O imposto "VAT" ou "Value Added Tax"

meteg

New Member
Bem a minha duvida reside numa situação enunciada pelo user "nogueira.nuno", no tópico "Compras na Net", que eu passo a citar:
"Mas eu vou-te ensinar um truque ou abrir os olhos em relação á Wiggle!!
Experimenta ver primeiro o preço em Euros sem te registares ou dizeres que és de Portugal e depois muda para Portugal e vais ver ou não se o preço não aumentou??
Assim é facil enganar quem não saiba!!"


Estranhei a situação e fui confirmar. De facto isso sucede, tendo eu mudado o destino da encomenda para diversos países EU, e obtendo sempre valores finais diferentes. Comecei a escrever um mail para a Wiggle, mas antes de enviar fui ler os termos e condições da loja. E aqui é que a coisa começa a complicar-se. :roll:
No seguinte link (http://www.wiggle.co.uk/h/option/euro_delivery_info) eles informam que, nos casos de França, Espanha e Alemanha, serão aplicados os valores VAT dos respectivos países. Ora bem se estamos na EU, as regras a aplicarem-se serão idênticas para todos os estados membros.... Certo???
Deduzi, espero que bem, que o VAT trata-se do nosso querido IVA(20%) que varia de estado para estado. Espanha tem um IVA, ou VAT, inferior ao nosso (16%) talvez por isso se justifique a diferença algo acentuada de valores entre uma compra para Portugal e para Espanha, efectuado no Wiggle. No CRC, por exemplo, este facto não se verifica, pelo menos à primeira vista.

A minha duvida, basicamente, é:
- O VAT a aplicar não é o do pais onde se efectua a compra, neste caso UK?? Se assim for o Wiggle anda a colocar ao bolso alguns euros com a diferença de impostos, ou será que faz o reembolso ao estado?

Como no mundo das bikes anda pessoal de todas as áreas gostava de colocar esta questão aos entendidos na matéria.
 

sangas

New Member
Boas, o VAT a aplicar deveria ser o do pais de venda, se nao o fazem muito provavelmente estao a meter alguns euros ao bolso!!
 

fitty77

New Member
Engraçado é que apenas algumas lojas o fazem... Noutras não e cobram o imposto desse ´País. Nunca percebi bem o porque disso, ou se estamos ou não a cair numa ilegalidade, mas o certo é que mais vale não criar muita poeira, senão qualquer dia ainda colocam tudo por igual, e os bons negócios, deixam de o ser assim tanto...
 
Top