mochila hidratação vs. bidon's hidratação

AMP

New Member
Vrpereira,
quando esta calor como fazes em relaçao ao maior consumo de agua?
levas dois bidons?
e em relaçao ao aquecimento da agua?

atenção:
nao estou a censurar nem a criticar, apenas a tentar perceber as vantagens, pois nao estou 100% satisfeito com a mochila, apesar de a utilizar ja a bastante tempo.
tenho noção que levo coisas que raramente preciso, e em termos de transpiraçao nem vale a pena falar, apesar de que com roupa transpiravel nao se note tanto, outra coisa é o acesso a mochila temos sempre de parar para tirar qqer coisa.
enfim ha pros e contras como em tudo na vida...

abraço
AMP
 

JCSC

Member
Eu ando sempre com o Camelbak todo o ano, com as ferramentas, cameras de ar, barras, carteira, telemovel, chaves, etc...

No Verão uso ainda o bidon de 0,75 com agua congelada durante a semana para ter agua sempre fresca, tambem ponho uns cubos de gelo no Camelbak antes da sair de casa.
 

lua

New Member
Acho que já foi tudo dito.
Eu ainda só usei o camelbak 2 vezes ( prenda de natal :lol:). E reparei que para circuitos não vale a pena levar, pois como estão sempre a dar água, e a mochila pesa, é totalmente desnecessário.
Mas para o resto dos casos, penso que é util, pois pode-se beber água quando quizer. Com o bidon só podia beber praticamente nas rectas, ou arriscava-me a malhar :roll:
 

Tomac98S

New Member
Boas..

Eu comecei com os bidons.. depois "evolui" para as mochilas e agora axo k "evolui" novamente para os bidons..

Para mim começou mesmo a ser desconfortavel o peso nas costas, e a agua tb ficava quente.

- Agua quase congelada ou uns cubos de gelo tb resolvem o problema.
- Em passeios, um bidon de 0,75 l chega para de abastecimento em abastecimento, ter sempre agua. Poderemos sempre levar uma garrafita num bolso.

Em maratonas, levo o Camelbak sem o saco da agua, para puder transportar a carteira, mais as barras, camara de ar... etc, mas levo o bidon para a água..

Vou mais leve, o peso da mochila já incomodava mesmo! :D

Boas pedaladas,
 

Xpectro

New Member
Eu comprei um saco de hidratação e já o vendi. Não porque não ache que tem as suas vantagens mas porque não me sinto bem com o peso que me faz nas costas. Uso o tradicional bidão ou 2 dependendo e todo o material tipo barras, telemóvel, chaves, camaras de ar e outros vai no saco por baixo de selin. Contudo há que considerar as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Cpts
 

Kitos

New Member
A mochila é o meu porta bagagens. Para alem disso bebo muita agua mesmo no inverno. NO Verão cheguei a levar mochila bidon e uma garrafa de bebida iso. mas nesse dia foi um abuso de km
 

Vrpereira

New Member
Pois é cada um tem as suas razões, mas mesmo em maratonas tipo Portalegre o bidon dá e sobra pois há muitos locais com água.

cada um lá sabe as suas razões.

CumprimenTTos

Vitor Pereira
 

Costinha

New Member
Cada cabeça sua sentença... Eu prefiro um ou dois bidons, porque simplesmente acho desconfortável a mochila de hidratação, apesar de reconhecer algumas vantagens das mesmas.
Penso que ao sair para um passeio ou maratona, se deve analisar préviamente o precurso que se irá efectuar ao nível dos abastecimentos (fontes públicas, etc...) durante os kms a percorrer, mas os organismos também são diferentes e há quem necessite de mais ou menos água, por isso nada como tirarmos nós próprios as nossas conclusões.
PS - Quem vai para o mar...
Boas pedaladas.
 
Bem eu sou um dos que prefere o saco camelo.

Alem de poder levar 2,5 litros de água, ainda levo :
Carteira
Chaves do carro
Chaves de casa
Telemóvel
Câmara-de-ar
Bomba de ar
Kit Ferramentas
Barras para comer

Não me incomoda por isso essa parte não é problema. Quanto a beber em andamento eu não o costumo fazer pois para paro o fazer e eventualmente para comer qualquer coisa.
Todas as minhas voltas são em ritmo de passeio por isso não se justifica o bidon.
 

Bytes

Member
Camelbak mule e só tenho pena de não ser maior.

Camaras de ar, bomba, barras, Kit Ferramentas, chaves, vai lá tudo...

Encho de água conforme o tamanho do passeio.

No Raid Cascais-Colares o ano passado levei 3 L, bebi duas garrafinhas de 0,33 L pelo caminho, despejei três ou quatro garrafinhas para dentro do camel e cheguei a casa com ele vazio.

