Materiais leves, com resistência a "pesados"

Caros amigos,

Depois de algumas pesquisas pelo fórum, com vista à obtenção de informação de rodas leves mas que "aguentem" com gente pesada, tenho reparado que há muita malta que pretende emagrecer as suas bikes, mas que o seu peso corporal não ajuda à escolha dos componentes!

Não sei se acham boa ideia, mas podia-se compilar essa informação, de material que seja considerado "leve" mas que tenha como característica uma resistência para pessoal, digamos, acima dos 85 Kg.

Ou seja, ficaria objectivo deste tópico, a malta que excede aquele limite "normal" dos componentes leves, pedisse aqui a ajuda da malta para conseguir adquirir o material mais adequado às suas "condicionantes corporais"!


No meu caso, estou com 84 Kg e ando com ideias de comprar umas rodas e um espigão leves.

Quanto ao espigão, a ideia inicial era o KCNC Ti Pro Lite, mas o limite indicado de 85 Kg deixa-me reticente, porque aos meus 84 Kg acresce o peso da roupa, capacete, camelback, etc.

Já as rodas, li algures por aqui, uma montagem de cubos 240 da DT, com aros ZTR Crest, salvo erro, mas estou aberto às vossas sugestões.

Naturalmente que quanto menos gastar, tanto melhor, mas a ideia era perceber quais as reais opções.

Se considerarem este tópico sem nexo, sintam-se à vontade de o apagar.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Também há por aí muito material que, embora não tão leve, não deixa de ser leve, e tem resistência que sobra.
Material que ilustra isso mesmo pode por exemplo ser:

Pedaleiro XTR
Material da Thomson
Material da Syntace
Suspensões como as Fox, as Magura, ou mesmo a gama Minute da Manitou são também leves e nunca ninguém se queixou delas a respeito da robustez
Os raios Supercomp da Dtswiss, em vez dos mais leves revolution ou aerolite
A Notubes não faz só aros superleves, têm também os ZTR 355, ou os agora substitutos Crest, ou mesmo os mais pesados Arch, ou mesmo os Flow, mas estes últimos já fogem muito ao leve.
 

antonio_cid

New Member
Patitos o homem disse que quanto menos gastar melhor... e os aros da AX sao baratos??? ;) tudo depende do ponto de vista né???
 

victor68

New Member
Boas,

Espigão KCNC SC Pro Lite (Recuado) 178gr
( KCNC )

Preço: €67.00



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Espigão de selim ultra leve com recuo em Scandium T-7451 com parafusos em Titânio e scandium.
Disponível nos comprimentos 350mm e 400mm e com os diâmetros 27.2mm, 30.9mm e 31.6mm.
Limite de peso: 100kg XC e 120kg Estrada

Pesos:
27.2x350mm: 178gr
30.9x350mm: 180gr
31.6x350mm: 192gr
Recomendado exclusivamente para XC e estrada.

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Rcz 2010 Paire Race XC Disc 6t White/Red 159 Euros

Novidade 2010 : Par de rodas de discop super light (-200gr em relação às Crossride). Jante em alu white , largura 23mm. Raios PILLAR :24 raios à frente e 28 tras (white). Cubo RCZ (Red) com rolamentos anulares. Fixação disco 6 furos. Euixo standard 9mm. Vendido sem apertos rápidos. Colori White com stickers Red

Peso maximo do piloto = 90kgs

Foto HD

Peso : 1 650 g


Um Abraço,

Victor F.
 
Obrigado pelas opiniões pessoal.

Companheiro FiCaçador, por acaso tenho o pedaleiro XTR e uma Fox, mas o que mais me preocupa em termos de aquisições futuras, é mesmo: rodas, espigão e guiador.

Os aros Crest que referes, também já tinha lido por cá algures serem resistentes, penso que até o li num post teu. Esses aros com os 240 e aros Supercomp da DT seriam uma opção viável, então?


Vitor F, já tinha olhado para essas RCZ, mas será que compensa trocar as minhas Fulcrum RM5 por essas? O ganho de peso será significativo? O espigão KCNC só fico reticente por ser recuado!

Os Aros AX são giros mas pelas vossas observações devem ser de preço, upa, upa!!
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Se procuras espigão e guiador, como disse, o material da Thomson e da Syntace tem fama de ser à prova de tudo!
Um Thomson Masterpiece e um Syntace Duraflite carbon devem resolver a situação sem problemas.
Para as rodas, uma montagem como a que referes não deve dar problemas, e duvido muito que não sejam mais resistentes que essas RCZ.

