Maratona X100 Castelo Branco - 03-06-2012

clube Coolmenda

New Member
Boas a Todos os Companheiros(as)

Bem regressado de mais uma aventura em Castelo Branco, inicio o rescaldo deste evento:

Pelo terceiro ano que participo nesta prova pensei que iria encontrar algumas modificações, ajustes, melhoramentos e outras coisas que o pessoal gosta quando paga 20 euritos....., nos anos anteriores ainda os brindes tinham alguma presença, mas este ano ficou muito fraco meus amigos, um saco com 1 barra e dois Gel´s não justifica o preço que pagamos, claro esta que só vai quem quer e eu sou um deles, mas tenho sempre alguma expectativa quando recebo o saquito dos brindes.

Mas separando:
Tour 46KM
Traçado bom durinho como já é da pratica , muito bom
Os abastecimento tinham muita coisa, fruta , bolos , agua , num deles bebida Recovery ok
Marcações boas
Banhito quente e com muitas condições nas piscinas

Menos Bom ou pessimo

Sacos dos brindes
As forças policiais não conseguiram uma boa prestação, organização não tem culpa mas enfim
Penso que menos alcatrão seria bom, mas não mancha o evento por isso até me deu jeito eheheheh
Lavagem das Bike não havia , num evento destes meus amigos ...........
Marcações á chegada junto ás piscinas confusas e pouco visiveis
O acesso ao restaurante poderia estar marcado assim teria evitado ser " penetra " na festa dos outros eheheh
Almoço demorou começou a ser servido á 13h15m,

Sou um grande admirador deste evento e vou de Lisboa para Castelo Branco para participar, mas acho que a organização terá que melhorar algo para ser mais apelativo ao participante ou corre o risco de não se conseguir afirmar ou mesmo perder o que consegui até este momento.
O custo está muito elevado, como já referi 20€ é muito para o custo beneficio...........
è verdade que existe muita despesa o staff é gigante , á dimensão claro, mas mesmo assim.
Penso que devem repensar a estratégia e criar mais motivação e desejo ao participante.

Um abraço a todos , é construtivo, porque apesar de tudo gosto deste evento.

João
 

arcturus

New Member
Foi o primeiro ano que participei. A expectativa era enorme, em grande parte devido à excelente promoção que foi feito do evento, sobretudo no site (muito bom mesmo). Infelizmente, talvez por as expectativas serem tão altas, acabei por ficar "desiludido" com alguns pontos ao fazer os 46 Km.
- O levantamento dos dorsais foi horrivel. Estive 20 minutos numa fila, e cheguei ainda não eram 8 horas;
- As marcações eram claramente insuficientes. Perdi-me na chegada e só consegui voltar ao percurso porque tinha gps com o track fornecido pela organização;
- O percurso tinha demasiado alcatrão na fase inicial, penso que era escusado. De resto, foi durinho e gostei;
- os abastecimentos estavam mt bons, sobretudo o 2ª abastecimento da prova dos 46 km onde bebi uma cola bastante fresquinha que me soubes bastante bem;
- Os banhos... tomei banho de agua fria por opção, nao faço ideia se havia agua quente. Os balneários tinham excelentes condições;
- o almoço era fraquinho. Carne de porco a portuguesa, nao havia sopa, nao havia sobremesa (apenas fruta). Começaram a servir os almoços bastante tarde, para quem é de longe e tem que estar quase 1 hora à espera torna-se chato;
- todo o staff era de uma simpatia expectacular e isso agradou-me bastante
- O preço foi claramente exagerado para o "retorno". Voltarei no próximo ano se os preços baixarem para os 12-15 euros que é o que considero ajustado para o que o evento proporcionou.

Finalmente, alguém sabe para que servia a opção de pagar mais 5 euros pelas fotos? é que não vi ninguem a tirar fotos, pelo que nao percebi essa ideia...
 

bruno69

New Member
Viva:

Primeira vez em Castelo Branco e um pouco desiludido...

As marcações eram fracas ao longo do percurso mas ao chegar à cidade simplesmente não havia marcações...andei perdido montes de tempo e encontrei vários parceiros da prova também perdidos.
Já em desespero de causa madei parar um carro da PSP de Castelo Branco e os Sr. agentes fizeram o favor de nos escoltar (a mim e um colega com uma CANYON) até á piscina práia. Escusado será dizer que fixemos muitos mais km do que previsto (andámos a conhecer a Zona Industrial, o Forum Castelo Branco, o MacDonalds) enfim tivemos direito a uma visita guida pela PSP, mas se não fossem eles suspeito que ainda agora lá andava a tentar chegar à meta!!!!!!!

