(...) receitas caseiras com sal e sumo de fruta e afins ja experimentei, não vou dizer que é a mesma coisa, porque não é mas dá para desenrascar
A "amélia" ca do forum é que sabe como fazer uma bebida boa! pede-lhe umas dicas, que ela e simpatica e diz
) Olá a todas!
Riplas, agradeço o elogio, mas a minha bebida é uma simples limonada temperada com os sais que precisamos e a quantidade e tipos de açucar que melhor se ajustam à tolerância do atleta e duração da prova. Não é boa porque é demasiado salgada para o nosso gosto e não tem intensificadores de sabor nem aromas para além de um limão
Mas o facto de ser simples e não ter adulcorantes, creatina, corantes e conservantes tornam-na superior e mais saudável.
Só compensa fazer para provas de mais do que 3h, caso contrário qualquer coisa "kitada" com fantomalt e algumas pedras de sal-extra serve.
O que eu acho das bebidas isotónicas comerciais é que, têm IMENSOOOOOO açucar e portanto, o hidrato é absorvido com uma velocidade BOOOOST!
As bebidas comerciais podem e geralmente têm o açucar na quantidade recomendada. O problema é poderem ter adoçantes (sim!!! apesar de parecer ridiculo!!!), usarem açucares com poder adoçante alto e de dificil digestão.
O açucar com maior poder adoçante é a frutose (ou glicose,não tenho a certeza), a seguir a sacarose e por fim a maltodextrina (em isolado não tem sabor).
Estamos a falar de bebidas para rendimento desportivo e não para perda de peso. Logo, o que se pretende é uma bebida com o máximo de açucar que o organismo consiga absorver por hora (melhor taxa de oxidação) sem sair fora da situação de isotonico para hipertonico (tem que ver com osmolaridade). Uma bebida com hidratos que fosse absorvido a boooost, médio e slow seria o ideal.
Uma boa bebida para maratonas tem maltodextrina como primeiro ingrediente e 4 sais (cloreto de sódio como principal). Evitar: creatina, corantes, adoçantes. Exemplo: as marcas do supermercado têm açucar de cana/sacarose como primeiro ingredinte, logo, não são as melhores.
Os estudos que se conhecem indicam que a melhor composição de HC's é a que incluiu uma mistura de açucares e não um em isolado. A explicação está nos mecanismos de absorção dos açucares no estomago e intestino (lembradas das enzimas que nos obrigavam a decorar no secundário?
)
Por esta razão, bebidas só com frutose (de pacote ou mel) ou só açucar, como se indica nas "bebidas caseiras" de quase toda a gente, também não são optimas... a frutose em isolado pode causar mau-estar em algumas pessoas.
--------------------------------
Para bebida isotónica caseira, são precisos
-> 3 tipos de HC's: maltodextrina (é um dissacarídeo do milho, e vende-se como faltomalt na farmácia), glicose em pó (casa de produtos naturais) e frutose (jumbo).
-> 1 limão;
-> 4 sais: mais importante: sal grosso;
média importância: cloreto de potássio (farmácia);
menos importantes: Gluconato de Cálcio e gluconato de magnesio (farmácia, pode ser necessário pedir receita ao médico). Obs.: não recomendo "magnesona" por ter magnésio em substracto inorgânico e péssimo sabor.
As concentrações são fixas para os sais, mas variáveis para os hidratos de carbono.
A ingestão de bebida ao longo da prova deve garantir de 30-60g de HC's por hora de exercicio, 600ml-1L de água por hora e sais perdidos (principalmente o sal "de cozinha").
A literatura existente não recomenda nem vitaminas nas bebidas nem BCAA's, por falta de estudos ou eficácia destas subtâncias.
Se partilhar a receita com vocês, terá de ser num tópico com uma explicação da teoria por trás (alguma bioquímica, fisiologia e nutrição) e uma revisão do que se sabe nesta área (só assim evito a censura e gozo dos "experts")...