Apesar de estar em "Brasileiro" achei interessante o artigo na BikeMagazine, dai o partilhar com todos vós. Espero que possa ser útil.
"REVISÃO COMPLETA
Acompanhamos o serviço
em uma Scott FX-2
Assim
como um automóvel precisa de manutenção de tempos em tempos,
a sua bike, após alguns quilômetros também necessita de
uma paradinha para uma revisão mecânica. As mountain bikes, em
especial, exigem uma manutenção mais atenciosa e periódica,
pois elas enfrentam lama, poeira e travessias de rios.
O Bikemagazine esteve na Bike Shop Mega Bikers,
em Campinas, e conta para você, passo a passo, como é feito uma
revisão completa. Acompanhamos a revisão em uma Scott FX-2 ano
2002.
1 - Assim que o cliente chega à
loja uma Ordem de Serviço é aberta e as impressões/reclamações
do proprietário são anotadas cuidadosamente. O mecânico,
antes de iniciar a desmontagem, anda com a bike para perceber possíveis
defeitos e barulhos estranhos.
Os
eixos, o cassete e
o núcleo são retirados
2 - A bike é colocada em um cavalete especial
e o primeiro passo é retirar ambas as rodas e o ciclocomputador.
3 - Os eixos, o cassete e o núcleo são
retirados. Em seguida são retirados os pedivelas e o movimento central.
4 - O próximo passo é retirar
os freios e os cabos; a mesa (junto como guidão) e a suspensão
dianteira. Tudo é colocado em uma caixa, tomando-se o cuidado para não
perder as peças pequenas.
O
quadro e todas a peças
são lavadas minuciosamente
5 - O quadro é então colocado
no lavador. O mecânico limpa a relação com querosene e lava
minuciosamente cada cantinho do quadro. Uma solução de água
+ sabão em pó é aplicada para eliminar a gordura do querosene.
Todas as demais peças (guidão, mesa, suspensão, rodas,
miudezas) são também lavadas da mesma forma. O quadro, a relação
e as peças são enxutas com ar comprimido e um pano seco. Nesse
momento, o mecânico aproveita e faz uma checagem no estado dos raios e
procura por trincas no quadro.
6 - Após tudo lavado e seco, é
hora de avaliar o estado das peças. Com atenção são
examinados a relação - a corrente é medida com um verificador
de desgaste - e todos os componentes em que pode haver desgaste: cubos de roda,
caixa de direção, movimento central, rolamentos, sapatas de freios,
http://www.bikemagazine.com.br - Bikemagazine Powered by Mambo Generated: 15 September, 2005, 17:39
conduítes e cabos de aço. Normalmente, as esferas de aço
são substituídas por novas.
O
desgaste da corrente é avaliado
com uma ferramenta especial
Na Mega Bikers, o cliente é informado
e consultado para aprovar a substituição de qualquer peça
necessária. Transparência é a chave para ganhar a confiança
do cliente! No caso da nossa FX-2 o, o rolamento do movimento central foi lavado
e lubrificado novamente, pois estava "cantando" por falta de lubrificação.
Apenas dois cabos precisariam ser trocados, Todo o resto estava OK.
Após
a lavagem todas a peças são
inspecionadas e trocadas se necessário
7 - Hora da montagem. Os eixos das rodas são
montados, lubrificados com graxa Molykote à base de grafite, própria
para rolamentos. O cassete foi montado e as rodas foram levadas até um
dispositivo especial para a verificação de seu alinhamento.
8 - O próximo passo foi instalar
o movimento central, tomando-se o cuidado de lubrificar com Graxazul a ponta
do eixo e a rosca da tampa. "Isso evita barulhos depois", ensina o
mecânico Rodrigo. Os pedivelas são fixados.
Os
cubos das rodas, o cassete, a caixa de
direção e os rolamentos do movimento
central são lubrificados com graxa especial
9 - A caixa de direção é
montada com uma boa dose de graxa Molykote e a suspensão é colocada
após uma aplicação de uma fina camada de graxa no cano.
Os freios V-brakes são instalados. Os cabos de freios e de câmbio
são lubrificados e instalados nos seus respectivos lugares.
10 - As rodas são colocadas na bike e
é realizada uma lubrificação geral na bike. Além
da relação, são lubrificados também os pivôs
do câmbio e as alavancas de freio e de mudança de marchas.
Nenhum
detalhe é
esquecido na lubrificação
11 - O câmbio é então regulado
e o ciclocomputador é instalado.