Ao chegar à meta ia-me a preparar para começar a reclamar com a organização quando reparei que não iria ser necessário pois havia muito mais gente na minha situação e os Sr. que estavam na chegada estavam perfeitamente nervosos sem saber o que dizer a tanta queixa reclamação e desabafo. Acho que toda a gente se tinha perdido!! Em conversa posterior, a organização informou-me que alguém andava a sabotar a prova que tinham retirado fitas, que já as tinham re-colocado depois da chegada dos primeiros atletas mas que as voltaram a roubar!!!!!
Infelizmente ha sempre alguns engraçados a tentar estragar a festa dos outros.
A mim conseguiram porque aquela meia hora perdido às voltas na zona industrial deu para me estragar o dia.

Depois tentámos ir para o almoço entramos numa Festa de um Batizado que lá decorria da qual fomos espulsos e ninguém sabia dizer onde era o almoço da maratona, até que um rapaz que andava a servir à mesa lá nos disse que tinhamos que "ir à volta lá para baixo e entrar num portão" enfim não havia uma informação nem ninguem para informar.

O almoço era fraco não havia sopa, nem sobremesa. Demorou muito tempo a começar a ser servido demorou uma eternidade para nos darem os cafés.

Fiz o tour e achei o percurso pouco interessante (mas isso são gostos)...

Tive 20min na fila para levantar o dorsal (equanto isso o speaker fazia o favor de dizer que às 8:30 o secretariado fechava, estavam dezenas de pessoas na fila parecia que estava a gozar conosco), nunca assisti a uma coisa assim...

Resumindo e não querendo parecer bota-abaixo acho que quiseram "dar o passo maior do que a perna".

Para o ano façam só duas distâncias, vai perititir ter mais gente disponível, e reduzam o preço da inscrição e lá irei de novo à espera que estaja tudo melhor, claro está.
 
A

allmountain69

Guest
Boas,

Não sou de fazer comentários, mas aki vai:

Prova efectuada – Race 90Km

Coisas boas:
- Paisagens deslumbrantes. È a minha terra ;)
- Pessoas do x100 muito prestáveis durante o percurso (5*)
- Assistências boas, apesar de não terem os isotónicos!
- Marcações na prova (à excepção da chegada a CB)

Coisas menos boas:

1º - Antes do evento:
As respostas aos emails eram pouco cordiais e demoravam uma eternidade injustificável.

2º - Dia do evento (Race-90Km):

- Tempo de espera no secretariado muito elevado! Não podiam ter + 2 pessoas a entregar dorsais ?

- Saco: 1 barra, 2 bca´s e 1 folheto da camara. Não dava para meter algo representativo da região ?

- Desempenho da policia e bombeiros (raras excepções, estavam sempre muito aborrecidos).

- Marcações cidade: Tudo bem roubaram fitas, mas a Organização tem que estar a contar com isso e agir de imediato as Xs que forem necessárias.
Para quem vinha de fora também era difícil dar com o sitio e àquela hora de uma manhã de Domingo não anda gente na rua. Podiam ter posto umas placas em sítios estratégicos da cidade.

- Percurso: super banal. A ideia que dá é que o trabalho no percurso foi do género assim estava, assim fica! (…abrir singles tracks de jeito dá muito trabalho, não é?).
Nunca apanhei nada como aquela porcaria de “ST” a seguir ao Martim Branco. Eu chamei-lhe “dual-track”, a pessoa para o fazer tinha que fazer uma misto de treking a pé (é mesmo um percuso de treking pedonal) e de bicicleta quase sempre à mão, numas veredas/levadas manhosas e minúsculas, sempre com muito cuidado para não escapar nas barreiras abruptas e ir parar lá abaixo à ribeira c/ ferimentos graves.
… e os muros tombados que tiham que se ultrapassar nestas veredas, du best! No mínimo Inovador :( …porém não tenho jeito para carregador “sherpa”!

