Mais um convertido às 29"
Após analisar o mercado optei inicialmente pela Mondraker Podium 29:
No entanto, não tinham o meu tamanho em stock e como o tempo previsto de espera para entrega era de quase 1 mês, optei pelo modelo abaixo, a Finalist Pro 29:
As especificações:
FRAME Finalist 29" Custolite 6061 triple butted
SIZES S / M / L / XL
FORK Rock Shox Recon Gold TK SA 29" 100mm
HEAD FSA ZS-4D 1-1/8” Integrated
STEM Onoff XC 31.8mm 80/90mm
HANDLEBAR Onoff XC 29” 31.8mm 9ºx710mm
GRIPS Onoff Diamond
SEATPOST Onoff 0-R Finalist 29” custom design 27.2mm 350mm
SADDLE Mondraker Finalist 29” custom design
FRONT BRAKE Avid Elixir 1 160mm
REAR BRAKE Avid Elixir 1 160mm
LEVERS Avid Elixir 1
RIMS Abyss 29” wheelset
SPOKES CN Stainless
FRONT HUB Abyss Disc Qr
REAR HUB Abyss Disc Qr
TIRES WTB Nano 29” 2.1
CRANKSET Shimano FC-M522 42/32/24T
BOTTOM BRACKET Shimano Octalink
PEDALS Mtb Spd
CHAIN FSA Team Issue 10s
FRONT DERRAILLEUR Shimano Deore FD M-591-10
REAR DERRAILLEUR Shimano XT RD-M780 GS 10s
SHIFTERS Shimano SLX SL-M660-10
CASSETTE Shimano HG-62 11-36T 10s
WEIGHT 12.2 kg
Pesada na loja, acusou 12.920kg em tamanho M com pedais. Como tinha muitas peças da minha bike anterior (Scott Spark), acabei por trocar:
- Guiador: Ritchey Pro recto 600mm
- Selim: Selle Ialia SL XC Flow
- Espigão: o de origem era curto para mim, optei por um KCNC TI Pro Lite 27.2x400
- Travões: troquei os Elixir 1 pelos que tinha na Spark
- Punhos: meti uns KCNC eva que já tinha
- Pedais: os de origem são SPD não têm marca, como tinha uns Union da Spark, troquei.
- Discos: Ashima
Optei por comprar umas rodas melhores, as de origem são pesadissimas. Só a roda de trás pesou 2415kg com disco montado e parafusos (!!). O modelo que escolhi foram as Fulcrum Red Power XL 29. Não são muito leves mas o que me interessa nelas é sobretudo a resistência (e estarem dentro do meu orçamento, eheh). Penso que é uma aposta segura pela qualidade das rodas Fulcrum. Converti sem dificuldade a roda de trás com o WTB Nano de origem, entretanto aguardo a chegada de um pneu para a frente. Após estas trocas, eis o resultado final:
As rodas Red Power 29 XL:
Aqui na volta de estreia:
Estou muito contente com o resultado final, tenciono de futuro mexer apenas na transmissão, mas por enquanto vou gastar esta e perceber se o melhor para mim será manter os 3 pratos na frente, ou passar para 2.
Primeiras impressões:
Não vou aqui falar de componentes ( a maior parte deles já mais que conhecidos..) mas sobretudo das diferenças que senti entre a minha Spark e esta Finalist.
Notei logo nos primeiros quilómetros a facilidade de rolar com esta bike, e o embalo que se consegue com a roda 29, o que se traduz em relativa facilidade em atingir velocidades acima dos 30km/h.
Assim que entrei no monte, percebi que já não estava na Spark!..o amortecedor não estava lá! mas devo dizer que com uma pressão de 28 psi, o conjunto da roda 29 e pneu tubeless superou as minhas expectativas em termos de conforto. Mas não é, de modo algum, uma suspensão total, nem meia como alguns já disseram. É uma rigida e isso nota-se. No entanto é bem mais confortável que uma 26" em aluminio.
