Mudam-se os tempos...mudam-se as conversas!!!

krugger82

New Member
Bem vou tb mandar a minha posta de pescada, fresquinha porque sou um iniciado nestas andanças.

Voces como é evidente têm uma perspectiva do BTT que eu nao tenho, porque simplesmente nao tenho base de comparação, não tenho o antigamente.

O que posso dizer é sobre a minha curta experiencia, somos um grupo que pode ir ate aos 8 a andarmos com alguma regularidade semanal, as lebres querem ir à frente vão na boa, so esperam pelo pessoal na hora de descer, para irmos todos pelo mesmos trilhos, quando voltamos à cidade estamos todos juntos e cada um fez o que mais gosta, à pessoal que gosta de ir mais devagar à outro que gosta de dar mais "brita" é com cada um, se nao se adaptam e respeitam então so têm de mudar de parceiros de BTT.
Eu começei a fazer de BTT como um complemento para melhorar a forma fisica, para alem da futebolada semanal, e a pica foi estantanea, depois da primeira volta ja andava aqui pelo forum a pedir conselhos sobre bikes.... a minha maneira de andar, ou melhor a maneira que gosto (às vezes nao dá), é puxar pelo cabedal, pa é assim que gosto, e com isto nao quer dizer que ande com muito gas, agora gosto de sentir que estou nos meus limites fisicos, é evidente que isto é uma evolução. Para mim passear pelas ruas ou parques da cidade de btt pelas estradas nao fz muito sentido, para mim faz sentido subidas lixadas que deixam um gajo em agua (estrada/trilho de preferencia) e descidas em trilho.

Mas isto sou eu, la esta é o meu BTT, pa quem gosta de passear passeia, etc, etc.
E já agora, pelo menos na minha zona o pessoal ainda se cumprimenta.
 

MiGuEl_82

Active Member
Muito bom este tópico do colega JoaoPeixe,tanto que merece que o repita aqui antes do meu comentário.


Como muitos sabem,eu ando cá desde practicamente o início do btt no nosso país (finais dos anos 80). Já vi muita coisa,e espero ver muito mais,porque não estou farto.
Mas se me perguntarem se o btt hoje em dia é melhor que há uns anos atrás,sou bem capaz de dizer que só as bikes são melhores.

Desde que surgiram os primeiros passeios-prova que rapidamente se criou esta classe de "atletas",e os eventos na sua maioria têem evoluído para se adaptarem aos seus gostos. Quem hoje em dia quer ir a um passeio guiado,sem classificações,abastecimentos mínimos e de verdadeiro btt tem de procurar muito e nem sempre encontra. Tudo são provas,desde passeios de aldeia até as maiores maratonas.

Façamos aqui uma apresentação fictícia,para mostrar quem são eles:

Chegamos ao "Raid de Cascalheira de Cima",que até 2008 era um passeio como os outros das aldeias próximas,com 30km pelos trilhos da freguesia,nas calmas,com paragens para reagrupamento ou no máximo 2 grupos com andamentos diferentes,abastecimentos de água e fruta e camaradagem entre todos.
Hoje em dia é uma prova,porque tem cronometragem,percursos de 50 e 25km,marcações,abastecimentos fartos,banhos quentes e um almoço digno de um copo de água de um casamento.
Nesta prova encontramos na frente da linha de partida o Xico Pró,que é o melhor da zona. O Xico treina pelo menos 3 vezes por semana,a maior parte das vezes na sua bike de estrada,toma os seus suplementos como os seus idolos,aos quais se mantem atento consultando os seus conselhos nos blogs ou no facebook. O Xico pertence a uma equipa que foi criada por um grupo que dava umas voltinhas e decidiram que era engraçado vestirem-se todos de igual para irem às provas,mesmo que a maior parte ficasse ridículo vestido de licra colorida.
Mas o Xico há muito que deixou de treinar com eles. Mandavam bocas por ele querer ir sempre depressa,a mandar esticões,e a ralhar quando a malta parava ou até quando metiam por algum singletrack manhoso que lhe fazia baixar a média da volta. Agora o Xico treina com outros como ele,ou sozinho,embora não o admita,porque não se pode relevar os "segredos" do treino,e há que surpreender os oponentes.
O Xico não participa em provas do nacional,mesmo que sejam perto,porque lá não tem a minima hipótese de ficar na frente,e custaria muito a explicar aos seus admiradores que naquela prova ficou quase em último,porque lá toda a gente estava para competir,ao invés dos passeios-prova em que costuma participar. E há que manter o "palmarés".
Partida! O Xico vai no grupo da frente,não para nos abastecimentos,grita para o deixarem passar nas subidas,mas se apear é capaz de se manter no caminho para não ser ultrapassado,apeia nas poucas ou nenhumas zonas técnicas (que antigamente eram muitas mais),porque só treina na bike de estrada e pega na de btt apenas para as provas,e se ninguém estiver a ver é bem capaz de cortar um bocadinho de caminho no percurso,para ficar à frente do Zé Tó,o seu arquirival. Ele e o Zé Tó eram amigos,mas por umas bocas foleiras nos treinos e umas dores de cotovelo,agora mal se falam.
Acaba a prova,os primeiros 12 chegam com 40m de avanço sobre os restantes 50,que pararam para tirar fotos,confraternizar com as meninas dos abastecimentos e ajudar os putos que furaram e não levavam câmara e alguém a quem saíu a corrente e não fazia ideia de como voltar a colocá-la no sítio.
Os primeiros ganham um troféu de 1 palmo de altura,e fazem pose no pódio enquanto o resto da malta devora o almoço e pouca importância lhes dá.
O Xico vai para casa com a sensação que ganhou uma etapa do Tour (porque na realidade é esse o seu sonho,e nem acompanha as provas de btt da Taça do Mundo).