12 - Por último a bike recebe polimento
na pintura e o mecânico faz um test ride na rua para verificar os últimos
detalhes de regulagens. Tudo ok? A bike é deixada para ser entregue ao
cliente.
http://www.bikemagazine.com.br - Bikemagazine Powered by Mambo Generated: 15 September, 2005, 17:39
Para
finalizar o polimento
da pintura, além de proteger,
deixa a bike como nova
Os procedimentos acima são também
válidos para bikes de ciclismo, triathlon e downhill.
E quando fazer a revisão? Logicamente
esta resposta vai depender do uso que se faz da bike. Bikes de ciclismo podem
ser revisadas a cada 1500-2000 km. No casa das mountain bikes, o gerente Ulisses
Dupas recomenda uma revisão completa pelo menos a cada 600km, ou até
antes no caso de trilhas com muita lama ou travessia de rios.
Em geral, as boas Bike Shops oferecem diferentes
tipos de revisão - com diferentes preços também - de acordo
com a necessidade do cliente.
Revisão básica - lavagem,
limpeza e lubrificação da relação, regulagem de
freios e do câmbio, ajuste de folgas.
Revisão completa - Tudo o que está
incluída na Revisão básica mais: Desmonte de rodas, revisão
nos cubos de roda, caixa de direção, movimento central, são
retirados todos os cabos (limpeza e lubrificação), alinhamento
de roda, reaperto de raios, polimento na pintura R$ 49 na Mega Bikers.
Revisão full - Para mountain bikes
com suspensão dianteira e traseira. O amortecedor traseiro é retirado.
As buchas das articulações da balança traseira são
revisadas, trocadas se necessário, além de engraxadas os pontos
de contato entre a balança e o quadro da bike.
São cobrados à parte revisão
de freio a disco, suspensão dianteira ou traseira, bem como as peças
substituídas durante a manutenção. O preço vai variar
de oficina para oficina.
Sempre é bom observar a qualidade do ferramental
da oficina e dos produtos utilizados. Boas oficinas utilizam bons produtos (graxas,
lubrificantes, peças de reposição) e e principalmente,
são limpas e responsáveis. Peça sempre a nota fiscal do
serviço realizado. A garantia do serviço - em geral 30 dias -
deve estar registrada na nota fiscal, para eventuais reclamações
futuras. "
AbraçUs...
"REVISÃO COMPLETA
Acompanhamos o serviço
em uma Scott FX-2
Assim
como um automóvel precisa de manutenção de tempos em tempos,
a sua bike, após alguns quilômetros também necessita de
uma paradinha para uma revisão mecânica. As mountain bikes, em
especial, exigem uma manutenção mais atenciosa e periódica,
pois elas enfrentam lama, poeira e travessias de rios.
O Bikemagazine esteve na Bike Shop Mega Bikers,
em Campinas, e conta para você, passo a passo, como é feito uma
revisão completa. Acompanhamos a revisão em uma Scott FX-2 ano
2002.
1 - Assim que o cliente chega à
loja uma Ordem de Serviço é aberta e as impressões/reclamações
do proprietário são anotadas cuidadosamente. O mecânico,
antes de iniciar a desmontagem, anda com a bike para perceber possíveis
defeitos e barulhos estranhos.
Os
eixos, o cassete e
o núcleo são retirados
2 - A bike é colocada em um cavalete especial
e o primeiro passo é retirar ambas as rodas e o ciclocomputador.
3 - Os eixos, o cassete e o núcleo são
retirados. Em seguida são retirados os pedivelas e o movimento central.
4 - O próximo passo é retirar
os freios e os cabos; a mesa (junto como guidão) e a suspensão
dianteira. Tudo é colocado em uma caixa, tomando-se o cuidado para não
perder as peças pequenas.
O
quadro e todas a peças
são lavadas minuciosamente
5 - O quadro é então colocado
no lavador. O mecânico limpa a relação com querosene e lava
minuciosamente cada cantinho do quadro. Uma solução de água
+ sabão em pó é aplicada para eliminar a gordura do querosene.
Todas as demais peças (guidão, mesa, suspensão, rodas,
miudezas) são também lavadas da mesma forma. O quadro, a relação
e as peças são enxutas com ar comprimido e um pano seco. Nesse
momento, o mecânico aproveita e faz uma checagem no estado dos raios e
procura por trincas no quadro.
