Maratona BTT 5 Cumes - Barcelos - 02 e 03 Outubro

cont.. do post anterior
A SEGURANÇA-a segurança dos participantes nunca estive em causa,durante a madrugada,várias pessoas de motas fizeram o percurso,para avaliar os estragos nas marcações,trilhos e na queda das árvores,não foi descuidado o apoio encondencional,da GNR,BOMBEIROS DE BARCELINHOS,E AS DEZENAS DE VOLUNTÁRIOS QUE DURANTE HORAS AGUARDARAM MOLHADOS E GELADOS QUE TODOS OS PARTICIPANTES SEGUISEM O SEU RUMO EM SEGURANÇA,BEM AJAM A TODOS PELA VOSSA DETERMINAÇÃO E SACRIFICIO.QUE SERIA DE NÓS SEM O VOSSO APOIO.

CONTROL 0-eram 4:30 da manhã quando meti as primeiras grades e logo reparei que ia ser uma tarefa dificil pois as grades literalmente voavam,por volta das 7 h com o vento um pouco mais calmo,chegamos há conclusão que nunca consiguiriamos montar um control 0,principalmente obrigar os participantes a estarem lá dentro da manga,completamente molhados.

Já dei por mim a pensar se valia a pena as horas que os meus colegas passaram durante meses a alargar os trilhos,as noites mal dormidas,as molhas,o pessoal que ficou doente,incluindo eu,claro que valeu a pena,pois aquilo que nos move é apenas o amor que temos há camisola,e agora há que pegar nestas situações,e trabalhar de novo para continuar a ter aquilo que mais gostamos,a simpatia das gentes que bem até nós.

Não será uma pena demasiado grande para nós dizer que nunca mais cá voltam,e a nossa simpatia,e as provas dadas nos anos anteriores,e a belesa que todos os anos de uma forma diferente vos mostramos,só porque este ano as coisas correram menos bem não perdemos a nossa maneira de ser nem a nosso sonho de conseguirmos uma das melhores maratonas de sempre.ATÉ QUE AMANHÃ PEGAMOS NAS COISAS MENOS BOAS E COMEÇAMOS A TRABALHAR PARA QUE EM FEVEREIRO,TENHAMOS DE NOVO A FESTA DO BTT EM BARCELOS COM OS TRILHOS DOS MOINHOS.

Um abraço-E POR FAVOR NÃO DEIXEM DE ACREDITAR EM NÓS
 
Last edited:

PLima

New Member
Uma coisa é certa: é muito mais fácil dizer mal que fazer bem!

Tiro o meu chapéu à organização, que esteve sempre presente durante o percurso.
 

depinho

New Member
Bem pessoal, só tenho a dizer uma coisa - nem o bacalhau é tão demolhado - Mas lá consegui, entre lama, lagos, vento, ramos a voar, acabar a maratona,. Pena é, e estranhamente para a competencia dos Amigos da Montanha, não tenha havido, controlo zero - o que até deu jeito ao pessoal atrasado - não ter havido nenhum controlo ao longo dos 75 kms. com excepção de ao km 30 (?) estar alguém a tentar anotar os números de dorsais...Podem dizer que não é espírito de competição, mas sabem bem que o pessoal gosta. E se apanhamos (muita muita )chuva, e pagamos para tal, era suposto que o mau tempo não fosse desculpa para o não controlo da prova(?). Não é isso que me habituou um dos melhores clubes que conheço desta área.
O percurso é óptimo, e vou tentar faze-lo com tempo normal.

Antes do desvio da meia- perdi uns óculos spiuk, se alguém os encontrou, gostava de os reaver. Desde já agradeço



Meu caro ze que cai,

O que escrevi anteriormente acima , não vai de maneira nenhuma contra a explicação, mais que convincente, que expôs. Continuo a considerar-vos os maiores. Mas houve problemas este ano, nesta prova, principalmente com a distribuição dos dorsais, que nunca aconteceu. Fui levantar à sede 2, com um amigo que também levantou outros 2, não estava lá ninguém (6 ª feira) demorou meia hora a fazer a busca pelo nome, uma vez que desta vez não foi atribuído antecipadamente o nº dorsal. quando saímos a fila chegava à rua ... Julgo que o problemas está no programa.
Se os dorsais tivessem chip, como o usado noutras provas. não era difícil fazer a leitura, ou controlo em monte.
Não sei quantos fizeram o track correcto, nem sei quantos passaram pelo campo de milho/lama até aos eixos, junto ao rio em Barcelinhos, mas para mim também não tem importância, eu fiz, com mais dois amigos, acompanhado muitos kms por um jovem bombeiro de Barcelinhos numa motorizada amarela. Não era o último, mas quase,;) mas acabei.
Já agora tenho 58 anos, e lembrei-me de uma boca de um comandante na tropa em Angola que gritava quando a água caía a potes
- CHUVA CIVIL NÃO MOLHA MILITARES -
Não me derreti, diverti-me, e no fim fui para debaixo do chuveiro de água quente vestido..