Meus Srs. Aconselho-vos a fazer algumas provas, ou basta procurar anúncios de provas ocorridas, aki neste forum (onde se pode ver o trabalho que vai sendo efectuado) e respetivos rescaldos e a compará-las com o x100 e com aquilo que anunciam e cobram.

Ex. MK máquinas, Almorol à vista etc. etc. etc. (Façam nos trilhos 30% do que esta gente faz)

- A lavagem das bicicletas era onde, na piscina ? Se calhar era noutro sitio não marcado, como o “almoço”.


Não se esqueçam, …as várias entidades envolvidas…, que estão também a representar/promover uma região (desfavorecida)!

Desculpem as criticas a quem não as merece! …Mas se estivesse calado sentia que não estava a fazer a minha parte para que ocorra uma evolução positiva!

Porque no fundo, tanto eu como muito dos que fazem a prova "sonhavam" que a mesma se tornasse uma referência a nível nacional (…ou lá perto) ou que pelo menos seja uma prova que dê prazer fazer!

Abraços BTTistas a todos!

…“Diz-se que "errar é humano". Aceitar os erros também o deve ser. Não uma aceitação passiva, mas uma aceitação ativa centrada no desejo de aprender e de melhorar, conjugada com os verbos "analisar", "tentar", "persistir" e "conseguir".” ...quando há gosto é assim! Espero que apliquem!
 
Estive presente no ano anterior e sabemos dos problemas, especialmente nas pernas... Mas isso ja la vai.
Este ano e depois de tanta publicidade a esta prova como parecia ser uma grande prova, apenas se revelou como uma simples prova de btt e que ficou com qualidade abaixo da media. Pois pensando em outras maratonas/passeios com orçamentos mais baixos conseguem ter uma organização exelente.
Eu referindo a prova tour, ao chegar ao 1º abastecimento reparei nãoterem umas sandochas... Apenas uns bolos e fruta, liquidos so temperartura ambinte e nada fresco.
Apenas no 2º abastecimento la tinham mais qualquer coisa que me matou a fome e a sede graças as bebidas frescas.
Em relação ao perurso nada de especial, mas era um percurso tour, apesar de muitos iam para competir...
A parte de andar as voltas e ver a meta ao longe nem vou comentar.
Pelo preço e qualidade, estou seriamente a pensar se irei voltar para o ano, temos muitas maratonas e passeios na nossa zona com grande qualidade.
E verdade que se vão por aqui e dsecrever inumeras criticas, mas espero que isso sirva para melhorar os erros cometidos.
 
Last edited:

Diogo112

Member
Boas, aqui vai um rescaldo que segue uma tendência contrária à maioria dos que aqui estão:

Aspectos positivos:

Percurso - X100Tour, gostei bastante do sofrimento que me proporcionou equilibrado nos aspectos de dureza vs. extensão, não havia dificuldades por aí além embora houvesse uma descida com sinalização de perigo a qual gostei bastante, pecou pelo algum "excesso" de alcatrão, compensou pelo facto da paisagem ser magnifica;

Marcações quase 5 estrelas, apenas no acesso à parte final de alcatrão onde uma fita estava arrancada e que me induziu em erro, mas também foram apenas 50m que andei fora do caminho correcto, pois depressa me apercebi que algo não estava certo e voltei de volta ao caminho certo, dentro da zona industrial as marcações eram visiveis mas ligeiramente camufladas pela vegetação, estando-se com atenção a malta não se perdia, eu não ,e perdi;

Zonas de Abastecimento, gostei nos locais certos e com tudo um bocadinho, adorei aquela água geladissima que bebi em ambas, soube-me pela vida;

Os banhos quentes, que bom mesmo naquele final muito nice de louvar aos céus;

Aspectos menos bons:

Lavagem de bikes não havia, ora bolas vim com ela toda cheia de pó tenho de a ir lavar;

Almoço fraquissimo, uma verdadeira "miséria franciscana", sobremesa nicles, café nem vê-lo, pecou apenas por estes aspectos, ainda assim o balanço no meu caso é! Positivo é para voltar!

Só falta mesmo agora é saírem as classificações e ver algumas fotografias.

Para a organização, melhorem os aspectos aqui citados pelos participantes e a malta concerteza que irá responder afirmativamente ao desafio.
 
Last edited:

cli

New Member
Olá!!

