Manutenção e regulaçao da Rock Shox Tora

#1
Boas Tarde!

Depois de alguma pesquisa sobre o assunto sem sucesso, peço aqui a vossa ajuda.
Tenho uma RockRider 9.1 :D, a qual trazia uma RockShox Tora, e é aqui que reside a minha dúvida.
Depois de ler o manual e de pesquisar na net, não consigo perceber se esta suspensão permite regular a pressão do ar na mesma. :roll:
Pelo manual entendi que sim, mas a explicação de como é que se faz é que não está muito explícita, incluindo a parte em que indica para retirar o pipo do pneu. :s
Alguém me consegue dizer se está suspensão permite esta regulação e como?

Obrigado

E boas pedaladas.

Vasco Carvalhal
 

Dtype

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#2
Re: RockShox TORA

Boas.
Por acaso à 2 dias adquiri uma suspensão dessas , a Rock Shoc Tora 318 Solo Air. Ela pra mim está bem com a pressão que vem, mas por acaso no manual e na net nao explica como podemos aumentar ou tirar a pressao pelo pipo.

Cumps
 
#3
Re: RockShox TORA

Posso garantir que o manual está errado, não dá para ajustar
a pressão das cameras, só dá rebond e compressão!
 
#4
Re: RockShox TORA

A tora que tenho em casa funciona a molas...
Tem a mola na perna esquerda e na direita o bloqueio e controlo de recuperação.
 

Dtype

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#5
Re: RockShox TORA

Existem 3 TORA's. 318's... A Solo Air, a U-Turn e outra que não me recordo o nome. 2 delas dão para ajustar a pressão, outra não. A que não dá, não sei se é a U-Turn ou se é a que nao me lembro o nome.

Cumps
 
#6
Re: RockShox TORA

Aonde viste isso?? Existe informação da parte deles mas erronea, levando a pensar que tem regulação,
a minha tenho a certeza que não tinha!
 

Dtype

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#7
Re: RockShox TORA

A minha dá... Pedi a um amigo meu que é mecânico na Decathlon para me mostrar e ele tirou a tampa que ajusta a compressão e tá lá o pipo...
 
#8
Re: RockShox TORA

Boas !!
Existem 4 modelos da TORA, a 302, u-turn, e a 302 solo air, e depois a 318 u-turn, e a 318 solo air, mas onde podes ver as caracteristicas é em www.sram.com !!!

Cumprimentos
 
#9
Re: RockShox TORA

boas, sou o "feliz dono" de uma TORA 302 solo air, que tem o ajuste do rebound na parte inferior da bainha esquerda, e no topo da "perna" direita tem o referido "PIPO" mais correctamente Air Valve, para afinação da pressao de ar em função do peso do "atleta".

Para mais informaçao, podes sempre sacar os manuais tecnicos da susp. no meu caso tenho o manual de utilizador em PT e o de manutençao em ingles, se por acaso necessitares de mais alguma coisa é so dizeres. :mrgreen:
 
#10
Re: RockShox TORA

Desde já obrigado a todos.
Tenho a Sensação que a que equipa a minha bike é uma solo air, mas só vou conseguir confirmar isso no domingo.
Confirmem-me só um coisa sendo o ajuste de presão ar no braço esquerdo, onde se encontra o rebound (o que na minha se verifica) o pipo encontra-se debaixo da tampa do LOOk da susp. :?: :?: :?:

VC
 
#12
Re: RockShox TORA

Bons dias Vasco,
a válvula de ar encontra se no topo do braço direito protegida por uma tampinha de enroscar, a afinação do rebound encontra-se na parte inferior da perna esquerda,

Se por acaso a tua tiver montion control ou U-turn encontram se localizados nos topos das pernas esquerda e direita respectivamente..

Se precisares de mais alguma coisa não hesites

Cumps.
 
#13
Re: RockShox TORA

maddog said:
Bons dias Vasco,
a válvula de ar encontra se no topo do braço direito protegida por uma tampinha de enroscar, a afinação do rebound encontra-se na parte inferior da perna esquerda,

Se por acaso a tua tiver montion control ou U-turn encontram se localizados nos topos das pernas esquerda e direita respectivamente..

Se precisares de mais alguma coisa não hesites

Cumps.
Isso Mesmo :)
 
#14
People precisva de umas guidelines para ajustar a suspensão dianteira.

Tenho 1,80, 92Kg e comprei uma RockRider 8.1 tamanho M

A suspensão em causa é a do titulo do post.

O Manual da diat cuja (pdf consultado no site da marca) dá lá umas instruções sobre qq coisa de apanhar a compressão/Expansão minima ou natural ou qq coisa do genero.

Alguem me explica como se eu fosse muito burro!!!!

Thanks
 
#15
Re: Rock Shox Tora 302

Boas,
Vou tentar-te ajudar....

No topo da perna esquerda(2) tens a regulação da pré-carga da mola. Se puseres mais pré-carga a suspensão fica mais dura e se puseres menos pré-carga a suspensão fica mais sensível mas esgota o curso mais facilmente, por isso o melhor é arranjar um ponto de equilibrio.
No inferior da perna direita (3) tens a velocidade de recuperação. A velocidade da recuperação controla a "velocidade" com que a suspensão retorna a sua posição inicial. Ao rodares o botão da recuperação na direcção do "coelho" aumenta a velocidade com que a suspensão retorna a sua posição inicial, por outro lado se rodares o botão da recuperação na direcção da "tartaruga" a velocidade com que a suspensão retorna a sua posição inicial é mais lenta. Finalmente no topo da perna direita(1) tens o botão azul de popock que serve para bloquear a suspensão...



Milhas_Rev :yeah:
 

zykon

Super Moderador
#17
Re: Rock Shox Tora 302

O melhor é ires andando e mudando afinações, até achares o ponto certo. São tudo coisas simples de afinar. Podes ir andar e parar de vez em quando para afinar.
Isso depende do gosto e tipo de condução
 
#19
Re: Rock Shox Tora 302

joli-10 said:
Boas tenho uma e a perna esquerda (2) serve para aumentar e diminuir o curso..
cumps

Mas a tua é a versão com U-turn. As de curso fixo a perna esquerd (2) a serve para aumentar ou diminuir a pre-carga, como já disse o Milhas_Rev.
 
#20
Re: Rock Shox Tora 302

peço desculpa estar a "meter" no topico, mas gostava de saber a opinião sobre esta tora modelo 302 de 2007 para XC ?!?!? e ainda outra coisa, estou a pensar em comprar no fizz bikes devido ao preço......... a garantia da mesma é valida cá em PT ?!?!?!!??

Cumprimentos e força nas canelas.............