Ontem para festejar fui fazer a travessia do Geres :p, para Loivos
 

Armando Taipa

New Member
Estou a ver que não alteraram a lista de Classificação dos 5 Cumes? Dorsal 2383 fez em 5 horas, não é pela classificação, mas sim para saberem que fiquei empenado nos 5 Cumes, pela 1º vez...
Aguardo...
Dorsal nº2383 Armando Agostinho Rodrigues Taipa ( Factor de não houver controles!?)
Cumprimentos,

Armando Taipa
LousadaBTT/Célisports
 
M

mcgyver

Guest
Tenho a honra de informar que irei colocar uma foto deste aventureiro tirada no 5º cume, após horas a levar com a "chuvinha pelos ossos dentro" ...mas foi um prazer para mim falar com este ilustre participante que com a bicicleta totalmente num "canho" ainda teve forças para nos fazer a "nós ajudantes desta prova" rir um bom bocado antes se atirar monte abaixo para cumprir o resto do percurso...e nós lá continuamos à espera que passassem os ultimos participantes
 

Pedro_Santos

New Member
Só tenho a dizer que após uma noite sem dormir, devido ao mau tempo que se fazia sentir em Barcelos, acordei sem qualquer vontade de participar na maratona, mas mesmo assim fui, e após ter concluído os 3 cumes, percebi há certos sacrifícios na vida que no final de contas nos dão um enorme prazer. Esta foi sem dúvida uma maratona que marcou a minha vida.
 

calv1n

New Member
A minha estreia 6

( ... continuação do post anterior)


Com mais algumas peripécias lá cheguei ao abastecimento dos 51km, finalmente!

Então primeiro tratar do bem-estar aqui do "atleta" pois claro, venham de lá umas bolas de berlim e "zás"! Estava cá com uma galga, xii menino! Durante os últimos kms já sonhava com bolas de berlim e croissants! Depois de umas boas pedaladas abocanhar uma bola de berlim daquelas sabe mesmo muito bem, como dizia o outro "ui ca bom" ;)! Para ser mesmo top só faltava uma cervejola a acompanhar, mas não, não havia... é pena (se tiver de apontar um ponto negativo à organização escolho este ;) ).

Depois de repor algumas calorias agora era altura para tentar solucionar o problema do travão da frente e caso conseguisse podia "seguir viagem". Senão também não havia problema, já tinha sido muito bom chegar até ali e ainda podia ficar a desfazer mais umas bolas de berlim à dentada! Há que tentar ver sempre o lado positivo das situações! :)

Entretanto chegam os vassouras que vinham a fechar o percurso. Expliquei-lhes o problema que tinha e que necessitava de uma chave sextavada. Por sorte um companheiro de prova que também estava a abastecer trazia com ele a chave milagrosa! Bem aquilo não era só chave, era um pequeno zingarelho tipo canivete suíço mas em versão btt com vários tipos de chaves e mais algumas, um espectáculo!
Com a ajuda e indicações do vassoura lá consegui ajustar os calços, já tinha desacelerador na frente outra vez, ferro no ferro mas melhor que nada, Yeahh!

Foi uma sorte do catano, alguém "lá em cima" devia estar a olhar por mim! O que é certo é que já tinha de novo algum travão e isso era o meu passaporte para o final, e eu queria mesmo "ir a jogo"!

Pés (rodas) ao caminho e aí vou eu, eh eh! 24km para Barcelos!



----------------------------------------------------------------------------------
Antes do site ser suspenso ainda consegui encontrar a foto do berdadeiro artista:
http://www.piksbox.com/catalog/718217.html
Catita, eh eh! LOL

Fui ver melhor a marca da bike, é uma Jumpertrek Defender com mudanças Shimano Acera.
Não sei qual o valor dela nova, comprei usada.



