msc 2009

Nozes

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Querem ver que ainda tenho de engolir o que disse??
Já tou a ver caixotes do lixo cheios de Spark's ,Epic's etc...
 

emparlace

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sinais said:
emparlace os preços dos quadros estão no final do pdf, logo o preço que vês é da versão da bike completa
doh tens razão. Eu é que não reparei :mrgreen:
Eu já ando aqui a fazer contas á vida :wink:, ainda vou perder a cabeça e vem morar uma dessas cá para casa.
 

jyorn

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Viva a todos

eu ja adoro as de aluminio scandium talla e vai ser uma das minhas proximas aquesições

mas a de carbono esta muito fixe
 

biker boy

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Milhas_Rev said:
Está muito bem si senhor.
Agora basta saber se o peso será o que têm havido a anunciar. :wink:

19msckonceptcarbonrrxq1pw4.jpg
Oh meu deus q coisa mais linda
A HT deve tar brutal
Terei q deixar a minha suposta aquisiçao de lado (SCALE 20) e ir buscar uma bichana destas
Ate tem uns Max lite 280 dos novos q luxo
 

350plus

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O peso é realmente fantástico, mas deixa algumas questões...

Penso que grande parte desta redução de peso é resultado do uso de rolamentos muito pequenos nos pivots. A durabilidade dos mesmos acaba inevitavelmente por ser menor..

Reparem também que a suspensão têm menos um ponto de pivotagem que a das Spark. A dinâmica vai ser diferente, para melhor ou para pior não sei...

O diâmetro de todos os tubos do quadro é também notoriamente menor. O resto da poupança de peso vêm daqui. Usando fotos de uma Spark (a referência actual) e da Msc calibrada para a mesma escala encontrei estes valores (escala relativa, não tem unidades):

                                                  MSC /  SPARK

Meio do tubo inferior:                    1.24 / 1.60  23% menos de diâmetro na MSC
Escora inferior junto ao dropout:      0.41 /0.74    44% menos de diâmetro na MSC
Meio do tubo selim:                        0.95/1.02    Equivalente
Meio do tubo superior:                    1.03/1.24  17% menos de diâmetro na MSC

Os diâmetros inferiores devem quase de certeza levar a uma rigidez mais reduzida. A questão é se a diferença é notória ou não.

Em conclusão, o baixo peso vem de três pontos:

-Rolamentos mais pequenos
-Uso de menos um ponto de pivotagem
-Tubos mais finos
 

HR

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Uma coisa é certa... é linda! Agora é só esperar para saber opiniões...

Muitas e boas pedaladas...
 

derfred

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sim, esta msc é como uma single pivot.

em relação aos diametros, não te esqueças que se a secção dos tubos da msc for quadrada ou triangular o quadro poderá não perder assim tanta rigidez é torção. eles podem até estar a usar reforços internos no tubo como usa a merida 96.

em relação aos rolamentos, na parte superior parece que usa casquilhos, pelo menos é o que me parece nesta foto, em baixo deve usar rolamentos.

eles dizem que o rigiro pesa 1150 gramas e o total 1370 (acho que é mais amortecedor)

se formos a ver 1150 para um rigido de carbono nem é muito leve, se calhar eles pegaram nos processos e especificações do rigido e aplicaram-nos ao total, as 200 gramas são para pontos de fixação, rolamentos e casquilhos.

Mas numa coisa concordo, este quadro é para tipos leves e para andar com cuidado
 

350plus

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Derfred,

Não percebi se estás a dizer que as 1370 gramas são com ou sem amortecedor. As fotos iniciais na balança mostram que é sem. Estamos a falar de algo como 1580 gramas com um RP23.

Em relação à geometria dos tubos, se olhares para o desenho CAD no início dá para ver que os tubos da MSC são quase todos com secção quadrada. A secção quadrada permite sim recuperar alguma da rigidez, mas apenas em esforços directamente alinhados com os lados do quadrado. De qualquer modo, a Spark continua a demonstrar diâmetros bastante maiores para zonas onde a secção é muito semelhante o que sugere maior rigidez.

Quanto aos reforços internos, a sua utilidade para aumentar a rigidez torsional é limitada, pois para acrescentar rigidez aos perfis devemos adicionar material longe do centro do tubo. Servem sim para aumentar ligeiramente a rigidez à flexão vertical.
 

derfred

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1370 sem amortecedor, mas é como dizes, aquilo era o protótipo na balança, os modelos de produção podem e em principio vão mesmo ficar mais pesados.

onde quero chegar é que 200 gramas que é a difrença de peso do rigido para o total é capaz de ser suficiente para meter dois rolamentos, uns casquilhos e uns suportes.

e que se 1250 gramas para um rigido não sugere um quadro muito fragil, se calhar o de suspensão total tambem não o será, agora que vai ter muito mais torçao lateral, isso é certo. como todos os quadros com amortecedor...

em teoria o que dizes está correcto, mas acho que a variação/decréscimo nos diametros dos tubos não vai tornar o quadro mais flexivel ou fragil para os esforços a que vão ser sujeitos.

ou seja, menos 20% de diametro não é 20% a menos de resistência no tubo.
 

350plus

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derfred said:
ou seja, menos 20% de diametro não é 20% a menos de resistência no tubo.

Sim, aí tens razão claro.No fundo a pode-se apenas presumir que a rigidez vai acabar por ser ligeiramente inferior.

Tenho algumas dúvidas que o quadro HT e FS sejam muito ligados. É que por norma os FS são menos reforçados por causa da inexistência de pancada constante na traseira. Mas se calhar partilham tubos para ficar mais barato o processo.
 
B

benitez

Guest
Boa tarde,

alguém me consegue dizer se existe alguma loja na região de Lisboa que vende MSC? Gosto muito dos modelos de XC para 2009 ...

Thanks!
 

sm

New Member
muito bonitas , e pelo que sei tem muita qualidade .... não tem é o marketing de outras marcas
e as vezes isso pesa no momento da compra é uma pena haver tao poucos agentes desta marca , conheço pelo memos 10 lojas e nunca vi esta marca a vender em lado nenhum ....... onde é que anda o importador ..... se calhar só vende no norte !!!!! :(
 

maxxis

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Boas noites
O importador anda na Eurobike, na zona de Lisboa tem a loja Superbikes, lá encontra todas as novidades da marca.


Agostinho Carvalho
 
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