Mudança de transmissão 8V para 10V (ajuda na escolha de componentes)

dabug

New Member
Olá malta

Vou fazer um upgrade na minha Concept Disk a nivel de transmissão mas na hora de escolher os componentes estou com algumas dúvidas, por isso mesmo venho aqui em busca de alguma ajuda da vossa parte.

Comecemos então pelos desviadores:

O desviador da frente que tenho montado um Shimano Tourney tem abraçadeira baixa e puxa por cima, ando a pensar em comprar um SLX, mas quando vou ver os modelos existem de abraçadeira de abraçadeira baixa e alta (sendo ambos dual pull), a minha dúvida aqui prende-se com as diferenças do tipo de abraçadeira qual devo escolher?

Agora o desviador de traz, dentro da mesma gama SLX existem caixa curta (que já percebi ser mais para a malta do DH) caixa média e longa, depois existem os normais e os Shadow, quais são as diferenças entre eles?

Agora passemos à pedaleira, estou a pensar comprar a SLX também de 3 pratos, só que depois de olhar bem para a que tenho montada na minha bike noto uma pequena diferença a nivel de eixos, a minha sai um pouco do eixo para fora (é uma SR SUNTOUR) e pelo que percebo as SLX não funcionam da mesma maneira, será que a posso montar à mesma independentemente deste aspecto?

Fico a aguardar que pe possam dar um ajudinha em relação a estas minhas dúvidas, e desde já peço desculpa pelo testamento.

Abraços e boas pedaladas ;)
 

Insignia

Active Member
Desviador da frente: Nao faz diferença nenhuma a abraçadeira alta ou baixa, tem haver com os tubos dos quadros.
Desviador de trás: Caixa longa=passagens mais suaves mas a corrente abana mais, é a mais utilizada no XC.
Shadow plus- Tem uma patilha que permite ajustar a força na corrente, para evitar o saltitar.
 

jackass

New Member
Boas! se estas a pensar em trocar de 8 para 10, tb vais ter que trocar a cassete, e tens que ver se as rodas que tens sao compativeis com 10v, se nao forem acho que tens que comprar ou rodas novas ou trocar os cubos.
Mete também em consideração os shifters, pois eu no teu post nao vi nada referido aos shifters..
Mas por 40/50€ arranjar uns bons e ate mais baratos se considerares olx e esses sites

Cumprimentos
 

dabug

New Member
Os shifters vou comprar SLX não fiz referência a isso porque não tinha dúvidas nisso, mas obrigado pelo reparo.
Quanto a cassete, um amigo meu que tem uma Concept de 2011 pôs uma cassete de 9 velocidades sem problema, e com as mesmas rodas que eu, será que para 10v há o problema de não dar?
Não levantei isso em dúvida porque já li aqui no fórum que o cepo utilizado em 8v é igual ao que se utiliza em 10. Estou errado nisso?
 
Boa tarde,

Dabug, não sou muito de escrever aqui no forumbtt, mas vou-te dar uma ajuda quanto ao material SLX 10V:

Vamos lá ver então a lista de material SLX a comprar:
(Atenção, nos links abaixo existe um espaço antes do ".com". Para que se possa ver os links é necessário retirar esse espaço.


Manetes das mudanças SL-M670: http://cycle.shimano-eu .com/publish/content/global_cycle/en/nl/index/components/mountain/slx/product.-code-SL-M670.-type-.sl_mountain.html

Essa é a Versão "normal", existe também a versão I-Spec: http://cycle.shimano-eu .com/publish/content/global_cycle/en/nl/index/components/mountain/slx/product.-code-SL-M670-I.-type-.sl_mountain.html
Esta segunda versão serve para aplicar nas manetes das mudanças, caso não queiras mudanças/travões separados, julgo que não é o teu caso...

Desviador Frontal FD-M670: http://cycle.shimano-eu .com/publish/content/global_cycle/en/nl/index/components/mountain/slx/product.-code-FD-M670.-type-.fd_mountain.html

Este é o desviador compatível com 3 pratos na pedaleira, caso queiras arranjar o que é compatível apenas com 2 pratos, terás que arranjar este :http://cycle.shimano-eu.com/publish...product.-code-FD-M675.-type-.fd_mountain.html

Atenção que o desviador que tem o outro tipo de abraçadeira, é um desviador mais usado em quadros de carbono, visto que a zona onde o desviador prende, nos quadros de carbono, é mais grossa. Outro ponto a ter em conta é que se tiveres suporte do bidão no tubo vertical, talvez tenhas que o tirar se comprares esse desviador com esse tipo de abraçadeira.
Podes sempre limitar o desviador de 3 pratos para 2 pratos no afinador (aperto do parafuso H ou então desapertas o parafuso L)

