Mondraker Factor XC Pro 2009

camaleao

New Member
Andava à procura de uma FS pelo conforto, pois sempre tive uma rígida e apareceu-me esta que me pareceu uma boa proposta.
Para já deixo aqui umas fotos com algumas questões e à medida que for fazendo kms vou dando a minha opinião.
Ainda tenho de recuperar de uma entorse lixada no tornozelo...

O estado geral da menina parece-me bom. :)

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Coisas a fazer:

Trocar aranha do tubo da suspensão. A direção estava com uma ligeira folga, ao abrir dei com a aranha com umas patas partidas e nem sequer estavam as duas dentro do tubo. A partida lá dentro e a inteira no topo do tubo... como é que não havia de ter folga.
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Sabem se estes rolamentos da caixa de direção se vendem em separado? O de cima se fosse substituído não se perdia nada.
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Duvidas:
Qual a vossa opinião sobre as rodas? Cubos Formula e Shimano M475, aros Muddox DC 3.0 Disc com pneus michelin country trail 2.0.
Parecem-me pesadonas. A da frente 2060g e para a de trás não sei pois a balança da cozinha aqui de casa só vai até aos 2200 e passou... (isto para as rodas completas com aperto rápido incluido).
As câmaras de ar têm um liquido rosa no interior, será anti furo?
E os pneus estão revestidos com uma fita adesiva no interior, tambem deve ser anti furo, certo?
Cada pneu com esta fita pesa 710g...

Preciso de trocar pastilhas. Quais? Alguma sugestão. Travões Shimano M445 e discos xt


O que vos parece? Melhoravam alguma coisa?
 

miguelcarromeu

Active Member
Olá

Boa compra, antes de mais ;)

Tens muitos upgrades que podes fazer. Destaco as rodas. Preços razoáveis, com qualidade, tens as Mavic Crossride a cerca de 150€ novas. Matavas vários coelhos de uma só cajadada.

Depois apenas daria alguma atenção aos periféricos, como avanço. ;) Boa sorte é o fundamental.
 

camaleao

New Member
Obrigado pelas dicas.

Em relação ao avanço vou andar no inicio com este, aproveito ser ajustável para procurar a melhor posição para mim e depois compro em função disso.

Relativamente às rodas acho que a fazer um upgrade será por aí a minha prioridade.
Estas quanto poderiam valer para as colocar à venda? Normalmente vendem-se com os discos?
E em relação às que vou arranjar para substituir, vou começar à procura novas ou usadas.
À volta dos 150€ como o Miguel sugeriu, parece-me um orçamento dentro do que estaria disposto a investir, alem das Mavic Crossride têm mais alguma sugestão?
Esse upgrade será realmente notório na melhoria da condução? De que forma?
 

jamlvs

New Member
Eu ainda ando indeciso entre as Crossride e as Shimano MT65 (SLX). As Shimano são mais leves e tubless embora digam que são mais frágeis e não aconselháveis a pessoas pesadas (a cima dos 70kg).

Se o teu eixo for de 15 tens estas a bom preço na bike discount. de. Procura por MT65
 

camaleao

New Member
Eu ainda ando indeciso entre as Crossride e as Shimano MT65 (SLX). As Shimano são mais leves e tubless embora digam que são mais frágeis e não aconselháveis a pessoas pesadas (a cima dos 70kg).

Se o teu eixo for de 15 tens estas a bom preço na bike discount. de. Procura por MT65

Peso 73 kgs. Não serão aconselhadas?
Eixo de 15? Não sei o que é? Desculpem a ignorância.
 

jamlvs

New Member
Eu se tivesse uma oportunidade comprava as SLX, são mais leves e tubless, de resto, há a parte técnica dos cepos das rodas serem diferentes mas isso já não percebo muito. Quanto ao eixo também não sei ver, sei que os meus são de 9 e geralmente 9 é o standard e por isso o preço um pouco mais caro. Pelo menos foi essa ideia com que fiquei...
 

Atomic22

New Member
Boas eixo de 15 é como indica 15mm de diâmetro ou seja é um tipo "barra" que atravessa desde o exterior da suspensão ao outro lado através de dois olhais, muito comuns em bike de downhill, freeride e allmountain mais duro. Os eixos das tuas rodas são 9mm de diâmetro. Facilmente se vê a diferença entre 9mm e 15mm uma vez que 9mm a roda da frente sai para baixo quando desapertas da suspensão, enquanto num eixo de 15mm tens de retirar o eixo fora tipo cavilha para poderes retirar a roda (como nas motas).
 
Bela bicicleta que aí tens e como sabes há muita coisa que podes mudar, mas aquela que mais vais notar diferença é sem dúvida na troca de rodas. Penso que as SLX são actualmente a melhor opção. Leves, resistentes Q/B, tubless ready, preço ( abaixo dos 150€).

De resto isso quer é andamento!!!!
 
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