Ora cá está um tópico onde se pode verdadeiramente trocar ideias que podem ser úteis a quem organiza.
Este ano senti na pele o que é organizar m evento de BTT. Durante participei nos mais variados eventos desde provas Regionais a Taças de Portugal, Campeonatos do Mundo, Travessias em vários pontos do planeta, etc. Ao longo de todos estes anos a minha visão foi mudando, isto é, passei a analisar vários pontos do ponto de vista organizacional.
Meus amigos...organizar tanto pode ser uma coisa simples, como ser algo bastante complexo. Depende de vários factores que ditam o sucesso ou insucesso do evento. Depois de organizar a Douro Bike Race percebi a quantidade de variáveis que estão em jogo e só quem entra numa organização é que percebe.
Em PT existem muitas provas com uma organização fantástica, com um staff que apesar de fazer aquilo por carolice, veste a camisola para proporcionar aos atletas, às famílias um dia bem passado. Já participei em provas no estrangeiro em que os organizadores bem podiam vir cá para tirar umas ideias...
Claro está que existem muitas, talvez a maior parte, infelizmente que não tem em atenção aspectos que são cruciais e falo da segurança, dos seguros, da legalização da prova...Falo do meu exemplo..organizar a DBR implicou coordenar corporações de bombeiros espalhados pela Serra do Marão que se deslocavam em função da progressão da prova. Foram mais de 30 homens a comunicar entre eles e a organização conforme surgiam quedas ou outras emergências. Eram apenas 180 participantes, mas pareciam milhares pois chegou a haver diferenças de 6h entre o primeiro e o ultimo!
Organizar uma prova deverá implicar o seu licenciamento, isto é, solicitar à FPC de ciclismo a autorização da mesma. Depois implica obter o alvará da Câmara de onde parte a prova e isso implica fazer o seguro para todo o evento e todos os participantes. Só dessa forma se obtém um alvará da Câmara que posteriormente comunica às forças de segurança o que se está a passar, caso a prova percorra estradas municipais ou nacionais.
Depois disto é preparar o plano de evacuação com o levantamento de todos os pontos de perigo, passagens de estrada, seleccionar os hospitais e avisa-los de que uma prova esta a acontecer naquela zona e que podem chegar a qq momento atletas feridos. Esses hospitais em coordenação com os bombeiros tem de avisar a organização para saber o paradeiro do sinistrado.
Relativamente aos seguros...a maior parte das organizações utilizam seguros com franquias elevadas e com condições muito fracas para quem está sujeito a ter um acidente grave. Felizmente não acontecem muitos azares para colocar à prova essses seguros, mas quando aparecem, provavelmente a organização passa a ter os dias contados..
Tudo isto custa dinheiro..muito dinheiro que as organizações não conseguem arranjar, mas que mesmo assim levam para a frente os eventos. Se querem saber a minha opnião, não as condeno porque o BTT é um desporto de aventura, de natureza e de teste às nossas qualidades técnicas e fisicas. Para mim faz-me muita confusão ouvir criticas de abastecimentos, de lavagem de bicicletas, de banhos frios, de almoços etc..este desporto é mesmo assim, não é um desporto para comodistas, para pessoas que não podem fazer um sacrificio, de ter que esperar dez minutos numa fila ou coisas do genero.
Caso queiram essas mordomias irá sempre haver criticas porque não há organizações perfeitas e o melhor que tem a fazer é procurar outro desporto em que não tenham que sofrer, que não tenham que sujar a bicicleta muitas vezes com bosta e que até salta para a cara. O BTT é mesmo assim, é aventura, é liberdade é paixão e tudo isso implica sacrificios.
Muitas organizações esforçam-se ao máximo sem ganhar nada mais que a vossa presença e depois ouvem criticas destrutivas que facilmente evitavam caso simplesmente não organizassem. Tudo bem que é preciso alguns critérios mínimos, mas há que ser compreensivo e adaptar-se ao que existe.
Outra questão fracturante são os preços das inscrições que variam dos 0€ aos 40\50€, há de tudo. Muitos de vocês tal como eu no passado não sabia valorizar uma inscrição..mas façam o seguinte..desde o primeiro momento que se inscrevem, provavelmente foi num site, depois vão para a prova levantam um saco com uma placa, zips, t-shirt, jersey e alguns brindes. Até aqui vejam o quanto a organização já trabalhou e gastou. Depois na partida existe sistema de som, grades delimitadoras, policia ahh e o staff está identificado com t-shirts, associem mais estes custos. Durante a prova há abastecimentos, há jipes\motas da organização a circular, há placas a indicar o vosso caminho que não nasceram lá, foi necessário alguém lá ir para as colocar. Não se esqueçam também da quantidade de horas passadas nos trilhos para fazer o levantamento do percurso..No final há banhos, maquinas de pressão para lavar as bicicletas, prémios, jantares, entre outras coisas...há também bastante staff à vossa volta e placas a indicar onde é o jantar\banhos\secretariado, etc..
Vejam se a prova tem patrocinadores que possam ter entrado com dinheiro que também é um aspecto importante para a qualidade do evento. Valorizem isso tudo e vejam se de facto pagaram muito ou foi um valor justo.
Não critiquem só porque sim, com coisas mínimas, coisas que muitas das vezes nem a organização consegue controlar.
Se calhar foi um pouco em off-topic, mas tinha de o dizer...
Boas pedaladas