Bem, eu só escrevo neste fórum uma vez por ano, assim que não sei se saberei fazer estas coisas da maneira certa, assim que lá vai...

Da minha parte, foi a terceira vez que participei neste passeio (ou prova, como alguns queiram chamar). Como os que já me conhecem, ultimamente estou em muito boa forma (redonda é também uma forma geométrica...) e me decidi a fazer o percurso "tour" com a única expectativa de acabar e chegar em boas condições à meta, pois embora acabei o percurso curto em 2010, no ano passado fiquei em Juncal do Campo em bastantes más condições.

Assim como critiquei notavelmente à Organização no ano passado devido à existência de dureza em excesso, não posso mais que felicitar aos componentes da organização (muitos deles são os meus camaradas do pedal cá em C Branco) pela escolha dos trilhos, com dificuldade "qb" nalgumas partes (subidas até Taberna Seca e as Benquerenças), mas que com certa dificuldade e escassos metros em PTT (pé todo terreno), deu para fazer sem grandes sofrimentos, pois tudo era questão de gerir bem as forças. Quanto aos abastecimentos, sim: não havia sandes, nem porco grelhado, nem tigelada da Beira, nem massagens nas pernas, como em outros passeios, mas dei-me por bem pago por apreciar os sorrisos e a boa disposição do pessoal, a água gelada da primeira paragem e o isostar fresquinho, os panados e a "media de Sagres" da tenda do Zé Maria (que por primeira vez recusei e que espero ser a última...).

Embora ia "sem a equipa habitual", nunca senti-me sozinho nem abandonado em cima da bicicleta (como já me aconteceu em outras esta vez sim: "provas" de grande renome e prestígio), com ajuda e conversas da malta que em ocasiões umas vezes eram conhecidos e outros não: obrigados rapazes!! (e rapariga do Fundão: nunca recordo o teu nome!!!).

Quanto às marcações: fora da certa dificuldade após a subida do Jumbo e desvio à direita para a ponte pequena do lago, só posso dizer: parabéns!! (se calhar alguém da Organização nesse desvio não devia ficado a mais) e... onde estava o CP das Benquerenças marcado na altimetria do percurso (não tenho GPS: sou da velha guarda)?? Fiquei chateado, pois esperava encontrar lá a tal mini Sagres prometida no CP de Taberna Seca (ponto negativo;)...

O almoço não era pantagruélico, mas estava bastante bem: com 29ºC a sopa só me faz confusão (coisas de espanhóis: "nem como gato nem como cão, nem tomo sopa no verão"). O ponto cómico do dia foi ficar envergonhado por não levar fato e gravata para o almoço ("estes de LX são mesmo elegantes" pensei), embora depois de me sentar ao pé duma senhora com um colar de pérolas e ter comido um pão com caviar foi convidado para sair da sala e dirigir-me à piscina onde estava localizado o correcto local do almoço (se calhar um cartaz à entrada e umas setinhas evitavam o incómodo aos senhores do baptizado, que não para mim, claro...).

Quanto ao preço: 20 EUR não são muitos para tanta organização e tantos meios: polícia, bombeiros, gasóleo, etc. Se não vejam o preço (75 EUR) da Sant Josep Extrème da Ibiza (onde um membro da nossa equipa participou), de similares características à X100 e comparem: amigos: venham cá a participar na organização destes e outros eventos e depois opinem!!.

Um abraço e parabéns a todos.

PS: peço desculpas pela minha particular visão da realidade; se alguém se zangou: paciência!

CLI
 
Last edited:

PBM

New Member
Boa Tarde
Mais um ano mais uma presença, participei no Tour devo dizer que, em minha opinião, foi um percurso equilibrado, a nivel de paisagens gostei mais do ano passado. Quanto ás marcações, tive zero enganos, como cheguei cedo as fitas ainda deviam estar todas no sitio, ou seja eu achei as marcações suficientes. Abastecimentos, estavam bem situados e bem fornecidos, parece-me. Balneários, dos melhores onde já tomei banho. Almoço muito fraquinho e começaram a servir tarde e como já foi dito umas placas indicativas não teriam ficado nada mal, os pais do miudo/a devem ter visto a vida deles a andar para trás, convidaram 50 pessoas e apareceram la 60 ou 70 eheheh.

Já agora venham de lá as fotos e classificações, a malta gosta de dar uma vista de olhos nessas coisas.