(continua no post seguinte)
 
Last edited:

Aifos

New Member
Boas :)

Mas que grande organização! Passo a explicar a minha opinião:

Para quem como eu andou sempre no final do pelotão, pelas posições onde parece que o resto do mundo foi para um sítio qualquer e nós nos atrasamos;
Nas posições onde nos sentimos SÓS, no meio do nada, a passar em trilhos com centenas de marcas de rodados na lama a lembrar a distância (temporal e quilométrica) dos primeiros, dando a sensação de estarmos a observar os vestígios de povos Romanos, de tão longínquos que parecem:hmmm::
De cada vez que passávamos um cume, um controlo ou um cruzamento havia invariavelmente (e ao fim de 6 horas!!!) gente simpática, disponível e atenciosa para nos encorajar a concluir e dar animo para o que faltava.:exacto:
Era preciso ter pernas para fazer o passeio, mas foi precisa muita dedicação para orientar o passeio e aguentar com tanta hora de chuva frio à espera pelos ciclistas.
Vocês são os maiores e rodearam-se de gente maravilhosa, parabéns aos Amigos da Montanha e todos os colaboradores.:clap::clap::clap::clap:
Obrigado a todos, foi uma bela aventura.
Abraços

PS1 - O calv1n é um BTTista! Parabéns e obrigado por partilhar a sua fantástica visão do evento.

PS2 - O site do Paulo Ministro pifou?
 

GDRFolgosa

New Member
Boas!!

Grande calv1n.

Tenta um contacto com a Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada para elaboração da saga "Uma Aventura", desta vez "Uma Aventura nos 5 Cumes"

Tás muito bem!!
 

fmbalau

New Member
Boas!
Ó Calv1n, isso é que foi coragem pá!
Foi uma luta gloriosa contra os elementos e contra as armadilhas mecânicas da tua bike.
No final bem mereces que se crie um clube de fãs do Calv1n!
Já agora, o teu dorsal não era o 1731?
 

lionheart

New Member
Depois de ter feito 400km para ir a esta Maratona achei que não estavam reunidas as condições minimas de segurança para poder participar. Vi a partida e assisti á chegada dos 1º DOS 3 CUMES.
Não critico a organização por não ter cancelado esta Maratona, porque também não podia depois de ter contratado os serviços necessários para este dia, critico-me por não ter tido a coragem de ter participado. Vou fazer tudo para estar presente para o Ano que vem.
Adorei a símpatia de toda a malta da organização com quem falei.
 

calv1n

New Member
A minha estreia 7

( ... continuação do post anterior)


Com 4 cumes conquistados faltava atacar o 5º e último cume. É bom ter uma perspectiva do que já foi feito para ganhar alento para o que ainda falta, e já não faltava muito!
Sabia que atrás vinham os vassouras e um bombeiro em moto4 por isso estava tranquilo.
Assim fui saboreando cada subida e descida como se fosse a última pois em breve este desgraçado iria chegar ao fim. Cada subida ultrapassada era uma pequena vitória mesmo tendo de desmontar várias vezes porque as pernas já não tinham vitamina.

Chegado ao último abastecimento e controlo no 5º cume, oferecem-me uma água e uma barra que aceito. Ainda deu para conversar um pouco e mandar umas bocas para animar a malta, haja boa disposição! Agora era (quase) sempre a descer até Barcelos!

Por vezes nas descidas a bike estremecia por todos os lados, parecia que se ia desintegrar, mas dava uma pica dos diabos!! Bem, se de repente desse para o torto não tenho dúvidas que ia direitinho p'o car*lho... e não estava aqui a escrever esta saga (ou chaga)...

Barcelos à vista! Agora percorrendo os mesmos trilhos do dia anterior pelos campos de milho junto ao rio já "cheirava a vitória"! Acabou a lama, só mesmo subir a rampa para a ponte e umas ruas da cidade em direcção à meta. Faço festas na bike, coitadinha, deu tudo o que tinha eh eh! Agora é mesmo a última subida, a rampa do palanque da meta!

Tá feito! 5 Cumes 2010 grande prova! Tempo final 7h58, espectáculo!!
Foi um bom evento, adorei cada momento deste filme trágico-cómico :)


--------------------------------

Quero enaltecer a organização do evento que foi impecável, principalmente aos bravos que estavam nos abastecimentos ou cruzamentos e que estoicamente aguentaram o dia todo com mau tempo.

Adorei a experiência mas ainda não estou convencido se este é desporto para mim. O melhor é experimentar mais vezes... ;)

Um agradecimento especial à bike que já merece ter nome próprio, vou baptiza-la de Mula.
Pois a Mula, com uns calços novos e os punhos colados (ou rebitados) no sítio, estará pronta para outra! Chiça que é teimosa como uma... mula!

Abraço,
Luis
 
Last edited:
Top Bottom