Água nunca é de mais (ou quase nunca).
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
E porque não uma mochila que leva 2 bidons ?
Aqui ha uns anos valentes, ainda os Camelbaks eram algo invulgar, comprei uma pequena "mochila" que levava 2 bidons, um de cada lado, considerando que ha uns anos, fazer 50 ou 60km já era uma proeza, parece-me que a coisa estava bem proporcionada.

E isto porque não passo sem as ferramentas minimas para desenrascar, gosto dos bolsos dos jerseys mas é para por as luvas quando as tiro, os papeis das barras, ou para ter o telemovel mais à mão, para levar camaras de ar, uma multi-tool, uma bomba, não me ajeito.

Nos tempos que correm, o Camelbak é sem duvida o eleito, sobretudo porque os km's são cada vez mais, e a carga para levar às costas também é maior (morfes, agua, etc).

Numa maratona bem estruturada em termos de logistica, um bidon de 1L ou um Camelbak de 1L ou 1,5L acho que chega perfeitamente.

De resto ja aqui disseram tudo portanto, não vale a pena repetir o que já foi escrito :wink:
 

tors

New Member
Oi pessoal.

Eu cá prefiro a mochila. Como já foi referido tem muito mais capacidade. Água ou vinho para quem preferir, e tudo o resto. Ferreamentas, photo machine, camaras de ar, telele .... enfim tudo o que é preciso e o q não é preciso.

O garrafãozito, tb pode ir mas , não sei se já vos aconteceu, a mim por várias veze, perde-se nas altas descidas. Pois é com os saltos, sulavancos e afins já não é a primeira vez que o perco. E isto de parar a meio de uma alta descida e voltar a trás para apanhar o dito .... nééééééé.... Não me parece, ou então volta-se lá de carro caso seja possível. Por isso, e indescutivelmente, Mochilazinha e ala se que se faz tarde. :wink:

Divirtam-se, e não se desidratem, de garrafão ou mochila, cada um com a sua opinião.

Boas pedaladas :lol:

Tors

P.S. Se todos gostassemos do mesmo era complicado para as empresas. Alguma havia de falir. Por isso dispersem os gostos, para dar para todos.
 

ruiserrao

New Member
Por uma questão de hábito, gosto de usar a mochila CAMEL BAG de 2L!
È pequena e muito confortavel; para alem de que para uma volta de 40KM ou mais Uma garrafa não chega!

No que toca a Maratonas com muitos abastecimentos, prefiro a garrafa; sempre que há um abastecimento, toca a encher, mas mesmo assim tem de ser uma garrafa grande!
 

MarcoB

New Member
Para mim depende mesmo da altura do ano.

Inverno- uso sempre apenas a garrafinha e até agora sempre chegou para a volta completa.

Verão- Camelbak de 2L em todas as voltas :), e por vezes é necessário voltar a encher pelo meio, consoante os Kms e o percurso.
 

ruim

New Member
Boas tardes:D

"pondo areia na engrenagem " :D :D

pessoalmente prefiro levar a " bolsinha " na frente do guiador , chego-lhe facilmente o peso sai-me das costas e vai directamente para a " burra " ,
ha 2 anos em Portalegre levei uma " mochila " da decathlon , e ao fim dumas horas de " dolorosa " pedalada , só me apetecia deitá-la fora , alias houve um colega que o fez , o desgaste que faz nas costas , cada um e que que tem de pesar os prós e os contras , agora o bidom - sempre , é uma optima ferramenta para afujentar os " bobys " , e para lavar " os cascos " ...
1 Abraço
RuiM
 

shelltox

Super Moderador
.. ja muito foi dito, por isso só acrescento uma situação.. lavar o saco da mochila hidratação depois ou antes da utilização é uma seca,nisso o bidon é muito pratico
 

GTMiguel

Member
Já faz muito tempo que abandonei o bidon, até os suportes já saltaram da bike :D

Os motivos que me levaram a optar pelo "Camelo" :D foi o facto de ser mais prático na hora de beber e também porque ainda quando estava em fase de decisão, comecei a ver que bebia mais com o "camelo" do que com o bidon, em que raramente bebia, ora devido ao tipo de percurso ou a outros factores. O que é certo é que faço uma ibgestão de água muito mais correcta com o "Camelo", bebendo várias vezes e poucas quantidades, enquanto que com o bidon, como é mais dificil de encontrar a altura certa para beber, se bebe muito de uma só vez e depois volta a estar-se muito tempo sem ingerir água.
 

loopeh

New Member
Bem digamos que eu sou mais um que nao dispendiria da minha mochila por nada.. simplesmente porque é bastante mais prático a vários niveis, como na hora de beber e na quantidade que é possivel transportar, e ainda outro ponto que acho importante de referir, no meu caso comecei a beber a agua mais instintivamente devido à facilidade proporcionada..

Mas tal como tudo também tem os seus pontos negativos e esses são sem dúvido a manutenção que requer face ao bidon..
 
Top