Desviador Traseiro RD-M675-SGS: http://cycle.shimano-eu .com/publish/content/global_cycle/en/nl/index/components/mountain/slx/product.-code-RD-M675-SGS.-type-.rd_mountain.html

Acho que deverias optar por esse. É um desviador com caixa longa (SGS) que é melhor para BTT e ainda tem o bloqueador (Shadow Plus) que te permite andar com a corrente mais "presa". ( Este limitador torna-te a manete um pouco mais "dura" quando tentas reduzir velocidades, mesmo assim compensa) É um desviador que é menos saído que os normais, logo menos riscos de bater com ele. Tens a "desvantagem" de não ter o afinador no desviador mas, nesta gama o afinador da manete chega perfeitamente.

Pedaleira FC-M670: http://cycle.shimano-eu .com/publish/content/global_cycle/en/nl/index/components/mountain/slx/product.-code-FC-M670.-type-.fc_mountain.html

Essa é a pedaleira de 3 pratos. Também existe a de 2 pratos: http://cycle.shimano-eu .com/publish/content/global_cycle/en/nl/index/components/mountain/slx/product.-code-FC-M675.-type-.fc_mountain.html

Convém antes que vejas quanto mede o teu quadro nesta zona onde o eixo da pedaleira prende, de uma ponta a outra (Se tiveres um paquímetro ainda é melhor)

Cassete CS-HG81-10: http://cycle.shimano-eu .com/publish/content/global_cycle/en/nl/index/components/mountain/slx/product.-code-CS-HG81-10.-type-.cs_mountain.html

Em princípo não haverá problema, se dizes que o teu amigo mudou para 9V com umas rodas iguais ás tuas... Convém verificar.

Corrente CN-HG74: http://cycle.shimano-eu .com/publish/content/global_cycle/en/nl/index/components/mountain/slx/product.-code-CN-HG74.-type-.cn_mountain.html

Corrente da mesma gama, SLX.

Espero ter ajudado, espera por mais opiniões :D

Abraço!
 

dabug

New Member
Fui medir a parte onde encaixa o eixo da pedaleira e tem 700mm.
Disseste para medir isso devido a est pormenor da pedaleira SLX : BB Shell width 68/73mm?
Se for derivado a isto penso que a pedaleira que falaste dê para o meu quadro certo?
De resto todos os componentes que falaste foram os que eu vou comprar ;)
Só estava na dúvida em relação ao desviador traseiro pois não sabia se me compensaria comprar o SLX Shadow Plus.

Obrigado pela ajuda
 
Boa tarde,

Mediste bem o quadro? (De ponta a ponta, por baixo da bicicleta.)
Tens a certeza que não mede 73mm? (7,3cms)
Quanto ao desviador, acho que deves mesmo optar pelo SLX Shadow Plus.

Abraço! :D
 
Boa tarde,

Pois, de facto com fita métrica não ajuda :D
Convém ter a certeza disso mas em princípo ou é 68, ou 73mm.
Como tu disseste anteriormente: "pedaleira SLX : BB Shell width 68/73mm?"

Se for uma dessas medidas, isso dá perfeitamente.


Abraço!
 

dabug

New Member
Pois também me parece que seja 680mm e para além disso não me parece que a Mondraker fabricasse uma bicicleta em que esse tipo de componentes não dessem.

Chegaste a ver a bicicleta?
Ainda aindei la a tentar ver a medida mas não tem la qualquer tipo de informação.

Abraço
 

malagueta

Member
boas,

eu também mudei de 8v para 10v como podes ver no meu tópico e acho que não ganhas em nada em continuares com 3 pratos a frente. Vais passar de 24 para 30 mudanças onde não usas a maior parte delas. Faz uma coisa antes de comprar, usa este calculador de ratio e colocas a tua transmissão actual e pensa nas mudanças que usas e depois experimenta colocar por exemplo 11-36 e uns pratos 40-28 e vê as diferenças. As vantagens é que ficas com uma transmissão muito mais fácil de usar, e não tens problemas de cruzar mudanças e dos chupões de corrente. É só uma sugestão que acho que deverias ter em conta.

http://home.earthlink.net/~mike.sherman/shift.html

Qt ao resto acho que ficas muito bem servido com a gama SLX.
 
Top