Até para o ano se Deus quiser e até lá boas pedaladas
 
Last edited:

MX100

New Member
Boas Caros amigos...

Na ressaca de mais um interminável rol de tarefas que tivemos que fazer, no intervalo da nossa vida pessoal, custa um bocado aceitar algumas criticas, SÓ ALGUMAS, porque outras aceitamos com espírito positivo, até porque é dificil a perfeição. Acima de tudo, queremos ser nós e não queremos ser como os outros, seja para o bem ou para o mal, tentamos fazer as coisas bem e com originalidade.

As marcações no final, onde houve problemas, não cheguei a perceber, mas alguém por maldade modificou as fitas à chegada ao parque indutrial, e como o motard que vinha a abrir o percurso TOUR teve uma queda (sem consequências) acabou por se atrasar um pouco e alguns atletas passaram-lhe à frente e foram enganados nesse local. O resto desculpem-me a franqueza, mas só pode ser "cegueira", havia fitas e placas com fartura, algumas podiam ter ficado parcialmente ocultadas pela vegetação com o vento da noite, mas estavam lá. No asfalto não podemos colocar marcações horizontais, estamos sujeitos a multas, ainda assim, a partir de certa hora foram feitas setas com cal branca no afalto, para reforçar um pouco a sinalização, mas mesmo assim no Allegro (havia setas verticais, no chão e fitas)havia gente a ir frente... Não podemos fazer mais. Falei com o José Silva, vencedor do Extreme, e disse que não teve problemas.

Os brindes no saco. Caros amigos, embora pareça, o "ORÇAMENTO" desta prova não é milionário, antes pelo contrário, ano após ano dá prejuízo, porque temos tentado fazer tudo com o valor recolhido nas inscrições. Mais não digo, tirem as vossa elações. Se não fosse a boa vontade do pessoal que colabora no STAFF, os apoios em géneros da Bicimax e de outros, o empréstimo de veiculos para marcações, controlo e limpeza e algumas verbas extra que as duas associações dão ano após ano, investindo na prova, não havia X100.

Desculpem, mas quem diz que por 20 euros devia haver mais que venha organizar, ou não se aperceberam da crise que aí está, em que ninguém dá nada para estes eventos.

A entrega dos sacos foi de facto lenta, tivemos um problema com a impressora que não dava para resolver nahora, e teve que se estar a dar baixa pelo computador, daí haver só uma fila.

Outra pessoa comenta que o percurso estava mal marcado, por favor!!!

Para nós foi o melhor ano da X100. A organização está a ficar "afinada" em termnos de CP e Abastecimentos e segurança. O local escolhido também penso ser impossível de melhorar.

Vamos avaliar tudo o que correu menos bem e modificar para a próxima edição.

Um abraço a todos os participantes e até breve!

PS: As classificações e algumas das fotos devem sair hoje no site e numa newsletter.

AQ
 
Oi,Boas
Quando se tem mais olhos que barriga, acontecem erros... ERRAR HUMANUS EST
Quanto ás desculpas ...evitam-se.
Cumps
 

arcturus

New Member
chiça... para além de não saberem organizar eventos desta natureza, também não tem poder de encaixe para as criticas. Acredito que nem todos os elementos da organização sejam como o AQ, mas é preciso ter lata para ainda vir para aqui "ralhar" com os participantes quando devia era pedir desculpa. Enfim... Já organizei um evento semelhante durante 3 anos, cobrávamos 10 euros, não dávamos lembranças (apenas uns panfletos fornecidos pela junta de freguesia), os abastecimentos tinham febras, chouriços assados, queijos, sandes, vinho, cerveja, refrigerantes, sangria. O almoço tinha uma sopa (de pedra), um prato e sobremesa e nunca tivemos prejuizo. Nenhum de nós percebia nada de como organizar um evento desta natureza, éramos completamente leigos na matéria, mas tinhamos uma coisa muito boa: ouvimos sempre as criticas e fomos sempre melhorando ano após ano indo ao encontro das pretensões dos nossos participantes
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Participei no Extreme e vou tentar deixar aqui um breve rescaldo.

