Mas afinal Tubeless ou não...

petiagos

New Member
Obrigado pelas opiniões e experiencias partilhadas. Têm sido esclarecedoras.

Apenas uma pergunta:
Muitos referiram que pressões mais baixas correspodem a melhor tracção, mais conforto e segurança, mas não corresponderão também a um muito maior atrito a rolar em piso duro (estradão ou alcatrão)?

Sim ...
Quando rolo somente em alcatrão ... aumento um pouco a pressão.
 

petiagos

New Member
" petiagos, não me parece que tenhas traduzido bem.. os tubless ready têm é o sistema de encaixe no aro como UST, logo, o risco de saltarem fora do aro é inferior.. quanto às paredes laterais, também existem Schwable UST, esses sim com as paredes laterais reforçadas.. O pessoal pode procurar muito, mas não há milagres do peso.. o que se pode e deve fazer é escolher o pneu adequado para aquilo que se faz. Para alguém que só ande em estradões e com pressões altas, uns pneus convertidos ou tubless ready provavelmente nunca vão dar problemas.. é uma questão de compromisso. "

O que queres dizer é que a zona que encosta a jante é mais reforçada, e dai o risco de saltarem fora do aro com pressões menores, é diminuto ? Se sim ... eu concordo.
Mas á parte disso as paredes reforçadas são só no verdadeiro UST ? O tubless ready não terá o chamado reforço intermédio, ou seja, entre o não tubless e o UST puro ?
 

mlouro

New Member
@bruno69, em estradão/alcatrão não acho que faça sentido pressões baixas.. as vantagens das pressões baixas notam-se bastante nas zonas mais técnicas, por exemplo, de rocha ou raízes, pois o pneu molda-se ao terreno em vez de saltar quando apanha uma irregularidade. A pressão correcta és tu que tens que encontrar para os locais onde andas.

@jfvo isso não me parece normal.. já exprimentaste outros pneus? Eu chego a usar 2.1 e às vezes até menos (Maxxis LUST)..

@petiagos, o reforço varia de fabricante para fabricante.. por exemplo, na Schwalbe o tubless ready chega a ser mais leve que a versão "normal".. mas há outras marcas onde um tubless ready é tão resistente (e tão pesado) quanto um pneu UST noutras marcas. Reforçar as paredes laterais significa colocar mais borracha nos pneus e isso não os torna mais leve..
 
Desculpem a minha (santa) ignorância...

Estou com o dedo no teclado para adquirir 3 unidades destes pneus (ou uns ou outros):

http://www. chainreactioncycles .com/Models.aspx?ModelID=39379

http://www. chainreactioncycles .com/Models.aspx?ModelID=26207

p.f. retirar espaços antes e depois de chainreactioncycles.

Mas não encontro nada que me indique que não precisam de câmaras de ar, ou seja, que apenas tenho que adicionar líquido selante para rolarem prevenindo os furos.

Para saciar os meus conhecimentos

Qual a principal (ais) distinção (ões) de Tubless Ready e UST?

O que quer dizer UST?

O que querem dizer quando convertem pneus para tubeless, adicionam algo mais que o líquido selante?

Obrigado pela ajuda e cumprimentos,
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

UST: Universal System Tubeless (não necessita de câmara ou líquido selante)

Lust: Lightweight Ultimate Sidewall Technology (não necessita de câmara ou líquido selante)

Tubeless (não necessita de câmara ou líquido selante)

Tubeless ready + 2bliss + ... necessitam de líquido selante.

Um abraço

ny12xx
 
Muito obrigado pela partilha de informação!

Pelo que me informa, e bem, há por aí pessoal que anda com pneus só com ar lá dentro, ou seja, sem câmaras e sem líquido!!! (UST, LUST ou Tubeless).

Reconheço que para mim é uma novidade. Até porque se quando se instala um pneu com líquido (no meu caso particular) nos pequenos furos o líquido ajuda no isolamento. E sem líquido, é o pneu que se regenera?!?

Cumprimentos,
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro
...Pelo que me informa...
Deverias ter escrito: ...Pelo que me informas... (não andaste comigo na escola, mas és meu companheiro no Fórum).

Os verdadeiros pneus tubeless (UST + LUST + Tubeless) não necessitam de nada lá dentro, assim como os pneus do teu carro (e não se "regeneram, tens um furo: colocas um remendo).

Existem duas diferenças fundamentais entre estes pneus e os "convencionais":

1ª - o talão do pneus é desenhado para vedar o ar (o mesmo sucede com o aro da roda, há tubeless e não tubeless).
2ª - o pneu é mais reforçado, em especial na zona do flanco.

A razão que leva o pessoal a utilizar pneus "convencionais" sem câmara é o peso.

