Massas, revisões e outras técnicas

gsilvapt

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Boas malta.

Estou há imenso tempo parado e, agora em Setembro, pretendo recomeçar a treinar regularmente. No entanto, um dos motivos da minha pausa foi, precisamente, porque a bicicleta tava a dar o feedback que se ia desfazer toda. Para referência, é uma Berg Trail 10.
Em primeiro, numa mini-pista que fui experimentar, a roda da frente desapertou-se sozinha. A partir daí, fiquei super receoso e não consegui andar descansado novamente. Tenho sempre o feeling que ela se vai desapertar... Não está desapertada mas, de qualquer das formas, é um cagaço não muito agradável. Além disso, não acho normal uma roda desapertar-se sozinha. Veio da loja, supostamente, montada convenientemente.
Depois disso, a bike chia facilmente. Ao mesmo tempo, não consigo perceber o que é. Se fizer força no guiador (tipo a subir), ela parece que estala. Típico som de metal com metal. Parece-me que não meteram as massas próprias no guiador, nas juntas mais concretamente.

Além disso, já passou uma primavera e um verão. Eu não tenho grande material em casa nem sou grande mecânico. Para afinar as minhas mudanças uma vez que precisei (nem entrava na mais alta atrás...), demorei meia-hora porque nunca o fiz na vida.

Posto isto, ela está a precisar de uma revisão séria. Também já tem uns poucos kms (aprox. 250) e queria confirmar se as pastilhas dos travões que puseram estão em bom estado. Se montam bikes sem massas, nunca se sabe... Aproveito, vejo cabos, óleos, correntes, desviadores, etc. Ah, e claro: A suspensão também precisa de uma vista de olhos.

Porquê este tópico: Estou indeciso se devo fazer esta revisão geral em casa, porque fica mais barato, ou se levo a uma loja especializada. Confesso que conheço poucas onde moro (Rio Tinto, Porto). As que conheço, já me disseram que fica caro - mas compensa porque o trabalho é impecável. Fazer em casa implica comprar algumas coisas e muita paciência (porque nem tenho bike stand. O stand é na parede). Fazer fora, implica não aprender coisas básicas (nomeadamente mudar as gorduras no guiador e tratar da suspensão) e gastar dinheiro - mas, garantidamente, fica bem feito.
Que sugerem vocês?

Já agora: Para alguém daqui do norte, recomendam alguma loja em específico? Cada vez menos gosto da SportZone e receio que na Decathlon seja igual... Bicicletas Coelho, fica caro. AGS não fica muito mas o serviço é assim assim (feedback que tive, atenção).
 

Trailrock

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Bom dia amigo.. No caso de não estares muito à vontade com a mecânica geral da bicicleta aconselho te sem dúvida a ires a uma boa oficina e pedires que te façam uma revisão geral a toda a bicicleta. Por vezes quem monta as bicicletas que vem para as lojas tipo decathlon sportzone etc. Não têm grande experiência ou até mesmo formação e pode ocorrer de com a falta de tempo e a quantidade de bicicletas a montar algo não ficar bem montado ou apertado.. Quanto a preços não sei, varia muito de loja para loja. Mas acho que se não tiver de levar nenhuma peça, se forem apenas afinações e lubrificação algo que ultrapasse os 25/30€ seja um absurdo.

Um abraco.
 

SeteGu

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Eu sugiro um pouco das duas, ou seja, levar a bicicleta a uma loja em que realmente saibam o que estão a fazer e começar a aprender aos poucos sobre mecânica.

Hoje em dia o youtube tem vídeos a explicar passo a passo como tudo se faz. O ideal é começar pelas coisas mais simples (afinar travões, transmissão, etc...) de preferência até antes de a levar à loja. Assim se correr bem são uns trocos que se poupam... se correr mal eles depois lá dão conta do recado.
 

gsilvapt

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Pois, estou a ver que é melhor passar numa oficina. Agora só falta procurar uma fiável...

Obrigado pelas vossas respostas :)
 

gsilvapt

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Boas novamente :)

Pelo custo da manutenção e a facilidade de acesso aos materiais (não necessariamente topo de gama, mas algo minimamente recomendado), decidi fazer a manutenção sozinho. Mudanças já sabia afinar o resto foi procurar informações. Encontrei coisas no forum mas metodologias muito boas no canal de YouTube da GCN (quem não conhece, recomendo, embora mais apropriado para estrada. No entanto, muita coisa aproximasse à nossa realidade).
Bom, fiz sozinho. Acho que correu bem e, de facto, nunca mais compro nada da SportZone. Havia mesmo poucas peças que tinham sido lubrificadas antes de serem apertadas. Não admira que a maldita chiava por todos os lados...

Mas tenho uma dúvida e dispenso desastres piores: Ao apertar os parafusos da forqueta e do avanço, aquilo ficou com espaços entre peças. Os parafusos não rodam mais. Mas eu não tenho jeito nenhum para apertar estas coisas portanto decidi perguntar-vos antes que soubesse que ficou mal apertado da pior forma (i.e. cair e partir-me todo...). É suposto haver este espaço? Tirei 3 fotografias aos parafusos. Uma não se vê muito bem mas creio que é perceptível que, quer no guiador, quer na forqueta, há espaço entre parafuso e aquela peça que junta tudo. Fica aqui o link para imgur com as fotografias: https://imgur.com/a/kEJkv

Grato pela vossa ajuda.
 

Hardskin

Well-Known Member
É apertar até um "bocadito" antes de partir e é suposto ficar um espaço...
Se tivesses conseguido apertar até ao fim é que teria sido uma proeza ao alcance de poucos... ou se as peças tivessem defeito. :yeah:
 

Hardskin

Well-Known Member
É provável que tenhas apertado demasiado e os parafusos cedam por isso! :)
...e podes dar com os dentes no chão por outro motivo... :twisted:
 

gsilvapt

New Member
Bom, só para avisar que não dei com a dentadura no chão, a bike portou-se lindamente e já não sentia tanto prazer em andar de bicicleta há muito tempo. Afinadinha, sem chianços, com pressão maior nos pneus e foram uns 20 kms bem divertidos :)
 

Hardskin

Well-Known Member
gsilvapt , fico feliz por tudo ter corrido de feição.:D
Porém desapontado... :( O que o pessoal gosta é de uns esbardalhanços protagonizados por terceiros e preferencialmente registados em video! :pipocas:
 
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