Outra coisa que notei também foi a facilidade a transpor obstáculos e um aumento de tracção...e com isto fiquei maravilhado..é mesmo uma boa diferença. A bicicleta passa por tudo, pequenas pedras, buracos..a bike passa por tudo sem perder a compostura, parece que vai sobre carris, e dá uma sensação de confiança espectacular. Secções técnicas feitas sem grande dificuldade, uma descida que me deixava sempre receoso na Spark, fiz com muita mais confiança na 29, e cheguei ao fim com um grande sorriso nos lábios.
Outro beneficio do aumento de tracção é conseguir pedalar de pé em subidas que tinha que fazer sentado na Spark para a roda não patinar. Pareceu-me que a própria bike puxava por um tipo de condução diferente, abusei mais nas descidas, tive sempre a sensação de estar tudo sob controle, e depois a descer as rodas ganham um embalo brutal, quase nem pedalava porque não era preciso.
Mas nem tudo são vantagens: a subir nota-se bem a maior inércia das rodas, em relação à spark fiquei com a sensação que tive que puxar mais pelas pernas nas subidas.
Na vinda embora, já em alcatrão, lembrei-me de algo que li por aqui no fórum, sobre manter cadências e aproveitar o embalo da bike. E resulta. Fiquei com a ideia que se conseguir manter uma cadência constante as rodas até ajudam, o problema surgiu sempre quando perdia velocidade, exigia muito esforço voltar a ganhar velocidade (em subida..).
De um modo geral, as impressões são bem positivas, estranhei as rodas sobretudo nas subidas mas ainda estou numa fase de adaptação à bike e se calhar é prematuro tirar conclusões.
Aqui deixo a minha review da minha nova montada, tentei ser o mais especifico possivel, espero assim ajudar quem tiver duvidas (como eu tive), em aderir às 29". Foram também as análises de outros users do fórum que me ajudaram a tomar esta decisão.
Mais novidades virão, assim como mais feedback quando tiver ideias mais aprofundadas.
Espero que gostem.
Após analisar o mercado optei inicialmente pela Mondraker Podium 29:
No entanto, não tinham o meu tamanho em stock e como o tempo previsto de espera para entrega era de quase 1 mês, optei pelo modelo abaixo, a Finalist Pro 29:
As especificações:
FRAME Finalist 29" Custolite 6061 triple butted
SIZES S / M / L / XL
FORK Rock Shox Recon Gold TK SA 29" 100mm
HEAD FSA ZS-4D 1-1/8” Integrated
STEM Onoff XC 31.8mm 80/90mm
HANDLEBAR Onoff XC 29” 31.8mm 9ºx710mm
GRIPS Onoff Diamond
SEATPOST Onoff 0-R Finalist 29” custom design 27.2mm 350mm
SADDLE Mondraker Finalist 29” custom design
FRONT BRAKE Avid Elixir 1 160mm
REAR BRAKE Avid Elixir 1 160mm
LEVERS Avid Elixir 1
RIMS Abyss 29” wheelset
SPOKES CN Stainless
FRONT HUB Abyss Disc Qr
REAR HUB Abyss Disc Qr
TIRES WTB Nano 29” 2.1
CRANKSET Shimano FC-M522 42/32/24T
BOTTOM BRACKET Shimano Octalink
PEDALS Mtb Spd
CHAIN FSA Team Issue 10s
FRONT DERRAILLEUR Shimano Deore FD M-591-10
REAR DERRAILLEUR Shimano XT RD-M780 GS 10s
SHIFTERS Shimano SLX SL-M660-10
CASSETTE Shimano HG-62 11-36T 10s
WEIGHT 12.2 kg
Pesada na loja, acusou 12.920kg em tamanho M com pedais. Como tinha muitas peças da minha bike anterior (Scott Spark), acabei por trocar:
- Guiador: Ritchey Pro recto 600mm
- Selim: Selle Ialia SL XC Flow
- Espigão: o de origem era curto para mim, optei por um KCNC TI Pro Lite 27.2x400
- Travões: troquei os Elixir 1 pelos que tinha na Spark
- Punhos: meti uns KCNC eva que já tinha
- Pedais: os de origem são SPD não têm marca, como tinha uns Union da Spark, troquei.