Podes ver nesta tabela referente ao Maxxis CrossMark a diferença de peso entre Tubeless e "convencional".
maxxiscrossmark.jpg


Para um pneu da mesma dimensão, tens uma diferença de peso de 245g.

Se optares por um pneu "convencional" com líquido com 75/100ml (100g), consegues um ganho de 145g por pneu.

Na minha opinião, pneus sem câmara só mesmo tubeless (LUST + UST) ou Tebeless Ready (2Bliss), porque foram desenhados para essa utilização. Andar com pneus ultraleves com líquido para poupar uns gramas e arriscar um acidente não é para mim.

Espero ter esclarecido as tuas dúvidas.

Um abraço

ny12xx
 
Precisamente, caso não tenhas colocado o líquido, com o baixar de pressão o pneu não pressiona tanto o aro causando fugas. É aí que o líquido entra em ação!
 
Claro que sim! E pela segunda vez!!!

A(s) minha(s) dúvida(s) prendiam-se ao facto de não conseguir obter informação precisa nestes dois modelos: (devem retirar-se os espaços antes e depois de chainreactioncycles)

http://www. chainreactioncycles .com/Models.aspx?ModelID=39379

http://www. chainreactioncycles .com/Models.aspx?ModelID=26207

e não querer comprar gato por lebre...

É que expressões destas (vindas de quem percebe) Esse pneu de Tubeless só tem o nome, assustam um pouco!

Ou seja, para a minha (grande) ignorância facilmente seria induzido em erro!

Caro ny12xx, estou esclarecido e agradecido. Foi de uma simplicidade e celeridade inquestionáveis, obrigado!

Cumprimentos,
 

jfvo

New Member
Sim coloquei, da Slime embora depois de relatar o que me esta a acontecer disseram para colocar um liquido mais fino, que acham??,
 
Eu tenho utilizado líquido Joe's e tem corrido bem. Mas os pneus só vedam bem depois de alguma paciência.
Vai ao site http:// [url]www.no-flats.com / support.php?itemid=224[/URL] (retira os espaços) e verifica se fizeste tudo correctamente.
Por vezes é preciso um pouco mais de insistência na parte de abanar o pneu na horizontal, e é aí que pode fazer muita diferença (4m40s do vídeo).
Eu quando coloco o líquido dou pressão máxima ao pneu e faço o que podes ver no video, em seguida mergulho o pneu em água para verificar se existe alguma fuga. Se existir, basta posicionar a roda por forma a que o líquido vede essa fuga. No dia seguinte baixo a pressão para perto da que virei a utilizar e repito o processo.
 
Last edited:

jfvo

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"ny12xx", porque dizes que o rubena não são pneus tubeless????

"Lux Interior", vou seguir o video para ver se fica bem selado, mas como se trata de um pneu tubeless pensei que não era necessário tanto cuidado..
 

danielsilva

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@ jfvo

Lê novamente o que o colega ny12xx disse mais atrás. Os pneus Tubeless Ready normalmente apenas partilham o perfil de "encaixe" no aro com os verdadeiros pneus Tubeless, faltando-lhes entre outras coisas as paredes laterais reforçadas. Um pneu verdadeiramente tubeless nunca necessita de liquido selante para ser montado enquanto que um Tubeless Ready necessita sempre de selante, quantidade e procedimento que varia também de pneu para pneu.

Um setup de pneu tubeless ready+selante normalmente fica mais leve que um com pneu realmente tubeless mas claro, depois tens de ter outros cuidados que não terias com pneus realmente tubeless.
 

jfvo

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"Danielsilva", então o problema é que o Rubena diz que é tubeless e parece que não corresponde à verdade... essa é a minha duvida??!!
 

danielsilva

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jfvo, se vires com atenção o pneu na realidade diz "Tubeless Supra", é a ideia/designação de "Tubeless Ready" da Rubena como podes ver no site da marca ( rubena.co.hu/english/technologia_ts.html ), e não um pneu "Tubeless - UST" o qual eles até também fabricam ( rubena.co.hu/english/technologia_tu.html ).

O nome realmente é um pouco enganador mas isto antes das compras nada como nos informarmos bem ;)
 

zedaspedras

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Isso só pode ser dos teus pneus. Eu consigo andar na boa e à bruta (downhiller e 100kg de barriga) tanto na minha bike de cross (kenda nevegal 2.1 tubeless com 30 psi a frente e 35 atrás) como na minha bike de down com (pneus normais convertidos para tubeless com stans 20psi frente e 30 atrás).
Já vi pessoas cujos pneus, fosse por não terem estrutura, ou o gancho de encaixe no aro ser estupido ou por outra razão qq, perdiam ar em andamentos mais agressivos. Vi nas mesmas rodas um shwalbe a perder ar a curvar e um maxxis que não perdia... Usem pneus de marcas mais conhecidas pq eles sabem melhor.
 
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