O levantamento dos dorsais foi para mim rápido e sem filas porque cheguei cedo.
Quanto ao conteúdo dos sacos, para mim está óptimo, é menos "tralha" para levar para casa, e ainda tinha-mos 2 BCAA's e uma barra de recuperação, que foi a minha sobremesa LOL.
A partida foi a horas o que acho muito bem.
O problema com a polícia foi que um tipo de mota se meteu à frente do carro deles numa rotunda, e esse problema foi rapidamente resolvido e sem consequências, não estou a perceber o que há para criticar aqui!
As marcações não eram abundantes, mas eram suficientes. Perdi-me uma vez, não sei se por distracção se por falta de marcação, mas como tinha GPS rapidamente meti no mapa, verifiquei que ia enganado e voltei ao caminho certo.
Os abastecimentos estavam bons, só abasteci de líquidos mas os sólidos também tinham bom aspecto.
Os banhos estavam óptimos, nada mais a dizer.
O almoço é que realmente estava um pouco fraco, mas a comida não estava má nem passei fome. E faltavam indicações, também andei a espreitar o almoço dos outros por isso mesmo.

Quanto ao percurso em si:
Muito alcatrão e estradão. Não acredito que não haja um único trilho ou duplo rodado pouco utilizado na serra!
 

MX100

New Member
Caro amigo arcturus, eu tenho encaixe para críticas, e já aqui houve algumas, desde que sejam construtivas. Também não dei na cabeça em ninguém apenas tentei transmitir a minha perspectiva relativamente às situações que aconteceram.
Realmente a MX100 não é igual a todas as maratonas. Tem um principio mais competitivo, não temos uma patuscada em cada abastecimento, temos alimentos e bebidas calóricas para que os atletas reponham o que perdem com o esforço. Não leve a mal a resposta, se calhar sou eu que estou errado, ou então apenas tenho uma forma diferente de ver o BTT, e também gosto de grelhados e de chouriço assado :), só acho que este evento não se presta a isso.

Recuso-me a aceitar que digam que as marcações estavam mal, resumindo a avaliação à análise de 100 metros em cerca de 160 km marcados, não é justo.

Recuso-me a aceitar que o almoço tenha sido uma porcaria só porque não havia sopa e doces...(a sopa foi uma opção por causa calor, os doces já alargavam o orçamento demasiado) tinham uma torneira de imperial à descrição para pderem beber e relaxar depois do esforço, mas disso ninguém fala. Eu também sou praticante e já fui a muitas organizações. Duvido que haja muitos locais com as condições que temos na zona de lazer.

Por fim recuso-me a aceitar que damos pouco por 20 euros. Eu e os meus companheiros temos dado muito, quer nesta prova, quer noutras (de BTT, estrada, BMX, etc), damos o nosso tempo, carros, telefones, as influências e contactos e muitas outras coisas, e se não as désse-mos (grátis) então os vinte euros seriam ainda mais curtos (mas se já organizou sabe do que falo).

Tínhamos cerca de 30 pessoas a ajudar (de borla). Tínhamos várias motos e carros (emprestados), tínhamos abastecimentos oferecidos pela junta de freguesia de Almaceda, tínhamos arco de meta, tendas, e outros meios (de borla), tínhamos nutrição oferecida pela ISOSTAR, tínhamos prémios oferecidos pela BICIMAX, e outras coisas que não me lembro.

Além disso, todos os que quisessem tinham um jersey que custa na ordem dos 25€ por 15€.

Não tínhamos uma cãmara munnicipal que nos pague um jersey para oferecer, não tínhamos o à vontade que os apoios das Aldeias do Xisto nos poderiam dar (nunca mais chegam!) e não conseguimos ter apoios empresariais porque a crise não o permite.

Fazemos o melhor que podemos com o que temos. Acredito que seja pouco para alguns. Não podemos é calar, pedir desculpa e baixar a cabeça.

Como alguém dizia aqui, "têm mais olhos que barriga". Eu discordo. Por termos mais olhos que barriga é que há 500 anos nos aventurámos e descobrimos novos mundos. Os "velhos do restelo" ficaram a ver e a criticar.

Estas são as minhas opiniões pessoais, podem não ser as do resto do pessoal da organização, apesar de eu responder por alguns deles.

Estamos cá para ouvir, conversar, aceitar críticas e sugestões, mas como devem compreender tudo tem um limite.

