eu tenho as minhas experiências já se viu que há quem tenha as experiências "contrárias" às minhas e se a Schwalbe tem má fama... se calhar até terá alguma razão de ser... não sei. Agora enquanto eu não as tiver vou continuar a usar os mesmos pneus.

Agora pessoal que vai usar pneus em versões "racing ultra-leves" fica mais susceptível a que isso aconteça e esse talvez seja o maior mercado da
Schwalbe (nomeadamente com o Rocket Ron, versões liteskin, etc...).
 
Last edited:
Claro que não, pneus à uma escolha pessoal digo eu. Gosto bastante dos schwalbe e dos continental! Tal como gostei dos rubena, mas gosto de segurança.
Aliás eu andei com uns onza com parede finissimas em tubeless e 0 problemas! É questão de sorte!

Agora o que posso dizer é que aqui o pessoal quando quer fiabilidade e durabilidade usa ardent's, crossmark's, etc.
 
Top