A primeira vez que participo e achei uma maratona normalíssima, sem nada que a destaque de muitas outras que por ai existem.
Inscrevi-me quase no fim do prazo, porque verifiquei que o número de participantes não ia ser demasiado, como é costume, e avancei.
Como pontos negativos o facto de não terem o acumulado de subidas, o tamanho da Jersey não estar correctamente indicado, deviam ter colocado a marca e uma imagem com as diferentes dimensões, e o facto de não existir almoço.
Também considero negativo o facto de terem reaberto as inscrições, mas ainda bem que não houve muitas mais. Ainda assim foram cerca de 1600 ciclistas.
Chegou o dia e a prova arranca a horas, o que é de louvar, se está marcado para as 9h00, não é para as nove e tal.
O percurso era duro, com muitas subidas, os primeiros 10 Km foram feitos quase sempre a subir, e serviu para alongar o “pelotão”.
Mas apesar de duro, não me lembro de ter feito um percurso desta distância ( foram 104 Km ) que fosse todo ciclável, sem zonas técnicas demasiado difíceis ou perigosas, onde geralmente opto por desmontar.
Mas apesar de ciclável, achei as descidas duras, ou seja ia-se sempre a levar pancada devido às irregularidades do terreno, o que não deixava descansar nas descidas.
Cheguei ao fim cansado, não das pernas mas nos braços, costas, pescoço e mãos. Foram muitas horas em cima da bicicleta, 7h51, e às tantas dei por mim a pedir um pouco de alcatrão para poder “descansar em andamento”, largar o volante e ir uns minutos apenas a rolar.
Do percurso não gostei da zona entre o segundo e o terceiro abastecimento. Achei que foram Km apenas para “encher chouriço”, para fazer os 103 Km totais da maratona.
Os abastecimentos achei do mais básico que se pode encontrar. Até em passeios de bairro já vi melhor. Onde havia bananas, não havia laranjas. Depois existiam uns sacos, que tinham 2 itens, mas um deles era sempre dispensável. Mais valia terem dispensado os sacos e eu escolhia o que queria, sem der de deixar o restante por lá.
Também não gostei do facto de os 2 primeiros abastecimentos estarem demasiado afastados e os 2 do fim demasiado perto uns dos outros.
O percurso estava bem marcado, e sempre alguém nos cruzamentos. Devem ter destacado os polícias todos da zona.
A lavagem da bicicleta foi rápida, mas se tenho chegado mais cedo, acho que teria sido uma espera enorme. O mesmo se aplica aos banhos, ainda para mais só havia um chuveiro que deitava água quente, e o pessoal ia esperando uns pelos outros.
Por fim achei o valor da inscrição, 25 euros com a oferta da Jersey, justo.
Mas mais valia ser um pouco mais caro, e os abastecimentos serem um pouco melhores, ou existir almoço no fim
Para finalizar, se volto, tão depressa não.
Foram demasiadas horas de carro para lá chegar, e no geral não achei nada que a destaque de muitas outras maratonas que se organizam bem mais perto de mim.
Agora é esperar pelo Alvalade Porto Covo, que para mim é daquelas que ainda vai justificando eu lá ir ano após ano.