1 Abraço

Agnelo Quelhas

 
Mais uma vez vou dar mais umas palavras, pois creio que se esta a criticar ou descrever algumas coisas desnecessarias, tanto da parte dos criticos eu inclusive e a propria organizção.
Que afetaram um numero grande de participantes.
Os abastecimentos bastava algumas sandes que eram bem vindas por todos, bolos não e de agrado da maioria (dos que param, pois quem vai competir passa fome)
As marcações estavam todas impecaveis, exeto a chegada que infelismente deu grande confusão devido a ver a chegada e não poder passar...
O almoço uma confusão devido a parte do 1º andar estar ocupada com outro evento e o pessoal do btt ter que se dirigir ao r/ch e não saber pois não tinham essa informação (mas ate teve a sua piada). O almoço nada de especial, pecou mais por estar frio... Cafe bebi e o grupo que estava a almoçar comigo, nada como uma palavrinha e perguntar.
As criticas são bem vindas e devemos aceitar as mesmas para bem ou para mal.
 
Last edited:

MarcoB

New Member
Boa noite,

Eu estive presente e infelizmente foi uma presença curta.

Estava a realizar a versão Extreme, mas ao Km 35, perto do topo da subida antes de começar a descer para o CP2 de Almaceda, tive um rasgão no pneu traseiro, que nem com remendos+câmara a coisa foi ao sitio e tive que dar por terminada a minha maratona. Decidi deslocar-me até ao CP2 a pé pois sabia que estava relativamente perto (um pouco menos de 5kms).

No que toca ao abastecimento do CP2, tinha agua, sumos, colas, bolos secos, fruta, mais do que suficiente para uma maratona desta natureza. (no 1º abastecimento não parei por isso não sei o que dispunham).

No que toca à parte que realizei as marcações estavam sempre bem efetuadas (fitas de x em x metros), setas e "bloqueios" (linha transversal) nos caminhos errados nos cruzamentos. Elementos dos bombeiros e da organização em diversos locais (relembro um elemento a meio do Single Track da aldeia de Martim Branco a avisar do perigo).

No final e com o meu azar, não pude verificar mais o percurso, com grande pena minha. Mesmo assim a salientar a disponibilidade da organização que vieram ao meu encontro desde o CP2 e me deram o transporte para a zona de partida.

Almoço e banhos não tenho opinião formada posi tendo familia em Castelo Branco optei por efetuar ambos em casa de familiares.

Se tudo correr bem, para o ano estou lá para me "vingar" e terminar os 115kms.

Cumprimentos,

Marco Barata
 

mecolima

New Member
Olá
Começo por dizer que de uma forma geral gostei do evento, ou antes gostamos, gostamos porque fomos três amigos que se deslocaram do norte(Barcelos e Leça palmeira). Também contribuímos para a organização do evento de uma forma indirecta, com o transporte dos jerseys a pedido da organização. Gostei da ideia aproveitaram a deslocação dos concorrentes para poderem ter a tempo os jerseys.
Houve pontos dos quais não gostei muito mas, quando decidi alinhar neste evento foi com a ideia de conhecer um local novo, diverti-me e enfrentar um desafio novo com alguma dificuldade. E assim foi, fizemos a race e foi dura qb, gostei do trajecto, das dificuldades, da vista em vários pontos,da localização dos abastecimentos, das descidas, só não entendo nesta ou noutra qualquer organização o porquê de colocar rampas que eu acredito que são impossíveisde fazer em cima da bike.
Para quem foi para a extreme e para a race sabem do que falo, a rampa a seguir à pontelha de madeira na fase final. Gostei da simpatia dos colegas da extreme que se cruzaram aquando de um furo e tiveram a atenção de perguntar se precisávamos de algumacoisa. O single track estreito junto ao rio era lindo, um pouco perigoso, mas lindo.
Gostei do almoço, dos banhos, do local da concentração e de chegada.
Quando vou participar o que considero importante são as marcações e nesse ponto estavam ok, a parte da piscina falhamos nós, chegamos à meta pelo lado contrário, voltamos para trás e as fitas estavam lá. É este o meu rescaldo, foi um belo btt para mim a minha bike é que não gostou muito,está uma lástima. Gostei do jersey foi pena me terem dito que custava 25.

Aqui vai o link de algumas fotos que tiramos
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.437967482888821.99982.100000267201388&type=3

Acabo dizendo que valeu a deslocação para fazer um btt radicalmente diferente das provas de referencia da minha zona(luso galaico e5cumes).


