Bem, o meu XT M770 depois de muitos e bons km's, decidiu começar a chatear. Precisa de um prato 44 e não vai tardar muito para ter que levar o 32...
Por isso, chegou a hora de gastar dinheiro... Começo logo pela primeira duvida: Será que vale a pena passar para 2 pratos? Sempre fui reticente quanto a isto, mas é um facto que a onda pegou e hoje em dia muitas bikes de topo são vendidas assim, o que me faz pensar que se calhar estou errado.
O meu problema tem a ver com a amplitude das mudanças, será que a avozinha e a talega não fazem falta? No que toca à avozinha, sempre posso passar a cassete de 32 para 34 dentes e minimizar o problema. Mas isto tem um revés: esta passagem acarreta uma cassete mais pesada, anulando a supressão da avozinha... Por outro lado, a passagem de um prato de 44 para um 40, perde-se em velocidade. E aqui não dá para jogar com a cassete, porque não há com menos de 11 dentes... Por isso, a vantagem que os 2 pratos trazem, seria o peso, mas isso é anulado quase na totalidade pela necessidade de uma cassete mais pesada (ok pode haver diferença, mas pouca). Claro que podemos substituir o desviador da frente por um de estrada e ganhar mais alguma coisa, mas às tantas (ainda não vi bem) preciso de meter um desviador traseiro cx longa, metendo mais algum peso no cnjunto. Mas não será melhor continuar a contar com a amplitude dos 3 pratos, uma vez que em termos de peso, pouca diferença haverá?
Agora, as soluções:
3 pratos -
Truvativ Noir - barato (como quem diz, entenda-se que neste comparativo), fiável e tenho o problema resolvido
Shimano XTR - Fiável, mais caro que o Noir, mas não é de carbono, logo menos sensivel às "pedradas"
Aerozine ou Fun Works - Mais leve, mas aqueles cranks.... Aquilo deve vergar,ou não?
Shimano XT - Simplesmente, agarrar no meu pedaleiro, meter.lhe uns pratos TA e ficar com um peso proximo de um Noir ou XTR, fácil de manter (se há coisa que preso neste pedaleiro é desapertar 2 parafusos e ter tudo cá fora). Mes depois preciso de outro pedaleiro... mas não é prioritário
Nota: tenho outra bike à espera de um pedaleiro e a ideia era meter lá o XT... ou não
2 pratos
Aerozine ou Fun Works - os mesmos problemas, mais leve, não pode ser alterado posteriormente para 3 pratos
Noir - Pegar num Noir, tirar-lhe os pratos para o XT e meter na outra bike e comprar 2 pratos TA e um movimento pedaleiro mais leve e ficar com um conjunto engraçado e para além diso, posso passar mais tarde novamente para 3 pratos
Shimano XT - converter para 2 pratos e assunto arrumado. O mesmo problema, necessito depois de outro pedaleiro, sem ser urgente.
Outras opções, opinem por favor. Peso 80 e poucos, por isso o meu receio com a rigidez dos Aerozine (não mencionei o KCNC, mas é a mesma coisa). Desde já digo que o que gostava era de um Rotor, mas o preço....
Por isso, chegou a hora de gastar dinheiro... Começo logo pela primeira duvida: Será que vale a pena passar para 2 pratos? Sempre fui reticente quanto a isto, mas é um facto que a onda pegou e hoje em dia muitas bikes de topo são vendidas assim, o que me faz pensar que se calhar estou errado.
O meu problema tem a ver com a amplitude das mudanças, será que a avozinha e a talega não fazem falta? No que toca à avozinha, sempre posso passar a cassete de 32 para 34 dentes e minimizar o problema. Mas isto tem um revés: esta passagem acarreta uma cassete mais pesada, anulando a supressão da avozinha... Por outro lado, a passagem de um prato de 44 para um 40, perde-se em velocidade. E aqui não dá para jogar com a cassete, porque não há com menos de 11 dentes... Por isso, a vantagem que os 2 pratos trazem, seria o peso, mas isso é anulado quase na totalidade pela necessidade de uma cassete mais pesada (ok pode haver diferença, mas pouca). Claro que podemos substituir o desviador da frente por um de estrada e ganhar mais alguma coisa, mas às tantas (ainda não vi bem) preciso de meter um desviador traseiro cx longa, metendo mais algum peso no cnjunto. Mas não será melhor continuar a contar com a amplitude dos 3 pratos, uma vez que em termos de peso, pouca diferença haverá?
Agora, as soluções:
3 pratos -
Truvativ Noir - barato (como quem diz, entenda-se que neste comparativo), fiável e tenho o problema resolvido
Shimano XTR - Fiável, mais caro que o Noir, mas não é de carbono, logo menos sensivel às "pedradas"
Aerozine ou Fun Works - Mais leve, mas aqueles cranks.... Aquilo deve vergar,ou não?
Shimano XT - Simplesmente, agarrar no meu pedaleiro, meter.lhe uns pratos TA e ficar com um peso proximo de um Noir ou XTR, fácil de manter (se há coisa que preso neste pedaleiro é desapertar 2 parafusos e ter tudo cá fora). Mes depois preciso de outro pedaleiro... mas não é prioritário
Nota: tenho outra bike à espera de um pedaleiro e a ideia era meter lá o XT... ou não
2 pratos
Aerozine ou Fun Works - os mesmos problemas, mais leve, não pode ser alterado posteriormente para 3 pratos
Noir - Pegar num Noir, tirar-lhe os pratos para o XT e meter na outra bike e comprar 2 pratos TA e um movimento pedaleiro mais leve e ficar com um conjunto engraçado e para além diso, posso passar mais tarde novamente para 3 pratos
Shimano XT - converter para 2 pratos e assunto arrumado. O mesmo problema, necessito depois de outro pedaleiro, sem ser urgente.
Outras opções, opinem por favor. Peso 80 e poucos, por isso o meu receio com a rigidez dos Aerozine (não mencionei o KCNC, mas é a mesma coisa). Desde já digo que o que gostava era de um Rotor, mas o preço....