E continuando com mais alguns componentes que sigam a ideia deste tópico, se parar um corpo mais pesado requer mais dos travões, os Formula The One 2010 são imbatíveis na relação entre potência de travagem e baixo peso. Seriam sem dúvida a escolha ídeal neste tópico.
 

nxsfat

New Member
Desculpem a pergunta mas essas rodas assim montadas em termos de custos compensam a aquisicao por exemplo de umas shimano XT ou XTR? Ou umas Mavic? É que eu peso 90 kilos e tambem queria umas rodas leves mas resistentes para baixar mais ainda o peso da minha commencal mas esta questao do peso deixa sempre duvidas pois tambem sabemos que nem sempre os pesos limites serão propriamente os valores mais indicados para um raider devido ao marketing. Exemplos disso temos varios aqui no forun com rodas completamente destruidas sem razão aparente por vezes
 

victor68

New Member
Boas,

Em relação ao espigão, não tive qualquer problema, meço 1.75mts, 84kg, tenho um avanço de 90, e até agora, Arrábida com fartura.

Em relação às rodas, de acordo com relatos do pessoal do forum que já as adquiriu, o peso é correcto, os cubos parecem ser razoáveis.

As minhas RM5 pesaram 1034 + 857 = 1891, pelo que podes ganhar cerca de 240g............mas não tens o " cantar " caracteristico das Fulcrum.

Quanto aos guiadores, tens vários, a questão do peso não se coloca, mas aconselho-te o KCNC SC Bone ( com 580mm/ 119g. ), dá para colocar bar-ends, coisa que nos de carbono nem sempre é possivel.

Um Abraço,

Victor F.
 
Se procuras espigão e guiador, como disse, o material da Thomson e da Syntace tem fama de ser à prova de tudo!
Um Thomson Masterpiece e um Syntace Duraflite carbon devem resolver a situação sem problemas.
Para as rodas, uma montagem como a que referes não deve dar problemas, e duvido muito que não sejam mais resistentes que essas RCZ.

E continuando com mais alguns componentes que sigam a ideia deste tópico, se parar um corpo mais pesado requer mais dos travões, os Formula The One 2010 são imbatíveis na relação entre potência de travagem e baixo peso. Seriam sem dúvida a escolha ídeal neste tópico.


Obrigado FiCaçador. Vou pesquisar por esse material.
Quanto aos travões, penso que os que tenho actualmente poderão ser acrescentados aos que indicas, como uma boa opção: Hope Mono Mini.



Boas,

Em relação ao espigão, não tive qualquer problema, meço 1.75mts, 84kg, tenho um avanço de 90, e até agora, Arrábida com fartura.

Em relação às rodas, de acordo com relatos do pessoal do forum que já as adquiriu, o peso é correcto, os cubos parecem ser razoáveis.

As minhas RM5 pesaram 1034 + 857 = 1891, pelo que podes ganhar cerca de 240g............mas não tens o " cantar " caracteristico das Fulcrum.

Quanto aos guiadores, tens vários, a questão do peso não se coloca, mas aconselho-te o KCNC SC Bone ( com 580mm/ 119g. ), dá para colocar bar-ends, coisa que nos de carbono nem sempre é possivel.

Um Abraço,

Victor F.


Vitor, nas rodas o "cantar" é agradável mas é o que menos interessa, para mim!
Estava a pensar em rodas ligeiramente mais leves, mas eventualmente poderão ser opção!
Quanto ao espigão, quando chegar aos 82 Kg, penso que irei arriscar o KCNC Ti Pro Lite. Ou então, seguir a sugestão do FiCaçador.
O guiador, tinha pensado nesse KCNC, mas em sobre elevado, mas o limite de peso que me indicaram, lá está, 85 Kg demoveu-me!

Mais uma vez, obrigado pelos vossos contributos.



nxsfat, tens exactamente o meu receio, em relação às rodas.
 

nxsfat

New Member
nxsfat, tens exactamente o meu receio, em relação às rodas.

.O problema é exactamente esse. Rodas leves e seguras por um preço razoavel sem serem as standard sao algo que me preocupa porque nunca ha unanimidade de opinioes....se aqui vierem tres de voces dizer que as rodas xxxpto sao realmente a melhor opcao que as shimano ou mavics habituais eu ate equaciono comprar mas ate agora nao vi nada de concreto. estamos no mesmo barco quem sabe este topico nao nos ajuda a tirar conclusoes.
Tenho o mesmo volante e estava a pensar tb nesse espigao mas 85 kilos ainda é um pouco longe do meu peso actual 92kilos
 
Eu tenho umas RM5 deste ano, peos 88kg, dou-lhes porrada até dizer chega e continuam direitinhas!

As RM5 não se enquadram no objectivo do tópico. A ideia é rodas resitentes mas leves. Eu também as tenho e são excelentes, pecando no peso. Daí a abertura do tópico, tentar perceber quais as opções mais viáveis de rodas leves mas com limite de peso elevado.
 
Eu sou louco por descidas loucas, peso +/- 90kg e as rodas que uso são pouco vistas por ai Crank Brothers cobalt xc, não são peso pluma mas na minha balança derão 1540g. Ate aos actuais 3000 km apenas parti um raio das rodas mas tive de renovar uma boa parte do meu cromado.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Outra boa opção para aros leves são os aros da American Classic, pelo que já lí por aí são mesmo muito resistentes.
 
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