- Discos: Ashima
Optei por comprar umas rodas melhores, as de origem são pesadissimas. Só a roda de trás pesou 2415kg com disco montado e parafusos (!!). O modelo que escolhi foram as Fulcrum Red Power XL 29. Não são muito leves mas o que me interessa nelas é sobretudo a resistência (e estarem dentro do meu orçamento, eheh). Penso que é uma aposta segura pela qualidade das rodas Fulcrum. Converti sem dificuldade a roda de trás com o WTB Nano de origem, entretanto aguardo a chegada de um pneu para a frente. Após estas trocas, eis o resultado final:
As rodas Red Power 29 XL:
Aqui na volta de estreia:
Estou muito contente com o resultado final, tenciono de futuro mexer apenas na transmissão, mas por enquanto vou gastar esta e perceber se o melhor para mim será manter os 3 pratos na frente, ou passar para 2.
Primeiras impressões:
Não vou aqui falar de componentes ( a maior parte deles já mais que conhecidos..) mas sobretudo das diferenças que senti entre a minha Spark e esta Finalist.
Notei logo nos primeiros quilómetros a facilidade de rolar com esta bike, e o embalo que se consegue com a roda 29, o que se traduz em relativa facilidade em atingir velocidades acima dos 30km/h.
Assim que entrei no monte, percebi que já não estava na Spark!..o amortecedor não estava lá! mas devo dizer que com uma pressão de 28 psi, o conjunto da roda 29 e pneu tubeless superou as minhas expectativas em termos de conforto. Mas não é, de modo algum, uma suspensão total, nem meia como alguns já disseram. É uma rigida e isso nota-se. No entanto é bem mais confortável que uma 26" em aluminio.
Outra coisa que notei também foi a facilidade a transpor obstáculos e um aumento de tracção...e com isto fiquei maravilhado..é mesmo uma boa diferença. A bicicleta passa por tudo, pequenas pedras, buracos..a bike passa por tudo sem perder a compostura, parece que vai sobre carris, e dá uma sensação de confiança espectacular. Secções técnicas feitas sem grande dificuldade, uma descida que me deixava sempre receoso na Spark, fiz com muita mais confiança na 29, e cheguei ao fim com um grande sorriso nos lábios.
Outro beneficio do aumento de tracção é conseguir pedalar de pé em subidas que tinha que fazer sentado na Spark para a roda não patinar. Pareceu-me que a própria bike puxava por um tipo de condução diferente, abusei mais nas descidas, tive sempre a sensação de estar tudo sob controle, e depois a descer as rodas ganham um embalo brutal, quase nem pedalava porque não era preciso.
Mas nem tudo são vantagens: a subir nota-se bem a maior inércia das rodas, em relação à spark fiquei com a sensação que tive que puxar mais pelas pernas nas subidas.
Na vinda embora, já em alcatrão, lembrei-me de algo que li por aqui no fórum, sobre manter cadências e aproveitar o embalo da bike. E resulta. Fiquei com a ideia que se conseguir manter uma cadência constante as rodas até ajudam, o problema surgiu sempre quando perdia velocidade, exigia muito esforço voltar a ganhar velocidade (em subida..).
De um modo geral, as impressões são bem positivas, estranhei as rodas sobretudo nas subidas mas ainda estou numa fase de adaptação à bike e se calhar é prematuro tirar conclusões.
Aqui deixo a minha review da minha nova montada, tentei ser o mais especifico possivel, espero assim ajudar quem tiver duvidas (como eu tive), em aderir às 29". Foram também as análises de outros users do fórum que me ajudaram a tomar esta decisão.
Mais novidades virão, assim como mais feedback quando tiver ideias mais aprofundadas.
Espero que gostem.