 
Last edited:

Diogo112

Member
Volto aqui para me pronunciar, não gosto de falar duas vezes da mesma coisa. Como foi dito pelo Agnelo Quelhas, que me desculpem os mais cépticos, a MX100 é uma etapa competitiva, isso o verifiquei e senti na pele, pois também só conhecia a realidade de maratonas mais pequenas, aqui viveu-se competição a sério e nesse sentido apontava, a "frieza" dos atletas, trabalhando para os tempos e classificações, de forma alguma esta era uma maratona competitiva, não uma maratona de "Pára e bebes", eu quando me referi à "miséria franciscana" no capítulo almoço, garanto que apenas estou a evidenciar que é um prato que não é nada de especial, comi o que me apeteceu, mas de resto enfim nada de mais.

Falou o Agnelo sobre o jersey de facto a qualidade do mesmo é muito boa, sem dúvida que não é a típica jersey, que se compram nas maratonas, esta tem muito boa qualidade, quase de certeza que não custaram só 15€!

Mais uma vez as marcações, dou comigo a pensar como é que eu não me perdi! Pois se calhar ando mais atento ao caminho do que apenas centrar o meu foco de atenção na roda da frente e no conta-Kilometros, pois assim é fácil eu não me perder, pois preocupo-me em saber qual o caminho a seguir, perceber se aquelas são as fitas desta organização, enfim esses pormenores que me empurram para o fim da tabela e de facto chego sempre ao fim, logo os meus tempos são uma treta, lol.

Não fiquem a pensar que estou a puxar a brasa à sardinha da organização, pois não ia ganhar nada mais do que já ganhei um dia de btt muito bem passado, e com a alma cheia de diversão.

Ainda na semana anterior tinha participado na 6ª maratona do Barreiro, e as queixas em tudo semelhante a estas, as malfadadas marcações e estava o percurso muito bem marcado, com fitas a cada 150 ou 200m ou menos quando assim o exigia, mais ainda nos cruzamentos balizados com uma sequência de fitas que mais parecia a pista do Aeroporto de Lisboa, melhores marcações que estas só se usarem o sistema de pista fechada de XCO, enfim.

Por favor pra o ano arranjem sistema de lavagem de bikes!

Ah e coloquem placas de caminho para o almoço, assim a malta não é expulsa dos batizados dos outros, é que esta malta do BTT traja bem, mas não é a fatiota indicada para tais cerimónias!

Fiquei fã e voltarei

Correcção ortográfica efectuada Séptico é um termo clínico (designa estado infeccioso), e céptico é o termo usado para designar os menos convencidos. Obrigado user lenda, pelo seu alerta.
 
Last edited:

lenda

New Member
"que me desculpem os mais sépticos"

séptico (ét ou épt)
(grego septikós, -ê, -ón, que traz podridão)
adj.
1. Relativo a sepsia.
2. Que causa putrefacção. = PUTREFACIENTE, PUTREFACTIVO, PUTREFACTÓRIO
3. Que é causado por micróbios ou suas toxinas.

consulta efectuada em "Dicionário Priberam da Língua Portuguesa"
 
Last edited:

patrickj600

New Member
Boa Noite….
Aqui vai o meu rescaldo damaratona x100….
Derivado ao secretariadonão tive problema nenhum porque fui levantar no sábado a noite na companhia daminha filha….
O percurso foi bom comalgumas dificuldades mas a maior foi no fim do percurso depois de passar o rio Ocreza(pela 2º vez no percurso TOUR) foi aquela subida que a meu ver impossível dafazer montado. Só uma pergunta para o Zé Silva conseguiste subir?
A marcação do percurso TOURestevem muito bem só naquela parte final que eu ia me enganar mas ai tive asorte de haver 2 bttista que me avisarem…porque eu ia talvez distraído….Porqueela estava la…
Os abastecimentos estavammuitos bons…
O almoço comi bem … atedeu para repetir ….só tenho pena de uma coisa foi do café que ainda hoje estoua espera…. O pessoal a queixar da sobremesa eu so dava uma sugestão a frutapodia ser a cereja do fundão….
Ps: foi a 1º vez queparticipei mas vou voltar porque gostei por isso se para o ano fizerem aMARATONA X100 eu la estarei
 
Top