É assim por todo o país hoje em dia. Cada vez mais gente quer ser um "corredor de passeios",mas sinceramente espero que seja uma maré passageira.


Uma última palavra para falar de mim,e como encaro estas "provas". Depois de participar em muitas das maiores competições de btt a nível nacional,não perco facilmente o "bichinho" da competição,e já participei em muitos destes eventos. Dependendo do que apetece na altura,tanto posso defender o bom nome da minha equipa e tentar o melhor lugar possível como participar para verdadeiramente passear e disfrutar do percurso. Acontece que se consigo um bom lugar numa prova destas,fico com a sensação que estou a fazer "figuras tristes" ,e em geral divirto-me mais se for com um grupo de amigos cá para trás a curtir alguma zona técnica e a ajudar algum iniciado.

Desculpem lá o testamento,já sabem que às vezes entusiasmo-me... :)

Ahahahah... espectacular!!!

Resumo a minha participação neste tópico c estas duas palavrinhas: Adoro BTT ;)
 

jaba

Member
Deixo mais um bitaite de como era com a minha malta e como é! Andávamos regularmente à semana, 2, 3 vezes, voltas curtas mas divertidas, 20 e poucos, 30 km...com malta iniciada, médios e um ou outro mais xpto...de um momento para o outro, acabou!
Passaram a haver treinos, médias, planos com níveis, alimentação xpto, etc...os iniciados desistiram logo porque não tavam para isso. Os médios depois de 1, 2 "treinos", acharam também que não era a onda. Ficaram os prós na sua onda pelo melhor treino, pontuação, média, etc.
Eu, agora quando quero andar durante a semana, ou vou sozinho, o que não me agrada pois gosto de ir na amena cavaqueira ou...não vou. Os iniciados encostaram as bikes, os médios vão de quando em vez e os prós continuam a treinar.
Depois vem o fim de semana, passeio com familiares e amigos, variável, mas sempre com paragem para abastecimento doce!

Provas não vou, porque não me agrada o espírito de competição NÃO saudável que há. Passeios não vou porque...não há!

Vou andando sozinho...
 

CanyonLuz

New Member
Comecei a andar à relativamente pouco tempo...
Iniciei-me no BTT porque já fazia outros desportos e sentia a necessidade de introduzir algo novo...
Fui na conversa do BTT porque tenho 1 irmão que já o pratica à alguns aninhos, e tudo o que aprendo é com ele...
Ele vive para a competição, eu vivo para a diversão e depois para a competição...
Gosto de dizer bom dia, e quando passo por alguns amigos até brinco dizendo "see you later" tal é a pedalada que levo...
Já participei em algumas provas de BTT, gosto do espírito, gosto da adrenalina que se gera, gosto de motivar o que vem a morrer...
Dá-me gozo, sorrio muito, desgasto-me, desidrato-me, mas no fim vivo para isto...
É um desporto, e como em todos os desportos o interessante é travar novas amizades, o resto é "peannuts", não ambiciono ser profissional, gosto muito daquilo que sou um amador que treina por si, e que vê os seus resultados melhorarem ou piorarem consoante a minha vontade...

Saudações,
Lino Luz
 

helder900

New Member
"não como se vê cada vez mais "as invejas" de o outro ser melhor ou ter a bicicleta da marca X"

Eu vou começar a dar umas voltas ao domingo aqui com o pessoal da freguesia que faz BTT mas já fui com eles em julho só como agora algum pessoal veio de ferias foi tudo para cada lado e só vamos outra vez em Setembro, e nessa volta que eu fui com eles tive o desagrado de ouvir pessoal a criticar e a mandar bocas sobre a minha bicicleta só porque era mais fraca do que a deles e blá blá blá essas tretas todas infelizmente ainda há pessoas que pensam que toda a gente tem dinheiro para esbanjar assim sem mais nem menos e não se lembram que ainda não trabalhamos ou simplesmente nao temos posses para comprar uma SCOTT ou uma CANNONDALE ... (esse pessoal era pessoas pelas quais nos passávamos)
 
Top