6 - Após tudo lavado e seco, é
hora de avaliar o estado das peças. Com atenção são
examinados a relação - a corrente é medida com um verificador
de desgaste - e todos os componentes em que pode haver desgaste: cubos de roda,
caixa de direção, movimento central, rolamentos, sapatas de freios,
http://www.bikemagazine.com.br - Bikemagazine Powered by Mambo Generated: 15 September, 2005, 17:39
conduítes e cabos de aço. Normalmente, as esferas de aço
são substituídas por novas.
O
desgaste da corrente é avaliado
com uma ferramenta especial
Na Mega Bikers, o cliente é informado
e consultado para aprovar a substituição de qualquer peça
necessária. Transparência é a chave para ganhar a confiança
do cliente! No caso da nossa FX-2 o, o rolamento do movimento central foi lavado
e lubrificado novamente, pois estava "cantando" por falta de lubrificação.
Apenas dois cabos precisariam ser trocados, Todo o resto estava OK.
Após
a lavagem todas a peças são
inspecionadas e trocadas se necessário
7 - Hora da montagem. Os eixos das rodas são
montados, lubrificados com graxa Molykote à base de grafite, própria
para rolamentos. O cassete foi montado e as rodas foram levadas até um
dispositivo especial para a verificação de seu alinhamento.
8 - O próximo passo foi instalar
o movimento central, tomando-se o cuidado de lubrificar com Graxazul a ponta
do eixo e a rosca da tampa. "Isso evita barulhos depois", ensina o
mecânico Rodrigo. Os pedivelas são fixados.
Os
cubos das rodas, o cassete, a caixa de
direção e os rolamentos do movimento
central são lubrificados com graxa especial
9 - A caixa de direção é
montada com uma boa dose de graxa Molykote e a suspensão é colocada
após uma aplicação de uma fina camada de graxa no cano.
Os freios V-brakes são instalados. Os cabos de freios e de câmbio
são lubrificados e instalados nos seus respectivos lugares.
10 - As rodas são colocadas na bike e
é realizada uma lubrificação geral na bike. Além
da relação, são lubrificados também os pivôs
do câmbio e as alavancas de freio e de mudança de marchas.
Nenhum
detalhe é
esquecido na lubrificação
11 - O câmbio é então regulado
e o ciclocomputador é instalado.
12 - Por último a bike recebe polimento
na pintura e o mecânico faz um test ride na rua para verificar os últimos
detalhes de regulagens. Tudo ok? A bike é deixada para ser entregue ao
cliente.
http://www.bikemagazine.com.br - Bikemagazine Powered by Mambo Generated: 15 September, 2005, 17:39
Para
finalizar o polimento
da pintura, além de proteger,
deixa a bike como nova
Os procedimentos acima são também
válidos para bikes de ciclismo, triathlon e downhill.
E quando fazer a revisão? Logicamente
esta resposta vai depender do uso que se faz da bike. Bikes de ciclismo podem
ser revisadas a cada 1500-2000 km. No casa das mountain bikes, o gerente Ulisses
Dupas recomenda uma revisão completa pelo menos a cada 600km, ou até
antes no caso de trilhas com muita lama ou travessia de rios.
Em geral, as boas Bike Shops oferecem diferentes
tipos de revisão - com diferentes preços também - de acordo
com a necessidade do cliente.
Revisão básica - lavagem,
limpeza e lubrificação da relação, regulagem de
freios e do câmbio, ajuste de folgas.
Revisão completa - Tudo o que está
incluída na Revisão básica mais: Desmonte de rodas, revisão
nos cubos de roda, caixa de direção, movimento central, são
retirados todos os cabos (limpeza e lubrificação), alinhamento
de roda, reaperto de raios, polimento na pintura R$ 49 na Mega Bikers.
Revisão full - Para mountain bikes
com suspensão dianteira e traseira. O amortecedor traseiro é retirado.
As buchas das articulações da balança traseira são
revisadas, trocadas se necessário, além de engraxadas os pontos
de contato entre a balança e o quadro da bike.
São cobrados à parte revisão
de freio a disco, suspensão dianteira ou traseira, bem como as peças
substituídas durante a manutenção. O preço vai variar
de oficina para oficina.
Sempre é bom observar a qualidade do ferramental
da oficina e dos produtos utilizados. Boas oficinas utilizam bons produtos (graxas,
lubrificantes, peças de reposição) e e principalmente,
são limpas e responsáveis. Peça sempre a nota fiscal do
serviço realizado. A garantia do serviço - em geral 30 dias -
deve estar registrada na nota fiscal, para eventuais reclamações
futuras. "
AbraçUs...